Quando os Adams Saíram de Férias

Mendal W. Johnson
Mendal W. Johnson

Resenhas - Quando os Adams Saíram de Férias

Flavio Assunção 04/05/2010

Barbara é uma universitária comum. Rala para completar os estudos e sonha com um futuro promissor. Para ganhar uma grana extra nas férias de verão, resolve aceitar o convite dos Adams, que estão saindo de férias, para cuidar de seus dois adoráveis filhos: Cindy e Bobby. As coisas fluíam de uma forma tranquila até o momento em que ela acorda na madrugada completamente amarrada na cama e amordaçada. Dá-se início ao terror. O nome do jogo é Liberdade 5, onde cinco pré-adolescente/adolescentes querem descontar todo ódio, medo e angustia que sentem em Barbara. Além de Cindy e Bobby, os outros três amigos que formam o Liberdade 5 são Paul, Dianne e John.

A obra é grotesca, profunda e chocante. Com uma narrativa desesperadora do ponto de vista de Barbara, sentimos na pele todas as atrocidades e humilhações que a personagem recebe. O ponto de vista dos garotos também se faz presente, nos mostrando todos os desejos, medos, crenças, necessidades e anseios que os fizeram iniciar aquele jogo.

Um dos pontos positivos do livro é deixar claro a personalidade de cada um dos jovens: Bobby, de 13 anos, é o mais bonzinho do grupo. Embora tenha sido ele o responsável por drogar Barbara e prendê-la, não imaginava as proporções que o jogo atingiria. Apesar de sua vontade de voltar atrás e libertar Barbara, sente-se receoso por medo de uma represália por parte dos demais; Cindy, a irmã de Bobby, de 10 anos, é a mais bobinha da turma. Apesar de achar que tudo é uma grande brincadeira, aos poucos começa a ser influenciada e ter sua consciência moldada para o mal; Dianne, de 17 anos, é a "cabeça" do grupo. Ela é quem dita as regras e informa qual o próximo passo a seguir. De natureza fria e calculista, todas as ações do grupo se tornam fáceis com ela no comando; Paul, o irmão de Dianne, possui 13 anos. Quem o olha não imagina as perversidades que se passam em sua cabeça, que com o tempo percebemos o quão doentia é; e John, de 16 anos, que procura aproveitar a situação para se conhecer, conhecer seu corpo e descobrir o prazer às custas de Barbara.

Outro ponto positivo é que o livro foge aos clichês do gênero. Tudo é conduzido de uma forma bem direcionada, onde todos os pormenores se encaixam e levam a trama a um final chocante e que pode nos deixar diversas noites pensando a respeito. Mas, por outro lado, o final é um tanto abrupto. A autora, que descreveu muitas coisas ao longo da estória, esqueceu disso no momento crucial do livro, parecendo que aquela parte final - que não posso falar do que se trata para não estragar - fosse mais simples do que o resto das coisas que os garotos fizeram até ali.

Acreditem: o livro tem uma qualidade grande. Vale ressaltar que não é para qualquer um ler. Os mais caretas ou com a cabeça fechada para as idéias podem achar pavoroso, até porque o terror psicológico é maior do que o terror propriamente dito. A questão, é que possui uma essência diferente, avassoladora, cruel. É um livro que nos remete à realidade da vida. E se existe uma frase que caberia perfeitamente para descrever o livro, é aquela de um título de um filme que concorreu ao Oscar recentemente: Onde os Fracos - ou os Bons - Não Tem Vez.
Fabricio~Raito 01/08/2010minha estante
É um dos meus livros preferidos!

Juliana 16/03/2012minha estante
Eu começei a ler o livro sem noção nenhuma do que se tratava... E quando percebi, e procurei saber um pouquinho mais na internet, achei que seria terror puro, e mesmo lendo, em certos momentos achei que iria ficar bem pior, mas no fim o terror foi o que menos me chamou atenção...

