Se a rua Beale falasse

Se a rua Beale falasse James Baldwin

Resenhas - Se a rua Beale Falasse

Gabi Saraiva 27/11/2021

Se a rua Beale falasse
Gostei bastante do livro como um todo, mas confesso que o final me decepcionou um pouco.
Me causou momentos muito reflexivos sobre preconceito.

Mirella | @readingmirella 09/12/2021

é
eu entendo toda a importância por trás desse livro e me senti impactada por vários momentos, mas eu não sei como me sinto em relação aos personagens ??

Milla 19/12/2021

Pior leitura do ano
Nunca pensei que detestaria tanto um livro tão curto. Eu cheguei a desistir da leitura, mas decidi dar uma segunda chance depois de meses abandonado na minha estante.
Que decepção.

Andrea Lacombe 24/12/2021

?A história se passa nos anos 70 e é narrado pela Tish, o que trás uma sensibilidade na narração pela inocência da personagem, mas sem deixar de focar em assuntos tão importantes como racismo, hipersexualização do corpo negro, e muitos outros assuntos que são tão atuais hoje.

Uma outra questão bordada pelo autor é o preconceito dentro da própria comunidade negra. Temos como exemplo as irmãs de Fonny, que se sentem a cima de todos os outros por terem a pele mais clara e elas tentam usar isso como uma vantagem e não deixam de tratar maus todos por se acharem mais brancas.?

Queds 29/12/2021

Se a rua Beale falasse ela iria contar sobre o racismo, sobre a dores de ser marginalizado pela sua cor. Ela ainda iria nos contar que fanatismo religioso cega para muitos fatos importantes, nos afasta das pessoas e de Deus. Ela ainda nos faria pensar sobre o valor da família e do apoio familiar.

Ela deixaria marcas ao escancarar a violência que o povo preto sofreu e sofre, por ser preto. Mostraria as marcas do racismo estrutural presente na sociedade.

Se a rua Beale falasse ela falaria do amor, das barreiras que ele enfrenta. Falaria de confiança e fé. E que vale a pena lutar e não desistir.

jung.fe 29/04/2024

Uma boa história
Um enredo que traz histórias reais e que tocam muito. Podemos sentir as angústias e as injustiças que envolvem os personagens.

Jessica.Chamma 03/01/2022

James Baldwin seu lindo
Primeiro livro de Baldwin que eu leio e eu fiquei impactada... Que delícia de ler! E mesmo que a história se passe em 1970, é um tema super atual

Sofia 09/01/2022

Espero que ninguém nunca seja obrigado a ver a pessoa que ama através de um vidro.
Um livro publicado pela primeira vez em 1974, mas ainda tão real em 2020. Fonny e Tish viviam uma vida linda e um amor lindo. Uma vida com dificuldades? Claro. Não era fácil ser um casal negro tentando ter uma vida "normal" naquela época, mas eles faziam o melhor que podiam. E eles se amavam muito.

Até que um dia, sem motivo algum, Fonny foi preso. Acusado de estupro, ele é levado para a cadeia sem nunca ter visto a mulher que o acusou. E agora sua família e a família da sua amada lutam para inocentar esse homem que faz parte da sua vida e, em breve, será pai.

A escrita de Baldwin é um presente para o mundo. O livro te faz mergulhar na história e sentir toda a sua dor e não querer mais largar até saber o que vai acontecer. O final é de dilacerar o coração e deixa aberto as nossas perspectivas do que aconteceu com aquela família. Aliás, o que mais poderia acontecer?

Um relato poético e, ao mesmo tempo, cruel da realidade que assombra milhares de famílias e pessoas até os dias de hoje. Acho que isso é o que mais dói dessa leitura, perceber a atualidade de um livro escrito há mais de 40 anos atrás. Até quando?

Mari Guerra 19/01/2022

Usando como tema central o relacionamento de dois jovens negros, James Baldwin aborda o racismo estrutural e o encarceramento negro. Fonny foi preso erroneamente, mas num mundo de supremacia branca, isso pouco importa.
Esse livro foi publicado em 1974, mas continua dolorosamente atual. Encarceramento é um tema cada vez mais urgente na nossa sociedade, especialmente no Brasil e Estados Unidos.
O que mais me chamou a atenção nesse livro é a forma com que os Estados Unidos é retratado (um estado de brancos, que é o inferno para tudo que foge a norma) e como Baldwin aborda esses temas. Ele toca na ferida, ele não tem medo de discutir tabus.

Tina Lilian Azevedo 20/01/2022

Corajoso e terno
James Baldwin merece todos os elogios e aclamaçôes que recebe! A estória é contada com uma escrita potente, corajosa e terna, muito terna! A música é parte da trama e conduz à varias reflexões em partes importantes do enredo. Mas, o que mais impressiona é toda a ternura nas palavras que compõem a descrição de momentos tristes, indignantes. A descrição do bebê mexendo pela primeira vez na barriga da mãe-narradora é perfeita e remete a esta sensação única repleta de amor. Infelizmente, apesar do livro ter sido escrito na década de 70, o enredo é muito atual. Leria de novo, daria de presente e já estou à procura de outro livro do autor pra ler.

Susan.Kelle 09/02/2022

Tish e Fonny estão prestes a se casar, mas a felicidade do casal é interrompida quando Fonny é preso acusado de estupro. A partir daí acompanhamos o casal, ele preso e ela se descobrindo grávida. Na minha cabeça alguns livros trazem em si, mensagens certeiras lançadas em nossa cara, como a moral faz nas fábulas. Pra mim a desse livro é que a vida é uma roda de hamster, e só depende de nós não nos deixar cair. Gostei de conhecer os personagens, sobretudo as mulheres da família de Tish que nem por um segundo baixaram a cabeça e seguiram lutando pelos seus.

@limakarla 10/02/2022

Literatura de gente preta se torna mais e mais importante pra mim, tanto pela escrita, pela forma como nos descrevem estando nesse local de uma pessoa preta vivendo num meio em que o branco é privilegiado, quanto pelas temáticas que são jogadas. História melancólica, mas forte e honesta.

wholuizx 18/02/2022

impactante, atual, doloroso e lindo
eu simplesmente amei me apaixonar por james baldwin e sua escrita, a sensibilidade dele pra escrever é surreal.
se a rua beale falasse fala contigo de formas que menos se espera, são diálogos com assuntos tão atuais que é quase impossível separar a ficção da realidade.
é tão linda a relação da tish com o fonny, o amor entre eles é simplesmente amor que independe de qualquer situação.
essa edição tem alguns textos de apoio e é ótimo, fala sobre o autor e o relaciona com o texto do livro muito bem.
apegado demais a esse livro e ao baldwin