O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Lucia.Aoto 25/03/2024

?Por trás de toda coisa bela, há sempre um quê de trágico.?
Este clássico eu li na época da faculdade de Propaganda e Marketing. Lembro da história e do quanto eu havia gostado. Uma das frases que me marcou foi ?Por trás de toda coisa bela, há sempre um quê de trágico.?
Lembro do professor escolhendo para cada aluno um livro para fazermos uma propaganda usando imagens para divulgar o livro que cada um leu.
Quando o professor escolheu este clássico para mim, eu lembro que ele falou ?você vai ficar com O retrato de Dorian Gray, eu senti muito medo quando li este livro.?
Na hora eu pensei ?ótimo? kkkkkkkk
Amei ter tido essa leitura e conhecer a obra do autor que é dono da frase de minha vida ?Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existem.?

Oscar Wilde, te amo! ?

ltccvlcnt 24/03/2024

O Retrato de Dorian Gray
Tive um pouco de dificuldade com vocabulário no início, mas nada que após alguns capítulos já não nos acostumamos.
Ao ler tive a sensação de sentir a emoção de cada personagem, o drama, a frieza, o medo, entre tantas outras emoções, que me prenderam a leitura, e simplesmente não queria mais parar, principalmente ao final, que tantas coisas vão acontecendo.
Não estava esperando pelo modo como terminou, sem dúvidas um grande plot twist, mas senti falta de entender um pouco mais sobre a história de Dorian em si.
A história me fez refletir sobre vários pontos, inclusive sobre uma busca incessante pela beleza e pela juventude, que nos dias atuais, não só é estimulado sócio-culturalmente, mas com as redes sociais isso tem se ampliando ainda mais.
Enfim, foi uma ótima leitura e merece a fama que tem!

m.dalri 24/03/2024

Por mais que para mim foi uma leitura mais lenta o livro é repleto de reflexões, acho que nunca marquei tanto um livro.
David665 24/03/2024minha estante
Que interessante vc ter marcado. Estou lendo ele agora e achando fascinante

m.dalri 28/03/2024minha estante
Q legal é um livro q vale a pena

lunaelivros 24/03/2024

Foi uma experiência e tanto de leitura. Não sabia muita coisa da história, nem adaptações eu assisti, então me surpreendi. Confesso que eu achava que teria um beijo ou algo mais íntimo, já que foi censurado. Mas, não teve nada disso, e entendo a época em que foi escrito e o porquê desse escândalo todo, mas, ao mesmo tempo, analisando agora, vejo que é um livro normal.
Dorian começou a se achar melhor que os outros, se deixou levar pelas palavras dos outros e aquilo subiu para a cabeça.
David665 24/03/2024minha estante
Estou lendo agora e achando fascinante

Mandy.Guiraldi 24/03/2024

Pesado, potente, sedutor
Talvez me faltem palavras para escrever sobre esse livro. Ter lido essa edição da Darkside talvez tenha um peso maior ainda; logo de cara temos um breve resumo da história de Oscar Wilde e entendemos muitas coisas na história de Dorian Gray. Vejo muito de Oscar nele. Dorian encontrou, enfim, a paz que precisava. Me incomoda Henry ter saído impune, sendo um ser tão rude e cruel. Recomendarei, com toda certeza, este livro para todos.
David665 24/03/2024minha estante
Ainda estou lendo o começo e estou apaixonado pela personalidade do Henry kkk

Dalila 23/03/2024

Mr Gray e Seu Retrato Escondido
Ter re-lido o livro após ler o médico e o monstro fez muito mais sentido. Quanto a dualidade de Dorian, que diferente de Jekyll que tem um alterego, Dorian faz ele mesmo sem enfrentar consequências pois tudo oq ele faz reflete no seu quadro o deixando intacto.

A vaidade o corrompe com sua obsessão pela beleza, ele ama o que é belo, sua paixão por Sibyl dura enquanto ela pode representar a arte, quando não pode mais, não a ama mais. Apesar disso ele sente culpa e certo remorso, porém por uma questão racional mais do que verdadeiro remorso.

