Um Estudo em Charlotte

Um Estudo em Charlotte Brittany Cavallaro

Resenhas - Um Estudo em Charlotte

Klinef 08/11/2020

Eu não sabia da existência desse livro até pouco tempo atrás,é uma leitura rápida e bem interessante, é interessante voltar ao universo de Holmes e Watson. A leitura é bem fluída, ansiosa para ler os outros livros.

Dani do Book Galaxy 20/04/2020

Uma homenagem para o Sherlock Holmes, mas com cara de fanfic
Antes que eu desperte olhares tortos para mim por causa da expressão "cara de fanfic", já explico! Fanfics são histórias alternativas baseadas em histórias de outros autores, certo? Há uma liberdade artística de autores amadores usando personagens e universos criados por outros. Eu mesma já escrevi muita fanfic na minha vida. Pois bem; senti que "Um estudo em Charlotte" foi mais como uma fanfic criada por Brittany Cavallaro como uma forma de homenagear a obra de Conan Doyle e honrar o detetive mais célebre de todos os tempos do que um romance completo e íntegro em todos os seus elementos.

Quando fiquei sabendo sobre a ideia da autora de trazer descendentes de Sherlock Holmes e Watson e fazê-los interagir nos dias atuais, fiquei extremamente empolgada. Quando vi que a descendente de Holmes era uma garota, então! Todos os elementos estavam ali para um romance inteligente e interessante.
Na verdade, eu esperava uma inspiração mais ou menos como vemos no Dr. House MD (sim, o Dr. House da série): em que você capta as sutis sementinhas do Holmes em atitudes e trejeitos da personagem, como o vício do doutor em Vicodin, sua perna machucada, seu amor por música e, claro, seu fiel escudeiro Wilson.

Porém, o que acontece no romance de Cavallaro é que essa apropriação Holmes/Watson é tão óbvia que ficou, para mim, extremamente forçado. Começando pela Charlotte, a descendente de Holmes, que, obviamente, é uma garota prodígio enigmática, problemática e extremamente inteligente (nada surpreendente, até aí. Estamos falando de uma descendente de Holmes, afinal).
Mas, não bastasse essas obviedades, Charlotte TAMBÉM ajudou a Scotland Yard a desvendar um roubo de diamantes quando tinha só 10 anos. TAMBÉM é viciada em drogas pesadas. E, claro, é linda de morrer com toda essa inteligência e charme britânico.

Eu acho que teria me surpreendido muito mais - ou teria amado mais a personagem - se ela fosse DIFERENTE de Holmes, mesmo sendo sua descendente. Imagina uma Holmes blogueirinha - mas com o QI de 180. Acho que daria mais dimensão para a personagem, não sei. Estou só divagando aqui.

A outra personagem central no livro - na verdade, o protagonista - é o descendente de Watson, August. Assim como nos livros de Conan Doyle, Watson narra a história em primeira pessoa e é OBCECADO por Holmes. Pela Charlotte Holmes, aliás.
De fato, aqui temos um Watson que endeusa Holmes de uma forma bastante irritante. Depois de um tempo, eu já não aguentava mais essa paixonite adolescente dele.
Acho que a autora quis, assim como o criador original de Holmes e Watson fazia em seus romances, delegar a este segundo um papel de mero observador, que sempre acaba subestimando Holmes para, no fim, ser surpreendido (e salvo) pelo amigo.

Mais uma vez, sem surpresa nenhuma, é isso o que a autora entrega.
Na verdade, a história de dois adolescentes bancando os detetives só se tornou ligeiramente interessante para mim justamente por causa da inspiração em Sherlock Holmes, porque fora isso... não me agradou tanto.

Além das obviedades, achei tudo bastante forçado. De fato, bem coisa de fanfic mesmo.
Depois dos 70%, o livro ficou bem chato e eu estava literalmente me forçando a terminar.

Dito todos esses pontos, é uma leitura divertida, sobretudo para quem quer algo leve para se distrair. Só não espere nenhum mistério digno de Conan Doyle, e guarde sua paciência para uns dramas adolescentes bem bobinhos.

site: https://bookgalaxy.com.br/

Michele.GaviAo 08/04/2021

Demorei engatar nesta leitura mais depois que consegui, devorei e gostei muito do jeito que eles retrataram as história de Sherlock

Leticia 31/08/2020

Só eu que acho Holmes e Watson uns chatos?
Demorei um tempão para conseguir terminar esse livro...Li apenas dois livros do Sherlock Holmes e confesso que não gostei dos personagens do detetive e do Dr. Watson e o mesmo aconteceu nesse livro. Não consegui gostar dos personagens, Charlotte é arrogante demais e Watson é um babão e puxa-saco e só quando faltava 20% pra eu terminar o livro é que achei a história um pouco mais interessante. Talvez os fans de Sherlock Holmes podem gostar mais desse livro do que eu.
Natalia 31/08/2020minha estante
Também acho!

