O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

Mahoe 11/04/2024

Eca
Li por obrigação, o livro em si não é ruim, mas como estava tendo aulas para analisar a obra descobri todo o back stage. Sei lá, não gosto das motivações, das discussões que o livro discute. Mas se você gostar tudo bem ????.

Tamiris Fornazari 11/04/2024

As pessoas gostam muito de oferecer o que elas mesmas mais precisam. É o que eu chamo de profundezas da generosidade.

Leonardo Nóbrega 11/04/2024

O preço da maldade
A alma pode ser maculada de outras formas além daquelas típicas que a moral se acostumou a acusar, tal qual a depravação sexual, a bebida e as drogas. Ainda que os homens não o vejam, o mal oculto, cometido no silêncio do coração, deixa as suas marcas devastadoras, desfigura a alma, tornando a consciência do homem num inferno. O castigo do pecado nesta vida é sobretudo este tormento, que cresce na medida que se tenta evita-lo.

A história do retrato de Dorian é a história da sua alma. Inicialmente tão belo e caro a ele, representa a pureza inicial de sua alma.
Posteriormente, torna-se o seu flagelo. O que era belo, se transforma em algo horrendo. Assim é a vida daqueles
que escolhem o mal.
Rogéria Martins 23/04/2024minha estante
Incrível essa sua resenha, amigo!

"O que era belo, se transforma em algo horrendo. Assim é a vida daqueles que escolhem o mal." Muito impactante e verdadeiro esse trecho, já fiquei super ansiosa e fui influenciada por você a ler!

Rogéria Martins 23/04/2024minha estante
Continue escrevendo mais, você faz reflexões maravilhosas ???

Jediel.Santos 10/04/2024

Shik shak shok
Me trouxe muitas nuances, a maior parte da leitura me foi bem arrastada mas chega um ponto que o livro decola e o final é simplesmente genial

Jessica Alves 10/04/2024

Um clássico!
O artista Basil Hallward conhece o jovem, bonito e rico Dorian Gray, se encanta e decide pintar um retrato do seu novo amigo. Um dia, ao aparecer para posar pra pintura, Dorian conhece um outro amigo de Basil, Henry e aí um novo mundo se abre para ele. Henry é filosófico, questiona tudo e ao fazer isso faz com que Dorian veja as coisas de maneira diferente, desejando, inclusive, continuar jovem e belo para sempre. Um dia ele descobre que o quadro envelhece e mostra o fundo da sua alma, coisa que o surpreende, mas faz com que resolva aproveitar a vida de maneira inconsequente, já que o quadro que vai carregar o peso do tempo e de seus atos.

Alguns capítulos são fluídos, mas outros são mais enroscados, mas ainda assim é uma história que prende. O personagem Henry traz vários questionamentos sobre a hipocrisia da sociedade e as vezes alguns comentários machistas, mas "coerentes" com os pensamentos da época.

Saber da história do Oscar Wilde antes/ durante a leitura faz toda a diferente para a melhor compreensão do livro, enriquece demais a experiência principalmente por saber o escândalo que o livro causou na sociedade levando o autor à prisão.

Um clássico que só foi reconhecido após a sua morte, infelizmente! Mas de muitas maneiras geniais principalmente pelas inúmeros possibilidades de interpretação dos personagens e da história!

Nathany 09/04/2024

Esse livro me surpreendeu muito, passei dias pensando nele, nada nesse livro é previsível e foi muito interessante acompanhar como a alma ingenua do dorian se definhou. recomendo mto

Lianlian 09/04/2024

Magnífico
"A juventude é a única coisa que vale a pena. Quando descobrir que estou envelhecendo, vou me matar.?

Personagens interessantes onde cada um de carrega sua própria história e percepções da vida, tem boas críticas sobre pressão social e a busca continua pela perfeição. A história é envolvente e nos faz refletir.

O Basil se tornou meu personagem favorito, tive empatia por ele ao longo de toda história. Um bom homem, um artista que ama. Não sou muito fã do protagonista e odeio o Harry, mas isso de maneira alguma estragou minha experiência lendo.