Lorde Henry é insuportável e se ele ficasse quieto metade dos problemas do Dorian não teriam acontecido, ninguém perguntou nada e o Henry aparece para despejar pessimismo e sua filosofia de vida cínica.

Basil como um reflexo talvez de Oscar, que colocou sua musa em um pedestal e depende inteiramente dele para seu amor e arte, cria um mosntro e as consequências acabam o destruíndo.

Por fim Dorian com serto receio moral decide se arrepender e fazer o bem, assim tentando destruir seu retrato, destrói a si mesmo, afinal o retrato era ele.

Ps: Reler o livro junto do pedaço do livro que foi censurado na época (A confissão de Basil) por mais reveladora que tenha sido, é interessante que Dorian pouco se importa.

Mickael 23/03/2024

O Retrato de Doriano Cinza
Mais um clássico pra lista. Leitura agradável. Lá pelo meio do livro ele fica meio enfadonho, pra mim soando como infodumb. Mas depois volta a acelerar e fica bom. É um bom clássico

Ariany.Moura 22/03/2024

Uma delícia
Um romance, é a assim que é caracterizado esse livro. Não falo a respeito do que acontece entre os personagens, mas da construção literária.

Ou vale também para o relacionamento dos personagens? Home em dia parece óbvio que sim, já que sabemos de toda a história principal por trás. Sinto que uma lei tão ridícula estivesse esperando só o momento propício exato para pegar as pessoas "pecadoras", "fora da lei" entre muitas aspas.

Para Wilde, este livro foi o momento exato, e foi, inclusive, usado CONTRA ele no julgamento. A história é fantástica, o plot é maravilhoso, e a edição da Darkside como sempre é incrível. A tradução com certeza trouxe a maravilha da obra em sua totalidade.

Oscar em dado momento, disse que se via como Basil, que Lorde Henry era como as pessoas acreditavam que ele era, e que queria ser como Dorian. Essa informação é dada na resenha anterior à história do livro, e isso me acompanhou a cada segundo até o final. Até em que ponto ele quis chegar? Quais que ele deixou claro ao ultrapassar?

Dorian diz a Henry - que não é meu personagem favorito por N motivos - que ele o envenenou com o livro recebido. O que são os livros senão veneno? A própria resenha inicial abordam isso. Livros SÃO venenos. Nunca saímos deles sem algum tipo de mudança, seja qual for.

É maravilhoso ler mais um clássico tão incrível desses e colocá-lo ao lado dos meus livros favoritos. Obrigada por nosso tempo juntos, Wilde.

Gabs.Almeida 22/03/2024

Que livro PERFEITO. Dorian é o retrato do narcisismo humano e tanto Basil quanto Harry representam o ?bem? e o ?mal?.
Dito isso Harry eu espero que vc queime no inferno

Pedro 21/03/2024

Livro extremamente bem escrito, até pelo movimento estético que o próprio autor participava, de certa forma causou seu impacto na burguesia britânica

Carlos 21/03/2024

"Não é um clássico por acaso".
Estava ansioso pra ler algum livro do Oscar Wilde,que prosa poética impressionante. A história fala sobre o jovem Dorian Gray, que posa e vira uma pintura nas mãos de Basil Howard,até conhecer o Lord Henry temos um Dorian, e dps ele se transforma completamante em um ser com ego gigantesco e autoapreciação exageradas,beirando o narcicismo. O Dorian gray faz uma troca, que em troca de sua alma, o retrato envelhecerá, e refletirá todas suas ações futuras. Dito isso,não acho que os personagens são cativantes talvez o mais legal seja o Basil. Lorde Henry e Dorian,são um poço de egocentrismo e maldade(principalmente com as mulheres). O livro teve partes chatas sim,mas como obra por completo,gostei demais.

"O riso não é um mau começo pra uma amizade,e é de longe o melhor final"
"Nossos dias são demasiados breves,para caregarmos os erros dos outros sobre os ombros"
"A Humanidade se leva a sério demais. Esse é o pecado do mundo. Se o homem das cavernas soubesse rir,a História teria sido diferente".
"Todo efeito que causamos resulta em um inimigo. Pra ser popular,é preciso ser medíocre"