Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Lene Colaço 27/01/2022

Acolhedor
Muito tem se falado em "educação não violenta" nos últimos anos. Finalmente as pessoas estão se atentando para o óbvio: que o outro precisa ser tratado com respeito. Especialmente se esse "outro" é uma criança, um ser indefeso, totalmente dependente, e que se espelha em nós.

Nesse livro a autora aborda o tema usando situações do seu workshop, e até mesmo nos contando situações pessoais com os seus filhos, para exemplificar os problemas, causas e alternativas. São muitas histórias, sempre acompanhadas de reflexões e perguntas, para nos dar, não uma receita pronta, mas ferramentas para criarmos nossas próprias alternativas, prezando sempre pela conexão dos pais com a criança.

Preciso dizer que achei um pouco repetitivo sempre citar que aquilo aconteceu no workshop. Workshop, workshop... e também sentia um tom de "se fizer isso vai dar certo, é simples". Mas isso pode ser uma interpretação com base nos meus sentimentos. Eu sei que não é nada fácil. E como a autora diz no próprio livro, existe uma diferença entre realidade e julgamento. Mas esse sentimento passou completamente no último capítulo, que é reservado para os pais.

É no capítulo de fechamento onde a autora diz que não é fácil. Mesmo sabendo o que devemos fazer, e querendo fazer, pode ser difícil e doloroso. E é nesse momento que ela fala da importância de cuidarmos de nós, do nosso corpo, mente, sentimentos, para que assim estejamos aptos a cuidar do outro. Foi como um abraço depois de uma longa conversa com uma amiga.

É um livro que vou demorar um bom tempo digerindo, mas quis escrever esse resumo para não passar batido o que está borbulhando agora. Mas quero revisitar alguns trechos que marquei, e o manterei por perto para relembrar todas as lições sempre que fraquejar e achar que não sou capaz de dar o meu melhor (mesmo que hoje eu já dê o melhor possível).

Acho que posso dizer que esse livro é indicado para qualquer pessoa que deseje melhorar sua forma de se relacionar, seja com uma criança ou não. Inclusive, melhorar o relacionamento consigo mesma.

Mari Oliveira 17/01/2022

Educação não violenta
EDUCAÇÃO NÃO VIOLENTA
Autora: Elisama Santos
Editora: Paz & Terra
Páginas: 166 páginas

Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças.A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica. Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman. Este livro é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.

Fala galera do Porão Literário, como vocês estão? Na resenha que eu vou trazer pra vocês nos próximos parágrafos eu decidi sair um pouco da minha zona de conforto em ler um livro não ficção que retrata de um tema extremamente importante de ser entendido e discutido em nossa sociedade. Digo fora da zona de conforto porque é um dos primeiros livros do gênero que eu leio, e posso dizer que retirei tantas informações valiosas que eu tenho certeza de que este será o primeiro de muitos que lerei. Enfim, bora pra resenha?

Educação não Violenta foi um dos livros que veio no kit de Setembro do Clube Da Vinci. O clube funciona através de uma assinatura mensal, nele existem vários planos que abordam gêneros literários diferentes, para conhecer mais sobre o Clube da Vinci você pode clicar neste link. Enfim, o livro é da autora Elisama Santos, uma educadora brilhante que atua na área da educação dando palestras e workshops para pais e professores.

O livro retrata justamente o método de educação que cada vez vem sendo abraçado pelas famílias e educadores de todo o mundo, isso porque seus resultados são muito mais eficientes e humanizados do que a cultura normativa que temos de educação. Justificar obediência através das famosas "palmadas" sempre foi um argumento utilizado pela sociedade na função de educar alguém, esse comportamento é visto como normal e aceitável por grande parte da população, entretanto, é necessário jogar um estudo sobre o que essa obediência forçada cria na mente de uma criança.

Elisama Santos retrata muito bem essa questão em seus argumentos utilizados, reforçando então o imediatismo que a violência trás da educação. Afinal, bater no filho para "ensinar" que a atitude que ele tomou está errada pode na hora parecer eficaz, já que a criança para de praticar aquela ação, mas, será que ela realmente entendeu o porquê aquilo é errado? Ou só parou por medo de apanhar novamente? Essa questão quando evidenciada parece ter uma resposta óbvia, porém muitos não a enxergam.

A autora não só evidencia esse problema como, através de relatos reais de pessoas que pediram seu auxílio e de sua própria vivência, tece construções saudáveis para melhorar os relacionamentos de adultos e crianças, o modo de se portar e fazer com que a criança consiga entender o que sente para que possa conversar sobre isso.

Essa postura dialógica é EXTREMAMENTE importante e eu concordei com a autora durante toda a minha leitura, associei também vários de seus exemplos a minha infância e adolescência. Elisama consegue construir o livro de forma incrível! Já estou indicado e emprestando a algumas amigas minhas que já são mães na intenção de propagar essa cultura de não violência. Logo, Educação não Violenta tornou-se uma das minhas melhores leituras do ano!

Carol.Lopes 13/01/2022

Ótimo
Livro extremamente reflexivo, indico a leitura para também quem não tem filhos pois ele tem o poder fazer com que questionamos nossas atitudes tanto internas quanto externa.

Carlos 12/12/2021

Necessário
Esse livro me trouxe uma nova visão sobre a relação entre pais e filhos que parece até óbvia depois de lida, mas que não enxergamos antes pela educação recebida de nossos pais ou a que é encorajada pela nossa sociedade, baseada em punição/recompensa e distanciamento para impor um "respeito" que é mais medo.
A autora propõe ver a criança como o que ela é: uma pessoa em formação que tem direito de ter suas emoções e necessidades reconhecidas e satisfeitas pelos pais ou responsáveis, que são seus guias nesse mundo.
É uma forma que exige criatividade e atenção à relação, como em qualquer outro relacionamento humano, e portanto é um pouco mais difícil, porém com resultados muito mais recompensantes por permitir uma relação próxima e verdadeira com seus filhos.