"Nessas horas eu sinto, Harry, que entreguei toda a minha alma a alguém que a trata como se fosse uma flor a ser colocada em seu casaco, uma pequena decoração para agradar à sua vaidade, um ornamento para um dia de verão.?
- Basil

Carol.Schober 08/04/2024

Um clássico é um clássico.
O Retrato de Dorian Gray fala de um rapaz da alta sociedade de beleza exuberante que encanta o pintor Basil, que faz um retrato do rapaz e considera aquela a sua melhor obra. Ele presenteia Dorian com o retrato e após uma conversa com o amigo em comum do pintor e de Dorian, lorde Henry, onde o lorde diz que Dorian deve aproveitar sua juventude antes que envelheça e fique feio, Dorian deseja que o quadro pudesse envelhecer no seu lugar ao invés dele.
A partir daí não direi muito mais coisas para não dar possíveis spoilers.

Sobre essa edição em específico que vem com vários comentários, notas e toda a questão de como a obra foi usada para condenar Oscar Wilde, eu achei muito interessante diversas informações que ela trouxe sobre a obra e as possíveis relações que ela tem com a vida do autor. (Fiquei chocada com a questão do Jack.... nunca imaginei esse rolê... e isso é tudo que direi a fim de não dar spoilers)
Também achei bem surpreendente como essa obra ( O retrato de Dorian Gray) pode ter sido usada para condenar o Oscar judicialmente... é ai, que vemos como era o comportamento e a visão da sociedade naquela época.

O título em si, achei bom. Confesso que achei que era uma obra mais obscura e um pouco mais explícita, digamos assim, uma vez que foi usada, como mencionei antes, no julgamento de Oscar Wilde como prova contra ele e seus atos. Dorian é um garoto bem caprichoso e mimado (também com a posição social que tem...) o que torna ele meio irritante e dramático, em certos momentos, mas a história é interessante. A relação da mudança das atitudes, em como uma pessoa pode ter uma imagem X e em outro momento passa ter uma imagem Y e como certos acontecimentos podem mudar uma pessoa, ou simplesmente, trazer à tona um caráter que estava oculto só a espera de uma oportunidade para ser revelado, de fato. A relação do quadro também gostei. Tornou a história um pouco mais obscura, deu uma atmosfera  mais interessante.

KellFontoura 08/04/2024

Não foi um livro fácil de acabar por ser muito detalhado, denso! Porém a história é excelente! Super indicaria

Mayra 07/04/2024

Foi o meu primeiro clássico e gostei bastante, senti que a leitura fluiu bem. Teve vezes em que quis largar mas tudo era culpa do Dorian e do Harry, que personagens difíceis de aguentar. Mas o livro traz reflexões muito boas e necessárias. Dorain é o reflexo puro da humanidade.
Achei o final bem condizente com o todo o contexto do livro.
Sem dúvidas um leitura muito boa.

Mylena.Esteves 07/04/2024

Eu acabei lendo as duas versões do livro e achei isso maravilhoso, porque a versão censurada explica algumas coisas que acrescentaram muito para mim. Tem um trecho da versão com censura que eu adorei, pois achei que foi um tapa na cara dos moralistas.

?E, quanto ao fato de ter sido envenenado por um livro, isto não existe. A arte não tem qualquer influência sobre a ação. É estéril, em sua soberba. Os livros que o mundo chama de imorais são os livros que mostram ao mundo a própria vergonha. Eis tudo.?

Durante a leitura me peguei pensando várias vezes no culto à beleza que vemos hoje em dia e pensando em todas as consequências que isso pode trazer. Também foi bizarro pensar que o Dorian sabia sobre tudo o que fazia de errado porque sua alma aparecia naquele retrato, mas e a gente? A gente consegue saber realmente como está a nossa alma? Sim, viajei muito nesse livro. O consolo foi que conversando com outras pessoas, vi que não fui a única. Ahahahahaha...

Fui surpreendida com algumas coisas que aconteceram porque eu não tinha lido nada sobre a história, inclusive o final! Eu não esperava exatamente esse final, mas gostei bastante!!!! Engraçado que o esteticismo da época pregava a arte pela arte, mas achei que o final acabou entregando algo de ética e moral. ?

simchpi 07/04/2024

Meu primeiro livro clássico
Esse foi o primeiro clássico que eu li e eu gostei bastante.
No começo pensei que não fosse gostar muito, porém a leitura fluiu muito, até me surpreendi.
Esse livro tem umas reflexões muito boas, a história é interessante e envolvente.
(Primeira vez que faço resenha e eu nem sei fazer resenha kskaksks)