Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Day 02/03/2021

Li primeiro o outro livro de Elisama: "Porque gritamos" e confesso que a leitura dele me prendeu mais do que essa. Talvez por esse primeiro estar voltado mais para a criação dos filhos, apontando algumas possibilidades que, no momento, não serão aplicadas por mim, já que ainda não possuo filhos, mas certamente vou revisita-lo quando for o caso.

Ainda assim, foi uma leitura interessante, com possibilidades de olhar para mim, em alguns momentos, e até de lidar com conflitos em casa no quesito autonomia.

Recomendo, especialmente para pais, que estejam buscando uma forma mais humana e acolhedora de educar os filhos.

Lari 24/02/2021

Um livro que fala sobre educação não violenta e que vai muito mais além do por que não se deve bater.

É um livro que tem uma proposta de ser uma leitura para ajudar os pais na educação de seus filhos, mas acho que ele vai muito além disso, se você é pai, mãe, filho, professor, psicólogo, enfim, acho que deveria ser uma leitura obrigatória.

Além de ser como lidamos com os outros, é também sobre como lidamos com nós mesmos, Elisama entregou uma obra incrível!

Rafael.Gomes 22/02/2021

Conhece-te a ti mesmo
A maturidade para orientar a criança no seu caminho de autoconhecimento está em admitir, a nós mesmos, que conhecemos muito pouco sobre nós. O compromisso com a nossa regulação emocional é condição para uma educação emocionalmente inteligente. Essa maturidade e esse compromisso ultrapassam o campo da educação e refletem em todos os âmbitos da nossa vida, sobretudo no relacionamento mais importante que possuímos -
aquele que temos conosco (...).

(...) a vida muda quando trocamos as certezas pela curiosidade (...).

(...) as consequências da substituição do elogio tradicional pela descrição das realizações, incentivando a autocelebração, pode transformar a forma como a criança lidara consigo mesma no futuro. Perguntar como se sente diante do que conseguiu realizar leva à reflexão. Descrever ajuda a dar perspectiva. Incentivar o reconhecimento das próprias conquistas fortalece a autoimagem.

As crianças são uma excelente oportunidade de reconexão com os nossos prazeres mais genuínos, com a nossa essência que sabe o valor
do hoje, cujo sinônimo é ?presente? não por acaso.

Tuyl 16/02/2021

Ótima leitura, com reflexões que julgo importantes a todas as famílias! Apesar de não ser fã deste tipo de livro, ele me trouxe importantes pontos.

patricia.ianetti 15/02/2021

Indico para pais e educadores
Leitura de fácil entendimento, bem explicativa e leve. Achei que seria uma leitura mais técnica, mas a autora nos traz a teoria aliada à prática de como lidar com os comportamentos e sentimentos das crianças. Gostei bastante!

Juh 21/01/2021

"Um novo olhar sobre a educação"
Gostei muito do livro! Consegui descobrir mais sobre a minha história, além dos diversos aprendizados, os quais não vejo a hora de colocar em prática com os meus alunos!
Indico esse livro para pais, professores e para aquelas pessoas que se interessam sobre o assunto!!

Talita 19/01/2021

Muito bom!
Gostei bastante do livro! Não achei repetitivo como costuma acontecer com livros do gênero "auto ajuda" que creio que ele se encaixa. Contém vários exemplos que ilustram os temas abordados e isso é positivo. Recomendo para pais e educadores que buscam uma educação de qualidade e não violenta, visando estimular a responsabilidade e autonomia em suas crianças ao invés do autoritarismo. Pretendo ler outra obra chamada "Por que Gritamos?" pois achei agregadora a escrita e vivência da autora.

Bruna Oliveira 16/01/2021

Leitura para pais
Achei o livro muito interessante, cada capitulo tem um resumo no final, fica super fácil caso queira voltar em apenas alguns tópicos do livro.
É um livro que faz abrir olho em relação a educação infantil, projetamos nossos sentimentos nas crianças e esperamos que elas tenham as mesmas reações que nos adultos, esquecemos que tudo é novo para elas, antes de educa-las temos que ter controle emocional para lidarmos com as frustrações e os erros que cometeremos nessa trajetória.
Educar sem agir com violência física e psicológica teremos no futuro crianças com menos danos psicológicos e mais confiantes.

Evandro Luiz 14/01/2021

Excelente
Adorei tudo no livro. A princípio li achando que veria alguém criticando a forma de criar os filhos. Ao contrário disso Elisama ensina formas diferentes de criar se o uso da violência, incluindo exemplos de comportamento e justificativas para tal solução.
Gostei muito da escrita, bem fluída e de fácil entendimento.
Já presenteei outras pessoas e recomendo a compra.

Fernanda.Avila 10/01/2021

Para todos, não apenas para pais e mães
Eu não tinha uma relação ruim com as minhas filhas antes de ler, mas ainda assim, melhorou demais. Tinha algumas arestas que precisavam urgentemente ser aparadas e, eu não sabia como aparar. Percebi que estava tentando lidar de uma forma desproporcionalmente autoritária e incisiva e, eu não acredito que isso seja realmente eficaz. Eu estava me sentindo péssima por acabar tentando solucionar os pequenos problemas comuns do cotidiano de uma forma que nem eu acreditava ser adequada, simplesmente porque eu não sabia como fazer diferente. Esse livro me mostrou um universo de alternativas para um outro universo de pequenos probleminhas que surgem diariamente.
E quanto mais aplico mais percebo que funciona demais.

Consigo aplicar o tempo todo e não tenho feito absolutamente nada de errado!? Claro que não. Eu não sou perfeita e nem tenho pretensão de ser. Vira e mexe dou minhas escorregadas. Mas sei que isso faz parte e está tudo bem. Mas a melhora que esse livro trouxe na minha vida e em mim como ser humano valeram cada minuto de leitura e vale minha recomendação para TODOS OS PAIS E MÃES QUE EU CONHEÇO.
Além de tudo acrescento que a leitura é leve, fácil e super agradável.

Alice 28/12/2020

Validação de sentimentos
Excelente leitura. Pais e educadores leiam este livro! Através do autoconhecimento mudanças significativas ocorrerão em seu cotidiano.

Nando Borges 22/12/2020

Repetitivo
Acho que li a palavra workshop umas 500 vezes no livro, talvez mais. Tudo acontece nos workshops da autora. Podia ter uma dinâmica diferente que não cansasse tanto.
Day 02/03/2021minha estante
Talvez seja porque esse seja o "laboratório" da autora. Não acho que seja repetitivo, mas explicativo, exemplificando as situações em que as ferramentas são necessárias e úteis.

Laura.Kuhnen 16/12/2020

Leitura muito necessária para todos os pais. Mesmo eu, que não tenho filhos, me interessei muito pelo livro pois foi possível fazer uma ponta com o meu trabalho de professora/educadora. Vários tópicos e aspectos citados no livro foram relacionados por mim ao meu dia a dia na escola, principalmente com os meus pequenos. Acredito em muito do que li, apesar de admitir que muitos processos abordados parecem impossíveis e muito difíceis de lidar.
No entanto, vale a pena abrir a mente para diferentes formas e possibilidades de lidar com as nossas crianças.
Recomendo enormemente a leitura, a qual foi rápida e muito fluída.

Baconzitas 09/10/2020

Um livro que é curto, mas precisa de tempo para ler e processar o que está escrito. Nos faz revisitar nossas lembranças, histórias, infância!

Aline 04/10/2020

Excelente
Excelente livro que nos leva a refletir nossa forma de maternar.