Skyward

Skyward Brandon Sanderson

Resenhas - Skyward

Nandsland 04/02/2023

Skyward foi meu primeiro contato com a escrita do Brandon Sanderson, autor sobre o qual sempre ouvi falar muito bem, então eu tinha expectativas mínimas que esse livro precisava alcançar para mim e ele alcançou.
O que me conquistou em Skyward não foi particularmente o universo ou os conflitos, foi a protagonista, Spensa, codinome Spin. Ela é muito humana, ela tem pontos fortes e pontos fracos, mas acho que acima de tudo ela é muito resiliente de uma maneira bem inspiradora. Ela é uma personagem que tinha tudo pra não conquistar o que queria com motivos bem coerentes e ainda assim ela passa por essas dificuldades. Não existe facilitações "mágicas" por ela ser a protagonista.
O livro fala sobre uma realidade em que um resto da humanidade se refugia em um planeta estranho conhecido como Detritus, que possui uma camada de proteção de antiga aparelhagem cuja origem é desconhecida, mas que protege essa resistência da humanidade de alienígenas conhecidos como Krells que por algum motivo desconhecido, quer exterminá-los.
O pai da Spensa era um dos pilotos que voava contra os Krells pra defender a civilização subdesenvolvida que os humanos conseguiram montar no planeta, sendo esta grande parte, subterrânea. Mas um dia, em uma grande batalha contra os Krells, o pai de Spensa acaba sendo abatido e a situação que levou a isso, mancha a reputação de seu legado como piloto e de toda a sua família.
Então, Spensa que sempre sonhou em ser piloto, cresce com a reputação de covarde que o pai adquiriu na batalha em que foi abatido. Essa reputação não a afeta apenas socialmente, toda a família dela passa por muita dificuldade por conta disso, a mãe não pode trabalhar e eles vivem de caçar ratos e vender a carne ou comidas já prontas.
Acho que preciso avisar para as fãs de romance que não vai ver muito nesse livro. A Spensa de fato tem um interesse amoroso, mas a relação deles não é de maneira alguma foco no livro.
Lá pra pros 60% o ritmo de leitura pra mim diminuiu porque se torna um tanto quanto repetitivo, mas nada grave. Boa leitura!

Rodrigo 26/07/2021

Brandon Sanderson tem tudo para ser meu autor favorito!
Incrivelmente maravilhoso, tudo bem feito. Um livro muito bem escrito, a imersão que esse livro traz é sensacional. Personagens com um excelente desenvolvimento. E um final muito satisfatório, trazendo respostas a certas questões, fechando muito bem a trama para o livro posterior.
Amei, e estou louco para ler a sequência, top demais, amei e amei.

Clarana 09/03/2023

4.5 estrelas
Escrita: 1/1

Formato: 1/1

Ficção: 1/1

Personagens: 0.5/1

Enredo: 1/1

Conclusão: Tava precisando de um livro de ficção científica sobre pilotos. Os personagens não me cativaram tanto, mas o plot (e o plot twist) me prenderam.

JF 18/08/2021

Spin arrasa!
Brandon Sanderson como sempre consegue escrever uma história com personagens com muitas personalidades que você se interessa e se preocupa com cada um a cada página em que eles aparecem. Com um mistério que te prende o livro todo, mas que no final que deixaria a desejar se não tivesse a continuação. Esperando a tradução do 2 livro para começar a ler essa história fantástica.

Mare 31/08/2021

"Conquiste as estrelas"
Skyward é um livro interessante, talvez um pouco simples e monótono em alguns aspectos, mas cativante. É um livro que é preciso se entregar ao prazer da imaginação para vivencia-lo em seu fascínio.

Ele traz todo um mistério desde o começo e você sabe que tem alguma coisa, mas o que? Espaço, alienígenas, naves espaciais, inteligência artificial... Um ótimo livro.

Eu particularmente gostei muito da evolução da protagonista e M-Bot é o melhor.

Liliane 02/09/2021

Perfeito
Perfeito, sem defeitos. Trama, personagens, plots, ritmo, tudo bem construido, envolvente e apaixonante. Só quero o segundo livro, por favor

readsmel0 10/09/2021

Me impressionei
No início, estava achando a história 3 ou 3,5?. Acontecimentos meio mornos e a protagonista sendo bem arrogante e chatinha, mas depois o livro ficou MUITO bom. Acho que o ponto mais alto aqui é a própria protagonista, que se mostra sendo uma adolescente chatinha mas que depois vai de abrindo aos poucos e mostrando verdadeiramente seu coração. Eu adorei a evolução dela e a sua garra de continuar lutando mesmo com todos ao redor insinuando que ela era covarde, fraca etc. A relação entre os cadetes também foi melhorando aos poucos e em 50% eu já tava amando a amizade deles. A forma como essas pessoas impactam na vida da protagonista e dão um UP na história me agradou bastante. Teve algumas partes que eu fiquei meio no tédio (bem no início do livro) onde é falado várias coisas de nave, motor e tal que eu não tava nem um pouco interessada em saber kkkk mas depois isso passa e a história cresce. E claro, o gostinho de quero mais que o autor deixa no ÚLTIMO CAPÍTULO é de lascar viu...agora quero ler a continuação e não tem aqui no Brasil!! Sofro

Alice 30/09/2021

Estou em completo choque, em êxtase e com até uma espécie de euforia com o final de livro. Que viagem incrível minha gente! Esse final me deixou grudada de uma maneira pouco comum na minha vida literária! De uma chance a essa história! Vale a pena, confesso que as coisas começaram bem lentas, a construção de mundo e de personagem levam muito tempo, não é a toa o tamanho desse livro mas juro depois de 60% eu não consegui parar de ler! E nos capítulos que começa a 5a parte são eletrizantes, eu fiquei vidrada nessa leitura até acabar e quero muito ler a continuação! Acho que ter que continuar a me esforçar no meu inglês para o segundo livro, já que nenhuma editora continuou a tradução.