Ni 05/04/2012minha estante
Psicodélico esse livro...eu e a personagem esperando final feliz...
Ela podia ter deixado alguma pista para polícia né...

Sam 14/11/2016minha estante
Ni, obrigado pelo spoiler :\

-Koraline 12/10/2023

Esse livro poderia ter sido muito melhor do que é. Não gostei desse livro, e já esperava por isso, pelo que já tinha escutado falar sobre ele. Nesse livro, cinco crianças/adolescentes sequestram a babá para troturá-la, e a premissa é ótima, afinal, crianças psicopatas tem um certo apelo, mas não é bom não. Achei que a história teve algumas incoerências e ações das personagens que não fizeram sentido, especialmente no fim, de acordo com o que é retratado das crianças desde o início, mas o pior é a narração. Nossa, esse livro, mesmo curto, é muito mais longo do que precisa, e por ser narrado pelo ponto de vista da babá, tem uma quantidade infinita de divagações e pensamentos muito, mas muito estranhos, e ela também tem comportamentos bem problemáticos. O final tem muita violência gratuita, e nada satisfatório, afinal, o que me fez terminar o livro foi saber o que aconteceu com as crianças no futuro, e o autor se recusou a fazer isso. Enfim, não recomendo nada.

Francisco 23/09/2021

Uma leitura angustiante e perturbadora
Barbara Miller é uma universitária de História de vinte anos da cidade grande que a família Adams contratou para ser babá de seus filhos pequenos em uma casa de campo enquanto estão em uma longa viagem pela Europa: Cindy, de nove anos e Bobby, de treze anos. Certo dia acorda amarrada à cama e amordaçada pelas crianças dos Adams.

Com Barbara amarrada, os Adams passam a jogar um jogo intitulado Liberdade 5 com seus vizinhos e amigos John Randall e Paul e Denise McVeigh, em que torturam Barbara de muitas formas: fome, tortura psicológica e até mesmo abuso sexual. Com o desenvolvimento do livro, todas as atitudes das crianças são conduzidas por Denise McVeigh.

Perturbador e angustiante, esse livro foi escrito tendo como base um crime ocorrido nos anos 1960 e que muitos de seus aspectos lembram "The Girl Next Door", de Jack Ketchum. Porém, o presente livro de Mendal Johnson é muito mais descritivo que o livro de Ketchum e não chega a ser um livro tão bom sua obra-prima que possui uma narrativa mais envolvente. O grande problema é que o final é muito aberto: o que aconteceu com cada um dos assassinos nos anos seguintes?. No livro de Ketchum isso não ocorre. De um modo geral, é um livro de horror razoável que recomendo apenas para aqueles que estejam preparados para uma leitura "pesada".

A.Paula.Sz 25/01/2023

Nenhum de vocês jamais será capaz de imaginar o ódio que eu estou sentindo de mim mesma por ter insistido na leitura desta porcaria de livro.
sim, eu dei uma estrela, mas foi puramente pelo motivo de q não dar estrela nenhuma não baixaria a avaliação do livro.
Não recomendo a leitura, não é bom, não é sequer mediano, uma bela porcaria e só.
Leia por sua conta e risco.
Elfa 25/01/2023minha estante
Depois dessa cativante avaliação e descrição receio que irei tira da minha lista de leitura kkkkk

A.Paula.Sz 26/01/2023minha estante
Kkkkkkkkk
melhor coisa q vc faz hahaha

Agnaldo Alexandre 27/01/2023minha estante
Depois que ouvi falar deste livro e vi o vídeo da Feltrin, queria muito que todos dessem 1 estrela para a avaliação descer ladeia abaixo. Mas tem uns que acham que ele cumpre o que promete, mesmo ele dizendo que a babá estava atiçando e gostando de ser abusada.