Lua 21/11/2021

Ótimo livro pra quem cuida de crianças, com ensinamentos necessários pra uma criação saudável e relação de amor e respeito entre você e a criança. Recomendo a todos da área!

Drielle Geanini 13/11/2021

Recomendo para todos os pais
Através de uma linguagem simples, próxima, explicativa e prática, Elisama nos leva a refletir sobre nossas atitudes do dia a dia como pais, nos mostra alternativas práticas, simples, mas eficientes e nos mostra que temos as ferramentas necessárias para um novo modo de educar e cuidar.

Renatinha 08/11/2021

Leitura bem fácil e acessível! Leva a reflexões importantes não só para a educação de filhos mas para autoconhecimento! Gostei bastante

Liliam 24/10/2021

Um livro muito importante
A autora do livro é psicanalista e se formou depois de ser mãe. Deixou a área do Direito. É um livro que não tem um tom autoritário do que tem q fazer como muitas vezes vemos nos insta. Há sim muitos questionamentos, principalmente sobre a educação q recebemos e q tb nos constituem. É tb de uma mulher negra, nordestina e que fala de uma educação q não recebeu, a não violenta. Ela Tb não diz q educar seja uma tarefa fácil.

O livro virou best seller no Brasil e fico feliz por isso.. Eu recomendo a leitura. Ela tem canal do YouTube, participou recentemente de um podcast chamado Calcinha larga. ¡Quem puder comprar o livro dela compre. Vale muito a pena.. Não podemos Tb querer tudo de graça no instragam. O livro é fruto de um trabalho intelectual q merece ser remunerado

Uma amiga me emprestou esse livro. Eu agradeço 😄😎

Lika.Tanaka 01/10/2021

Livro bem curtinho e por isso super rápido de ser lido. Gostei bastante do livro, tanto que comprei o outro livro da autora

Carol.Fedre 24/09/2021

Educar para o amor
Educação não violenta é o livro que todas as pessoas que queiram educar com e para o amor e a empatia devem ler.

Elisama Santos traz com assertividade várias reflexões e formas de modificar aquilo que está enraizado em nós sobre como é o processo de educar.

Para além disso, nos faz pensar na nossa humanidade e mostra que somos seres humanos e, portanto, imperfeitos. Que nos aceitar como tal faz com que consigamos nos acolher, compreender nossas frustrações e aprender a melhor forma de lidar com elas.

É um livro sobre educar os filhos, mas, sobretudo, sobre nos descobrir pais.

Nicke 17/09/2021

Superou minhas expectativas
O livro é bem mais completo do que imaginei. A autora soube escrever muito bem e ainda nos mostra exemplos reais.

sstrowitzki 07/09/2021

Educação Não Violenta
Que leitura incrível! Mesmo não tendo filhos, achei o livro interessante por eu ser professora e lidar com crianças no dia a dia. A autora traz exemplos reais de pessoas reais, inclusive dela mesma. Ela mostra que ninguém é perfeito e sempre podemos aprender uns com os outros. E o mais importante: cuidar de si para poder cuidar do outro.

LarisseGomes 24/08/2021

Prepare-se para quebrar paradigmas de criação de filhos e educacionais
Esse livro é uma obra-prima feita com muito amor por uma pessoa maravilhosa.

É um livro curso, rápido e ao mesmo tempo intenso.

Fala ferramentas da Disciplina Positiva é Comunicação Não Violenta de uma forma muito mais prática e fácil de visualizar no dia a dia.

Ela trás também relatos de momentos vividos como mãe e educadora parental.

Enfim, leia e desfrute. E claro, bem vindo ao clube de pais conscientes.

Rapha 24/08/2021

Esse livro é maravilhoso para adultos com ou sem filhos. A leitura é fluida, gostosa e rápida, super indico!

camilapintc 19/08/2021

que livro!!!
Comprei esse livro com objetivo de rever meus hábitos, ações e relacionamentos com as crianças da minha família, porquê vejo que involuntariamente eu reproduzo um série de comportamentos para com eles que minam a autoconfiança e autoestima, e um problema que eu ainda carrego muito, uma vida baseada no que as pessoas pensam....

Me apaixonei pela proposta, pela capa e nas primeiras páginas pensei "Meu Deus, certeza que vou favoritar!" e cá estou eu, deixando aqui o coraçãozinho.

Tantos aprendizados em poucas páginas... comecei a ler com um objetivo e finalizo com inúmeros aprendizados e propósitos para encaixar na minha vida, no meu relacionamento com as crianças, práticas de empatia com meus pais, respeito e cuidado com todos os seres.

Elisama, trouxe perspectivas incríveis na qual eu pude me ver, ver minha família, nossas ações e relacionamentos. Estou muito longe de ser mãe, mas fica claro que posso aplicar todos esses ensinamentos fantásticos de autodisciplina, autonomia, respeito e resiliência em mim e em todos ao meu redor.

Obrigada, Elisama!
Por mostrar e dividir tanto, por fazer eu me ver tanto, por abrir um mundo de novas possibilidades para quebrar o ciclo que vivo, para mudar esse mundo com amor e respeito. Obrigada por ensinar tanto, você foi precisa e extraordinária em absolutamente tudo que escreveu, vou levar seu livro para a vida!