Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

Xan 18/12/2012

Não abandonei, apenas dei um tempinho nesse livro mas logo darei sequência

MARCIA MARIA 04/12/2012

Lucan ou São Lucas

A Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, bem instruído e autor de um dos Evangelhos e do Livro de Atos. lendas antigas o descrevem como uma pessoa fora do comum,a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo. Em MÉDICOS DE HOMENS E DE ALMAS, Taylor Caldwell combina estas duas imagens de um dos homens mais importantes da Igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos oprimidos e pobres. A autora pesquisou a vida e as obras de Lucas durante anos e as descreve de forma romanceada num livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante.
Único Apóstolo que não conheceu jesus Cristo. Lucano era filho de escravos libertos e protegido de um grande soldado romano, que pagou seus estudos em Alexandria, para que se tornasse médico. Aos 10 anos de idade que ouve falar em Jesus Cristo pela 1ª vez, quando vê a estrela que chegou para anunciar o Messias, entretanto Lucano passa um grande período da sua vida brigado com Deus, acreditando que este somente trazia tristeza, pois perdera o grande amor de sua vida sem nada poder fazer para salvá-la. Como seu protetor casou com sua mãe, Lucano tornou-se seu herdeiro e por isso um homem muito rico, mas apesar disto escolhe uma vida de pobreza e peregrinação. Dedicando-se a arte de curar as pessoas, e fazendo vários milagres para aliviar o sofrimento dos doentes. Lucas volta a acreditar em Jesus quando encontra o filho de um paciente que havia desaparecido quando tinha 02 anos de idade, e desde então começa a escrever seu Evangelho sem nunca o ter visto, indo para isto, atrás das pessoas que o conheceram, inclusive a Virgem Maria. é Uma história fascinante, de um homem de verdade que amou muito e sofreu muito, teve muitas dúvidas e finalmente a certeza absoluta da fé.

Clara Mítia 21/11/2012

Médico de Homens e de Almas
Sem dúvida alguma, esse foi o livro mais sensacional da minha vida. Durante a leitura parecia sentir os gostos, os aromas e ver as paisagens descritas pela autora Taylor Caldwell. O que dizer sobre o médico grego que buscava o Deus Desconhecido, a razão de sua vida, e ao deparar-se com Ele em Jesus, colocou-se interiamente a serviço Daquele veio salvar o mundo? Digo apenas que passei a amar Lucano (nome grego) ou São Lucas, como o conhecemos pela autoria de um dos 4 evangelhos. Não tenha medo de buscar a Deus como fez esse Médico de Homens e de Almas. Embarque nessa viagem e boa leitura!
Taninha 28/11/2012minha estante
Verdade, Clara!

É o tipo de livro que consegue nos deixar com vontade de sermos pessoas melhores.
Tudo nele é lindo e extremamente sensível. Um dos melhores livros que já li....

Clara Mítia 30/11/2013minha estante
Obrigada Taninha!

Lidia 14/10/2012

Um dos melhores livros que já li!
Essa resenha é parte da leitora Dirce, gostei tanto que resolvi copia-la aqui.
Eu classificaria esse livro como em 3 em 1. Sim, porque ele é dividido em 3 partes: a primeira traz doses de romantismo, a segunda doses da história e da política de Roma e a terceira trata da conversão de Lucano.
Na primeira parte, por meio de uma narrativa extasiante que trouxe à tona meu lado romântico - há muito adormecido- pude conhecer a história de Lucano (um grego) desde sua infância, o seu amor por Rúbria , e a grande paixão que sua mãe ( Íris) despertava nos homens .
Os 3 ( Lucano, Rúbria e Íris ) eram dotados de tamanha beleza, que tiveram sorte de não terem provocado a ira das divindades gregas(esse é um gracejo que faço, já que as divindades gregas eram citadas a todo momento, e também elas colaboraram para o meu êxtase, pois a mitologia é uma antiga paixão minha).
Lucano não foi castigado pelos deuses ou deusas enfurecidos por sua beleza, ele foi castigado por sua sensibilidade, pela compaixão que nutria pelos seus semelhantes e pela dor da perda da pessoa amada. Tornou-se um cético e um revoltado com o Deus desconhecido. Vivia em constante tormento, mas jamais deixou de ajudar aos necessitados.
Na segunda parte Lucano deixa Roma para estudar medicina. Há relatos de várias curas ( milagres?) que levou Lucano a crer em diagnósticos errados.
Lucano conhece, nesse período, pessoas que irão contribuir, mais adiante, de forma significativa na sua conversão, dentre eles, Sara e seu pai (Eleazar) que lhe confere uma missão praticamente impossível de se cumprir.
Já, a terceira parte, é dedicada a rendição de Lucano, da sua reconciliação com o Deus desconhecido e à sua peregrinação para se inteirar da vida e morte de Jesus ( já que ele não chegou a conhecê-lo).
Nessa sua busca ele encontra Maria que lhe conta sobre a infância de Jesus e sobre o sofrimento que sentiu ao saber que seu filho não lhe pertencia , mas a Ele.

jo 27/08/2012

IMPACTANTE!!!
Fiquei dois anos com esse livro na estante e de repente resolvi começar a leitura e me apaixonei desde a primeira página.
Com uma riqueza de detalhes,Taylor Caldwell vai desenvolvendo a história da vida de Lucano e não tem como não se envolver com a narrativa.
Mesmo quando eu tinha que interromper a leitura para dormir,a história me acompanhava e eu já acordava pensando no próximo capítulo.
Imperdível para quem está procurando uma boa leitura.
Lourilúcio 12/09/2012minha estante
Que bacana saber que outras pessoas viveram as mesmas sensações com essa fantástica obra, recomendo a todos!