A.Paula.Sz 27/01/2023minha estante
Eu penso q assim como há quem escreva um história tosca como essa, quem ache q é uma boa publicar, tb haverá aqueles q vão concordar e gostar do q lêem. A gente não vai atrás de um Thriller esperando um final feliz, mas dar de cara com violência gratuita e explicações 0 sobre td q rolou durante 300 páginas é b muita falta de consideração...

Agnaldo Alexandre 28/01/2023minha estante
Paula, concordo com você. Eu mesmo prefiro finais abertos e bem escritos, ou mesmo nada felizes para o protagonista, do que felizes e chatos. Mas, me refiro a isso, uma história sem a menor pretensão de explicar ou mesmo de coerência. Afirmo, não li, mas vi algumas pessoas que leram e não agradou nada.

Victoria (Vic) 23/04/2022

## PODE CONTER SPOILERS ##

Tive que pensar MUITO, digerir MUITO antes de fazer essa resenha. Li o livro simplesmente por curiosidade, e acabei me surpreendo com uma escrita que me agradou muito. Mais da metade do livro se passou e, obviamente, coisas péssimas já tinham acontecido, mas nada muito diferente do que eu já havia lido. Achei que ia aguentar. Mas bem no final, aos 95%, a carga emocional foi simplesmente forte demais. O autor construiu, em mais de 200 páginas, uma tensão, uma falsa esperança de que as coisas poderiam acabar “bem” e delineou bem o psicológico de cada um dos personagens. Foi o que eu chamaria de “slow burn” de sofrimento. O modo como o suspense e o terror foram escalonando até o seu estopim me pegou de surpresa. Eu REALMENTE estava com esperanças. Eu REALMENTE não estava preparada para o que aconteceu. O último capítulo foi uma das coisas mais tenebrosas que eu já li, mesmo já havendo consumido muitos livros de terror e com cenas pesadas. Não sei explicar o que aconteceu. O autor nem deixou o horror todo explícito, mas mesmo assim, não precisou falar mais nada. O downfall da protagonista e sua transformação em um mero objeto da crueldade das crianças e adolescentes foi assustador. O final foi horrível. Terminei o livro com um bolo no estômago, vontade de vomitar e fiquei fisicamente e emocionalmente muito mal horas mesmo depois de ter finalizado.

Me questiono sobre o objetivo da história. A escrita do autor tem muito potencial, gostei mesmo. Mas e esse enredo? E esse final? Qual foi a finalidade? Mostrar a crueldade existente no ser humano, mesmo quando jovem? O potencial que os mais frios entre nós tem, com a oportunidade certa, de torturar, violentar, matar? De como os ricos e privilegiados saem impunes? A misoginia presente no livro era retrato da sociedade ou da mente deturpada do autor? O que nos atrai em livros ditos “assustadores”e “perturbadores”?

O que eu aprendi com esse livro?
Aprendi que, quando alguém diz que o livro é PERTURBADOR, quem diria, é perturbador mesmo (!).

Não sei se recomendo.
Gosto da escrita.
Gostei da construção de personagens.
Mas esse livro me fez mal assim como um alimento estragado faria.
Não sei o que tirei de bom. Acredito que nada.
Dou uma nota baixa não pelo desenvolvimento do livro, que achei bem construído e com um suspense ascendente e assustador. Dou uma nota baixa porque não consigo dormir dando uma nota mais alta e incentivando sua leitura.
Se quiserem ler por curiosidade, vão em frente. Mas tenham estômago. E cautela.
Léo 23/04/2022minha estante
Ultimamente estou fugindo desse tipo de livro, fico remoendo o que li durante semanas na minha cabeça

Eliza.Bedin 24/04/2022minha estante
Esse livro foi baseado em fatos reais pelo que fiquei sabendo. Mas pesquisei sobre e não encontrei muita coisa

otxjunior 07/10/2022minha estante
fã ou hater

Carol.Macario 01/09/2020

Nem tão perturbador assim...
A escrita é arrastada, os personagens não são bem construídos, tornando a história rasa. As coisas acontecem muito devagar, é mais uma tortura psicológica que vai crescendo pouco a pouco ao longo do livro. A parte mais forte acontece em apenas 1 página aos 96% do livro. Faltou profundidade.

cháris 23/02/2011

chorei
Nunca mais chego perto de uma criança. :/
Ana 11/05/2012minha estante
KkkKKkkK!