TCN 13/04/2020

Ótimo entretenimento
Pra quem gosta de Sherlock Holmes, esse livro trás uma leve nostalgia e alegria por ver como seria a vida de seus familiares na época atual. O livre tem uma evolução muito grande. Você consegue sentir os personagens se formando em pessoas mais concretas a cada página. Gostei muito ! Recomendo
mystxxrio0 13/04/2020minha estante
O ebook dele estava de graça na Amazon, aproveitei e fiz o download! Assim que tiver a oportunidade vou lê-lo

TCN 13/04/2020minha estante
Sim... Estava de graça e eu fui ler. É bom, vale a pena !

Raphaw 22/08/2020

Para quem curte
Sou uma pessoa muito encantada pelas aventuras de Sherlock, e sempre ficava inventando estórias na minha cabeça de como seriam outros membros de uma possível linhagem... E bom aqui está um livro para isso hahahs, gostei bastante dele achei bem envolvente, tendo me prendido muito bem a escrita é ótima ao meu ver, tem momentos para darmos risadas, mas isso jamais excluiria os temas pesados também abordados. Gostei bastante e vou dar uma olhada nos próximos livros da senhorita Charlotte Holmes!

@juliaavictorino 27/10/2021

Que livro gostosinho, era tudo que eu queria nesse momento. É um mistério/suspense adolescente, leve sem ser bobo e capaz de agradar um público bem versátil.

Adorei os protagonistas, tanto o Watson, nosso narrador e ponto de vista, quanto a Charlotte. E legal ver a contradição de personalidade entre o famoso Sherlock que conhecemos, frio e metódico, e sua tataraneta, uma adolescente no século XIX descolada, mas desde criança treinada para ser tão meticulosa como os outros Holmes.

O mistério é envolvente e suas reviravoltas e resoluções são bem fechadinhas e satisfatórias. As referências servem tanto para apresentar o universo de Sherlock para os novos leitores quanto para agradar aqueles saudosos dos clássicos de Sir Arthur Conan Doyle.

Um Estudo em Charlotte não deixa pontas soltas, mas deixa material engatilhado para despertar o interesse pelos próximos volumes, que com certeza já vão pra minha lista.

Julia 24/03/2023

Levinho e maravilhoso
Achei a trama interessante, e a cada capítulo o clima de tensão era construído de maneira gradual, amei a leitura e não vejo a hora de comprar os próximos volumes. Recomendo fortemente pra quem gosta de um bom livro de suspensão leve.

Elisa 11/07/2020

Escrever uma resenha sobre qualquer coisa que seja derivada, ou uma obra diretamente das mãos de Sir Arthur Conan Doyle, é algo íncrivelmente difícil de se fazer. Digo incrivelmente, mas talvez seja a palavra errada para se usar, uma vez que os personagens dele são muito críveis, tão críveis que eu ouso dizer que as 4 estrelas que dei para o livro são meramente pela profundidade desses personagens.
É claro que, o crédito por isso, é em partes, pelo olhar atento e detalhado de Brittany Cavallaro, a autora do livro. Ela capta com precisão todas as nuances dos persongens clássicos de Sherlock, transformando o livro todo em uma homenagem deliciosa às obras originais. Mas agora, vamos para a história.

A história acompanha o jovem James Watson, que vai conhecer em sua nova escola, ninguém mais ninguém menos que a descendente de Sherlock Holmes, a jovem prodígio Charlotte Holmes! E, o que ele sempre sonhou se torna real, eles vão investigar um assassinato lado a lado, como nas histórias antigas. Mas talvez não seja como ele esperava...

Para quem gosta de romances policiais e leia o livro meramente por essa razão, talvez se sinta frustrado, pois esse elemento é bem razoável no livro. Como já citei, a profundidade dos persgonagens é sem dúvidas, o que mais me encantou na história; toda a imagem platônica que Watson tinha pela Charlotte, o vício dela por drogras, o peso de ser quem ela é, tudo isso é o que faz do livro, uma leitura prazerosa. Além disso, é sensacional perceber como seria para alguém como o Sherlock, no mundo de hoje, como mulher. Os desafios e a cobrança é muito, muito maior. A autora trata desses temas com muito cuidado e beleza.

Mas de qualquer forma, acho que sou suspeita para dizer, afinal, sou fã da série na BBC, fã dos livros, da série Elementary e de qualquer outra obra que tenha tido influência do nosso caro Sir Arthur Conan Doyle. E como a própria autora diz, o livro pretende ser uma homenagem a ele, e assim sendo, cumpre muito bem o que propõe.

Eruditando trechos de livros 08/04/2021

Resenha Um estudo em Charlotte
Uma história que te prende do começo ao fim. Claro que não são as histórias originais de Sir Artur Conan, mas suas obras são bastante citadas e até encenadas nesse livro. Gostei muito do enredo, de como a autora desenvolveu a trama, misturando romance, suspense e até um pouco de humor. Charlotte e Jamie se conhecem na faculdade. Claro que um não queria ter contato com o outro, por causa das histórias de seus antepassados. Jamie sabia pelas histórias do seu tataravó como eram os Holmes, mas está no sangue ajudar um ao outro. Charlotte tem alguns problemas, parece uma pessoa sombria, na dela e não quer que ninguém se intrometa nos seus casos. Mas um Watson sempre vai bem.kkkkkk A história é bem empolgante, investigação de assassinato, imitando as histórias famosas de família e correndo risco de vida. Eu sempre tento descobrir o mistério antes do fim do livro, mas esse me surpreendeu. Muito bom! Super indico.
🧐🕵️‍♀️

site: https://www.facebook.com/eruditando/photos/3758568764190024

Camila(Aetria) 14/08/2020

Minha nossa.
Bem, lemos pro clube do multiverso X e só tenho a dizer que.... ruim.

