Mamãe Bruxa – a história da vilã da Rapunzel

Mamãe Bruxa – a história da vilã da Rapunzel Serena Valentino

Resenhas - Mamãe Bruxa – a história da vilã da Rapunzel

Ani 13/01/2022

Meh
Achei o final meio atropelado e sem sentido com a história, a forma que colocaram a história da Gothel com a Rapunzel foi super esquisita. Se a gente for olhar a série, por exemplo, existem mais conexões plausíveis e coerentes. Pra ler o livro, é preciso fingir que a série não existe, não me importo (muito) de avaliar assim, até porque saíram em momentos diferentes e não vejo essa série de livros como cânon e sim como enredos alternativos para os vilões.

Gostei do começo da história, apesar de achar os diálogos bem pobres e o desenvolvimento também - os personagens só ficam um pouco melhores a partir dos 30% mas logo em seguida, decaem.

Pra entender esse, acho que você precisa ter lido pelo menos um dos anteriores, caso o contrário, o final que já não é legal, fica mais sem sentido ainda, por serem livros mais indepedentes, não sei se curto a ideia.

Diria que valeu a experiência, por que é "divertidinho", pela fluidez, mas se está buscando por algo mais concreto, sério ou conflitante - até mesmo um mundo fantástico melhor desenvolvido -, não diria que esse é um bom livro.
Ani 13/01/2022minha estante
obs: não acredito que seja meu tipo de livro mesmo, mas acredito que por aí, alguém possa se identificar nessa viagem que fizeram

ana carol 20/01/2022minha estante
também não curti esse final, esperava mais.

Ani 20/01/2022minha estante
bem estranho né? achei que não amarrou bem a história

ana carol 20/01/2022minha estante
focou muito naquelas irmãs, e aquelas cenas cômicas eu achei muito sem sentido ?? kkkkkkkk pensei que ela ia acabar ouvindo pelos espelhos, fiquei aguardando até, mas se apoiou totalmente no filme

Ani 20/01/2022minha estante
se apoiou num negócio já pronto e ainda conseguiu ficar sem sentido algum kkkkkkk isso que não me conformei. aquelas irmãs também, tem uma personalidade e desenvolvimento todo estranho, sei lá.

ana carol 20/01/2022minha estante
to bem ansiosa p história delas.
achei diferente também que nesse elas tentaram ajudar as personagens, enquanto nos outros elas foram mais o motivo da corrupção kkkkk sei la viu, eu gostei muito do início, vou fingir que o final não existiu

Ani 20/01/2022minha estante
de fato, uma sábia escolha kkkk

Giullia 06/01/2022

Rainha do nada
Bom para começar devo dizer que no início o livro é um pouco cansativo mas depois de alguns capítulos a história se torna envolvente. Eu realmente gosto de como o livro conta dês do nascimento de Gothel até sua morte, dando contexto para todos acontecimentos do filme. Gothel era uma menina que vivia feliz na floresta dos mortos junto as suas irmãs Hazel e Primrose, o maior desejo de Gothel era aprender a magia de sua mãe a rainha dos mortos, tudo andava bem até que um dia as coisas começam a mudar e tudo acaba se tornando catastrófico. Está é uma historia cheia de perda, drama e horror.

"-Juntas para sempre, certo?"

Bea.Suzart 02/01/2022

Quem é a verdadeira vilã dessa história?
Esse é o primeiro livro da série que eu leio e gostei bastante. Eu gosto de ter uma visão sobre vilões e o que fizeram eles tomar os rumos que tomaram nas suas respectivas histórias, não que os acontecimentos justifiquem atos terríveis e egoístas, porém, levando em consideração a história da Gothel em particular, é interessante entender que os motivos dela vão além da vaidade e de querer ser jovem para sempre.
A Serena me fez questionar se é a Gothel apenas a vilã dessa história: mas e as irmãs esquisitas? E o Rei que, desesperado em salvar sua esposa, também não se importou em que estaria mexendo para conseguir a flor? E a mãe da Gothel e a relação que elas construíram?
Acho que minha única crítica seria ao final que, apesar de já conhecermos através do filme, senti passar meio corrido e muito na visão das irmãs esquisitas, senti falta de entender a visão e os sentimentos da própria Gothel no decorrer da história, afinal o que já conhecemos é a perspectiva da Rapunzel.
Enfim, o livro também traz referências aos livros anteriores e o epílogo faz ficar curiosa sobre a história das irmãs esquisitas.
ana carol 20/01/2022minha estante
se não leu os outros eu recomendo, gosto muito da história da Malévola e da Rainha Má.
Esperava um pouco mais desse final também, não curti muito.