Karla 12/01/2016minha estante
Ótimo. Também fiquei meio desconfiada de crianças e adolescentes depois que li esse livro.

Luiza1139 21/06/2023

Só li pq já vi um monte de gente falar que é tenebroso e me bateu curiosidade. E é mesmo mas pra mim a escrita é horrível e não gostei do final. É isso, não recomendo

Andrea 16/09/2022

Essa leitura me deixou confusa. Apesar de concordar com a fama de "livro indigesto" e as cenas violentas descritas minuciosamente serem bem chocantes, é um livro extremamente arrastado. A sensação que tive é que separaram as cenas gores e cercaram de enrolação sem sentido nenhum. A história além da tortura toda foi do nada a lugar nenhum. A insistência do ponto de vista da Bárbara de que eram crianças inocentes testando as coisas me deu um ódio. Um bando de encapetados de alma sebosa. Ah, existe uma narrativa bem específica da romantização de um estupro que me deixou indignada. A história não tem nada a ver com o caso de Silvia Lenk, então, me pergunto no que isso foi baseado. Enfim, não li algo gore pra aprender nem filosofar nada, mas esse livro conseguiu me deixar com raiva.
Ana 27/09/2022minha estante
O livro que foi baseado no caso da Sylvia Likens foi o 'A garota da casa ao lado'

Bruna 30/09/2022minha estante
A parte mais grotesca desse livro, pra mim, foi a parte do estupro....... eu tô com vontade de VOMITAR... o cara não tem a menor noção do que é um abuso... sei lá, se é essa a visão que ele tem sobre estupros, eu tenho pavor do que ele já pode ter feito com as mulheres que se relacionaram com ele.

Andrea 30/09/2022minha estante
Bruna, eu fiquei com nojo real do jeito que inseriram a perda da virgindade e um orgasmo no meio de um relato de estupro. E fiquei com a mesma questão: q visão masculina de uma violência dessas nos mostra que, ou a fantasia de estupro ainda é bem real no imaginário do homem ou não existe um pingo de noção a respeito do trauma vivenciado. Foi péssimo...

Dy Rocha 07/08/2010

Marcante...
Quem o leu sabe. Uma marca negra, talvez.

Não recomendado para; Mentes fracas, pessoas sensíveis, em geral, ou com tendência a depressão.

Não tem como lê-lo e ser indiferente. No geral, você vai odiá-lo. Xingar o autor e não entender nada. não entender o porquê do final, o porquê dos meios, o porquê dos personagens, o porquê do autor, e o mais importante; O porquê dessa sensação ruim e vazia implantada no seu estômago.

Aos poucos o autor vai invadindo a sua áurea[?]. Brinco dizendo que esse livro é um "Dementador"[referente a H.P], que , aos poucos, vai sugando a sua felicidade e te deixando marcado pra sempre. Quando você mergulha de verdade sabe que não vai ser mas a mesma pessoa.

De um ponto crítico, a vida de Barbie já não valia nada; ela não havia marcado ninguém*, ou marcado sua própria vida. Nas lembranças, a vida e o ciclo social eram paradas e limitados.

-Afinal; crianças são inteiramente puras? Adultos são tão ardilosos[como ant. de ingênuo]? Estamos vulneráveis a nos acostumar com a violência? Até que ponto vai a nossa frieza?

Valeu a pena não ter vivido e não ter sido lembrada??!

-O que estamos desperdiçando? Deixando de fazer? Quem vai lembrar de nós quando morrermos? E quando esses morrerem o que será feita das lembranças da nossa existência?