Conversamos bastante sobre no cast número 06 do Clube do Multiverso, https://www.multiversox.com.br/2020/08/ClubedoMultiverso06.html?m=1

O livro foi decepcionante, mas a conversa foi boa. :)

Fábbio @omeninoquele 09/05/2020

Leiam!!
《#OMeninoResenhando》
⠀⠀
❝Se não estávamos na luta para sermos os melhores, ficaríamos na luta para sermos os mais privilegiados.❞
⠀⠀
Charlotte Holmes e Jamie Watson são tataranetos dos maiores detetives que já existiram. E mesmo que eles levem uma vida um tanto normal a história desses sobrenomes que carregam é sem dúvida um legado enorme à esses adolescentes.
⠀⠀
Jamie Watson mesmo que não desejasse ir para uma escola em Connecticut próximo a residência do pai, acaba por ser aceito com uma bolsa de estudos de rugbi em Sherringford, lugar onde por acaso Charlotte Holmes também estuda. E desde o primeiro encontro deles uma enorme energia intensa os envolve, e mesmo que a família de Jamie queira certa distância dos Holmes, o mundo dos dois jovens parece se unir, quando um dos seus colegas de escola é morto em circunstâncias bem atípicas e cheia de mistério.
⠀⠀
Daí os dois resolvem investigar o crime porque são considerados suspeitos por terem certo envolvimento com o garoto morto. Mas à procura de limpar seus nomes eles descobrem que aquele crime parece muito com crimes investigados por seus tataravôs e talvez estejam lidando com um assassino louco e obcecado pela história dos seus antepassados.
⠀⠀
Charlotte é uma Holmes problemática e percebemos aqui o quanto a história dela se entrelaça aos problemas que enfrenta atualmente e é o motivo de ela estar num colégio interno. Jamie Watson é mais emoção e mesmo que não queira estar naquele colégio, e não ter uma relação boa com o pai, sabe que precisa encarar seus problemas pra seguir em frente. Eu não conheço a história de Sherlock Holmes e John Watson, mas sei que são detetives brilhantes e possuem rivais à altura, inclusive uma família rival que sempre os perseguiu e que está de volta também aqui, os poderosos Moriarty.
⠀⠀
Preciso falar que o livro é muito fluido, ainda que possua capítulos um tanto longos, mas que nos distrai perfeitamente porque somos levados a todo momento a descobrir o assassino e a trama de mistério e investigação contribui muito para que a história voe. Os capítulos são narrados em primeira pessoa por Jamie a história se passa toda no colégio interno onde os personagens estudam, e eu acho que todo mundo que gosta de um bom livro de investigação ou que goste desses dois detetives, vai curtir conhecer Charlotte e Jamie.
#UmEstudoEmCharlotte #BrittanyCavallaro #EditoraRocco #RoccoJovensLeitores

site: https://www.instagram.com/p/B_8QUmyj9Gi/

Lory 25/03/2020

Sério não precisava do casal
Eu peguei o livro para ler achando que veria uma história de mistério e amizade, mas sério, e eu estava adorando o livro mas quando começou a aparentar que eles se tornariam um casal isso realmente estragou o livro para mim, quer dizer eu curti o final e Tudo mais, mas acho que poderia ter gostado mais se eu não tivesse decepcionada por eles enfiarem um casal alí no meio, por causa disso eu lobo livro correndo louca para terminar logo, não porque eu estava gostando mas porque eu queria terminar logo para me livrar do livro.

Juu 09/10/2020

bom porém.... ?
ok..... este livro me dividiu um pouco..
a premissa é ótima! e adorei essa idéia de se fazer existir o incrível sherlock e seu leal companheiro (também incrível) watson
o mistério é okk?? não me cativou tantooo a ponto de me querer fazer descobrir oq havia acontecido e tals.. achei algumas coisas bem bobas e teve cenas bem desnecessárias... enfim... ?

Jéssica 07/08/2020

Eu aprendi a amar as aventuras de Sherlock Holmes por causa de um grande amigo que é muito fã dele. Desde então, eu li livros que me encantaram muito, até me deparei com essa obra que é uma inspiração nas obras de Sherlock, sendo Charlotte a tataraneta do maior investigador que já existia e ela não foge dessa realidade. Com a mesma personalidade dos Holmes ela tem que desvendar o maior mistério da sua vida na escola onde estuda para livrar a sua pele de uma acusação muito grave, juntamente com seu amigo que tem o sangue do melhor amigo de Sherlock Holmes. Eu gostei especialmente porque a principal personagem é uma garota mostrando que ela pode ser uma aventureira e descobrir os mistérios assim como os homens considerando a época da obra.