O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Lemar1 30/03/2024

Eu me surpreendi DEMAIS com esse livro, não esperava gostar TANTO dele.

Eu já li alguns livros com uma linguagem mais antiga e geralmente eles são um pouco massantes de se ler, mas O Retrato de Dorian Gray foi um dos únicos que isso não me aconteceu. Mesmo tendo sim um tom mais formal, as descrições e diálogos são fáceis de entender, deixando a experiência bem confortável.

Os diálogos são um ponto muito importante do livro, cada personagem tem a sua forma de se comunicar e grande parte da história é contada por eles. Temas como o conceito de beleza, a arrogância, a hipocrisia e o hedonismo são muito discutidos, te fazem ver uma perspectiva diferente do mundo e perceber o quanto alguém pode mudar e piorar com o tempo.

Outra coisa que me surpreendeu é que apesar de ter sido escrito em 1890 é um livro bem atual! Diria até que é atemporal, serve pra ser lido em qualquer época. O início é divertido, só tem um capítulo ali no meio que eu achei meio chato, e o final é incrível.

Dito isso, não tenha preconceito por ser um livro antigo!! É muito bem escrito e divertido de ler, recomendo pra todo mundo!!! Ainda mais a versão sem censura e com as notas extras, deixa a experiência muito mais completa.

leiturasdatita 30/03/2024

Hedonismo, narcisismo e paranoia na sua mais pura essência
Aqui acompanhamos os acontecimentos na vida de Dorian Gray, um jovem e belo membro da elite da sociedade, que é apaixonado por arte. Ele conhece Basil, um pintor, que se vê fascinado por sua beleza, e pinta um quadro seu. Ao olhar para o quadro, Dorian se dá conta de quão lindo ele é, e deseja ficar assim para sempre.

Dorian também conhece Lorde Henry, que o apresenta ideias sobre a perpetuação da beleza, o prazer através do consumo da arte e a boêmia proporcionada pelas festas da alta sociedade. Essas ideias vão consumindo Dorian, que passa a segui-las a qualquer preço. Com o passar do tempo, suas ações de corrupção da alma são refletidas no quadro e, com medo de que alguém o veja, o esconde em um cômodo abandonado de sua casa.

Dorian tem um excelente desenvolvimento na história, já que os capítulos iniciais Lorde Henry é o responsável por carregar a trama. Aos poucos vemos o que Dorian é capaz de fazer para manter seu segredo seguro. O texto não é tão fácil de ler, por ter vários monólogos e ter características do simbolismo inglês, valorizando o "eu" e a psiquê humana, linguagem sugestiva e imprecisa, entre outras.

Um ponto muito interessante foi ver a homossexualidade tendo espaço na história, mesmo que a obra original tenha sofrido censura justamente por isso. Só não dou 5 estrelas porque os capítulos eram muito longos, e um deles não teve nenhuma informação nova, apenas a exaltação da arte por parte de Dorian. Recomendo a leitura.

Gabi 29/03/2024

SOBRE O LIVRO
Realmente de tirar o fôlego. altamente influenciável e excepcionalmente inocente, dorian cai nas graças de um homem mais velho que ja é casado. dá pra perceber pq foi proibido na época. mas ele nunca foi inocente, ninguém vira um pecador pela vontade dos outros.

Arizona.Strange 29/03/2024

Agora eu também quero saber como é o retrato da minha alma. Você me paga oscar wilde, da onde eu vou tirar um quadro que me mostre como eu realmente sou? EU SOU CURIOSAAAAAAAAA.

Karen632 29/03/2024

O livro e simplesmente incrível por que levanta de maneira perfeito o questionamento o homem nasce ruim ou a sociedade o corrompe? O talento de Oscar Wilde transparece em cada capítulo, surpreendendo o leitor a cada página.

nay.gba 29/03/2024

É sobre Contexto
Em primeiro lugar, que privilégio achar essa edição para o Kindle. Foi a melhor experiência de e-book que tive.
Fácil acesso a inúmeras notas, ao dicionário, ao tradutor e aos demais recursos. Com as notas de rodapé num clique, a experiência foi muito mais completa e imersiva.

Na sequência, temos as introduções e as diversas explicações e o contexto de O retrato de Dorian Gray.
A narrativa é provocativa, somada a tudo que se acrescentou e se deu durante e após a sua publicação fez da obra um ato revolucionário.
O horror é direto e objetivo, não há intenção de maquiar.

Oscar Wilde foi brilhante em sua escrita, seu apelo estético e sensorial é impactante e muito tátil. Senti cheiro, vi cores e ambientes belíssimos. O excêntrico é vivaz e reluzente.

Por mais que haja a discussão se é ou não autobiográfica, mesmo ele afirmando ser ficcional, há muitas relações com a época e o cotidiano de Wilde e por isso obra foi utilizada como prova de sua homossexualidade em seu julgamento.

Como Wilde mesmo disse, a arte é arte, não fala do artista necessariamente. A prova disso é como ele retratou cinicamente o sexo frágil.
Fiquei por um momento irritada com as falácias de Harry, mas foi um alívio ler as notas de rodapé e conhecer todo o esforço real de Wilde para incluir as mulheres no cenário intelectual da época.

Por fim, daquelas leituras prazerosas, para se permitir livre de julgamentos e moralismo. Afinal, a depender do contexto, tanto Harry quanto Basil estavam corretos.

Leitura Recomendada.

Felipe.Ramos 28/03/2024

Um clássico que marcou!
Um clássico polêmico que reflete até hoje na nossa sociedade! ?

? A experiência foi bem rica e posso dizer que favoritei esse na minha lista agora. Não esperava que fosse curtir tanto e ao mesmo tempo refletir sobre os assuntos. Em pleno século XXI ainda podemos debater esse livro que é bem real no presente.