--------------Esse Livro não é pra qualquer leitor!---------------
Carlos Nunes 22/10/2010minha estante
Tive a mesma sensação, um embrulho no estômago, um mal-estar meio inexplicável. Já li duas vezes.

warley torres 11/09/2013minha estante
achei essa a melhor resenha! está de parabéns o livro nos passa tudo isso mesmo!

warley torres 11/09/2013minha estante
e só pra acrescentar, depois que lemos esse livro passamos a ver o mundo de outra forma!

Anderson 30/01/2014minha estante
Lembrada ela foi, neh... só que a pessoa que não queria mais ter lembranças dela

Mary.Ayalla 25/07/2018minha estante
me senti exatamente desta forma. Esse livro me fez pensar sobre muuitas questões a qual não dava nenhuma importância antes. Realmente é impossível ler este livro e não ser marcado de alguma forma

Jônatas Rafael Garpin 30/04/2023

Cuidado, crianças também podem ser cruéis...

Um livro tão cruel com tantos gatilhos... E eu gostei mesmo assim. Dói e enlouquece pensar em 5 crianças fazendo coisas tão cruéis, mas então eu lembro que elas são humanas independentemente da idade, e humanos são uma caixa de surpresas.

A narrativa é ótima e a intercalação do ponto de vista dos 6 personagens tornam a leitura mais dinâmica. O fato de quando vc menos espera levar um soco com algo pesado tanto físico como psicológico é o ponto alto, mesmo isso fazendo fechar o livro e refletir.

O final é tenso, não tem como acabar o livro como e as páginas pensassem toneladas, alguns julgam o livro por isso, mas não consigo imaginar outro fim com outra dinâmica.

Sara Marinho 17/08/2023

Que ódio
Perturbador! Em diversos momentos eu quase desisti do livro, pois era o tempo todo esse sentimento de claustrofobia e angústia. Que ódio dessas crianças sinceramente. Me lembrou muito o filme "Um crime americano", as histórias são muito parecidas a diferença é que o filme foi baseado em fatos reais.
Eu tô muito indignada, tô pistola demais! Essas crianças mimadas e surtadas simplesmente saíram impunes dessa, como que pode?!?!
Enfim, não recomendo (tanto esse livro quanto o filme "Um crime americano"). Foi pesado demais até pra mim que vê série de True crime almoçando, que leu saboroso cadáver e favoritou. Mas até eu tenho limite (amém, prova de que minha humanidade ainda tá viva).
Vou adicionar esse livro a minha lista de "motivos de porque eu não vou ter filhos".

Irish 28/04/2015minha estante
Quero ler o livro e agradeço o seu comentário, mas tenho um comentário com relação a ele. Independente se é estupro ou não, seu corpo reage da mesma forma, então o fato dela ter tido um orgasmo não depende muito.

LidoLendo 29/04/2015minha estante
Irish que spoiler!! Apaga isso, fio!!

Renata Ferraz 16/02/2016minha estante
Ainda bem que vi seu comentário antes de ler o livro. Odeio estupro romantizado e discordo totalmente da Irish, claro que o corpo não reage da mesma forma, a pessoa tá sendo violentada, gente!!!!

Risa 04/11/2016minha estante
undefined

Fernanda Sales 17/01/2017minha estante
Concordo com você. Achei a babá completamente idiota. Depois de tudo que ela passou, ainda conseguiu sentir afeto pelas crianças... Sinceramente, deu vontade de mandar ir a merda e abandonar o livro. Estupidez tem limite e essa babá ultrapassa todos. Consegui terminar de ler, mas não recomendo para ninguém, o final até foi engenhoso, mas não vale todo o sacrifício da leitura.

