Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Paula.Costa 31/05/2023

Livro muito importante pra quem precisa de ajuda no processo de educação dos filhos. Optar por educar de forma respeitosa, não violenta e reconhecendo que não somos donos dos nossos filhos não é tarefa fácil pq a maioria de nossas referências e impulsos são contrários à isso. É desafiador e a Elisama consegue nesse livro, dar uma luz, uma direção, uma esperança de que é possível e de que vale a pena.
É um livro fácil de ler, linguagem acessível, não é piegas nem clichê e digo isso pq já li alguns sobre o tema que passavam a impressão de ser um compilado de tuítes rasos e desconexos. Não é o caso aqui! Tem muitos exemplos práticos que ajudam de verdade na jornada da educação e da comunicação não violenta. Indico muito

Jéss 22/05/2023

Livro excelente.
Esse é o segundo livro de Elisama que leio e assim como no anterior, traz reflexões sobre educação e vida de modo geral, enriquecedoras. O livro tem como foco a educação não-violenta, mas entrega muito mais que isso, com certeza, sua leitura é útil para todos nós.
Indico demais!

rodrigoscna 07/05/2023

Li no papel da criança que hoje é um adulto
Li esse livro não no papel de um pai querendo aprender sobre educação não violenta.

Li esse livro no papel do filho que teve uma educação "tradicional" contrária à proposta pelo livro, e que hoje vive uma vida de adulto com diversos traumas e problemas de autoestima, relacionamento e mais.

Fui criado em uma família tradicional, católica, onde sempre foi esperado que eu fizesse tudo certo, que eu fosse o filho certinho e bom. Embora não tivessem havidos muitos momentos de palmadas em minha criação, sempre busquei com todas as minhas forças atender às expectativa de meus pais e familiares para não decepcioná-los, buscando sempre uma aceitação e acolhimento por ser um filho bonzinho.

Isso me levou a uma vida de mentiras, onde nunca consegui ser eu mesmo, onde fui me assumir gay para meus pais apenas perto dos 30 anos de idade. Onde deixei de ter relacionamentos e fazer coisas que tinha vontade por puro medo de decepcionar as pessoas a minha volta. Onde simplesmente abandonei minha identidade e deixei de ser eu mesmo.

Esse livro me ajudou a entender um pouco de onde surgiram tantos medos, inseguranças e falta de autoestima e de amor próprio que hoje eu preciso lidar.

Meu mais sincero agradecimento à autora Elisama por me ajudar a aprender um pouco mais sobre mim mesmo para que eu tenha uma chance de mudar e lutar por uma vida feliz.

Kelly.duarte 03/05/2023

Achei o livro bem reflexivo, com varios trechos interessantes e realistas, com certeza aprendi muito com a leitura e vou praticar muito do que li!

Geisi9 26/04/2023

A autora, de modo leve e direto, como se estivéssemos tomando um café, apresenta situações do dia-a-dia, que na minha visão eram complexas, de modo simples e com sugestões para aplicação na prática.

Os capítulos tratam de como lidar com os sentimentos das crianças, fortalecendo-as, orientando-as para a vida e abandonando as punições. Um convite para um novo olhar sobre nós e nossas relações!

amanda2268 24/04/2023

Adorei esse livro, me deixou bastante reflexiva. apesar de não ser mãe, tenho mta curiosidade sobre a educação não violenta pq é a que eu pretendo ter (e espero que consiga) entrei numa grande reflexão lendo, dei 4 estrelas pq foi só o primeiro livro q li sobre o assunto então não tenho outros pontos de vista pra comparar

mari 22/04/2023

A elisama mostra aqui uma forma de educação que eu nunca consegui engolir nos livros sobre comunicação não-violenta: uma educação na base da conexão. muitas vezes a abordagem da CNV soa como um roteiro pronto que nos afasta da espontaneidade das relações humanas, mas esse livro traz uma visão mto mais bacana e alcançável de uma educação respeitosa.

Amanda 21/04/2023

Não tenho muito o que dizer desse livro além de que ele cumpre o prometido. Ainda não tenho filhos, mas estou na jornada de preparação para isso e ter livros como esse, ajuda muito a delimitar o tipo de mãe que quero ser. É uma leitura muito boa, muito reflexiva e recomendo para tds que entraram ou pretendam entrar nesse universo.

Evelin 15/04/2023

Maravilhoso
Recomendo muito esse livro até para quem não tem filhos, incrível.

"Os adultos que somos são frutos das crianças que fomos. E, como Freud dizia: passamos a vida adulta lidando com os resíduos do que vivemos na infância."

KessyCosta 06/04/2023

Excelente
Excelente início nos estudos da educação não violenta. É um livro introdutório, mas que traz luz sobre vários questões na educação dos filhos de maneira não violenta, que não foi a forma como a maioria de nós foi educada. Recomendo o livro, mas como uma trilha inicial.

Carol 06/04/2023

A gente começa a ler pensando em ajudar na comunicação com os filhos e termina numa grande viagem dentro de nós mesmos! Maravilhoso!!
Robtavares 06/04/2023minha estante
Diante da sua resenha, me pergunto: preciso desse livro? Eu mesma respondo: preciso!

Carol 07/04/2023minha estante
Kkkkkrying

Karina.Nishiyama 31/03/2023

Um novo olhar
Essa autora apresentou de forma natural e suave conceitos de Educação não violenta com
Exemplos de vida real. A realidade nós faz mais humanos e empáticos.
E saber que os sentimentos e os pensamentos também são comuns em outras pessoas nos fazem entender que somos seres em eterna evolução.

Thais.Ataides 30/03/2023

"Acolhimento, empatia e compaixão precisam fazer parte da nossa relação com nós mesmos. Quando estamos cheios deles, fica mais fácil transbordar."

juhpancini 27/03/2023

Sessão de terapia
A gente pega pra ler pensando na educação dos nossos filhos, mas no final é uma viagem a nossa infância e ao nosso interior. É uma sessão "pesada" de terapia.

Lize.Freitas 20/03/2023

Gostei!
Eu atualmente não tenho filhos, mas busquei esse livro por querer ser mãe futuramente e para refletir sobre como educar melhor nossas crianças. Acredito que foi uma boa leitura, fortificando o que eu já penso: primeiro devemos cuidar de nós, depois dos outros. E isso cabe para tudo, filhos, pais, maridos, namorados, amigos... acho válido mesmo que você não tenha filhos, ler esse livro. Ele é rápido e acho que vale a reflexão de vários pontos.
Jéssi Lima 20/03/2023minha estante
??????