Alyne 22/10/2021

MARAVILHOSO
Que livro incrível!!!! Me apeguei demais pela a história e pelos personagens.
Com certeza virou um dos meus favoritos??
E aquele finallll mds
sereia 14/04/2022minha estante
falou tudoo!!!! aquele plot no final me deixou impactada

Diego.Roberto 01/12/2021

Cadê os outros livros da Trilogia????!!!
Não tem como não dar 5 estrelas. A Spensa é incrível, não só ela, como todos os personagens, a criação de cada um, o amadurecimento, você se apega a TODOS! O M-Bot é fora de série, uma IA tão incrível, tão carismática, tão engraçada?!! Dou risada só de lembrar... Meu primeiro contato com o Autor, já gostei demaaaiiss! Uma leitura super gostosa, fluída! Não dá pra parar de ler, capítulos curtos. Na boa, a única tristeza é acabar da forma que acabou e saber que os outros dois livros ainda não tem previsão de chegada no Brasil!!! Que delícia de leitura!

Chyla 15/05/2023

Sedenta pelo Starsight ?
Leitura fluida, personagens cativantes e um desfecho incrível que faz ponte para o segundo livro. Passei pano em todos os momentos pra Spensa. ?

Caren Gabriele 30/12/2021

Breve comentário
Esta foi a minha primeira experiência com Brandon Sanderson e preciso admitir que ele me pegou de jeito. Fazia muito tempo que eu não lia algo tão gostoso e envolvente - mesmo considerando a pirralhice da personagem principal nos primeiros capítulos.

A habilidade que o autor tem de fugir dos clichês que ele mesmo começa a desenhar na história também me impressionou muito. Fiquei feliz com a leitura e triste ao saber que não há previsão para continuarem essa saga aqui no Brasil - e que o autor ainda não tem uma editora oficial.

Único ponto negativo foi essa edição da planeta que está cheia de erros gramaticais e de digitação.
jusousan 30/12/2021minha estante
sou muito chateada com a planeta pq ela NUNCA lançou o livro dois e finge demência quando alguém questiona ?

Caren Gabriele 30/12/2021minha estante
Planeta decepcionando mais uma vez :/

HV AuBarcaa 17/01/2022

Farofa
Skyward, partindo dos princípios e elementos que compõem um livro, é fraco. É tão incoerente consigo mesmo, com uma protagonista tão estúpida e um plot que não carrega a história...

... E ainda assim, eu gostei. Eu me diverti. Eu fui entretido. Foi uma leitura realmente agradável.

E acho que se não fosse escrito por Brandon Sanderson, eu teria detestado.

Maisa @porqueleio 17/01/2022

Jovem, mas épico!
🚀 Detritus é um planeta cujo céu é obstruído por diversas estruturas – como satélites e lixo espacial, que estão presos em sua órbita, e que eventualmente caem na superfície. O que não é grande problema para os poucos seres humanos que habitam o planeta, já que eles moram basicamente em cavernas. Essas pessoas são os remanescentes de uma nave que caiu no planeta há muito tempo, e cuja maior preocupação é permanecer escondidos dos Krell, uma raça alienígena que vez ou outra invade o espaço aéreo e entram em combate com os esquadrões de defesa de Detritus.

👩‍🚀 Spensa é filha de um piloto que, em uma batalha - que ficou conhecida como a batalha de Alta, toma uma atitude covarde: ele foge, e acaba sendo abatido. É assim que ela cresce, sendo apontada como a filha do ‘covarde’.

🚀 Spensa quer se tornar pilota, e faz a prova para conquistar seu sonho. Mas Ironsides, a comandante de Alta, não quer a filha de um covarde entre seus pilotos, e vai fazer de tudo para impedir a garota. Apaixonada por histórias de antigos guerreiros, que conhece através das estórias contadas por sua avó, Spensa vai descobrir muitos segredos sobre o que aconteceu no passado.

👩‍🚀 Que livro sensacional! Se você gosta de batalhas espaciais, as descrições das manobras e das táticas são impressionantes. Me senti pilotando uma das naves.

🚀 Spensa é uma garota interessante. Ela desenvolveu uma carapaça para suportar a descrença das pessoas, e no início acaba sendo muito infantil e reativa – o que é ótimo, já que ela não é perfeita nem a típica personagem badass. É tão intransigente que demora a perceber que nem todo mundo a julga pelas ações de seu pai.

👩‍🚀 Outro ponto gracinha do livro é a nave M-Bot, que a Spensa encontra em uma caverna. A nave conta com uma Inteligência Artificial, cujos diálogos são os melhores. Quero muito mais dessa nave...

🚀 É uma aventura cheia de batalhas, ação, autoconhecimento, além daquele cutucão acerca de meritocracia.

site: https://www.instagram.com/p/CXUMv4DPD6B/
Manuelle.Brandine 06/09/2023minha estante