Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Synara ð¸ 23/02/2023

Segundo clássico que leio e amei Jane Austen, me rendo aos romances de época, tudo muito perfeito e pretendo ler mais romances dela!!

Amanda 16/02/2023

Orgulho e Preconceito
Este livro é daqueles que te prendem de uma tal forma. A história é rica em detalhes e nove de pega imaginando cada cena, cada página, capítulo é uma aventura a ser descoberta, não te faz querer parar, pois você precisa saber o que vai acontecer. Eu amei e super recomendo, só leiam...

Gabi.Martins 10/02/2023

Clássico dos clássicos!
"Se os seus sentimentos forem os mesmos de abril passado, diga-me logo. Os meus sentimentos e desejos não mudaram, mas diga-me uma palavra e eu os silenciarei para sempre."

Estamos embarcando numa narrativa por volta do século XIX, com costumes diferentes e antiquados.
Ainda sim, me deparo com uma força feminina que é a personagem Elizabeth, pode-se dizer que ela andava muito à frente do seu tempo por não se contentar aos padrões impostos.
Obviamente ela tinha uma família que também era diferente da grande maioria, seu pai - e meu atual ícone literário - Senhor Bennet queria a felicidade de suas filhas e isso não dependia de um bom casamento mas da escolha de cada uma sobre como viver sua vida.
A obra é rica em detalhes. Os personagens se revelam aos poucos e a história vai tomando forma.
Temos como ato principal o amor de Elizabeth e Darcy, no início mascarado por farpas e conceitos pré formados um do outro.
Nesse romance de época vemos a sociedade se destacar pelo anseio na riqueza, hierarquia e status social.
As classes sociais eram separadas por um abismo entre o preconceito e claro, o orgulho. E o casal principal vive nesse sentido, um de cada lado, separados por tal abismo.
A pergunta que fica é: o amor supera o orgulho e o preconceito?
O amor será uma ponte que une pessoas diferentes?
Os dois se encontram diversas vezes no decorrer da trama. Vemos a declaração do Darcy e a surpresa de Liza ao descobrir um amor que vinha do último homem que imaginaria encantar na vida.
Entre idas e vindas. Cartas e mais cartas. Passeios em jardins e conversas esclarecedoras. Aos poucos os nós dos desentendimentos vão se desfazendo. A ponte se ergue.
E surge um amor forte e livre.
Capaz de se despir de qualquer orgulho e preconceito. Capaz de unir pessoas de diferentes classes e costumes. E capaz de mostrar que no fim das contas o amor não olha a aparência, a riqueza e os títulos. O amor vem de onde menos se espera.
Recomendo muito o livro.
Lindo, leve, rico de detalhes e com uma história envolvente.

"Mas confesso que a mim nada disso me encanta. Prefiro infinitamente um livro."

Boa leitura!

Carol851 24/01/2023

Um clássico
Não gostei muito da história, eu estava esperando mais romance. Achei a escrita muito enrolada mas isso se dá ao fato de ser um clássico. O livro conta sobre como a Lizzie começa odiando um homem mas no final se apaixona por ele. Essa história poderia ser muito melhor se não descrevesse coisa irrelevantes para o enredo. Mas por ser um clássico, acho que todos devem ler.

Rebeca 18/01/2023

O perigo das altas espectativas e das espectativas erradas
Orgulho e preconceito é daqueles livros que você vai, com certeza, querer ficar para o final. Você vai querer saber o que sucedeu à teimosa Lydia, a que fim levou os esforços da senhora Bennet para ver suas filhas casadas. Você vai querer enteder o por quê de algumas pessoas parecerem tão mais importantes do que o que realmente são.

Um romance leve, um amor que começa organicamente como um simples admirar, evolui pra uma paixão e atinge o ápice de um amor avassalador. Não há uma entrega inicial, não há um trocar de carícias pelo olhar, e eles na maioria das vezes parecem não se suportar.

O livro não conta apenas a história do senhor Darcy e Elizabeth Bennet, mas conta também todo o contexto que viviam, todos os seus diálogos, suas reservas. Não acredito que seja o livro que te fará perder noites a fio pensando, é um romance simples. Natural como todo romance deveria ser.