@estantedamarcia 13/12/2021

Quinto livro da série Os vilões da Disney.
Esse livro nos conta a história de Rapunzel, de uma forma que eu nunca imaginei.
E a autora, Serena, continua a puxar os personagens dos livros anteriores, fazendo uma colcha de retalhos, perfeita na construção da série.

Kethelen.Rodrigues 12/12/2021

Loucura.
O bom de já ter assistido o filme é que lê as falas na voz da personagem, até a expressão fica mil vezes mais legal.
História incrível e encantadora, no começo é meio esquisito, fiquei muito ansiosa para o momento em que a Rapunzel (menina) aparece, que resumindo foram algumas migalhas. Mas no geral é totalmente incrível o ponto de vista exposto no livro, as entrelinhas é de prender qualquer um kk

rarity 07/12/2021

passei a ver a gothel com outros olhos
eu estava esperando muito desse livro pq enrolados é meu filme preferido da vida. minhas expectativas foram superadas no decorrer da história, mas o final ficou um pouco confuso. acho que, no fim, a autora focou muito na história das três irmãs esquisitas e como ainda não li, fiquei super perdida. pra mim, esse foi o único ponto negativo.
o resto do livro é perfeito. muuuuitas coisas que não faziam tanto sentido no filme foram esclarecidas e passei a maior parte do tempo assim: ????????????

muito bom, mil estrelas

LaAs. 17/11/2021

O livro é bom, mas meio viajado.
Faz sentido, mas é meio confuso e acho que as personagens foram bem burras.
O epílogo não fez sentido algum, não sei se é porque não li todos os livros da coleção, mas achei que viajaram demais colocando a Branca de Neve no meio
ana carol 20/01/2022minha estante
apesar de serem "individuais", o legal é ler na ordem de lançamento, porque ela cita as histórias anteriores, complementando a atual.

selenophile 12/11/2021

É bem legal de ler pena que eu demorei 2 anos(literalmente) pra acabar o livro
Resumindo é muito bom da pra ver o lado da vilã

ana 31/10/2021

meu favorito!!
simplesmente incrível.
me prendeu do começo ao fim com a história das irmãs bruxinhas que não tem a atenção da mãe e precisam sair da floresta dos mortos.
o livro conta a história de gothel, a mamãe bruxa que sequestrou rapunzel e entendemos mais ainda o motivo dela ter feito tudo isso, por causa de suas irmãs na qual ela queria reviver. achei que iria ter alguma pena de gothel, mas com o passar dos tempos só fui sentindo raiva dela por ser tão egoísta ao ponto de tirar suas irmãs mortas do descanso, brigar com as irmãs esquisitas que estavam ajudando ela e de roubar um bebê do castelo. admito que até senti pena do final das irmãs esquisitas, porém vou saber sobre elas no 6 livro.

Ana 21/10/2021

Mamãe bruxa
Me surpreendeu achei que seria ruim,porém o livro é ótimo, o jeito que conta a história é perfeito.

Fanny 17/10/2021

Mamãe Bruxa - 3,5 ?
Como estou nessa jornada da Serena Valentino há muito tempo, é mais do que o meu dever dizer que o livro é espetacular. Mas faltava algo. Eu tinha muita expectativas de que fosse algo arrebatador, assim o livro de Úrsula foi para mim. De certa forma, as expectativas eram minhas e Serena Valentino entregou o que ela está fazendo desde o livro da Rainha Má: fazer com que o leitor veja o outro lado da história, suavizando o julgo sobre o vilão e tapando os buracos que a Disney deixou sobre as histórias.

Mais um ótimo trabalho, Serena.

Dani 13/10/2021

Melhor livro da coleção!
No meu ver, até agora esse foi o melhor livro da coleção vilões, ele conta a história de ghotel (?mãe? da rapunzel) desde sua infância, explica o porque ela ser má e todos os ocorridos que levaram ela a ser assim, desde a perda de todas as pessoas próximas, até a tentativa mal sucedida de ter de volta alguém novamente ao seu lado. O livro conta também em paralelo a história de rapunzel do ponto de vista de gothel e das três irmãs bruxas (que já apareceram em outros livros da coleção) e como elas influenciaram o tempo todo a direção que q história iria tomar. A história é realmente muito boa, te prende do início ao fim e te deixa ansioso o tempo todo pela próxima página! 5 estrelas com certeza!