Risa 21/01/2017minha estante
undefined

Matheus 12/01/2016

Poderia ser bom...
Infelizmente esperava muito mais. O livro é aceitável até mais ou menos a metade dele, pois até esse momento você espera que finalmente ele engrene e as coisas comecem a acontecer, dando ao livro um status de horripilante e perturbador como dizem por aí. Infelizmente, talvez os parâmetros de comparação não sejam dos melhores para quem acha esse livro tudo isso de horripilante e perturbador. No duro, quantos momentos de tortura realmente há? Um livro que não tem história nenhuma, só se reserva ao papel de descrever a única situação da babá sequestrada, e tudo o que acontece é o tempo todo são crianças transportando a babá pra lá e pra cá, e nada mais. Os personagens são fracos, todos eles. Mesmo sendo torturadores, a única criança que demonstra traços de psicopatia é Paul, mas não é capaz de deixar de ser só uma criança idiota e medrosa ao longo do livro inteiro. Dianne é só uma garota e excluída e invejosa, John só mais um moleque virjão de 16 anos, e, por fim, cindy e bobby são só crianças mimadas que não sabem o que estão fazendo. Não há uma profundidade decente, um grande conflito psicológico ou social que você esperaria para crianças que estão a torturar uma babá. A babá então, que seria a principal personagem, é horrenda de tão fraca. É até difícil sofrer com a dor dele ao decorrer do livro. Enquanto é torturada tudo que consegue pensar é sobre com quais caras ela não transou mas deveria ter transado e que nada vai acontecer porque os sequestradores são apenas crianças boas e inocentes. Ela consegue ser um personagem mais inocente do que John Coffey em O Corredor da Morte, mas a diferença é que ele era um bom personagem. Os diálogos são fracos, quando a babá não está amordaçada, toda santa vez a única coisa que rola é um "Por que vocês estão fazendo isso, fulano?" seguido de um "Não sei, na verdade", sem exceção, todos os diálogos entre a sequestrada e as crianças ao longo do livro envolve esse tipo de pergunta e esse tipo de resposta! E por fim, como já disse no início, não há violência para um livro que é fraco em todos os aspectos e só teria a violência como aposta para chocar. O momento derradeiro e cruel da grande tortura está restrito a UMA página no final do livro, muito mal descrito, não é o suficiente para colocar um leitor exigente nisso, faze-lo sentir isso e se incomodar com isso. Sem tirar que lá pela metade do livro já se tornou muito evidente o que será do final da babá mais de 100 páginas à frente, pois o livro é fraco, simples assim.
Duas estrelas pela ideia boa de escrever um livro sobre crianças que sequestram sua babá, a ideia é tão boa que mesmo o livro tendo todas essas falhas, ainda sim nos impulsiona até seu fim, na curiosidade de como tudo terminará.
Essa ideia renderia um ÓTIMO livro se caísse nas mãos de um autor mais competente e ousado. Não posso julgar o autor pois esse é o seu primeiro livro que leio, mas, nessa situação em específico, ele não conseguiu ser competente e ousado.
Joy 04/06/2016minha estante
Concordo! Refletir sobre os questionamentos que aparecem no epílogo sobre a influência disso tudo na vida futura dos personagens foi o ponto mais alto. Mesmo assim ficou difícil, justamente pela falta de profundidade que você citou.

Victor Moreira 17/06/2021

Não leia, perda de tempo e sanidade. Tem coisa melhor por ai
Escrevi horrores, o Skoob Crashou e apagou tudo. Então vou ser mais simples agora.

Se ficou curioso e quer saber oq acontece no livro, pq a premissa é muito boa? Procure uma resenha com spoilers ou me pergunte, que vale mais a pena do que ler esse livro.

Não é um livro ruim, tem uma história interessante mas não é bem desenvolvido e com muitas partes desnecessárias que fariam o livro menor.
Personagens bem criados mas ele repete tudo de novo conforme o livro.
Você aprende um pouco como ver a vida de outro jeito, mas não te ensina nada e nem os personagens aprendem nada com oq aconteceu.
Brenda Roberta 17/06/2021minha estante
eu abandonei essa leitura, só consegui sentir raiva

Victor Moreira 17/06/2021minha estante
E não julgo! Não tem 1 ali que se safe kkkkkk até os que parecem ter alguma empatia, são podis kkkkkkkk

Alê 22/06/2021minha estante
O foda é que a psicologia dos personagens no início era muito boa, humana, falha e interessante de se desenvolver, mas como você disse, ela não evoluiu pro bem nem aprendizado, na verdade só piorou e ainda trouxe aquele final super decepcionante e aquela cena horrível de (spoiler)

estupro romantizado.

