Educação não violenta

Educação não violenta Elisama Santos

Resenhas - Educação não violenta

Berê 19/03/2023

Fácil leitura
Esqueci de escrever a resenha e agora já não sei mais o que escrever...
Lembro que foi uma leitura fácil, voltada para o público de responsáveis, porém gosto de lê sobre o assunto mesmo não tendo filhos, sou professora de crianças e esse conteúdo me interessa bastante.
Leitura rápida, com exemplos de cada situação.
Não vou conseguir lembrar os detalhes mais rs.

Mahoe 08/03/2023

Lindo lindo
Eu amei o livro, muitas coisas foram repetidas do livro "comunicação não violenta" do Marshall Rosemberg mas com um enfoque maior para pais e mães. Recomendo para os pais que estão procurando novas alternativas para lidar com os problemas familiares e também para os filhos que procuram ter mais empatia com os pais.

Wellen 19/02/2023

Elisama, ama
Já tinha ouvido falar do livro pela Karina Vieira e a gabi de pretas, no podcast afetos e nas redes sociais delas. Sou psi de formação e trabalho na área, não atendo crianças e adolescentes, mas achei o livro muito sensível inclusive no trabalho com adultos e com nós mesmas. Recomendo a leitura, é uma escrita fluida e muito acessível, senti como se a elisama estivesse falando comigo. Que possamos ser mais nós mesmas inspiradas por ela!

Ana Prado 12/02/2023

No ponto certo!
Gostei do livro pois ele traz topicos extremamente necessários e explica de uma forma muito didatica, que faz muito sentido. Eu acho que é um livro mais para pais porem sou educadora e fiz bom proveito dele. Eu acho que serviria como um otimo presente, leitura gostosa e aborda apenas o necessário sem se tornar um livro chato e repetitivo. Gostei!

Bia 08/02/2023

Adorei a leitura e recomendo!
Me tornei mãe no fim do ano passado, e tô em busca cada dia que passa de mais conhecimento que me ajude nessa nova fase da vida. Esse livro trouxe muitos pensamentos que me remeteram a situações que eu mesma vivenciei no meu âmbito familiar, então foi nostálgico por um lado, e por outro, me fez pensar o quanto a maternidade é desafiadora, e exige de nós (mães), mas que não é impossível tratar as coisas com mais leveza? claro que vão ter erros, brigas, falhas, mas, há meios que com muito esforço podem nos ajudar a passar por essas situações de uma forma mais saudável. Recomendo muito a leitura pra futuras mamães.

Suellen202 08/02/2023

A leitura é fácil e bem compreensível, acabei saindo da minha zona de conforto, pois sempre estou nos livros de romance, e esse por ser mais direcionado para os pais, pude identificar algumas ações que fazemos, frases que falamos e como precisamos estimular a criança a ter autonomia, autoestima, disciplina. Ela não é um robô, acredito que a maternidade em si, é muito difícil, ter que cuidar da casa, casamento, e ainda ter tempo para brincar com os filhos, ter paciência de educar, de tirar os rótulos de como você foi criado e não quer repeti-los, como gritar e bater não é fácil e nem sempre vão te compreender.
Compreendi que é necessário pensarmos em como a criança se sente, escuta-la, saber conversar, e também cuidar de si para que possa cuidar do outro.

profa_ana_paula 07/02/2023

De onde vem nossos sentimentos?
Um excelente livro sobre essa luta de tentar educar sem violência, quebrando ciclos. Além de muitas estratégias para usar com a criança, o livro mostra que os pais também tem que se conhecerem para que a educação flua de maneira mais leve para todos. Não é de leitura rápida.

Eitalizandra 07/02/2023

Gostei
Pra quem quer tentar uma abordagem diferente da tradicional com gritos e palmadas é bem válido! Tem alguns pontos q eu não concordo mas quase 100% perfeito pra mim.

Matheus 01/02/2023

Experiência Incrível
Um ótimo livro. Li em conjunto com a psicoterapia e esse deu uma grande contribuição para minha inteligência emocional.
Recomendo muito a leitura.

Ma Trento 08/01/2023

1??
Começar o ano com livro 5 estrelas é bom demais! Sou estudante de fono, não tenho filhos, mas quis ler esse livro para me ajudar com as ?birras? que as crianças fazem nas sessões, e que nem sempre são fáceis de lidar. Acredito na educação sem violência porque sei dos danos que ela causa no desenvolvimento da criança, e é de extrema covardia adultos que agridem crianças como forma de educação. Esse livro fala exatamente sobre isso e deve ser de grande ajuda aos pais que querem, de verdade, quebrar o ciclo da educação violenta que segue sendo passada de geração em geração no Brasil. Recomendo para quem quer acabar com esse ciclo!

Miguel 08/01/2023

leitura essencial para todos
não somente a tutores,vai muito além de um simples livro de apoio a ajuda na criação de crianças;
como pequenos seres humanos temos neste livro um leque de dicas e observações a como lidar com pessoas. todos deveriam ter o prazer de parar pra devorar e pensar sobre cada coisinha dita nestas páginas.

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 02/01/2023

Educação Não Violenta

No primeiro dia útil do ano vamos começar falando sobre o último lido de 2022.

Hoje me debruçando sobre leituras focadas no maternar, educar e cuidar de pessoas, tenho percebido que tudo é muito sobre nós do que os outros, em como lidamos com as situações do dia a dia, como reagimos quando as coisas fogem do controle, como tiramos o melhor para incentivar e guiar sua criança.

Esse movimento tem vários nomes: educação respeitosa, educação positiva, educação saudável, educação consciente?.enfim, todo caminho dá na venda. E nós como adultos conscientes e teoricamente mais maduros do que as crianças, temos a missão de guiar, acolher e ajudar o desenvolver desse novo ser humano que está em nossos dias.

Ler educação não violenta foi terapêutico, conversou muito comigo, com a criança guardada em mim e o adulto que convive com essa criança aqui dentro. É um livro para ler e reler sempre. Os relatos reais das situações do dia a dia, e quais os caminhos são tomados e seus respectivos resultados. Mas sempre lembrado que não existe fórmula, nossas crianças e nós não estamos em uma caixinha, não é receita de bolo. O que percebi lendo este livro incrível e que super indico para qualquer pessoa, tendo ou não alguém para educar, é que nós como educadores não somos nem seremos perfeitos, nunca busque isso, busque acertar, e quando errar, reconhecer esse erro e seguir. É um caminhar constante, um doar-se, culpar-se, aprender, crescer, cair e levantar, como são os nossos caminhos diariamente, e esses caminhos que nos tornam quem somos.

Dayy 30/12/2022

Educação não violenta
Respeitar o querer não quer dizer atendê-lo. Acolher o choro não significa evitar o choro a qualquer custo.

Rodrigo 29/12/2022

Novo olhar sobre Educação
Gostei do estilo em que o livro foi escrito, tem bastante exemplos, e os temas são tratando de acordo com exemplo apresentado.
Como reflexo vale bastante.