Debs 30/09/2021

Fiquei com pena da Gothel no fim, ela só queria as irmãs dela. Mas a história é super envolvente. Amo saber mais sobre os vilões.
Lariss 17/10/2021minha estante
eu tambémmmmm estou com pena da gothel acabei o livro agr

Julyana.Calatayud 26/09/2021

Relacionamento mãe e filha deturpado
Uma visão relevante para o comportamento de Gothel nos desenhos. Muita coisa faz completo casamento com o que acontece nos desenhos. Numa análise completa é nítido o quanto Gothel é vítima de um relacionamento tóxico com a própria mãe. Ao mesmo tempo a influência das irmãs esquisitas a ponto de enlouquecer as vilãs mais icônicas da Disney me faz pensar que essas são apenas vítimas de relacionamentos deturpados, de pessoas tóxicas. Entende se durante o livro que todas as vilas tem suas escolhas, mas os traumas que as perseguem altera sua visão pra um tomada certa de decisão. Gostei do livro ainda que ache o primeiro da rainha má o melhor esse da um histórico condizente sobre as relações de Gothel na vida.

Fabby 17/09/2021

Não tenho como começar essa resenha sem uma citação do próprio livro:
"Contos de fadas são escritos por um motivo... Eram histórias que ensinavam a ter cautela."
Neste livro temos a história de Hazel, Gothel e Primrose, 3 irmãs bruxas filhas de Manea, a Rainha dos Mortos. Juntas elas vivem na Floresta dos Mortos, totalmente isoladas do mundo real, sem nenhum contato com outras pessoas que não sejam as criaturas que sua mãe comanda (mortos vivos que tem como líder Jacob, o único entre eles que se comunica com a rainha).
Gothel é uma bruxa curiosa, que sempre quis conhecer os segredos de magia de sua mãe e, escondida, devora livros da matriarca sobre suas ancestrais e feitiços. Primrose é a mais sensível entre elas, sempre tentando trazer cor ao mundo delas, seja pintando as lápides num caderno, seja espalhando pequenos laços pelas árvores mortas. Hazel é a irmã racional, aquela que coloca ordem e apazigua as outras 2.
Nessa floresta, a única coisa viva é uma espécie de estufa que guarda uma plantação de flores chamadas Rapunzel, que aparentemente são a fonte de vida de Manea, seu segredo de longevidade e juventude. Claro que a estufa é um ambiente ao qual somente ela tem acesso.
As 3 bruxinhas vão crescendo, sempre muito unidas, sem a manifestação de nenhum poder ou magia e chega um ponto da vida em que Gothel, a mais estudiosa, questiona essa condição e é exatamente aí que a história começa.
"Não se preocupem, irmãs. Vamos ter uma vida linda aqui. Prometo que vamos transformar este lugar em nosso lar."
O livro tem como subtítulo A história da vilã de Rapunzel e cumpre o prometido primorosamente. Me senti como se estivesse assistindo a um daqueles filmes intitulados "A Origem", sabem como?? Em nenhum momento a autora foge do assunto e só utiliza a história conhecida da princesa em alguns momentos para ligar fatos mas mantendo a narrativa focada em Gothel (nesses momentos me senti como se estivesse assistindo a Enrolados de uma ótica diferente).
"Rapunzel e Pascal viviam em um sonho criado pelas irmãs esquisitas, no qual a princesa passava os dias pintando um lindo mural com tintas, feitas de conchas brancas, que sua mãe procurava com carinho para ela e trazia de lugares longínquos."
No decorrer da leitura somos apresentadas a algumas outras bruxas nossas conhecidas (Malévola, Circe - para quem não se recorda, a feiticeira que amaldiçoou a Fera - e até Branca de Neve tem uma aparição super coerente) que entram na trama como participações especiais colocadas no momento certo e totalmente dentro do contexto.

Temos um conto citado no livro que me remeteu a infância e, apesar de mórbido, era um dos meus favoritos hehehehe... Lógico que não vou dizer qual é, só estou aguçando a curiosidade de vcs...
"Tinddlebottom se sentiu como em um conto de fadas francês em que a noiva recebe as chaves do castelo e..."
A autora tem uma escrita leve, deliciosa e o fato de ser um livro de tamanho médio, torna a leitura rápida, fluida e muito prazerosa, sem se tornar entediante em nenhum momento (eu leria até a lista de compras dessa mulher!!!!).
A leitura foi feita em ebook mas tenho certeza de que a edição física está linda... Encontrei alguns pouquíssimos erros de ortografia mas nada que atrapalhe a leitura (como a impressão da palavra "princessa") e que com certeza a editora já deve ser corrigido para uma próxima edição.
É isso... Leitura leve, incrível, deliciosa... É o primeiro que leio da série Vilãs da Disney mas pretendo ler os outros pois fiquei muito curiosa.