O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Izadora 05/04/2024

Um dos meus livros favoritos da vida, acho simplesmente perfeito
Um fato aleatório é q o Dorian gray nasceu junto comigo(:

Amanda.Contiero 05/04/2024

Espelho, espelho meu... Quem é mais encantador/assustador do que : Dorian Gray?
Que livro genial! Edição impecável que permite ao leitor não apenas encontrar a primeira publicação do autor nua e crua, como também contextualiza com uma boa introdução e notas importantes informações complementares para análise do todo. Principalmente, do não dito. Maior potência de seus reflexos potentes.
O autor não trabalha com espelhos, mas aqui, temos um quadro (pintura) que desnuda de algum modo as vulnerabilidades, sombras mais profundas de seu modelo inspirador. Para além da história o romance gótico traça instigantes reflexões sobre a sociedade vitoriana em 1890; conduzindo a críticas certeiras em torno a falsa moralidade e duplas identidades sociais dispostas. Eu amei e recomendo super!

Iza 05/04/2024

Terminei? e assim?
Sinto que, por ser um clássico, a história sempre pairou dentro da comunidade literária e por isso o final não me deixou tão em choque como eu ficaria se já não soubesse o sentido do livro. a escrita do livro é cheia de detalhe, algumas vezes achava que tinha até demais, e por isso não foi uma leitura tão fluida pra mim.

el0oisa_ 04/04/2024

O Príncipe Encantado e o Príncipe Paradoxo
FUI TAPEADA
me prometeram gays e nao recebi nem migalhas ?? parece q essa edição foi censurada ?? francamente que tristeza, mas enfim

A história ainda assim foi fascinante, logo de início a extrema admiração do Basil pelo Dorian é muito curiosa, interessante como ele de imediato já nao queria que conhecesse o Harry, porque o corromperia, mas aí vem o questionamento, Harry é culpado da desgraça de Dorian? Como Harry pôde atormentá-lo tanto em apenas alguns segundos de diálogo?

Até que ponto a influência dos outros tem poder sobre nossas atitudes? e até que ponto nossa influência é culpada pelas atitudes de quem nos rodeia?

Vale lembrar que por muito tempo Dorian gostou e se divertiu nessa vida hedônica, onde a decadência do personagem me incomoda mais é nele nao aceitar o peso das próprias ações e culpar tudo à sua volta menos à si próprio, ao ponto de simplesmente se negar a ouvir o que seu primeiro amigo achava sobre essas escolhas dele, a única pessoa que se importou com ele desde o início, que quis poupá-lo das feiuras do mundo.

E o Harry tbm, como pode ter tantas ideias distorcidas e falar com tanta convicção, mas se questionado ja tira o corpo fora, sla ne homem aristocrata.

Agora, esse final, sem comentários. Não poderia ter sido melhor.

yasmin_chung 03/04/2024

Objetivamente, é um bom livro. Ele é bem escrito e o desenvolvimento é relativamente bom. Eu digo relativamente, pois a versão que li era a censurada, então tinham alguns capítulos que não acrescentavam, de fato, algo a narrativa. Mas eu só descobri qual versão eu tinha durante a leitura.

No início eu fiquei impressionada, estava aproveitando bem a leitura, mas senti que fui perdendo um pouco do interesse ao longo da história.

O livro traz uma reflexão acerca do culto juventude e beleza. É bem interessante isso, mas, talvez por ser escrito pela perspectiva de um homem do século XIX, eu não tenha conseguido aproveitar/me conectar com as questões levantadas.