Victor Moreira 22/06/2021minha estante
Siimmm!!! No que eu escrevi antes, eu explicava que nos primeiros 50%, eles são super desenvolvidos e mostra que mesmo que todos queriam ela presa, todos tem um jeito diferente de ver isso e como o fato da idade deles tbm está correlacionado a essa visão. Mas fica por isso e só se repete a mesma coisa.

E sobre a cena horrível, eu pensava que ela estava fazendo aquilo pra agradar ele e ele soltar ela, mas depois eu lembrei que tem uma hora que ela diz (LITERALMENTE) que não quer sentir amor naquele momento e isso só mostra a romantização de tudo. Concordo com tudo que vc disse!

Alê 22/06/2021minha estante
Pensei a mesma coisa sobre a cena, depois quis socar o autor quando percebi a intenção dele

Natalie Jolie 01/08/2021minha estante
Um horror de livro, sinceramente

Victor Moreira 01/08/2021minha estante
Concordo @Natalie Jolie, você lê e quando termina, vc sente que não aprendeu nada no final. Só que pessoas ruins e rykas sempre ganham no final e ainda por cima desenvolve super mal.

Nathy215 20/04/2022minha estante
Como a babá morre no final ? E como eles não são descobertos? Eles se livram do corpo?

Victor Moreira 20/04/2022minha estante
@Amy
Oii, fico feliz em saber que mesmo depois de meses, minha indignação ainda atinge pessoas kkkkkkkk

Momento spoiler, então se você é uma pessoa que só está lendo os comentários para ver opiniões antes de ler (não leia, perda de tempo kk) pare por aqui!

Está avisado!!!

Como a babá morre?

Depois de passar por algumas coisas durante o livro, tem uma cena final aonde eles amarram ela num portão e enfiam uma barra de ferro quente no pé, no peito, em cima do ventre (questão de 1 pagina) e depois ficam torturando ela de vários jeitos, que não é citado.
Essa cena de tortura é cortada e pula para parte que ela está inconsciente sem "sentir" mais nada. Eles ficam entediados e matam ela enforcada com uma corda.

Como eles não são descobertos?

Tem um cara que aparece na história, como se fosse um morador de rua (desenvolvimento é zero. Só é falado como ele chegou lá para não ficar muito na cara que ele só está ali, como bode expiatório). Eles pegam esse cara e matam ele a tiros depois de matar a babá.

No final de tudo, eles dizem para a polícia (os 2 irmãos que a babá estava cuidando. Mas os 5 planejaram a história, porém os outros 3 eram apenas amigos e só fizeram depoimentos) que o cara apareceu na casa deles, prendeu os 2 no armário e fez tudo aquilo com a babá.
Quando o amigo (de 15 anos, eu acho, que estava envolvido em tudo) encontra eles no armário no outro dia. Os 2 meninos sairam com uma arma e matam o cara quando veem ele com a babá morta.
A culpa ficou toda nele e sai nos jornais que as crianças se vingaram pela baba.

Se não me falha a memória, acho que a babá fica duas semanas em cativeiro, mas falta 2 dias para os pais voltarem quando eles matam ela e o cara.

Eles se livram do corpo?

Não, pq faz parte da história pra jogar a culpa no homem. A polícia encontra o corpo da babá no portão e o cara morto próximo dela.

Espero ficar claro pra vc, mesmo não tendo lido a história. E espero que vc não tenha ficado interessada kkkkkkkk

Victor Moreira 20/04/2022minha estante
Agora vai a minha opinião que ninguém perguntou kk

(Lembrando que isso aqui também pode conter spoiler. Então pessoas sensíveis com o assunto Spoiler, nao leia!)