Muitas vezes o vemos ser "panfletado" como uma história de amor avassaladora, que nos há de deixar de cabelo em pé e nervos a flor da pele na ansiedade de que estejam juntos o casal ao findar do livro. Mas, a verdade é que se passa muito longe disso. Por isso, algumas vezes me vi frustrada, não por não ser um livro muito bom, mas por ter ido com a expectativa errada.

É um livro tranquilo, uma história que se desenvolve organicamente, que no final há de te deixar com o coração quentinho, com a firmeza e perfeição com que todas as coisas se resolvem no final.

Alessandra Oliveira 07/01/2023

Amooooo!!!
Não sei quantas vezes já li...vou ler e assistir aos filmes e séries...Simplesmente maravilhosoooo...

Carol 30/12/2022

Romance clássico
Eu amo essa autora, estou relendo e contnuar uma leitura agradável. O filme é uma retratação quase perfeita

Maria.Regina 08/12/2022

Sempre quis ler esse livro, e quando terminei só me pedi o porque demorei tanto para ler. É aquela coisa, o amor nasce nos lugares mais improváveis, e quando é para ser, não tem tempo, pessoas ou circunstâncias que façam com que não aconteça. É praticamente uma lição de vida, que nos mostra que muitas coisas não podem ser mudadas de forma tão simples, eles eram destinados um ao outro, mesmo em algum momento eles já terem se machucado entre si. É uma das histórias mais lindas que já li, aquece nosso coração ao mesmo tempo que nos deixa ansioso para saber o final da mesma. Darcy e Lizzy sem dúvidas se tornam um casal extremamente feliz e indo contra a muitos 'padrões' da época.

Sarah Mota 03/12/2022minha estante
Um clássico!!!! Quero ler também.

Isadora 19/11/2022

Livro maravilhoso!
??
Você lê as últimas páginas com um sorriso no rosto e o coração quentinho ?
??
" - Não posso determinar a hora ou o lugar, o olhar ou as palavras que alicerçaram o meu amor. Já estava no meio e ainda não entendera por que havia começado."
- Darcy

The_Sad_Escapist 14/10/2022

14/10/2022
Orgulho e Preconceito é considerado por unaminidade um clássico dos romances, sendo totalmente inovador e revolucionário para época ? sendo até considerado um livro perigoso e p*rnográfico por "atiçar" a imaginação das mulheres. Contudo, o livro não sobreviveu com a passagem do tempo e hoje ele é dolorosamente datado e genérico.

Para começar, não consegui me apegar a história ou aos personagens e não consegui me focar na leitura em praticamente nenhum momento, cada página parecia mais maçante pra mim. Por não conseguir prestar atenção, estava completamente perdida na história e, sinceramente, não tinha o mínimo interesse de me achar nela. Nos poucos momentos em que eu lia o livro de verdade, achei a história um tanto quanto mal executada e a protagonista super unidimencional, com uma fortíssima energia de personagem Mary Sue com um toque de Pick-me Girl. Quanto ao par romântico dela, achei ele igualmente desinteressante.

Não tenho planos de reler esse livro em um futuro próximo ou distante, mas se o fizer, espero ter uma experiência melhor do que essa.

Ceci 24/09/2022

Eu ja havia amado o filme e ao ler o livro acabei me apaixonando ainda mais pela história e pelos personagens. A escrita da Jane Austen é muito fluída e te prende muito nos acontecimentos. Esse casal, não tem nem o que falar, deixa a gente com borboletas na barriga, mas no final, com o coração quentinho e com a certeza de que apesar dos desencontros, do orgulho e dos preconceitos, o amor sempre vence.

Nathalia Cavalcante 03/08/2022

muito mais do que eu esperava.
Que delícia de livrooo! Eu não recomendaria ele para quem tá começando a ler clássicos porque a linguagem pode ficar difícil e até o ritmo do livro um pouco lento algumas vezes, mas se você já leu algum clássico e conhece mais ou menos como é, esse é maravilhoso. Eu tinha expectativas altíssimas, porque né? Meu primeiro livro da Jane Austen e o mais comentado da vida. E foi muuuito melhor do que eu imaginei. Eu esparava mais romance e ganhei um livro literalmente sobre "Orgulho e Preconceito", incrível como eu não tinha refletido no título antes. Amei a Lizzie e o Darcy, que casal, os maiores SIM. Recomendo muito e agora entendo o porque de ser tão aclamado e amado.