? A leitura começou mais direta e quando chegou na página 150 começou a ficar bem densa. Porém, teve uma reviravolta bem interessante que instigou um ânimo para os próximos capítulos. Gostei muito do trio protagonista: Basil, lorde e Dorian. Esses três colocaram os diálogos em ação e sem censura para suas opiniões pessoais. O Lorde Henry é o cara mais odiado por conta das suas falas preconceituosas.

? Basil é um pintor sensível, religioso e que coloca muito se si nas suas pinturas. Tem adoração pelo seu amigo Dorian e deixa bem claro durante toda a trama. A Beleza de Dorian é colocada em cheque e com isso ele consegue atrair homens e mulheres, uma ousadia da sua parte que usa a seu favor também.

? Dorian é um jovem que tem preocupações com seu futuro e o envelhecimento. No livro a gente vê uma série de reflexões sobre moral, juventude e beleza. De outra perspectiva, podemos olhar para a época que foi marcada por perseguição e censura a quem estava fora dos padrões vigentes. Oscar Wilde é a prova viva disso, pois o autor sofreu condenação após ter o seu escrito publicado.

? É muito importante a gente olhar hoje para o nosso contexto social e perceber que muitas mudanças vieram, porém ainda estamos em constante luta para o respeito e principalmente para a liberdade de expressão. Será que estamos em progresso? E o retrocesso? Podemos observar que ainda existem muitas semelhanças nos dias de Hoje. Censurar livros ? Discursos de ódio? Fanatismo religioso?

? Com certeza ficou um aprendizado depois dessa leitura! Super indico!

- Avaliação: ????? (5.0)

claroviski 28/03/2024

Alguém mata o Dorian Gray
Achei extremamente cansativo e com discussões fúteis sobre o narcisismo de um jovem que pouco se atentava à sua beleza até alguém dizê-lo. Enrola demais em um mesmo ponto. Me vi torcendo para que o Dorian Gray morresse logo pra história acabar.

Lorena Almeida 28/03/2024

Chatissimo
Que livro que se arrastou continuamente, ele tem menos de 200 páginas, mas poderia totalmente ter 100. Que escrita chata que não flui. Final extremamente previsível e aberto, queria saber o porquê todas aquelas coisas aconteciam ao redor de Dorian e simplesmente não faço a mínima ideia, nem o porquê ele não envelhecer.

Carolina1178 28/03/2024

Não sei se necessariamente acredito que este livro seja 5 estrelas, porém o foco não é eu pensar sobre que nota dar ; mas sim refletir sobre o que o autor nos trás em toda a obra e seu final também
precisarei de um tempo para refletir sobre tudo

LomsCamps 27/03/2024

Amei
Demorei muito tempo para ler, achando que seria uma leitura difícil. Não é a mais fácil, porém vale muito a pena, te faz pensar sobre muita coisa a respeito de vaidade, principalmente para a época em que foi escrito e a crítica nesse sentido.

Daiane368 27/03/2024

Uau
Que livro fantástico. Muitas coisas incríveis e absurdas, pensamentos e críticas bem pensadas. O Dorian é um personagem muito surreal e real ao mesmo tempo.
O personagem que eu achei mais interessante foi o Lorde Harry.

moneytr33s 27/03/2024

O preço da juventude eterna
?A beleza fora para ele apenas uma máscara, a juventude apenas escárnio. O que era a juventude na melhor hipótese? Um tempo verde, imaturo, um tempo de disposições superficiais e pensamentos doentios. Por que usara seu traje? A juventude o arruinara.?

O retrato de Dorian Gray, um livro clássico de Oscar Wilde que nos mostra, do início ao fim, a corrupção de uma alma pura e inocente, deixando aparente as loucuras que um ser humano é capaz de fazer para a obtenção de satisfações fúteis e superficiais, além do seu poder de influência para com as pessoas próximas a ele.

A simples má influência de Lord Henry, foi o que bastou para o jovem Dorian Gray ir de um menino belo e íntegro, para um narcisista desalmado, obcecado por prazeres e pela corrupção das almas alheias. Henry, com suas palavras sagazes e filosofias duvidosas, enreda Dorian em um mundo de hedonismo e indulgência, desencadeando uma espiral de decadência moral.

É inegável que as pessoas se importam mais com a beleza de seus corpos do que com o estado de suas almas. Todos nós somos suscetíveis à tentação quando um prazer irresistível nos bate à porta. Não foi diferente com o protagonista, cujo demonstrou conformidade em dar a sua alma em troca da possibilidade de um retrato, contendo sua autoimagem pintada por seu amigo, suportar o peso de seus pecados e do envelhecimento constante ao qual estamos fadados, contato que pudesse manter sua aparência externa pura e jovial, enquanto sua alma afundava cada vez mais em um poço de transgressões, escuridão e
crueldade.

honey.dry 27/03/2024

Edição da darkside linda e cheia de conteúdo para que o livro possa ser melhor entendido.
O livro tem uns capítulos maçantes principalmente por ser antigo, mas vc se envolve com a história e fica impossível abandonar. O livro carrega um peso enorme, tanto para o autor quanto para a história de um povo reprimido e tido como errado, fiquei encantada com os detalhes do julgamento do Wilde e toda a simbologia por traz disso. Ele fez um ótimo papel em se tornar um mártir e acho que essa leitura deveria ser obrigatória pra quem se diz resistência contra autoridades hipócritas.
Oscar Wilde foi um símbolo de resistência e coragem, nunca negou suas raízes, seu princípio e sua arte, defendeu a arte por arte e o direito da literatura até o final.