Acho que vale a pena a leitura, se você for alguém que se interessa por literatura clássica. Se você entender inglês e procurar a versão não censurada, acredito que valha ainda mais a pena. Mas, no momento, eu não tenho interesse em reler ou procurar outra versão do livro.

valendmello 01/04/2024

Discursos dialogados
Imagina ter uma conversa com o oscar wilde ele devia ser muito interessante, como pode simplesmente usar das palavras com tanta maestria ao ponto de sintetizar assuntos tão complexos em simples frases ou parágrafos, usando uma narrativa metafórica como diário dos próprios pensamentos filosóficos, podem ate achar o livro chato, ou que ele se estende demais nas descrições, mas a escrita excelente é incontestável

Geovanne9 01/04/2024

Alma manchada
A escrita do livro é muito bonita e traz muitas reflexões em relação ao nosso caráter e como podemos ser influenciados pelos que estão ao nosso redor.

Não sei se foi a intenção do autor, mas me lembrou muito o movimento naturalista em que tentavam encontrar características físicas que ?justificassem? a índole e a psique dos indivíduos.

Manu 31/03/2024

Não gostei
No início até cheguei a marcar algumas frases e reflexões bem interessantes, mas o livro ficou cada vez mais repetitivo e sem graça, até chegar em um capítulo extremamente desinteressante, cheio de dados aleatórios sobre os interesses de Dorian. Depois disso, deu uma melhorada, pois voltaram a acontecer coisas diferentes, mas aí eu já estava cansada desse livro e só queria terminar.
Dorian era completamente influenciado por Henry, tudo que ele falava impactava diretamente mas decisões de Dorian, uma figura patética. A premissa é boa, mas a minha experiência não foi tão legal assim.

Maria17661 31/03/2024

O retrato de Dorian Gray
Com uma escrita que te prende ao livro, Oscar Wilde fala sobre a beleza e a moralidade, a aparência e a realidade.

Lucas.Ocampo 31/03/2024

O Retrato de Dorian Gray
O Retrato de Dorian Gray, obra-prima de Oscar Wilde, mergulha nas profundezas da alma humana, desafiando-nos a refletir sobre a natureza da moralidade e da verdadeira essência do ser. Neste livro, Wilde não apenas tece uma trama envolvente, mas também nos confronta com questões existenciais que ecoam através dos séculos.

A história gira em torno de Dorian Gray, um jovem sedutor e belo, cuja vida é transformada quando recebe um retrato pintado por seu amigo Basil Hallward. Sob a influência de Lord Henry, Dorian deseja manter sua juventude eterna, enquanto o retrato envelhece e absorve as marcas de seus pecados. Ao longo da narrativa, testemunhamos a decadência moral de Dorian e as consequências devastadoras de suas escolhas egoístas.

O livro é ao mesmo tempo uma crítica é um retrato da vida do autor, com relação à superficialidade da sociedade vitoriana, onde a aparência e a reputação muitas vezes superam a verdadeira honra e integridade. Wilde nos convida a questionar se somos os Autores de nossas próprias vidas ou meros Atores em um palco social, representando papéis para agradar aos outros.

A narrativa nos confronta com a dualidade do ser humano, o nosso eu verdadeiro e a pessoa que apresentamos ao mundo, destacando a beleza superficial de Dorian em contraste com a feiura de sua alma corrompida pelos excessos e pela falta de escrúpulos. A morte de pessoas próximas leva Dorian a enfrentar as consequências de seus atos e a questionar o verdadeiro significado da vida.

Embora a escrita densa e detalhada de Wilde possa parecer desafiadora em alguns momentos, é precisamente essa riqueza de detalhes que nos permite mergulhar mais fundo na complexidade dos temas abordados.

O Retrato de Dorian Gray é, portanto, mais do que apenas um romance gótico; é uma obra atemporal que continua a ressoar com os leitores, incitando-nos a examinar nossa própria humanidade e os limites da nossa moralidade. É uma leitura obrigatória, no entanto a leitura é desafiadora portanto dou nota 4,5 ao livro.

arilopes 31/03/2024minha estante
para mim, ela foi sufocantee

Lucas.Ocampo 01/04/2024minha estante
Realmente teve momentos que me senti sobrecarregado de informações, lê e relê pesquisei várias partes do livro