Olhando essa parte, chega até parecer que é uma super história, bem arquitectada e com muita violência. Sinto lhe dizer, mas não. Esse é o ponto alto da coisa.
O livro é cheio de cenas dela delirando e desesperada por não saber o final da vida intercaladas com as crianças vendo e planejando como seguir aquela semana. Algumas cenas dela passando fome, sede e dor por estar amarrada 24hrs por dia, com pitadas de estrupo, humilhação por estar pelada, tocada e um toque de romantização do estrupo entre sequestrador e vítima.

Se você quer ver a psicologia da criança que faz isso com a babá, porque deve ser curioso saber o que 5 crianças com idades diferentes entre si, pensam e motivam eles. Bom, isso também fica a desejar.
Os primeiros 50% são bem interessantes e chega a ser curioso a dinâmica das crianças, mas não passa disso que ele cria. O resto do livro é ele repetindo o que já ficou claro nesse começo e não se aprofunda em mais nada.

(Momento spoiler do final)
Então você quer ler para aprender e tirar uma moral disso tudo. Se a lição que vc quer aprender é que "pessoas (cof ricas cof cof) ruins podem fazer o que quiser, mas não vão receber a punição por isso e nem sentir remorso; e de brinde, crescer na vida", fique a vontade. Mas te digo de ante mão, que isso será apenas 2 páginas
(Acabou o Spoiler rs)

Digo e repito: Não é um livro lixo/podre de jogar no lixo. Ele é beeemm meia boca que só vai te gastar o psicológico e emocional, sem te entreter! Existe livros melhores que esse. Eu te garanto!

Nathy215 20/04/2022minha estante
Meu Deus quanta indignação kkkk pela forma que escreveu deu pra ver que estava bem revoltado.
Muito obrigada por contar o final, procurei resenhas no YouTube e na Internet e não achava ninguém explicando o que acontecia no final, só falando que as crianças não foram penalizadas.
Com certeza não vou ler esse livro, sou sensível e não vejo motivo de ler um livro cheio de crueldade só por curiosidade, cai de paraquedas em um vídeo que falavam desse livro e comentavam sobre o caso que foi baseado, só de saber por cima já me senti super mal, muita crueldade com a moça, não teria estômago pra ler uma ficção com esse tipo de conteúdo. Mas matou minha curiosidade de saber como não descobriram todos esses absurdos que as crianças fizeram, também ficaria com raiva se tivesse lido.

duanygroto 02/05/2022minha estante
Estou em 75% da leitura e nãoa aguento mais. Um monte de descrição desnecessária. Vou terminar de ódio mesmo, mas que livro ruim.

Victor Moreira 02/05/2022minha estante
@duanygroto
O que esse livro tem de sinopse boa, ele tem de meia boca. Entre 60% e 90%, eu só queria pular página pra acabar logo, mas li cada palavra pra ter alguma tortura interessante com esse livro kkkkkkkkk

duanygroto 07/05/2022minha estante
Eu terminei esse livro. Nossa, você foi generoso com as 2,5 estrelas. Eu dei 1,5 é tá bom demais. Nossa senhora, aquela cena final super romantizada, deus me livre. Que livro horroroso. Uma verdadeira bomba.

Victor Moreira 11/05/2022minha estante
@duanygroto
Kkkkkkkk realmente. Minha raiva por esse livro é muito grande, mas eu não consigo esquecer a sensação que estava sentindo nos primeiros 45%. O inesperado, a curiosidade, tensão e o desenvolvimento que estaria por vir. Eu realmente estava gostando kkkkkkk mas depois disso é bueiro abaixo, pq ladeira é horizontal de mais pra isso aqui kkkkkkkkk.
Fico feliz em saber q vc não abandonou e agora está no grupo de quem reclama com propriedade. Seja bem vinde