Márcia 11/04/2012

Um dos livros mais bonitos que já li. Conta a história de São Lucas, um verdadeiro médico de homens e de almas.O único evangelista que não conheceu Jesus em vida.

Julia M 12/11/2011

muitoo bom
minha amiga o recomendou para mim e no começo duvidei se era bom, mas li. É um livro incrivel, otima historia e estilo cativante
quem ler não vai se arrepender

Dayane 03/08/2011

Médico de Homens e de Almas
Este livro merece não 5, mas 10 estrelas. E a autora por todo seu carinho e dedicação ao nos presentar com esta história merece nossa reverência.
Um livro que é absolutamente completo, um relato emocionamente da trajetória de Lucano, um menino grego, que era de uma família de escravos em Roma, provando seu valor ao tornar-se médico e toda sua trajetória de vida até chegar à terra onde viveu Jesus e lá finalmente encontrar sua fé.
Quem o ler não só aprenderá sobre Lucas que nos escreveu um evangelho tão tocante,mas sobre os lugares por onde passou: Roma, Grécia, Macedônia... com descrições tão perfeitas que você sentirá que fez parte daquela viagem.
Faltam palavras para expressar o quanto este livro trabalha com sua vida conforme você avança na leitura. Lucano tem dúvidas e angústias muito humanas e ao enfrentá-las,o leitor enfrenta um pouco das suas próprias.
MARAVILHOSO!!!!!

DIRCE 25/07/2011

Três em Um
"Médico de Homens e de Almas" um livro com o qual sempre me deparava, quando eu ia a algum Sebo, aqui em minha cidade, mas que nunca me animava comprá-lo. Chegava a pegá-lo nas mãos, porém o número de páginas e minha relutância em voltar ao banco de catequese ( era o que vinha a minha mente: que era o um livro com o intuito de evangelizar) fazia com que eu o devolvesse a prateleira.
Entretanto, da última vez que fui a um Sebo, folhei o livro e o que li no prefácio me deixou atônita. Não, não foram os anos dedicados ao livro ( 46 anos) nem o número de obras pesquisadas( mais de 1000) que me causaram tamanha surpresa e fizeram com que, desta vez, eu adquirisse o livro. O que me motivou foi saber que Taylor Caldwell escreveu a primeira versão do livro quando ela contava com 12 anos de idade. Pensei: tão precoce assim deve ser, sem dúvida, uma grande escritora.
Logo nas primeiras páginas tomei ciência que Taylor era uma mestra na arte de narrar e que me seria impossível fazer uma leitura sem uma entrega de corpo e alma .
O encontro de Lucano com Maria ( N. Sra) e ,quando ela dele se despede com um aceno, foi a parte do livro que mais me comoveu. Não creio em santos, mas sou muiiito devota de N.Sra e , em minhas orações, é a ela que eu busco, e acredito no que diz o Mauro( alguém muito próximo da minha família): N. Sra não pede ao Seu Filho;ela lhe ordena.
Cheguei ao final do livro meio que reconciliada com o eclesiástico, pois estou farta de presenciar promessas de curas em troca de dízimos, de contribuições( altas contribuições) passíveis de tornarem pastores e igrejas poderosos.
Hélio Rosa 13/12/2011minha estante
Adorei sua resenha, de novo: reta e sincera aos desígnios do livro, mas sem perder o estilo, o garbo de leitora experiente, que atrela sentido e dá vida útil ao que lê...

Maria Thereza 02/01/2012minha estante
É um livro divino, espetacularme escrito e, apesar do tamanho, rapido na leitura! Fantastico e envolvente!

Baluda 24/06/2012minha estante
Perfeito! Você detalhou exatamente da forma que estimula a quem está ,AINDA, EM DÚVIDAS se compra ou não o livro. Parabéns pela resenha.

Carla Cristina 09/08/2012minha estante
Adorei a sua resenha. Foi exatamente o que eu senti. Foi perfeita em tudo o que disse. Clara e objetiva, sem floreios ou enfeites!!! Parabéns!

Lidia 14/10/2012minha estante
Adorei sua resenha, acho que retrata bem tudo que senti ao ler o livro! parabéns.

Soraya 15/11/2012minha estante
Esse livro foi um marco em minha vida. Todos os dias, voltava correndo para casa, pois lia antes de dormir. Me fascinou tanto que não queria que o livro terminasse. Chorei, ri, senti muitas emoções. Realmente, ele me fez muito bem. Espero que também gostem.

Vilma Cunha 12/05/2016minha estante
Muito boa a sua resenha, acabei de ler o livro é exatamente isso...Parabéns!

Márcia 24/03/2022minha estante
Adorei sua resenha, diferente de vc, eu ganhei e também pensei, vou demorar pra ler. Mas é tão bem escrito que foi rápida a leitura. Médico de homens e de Almas é um dos meus preferidos. Já reli umas três vezes. Simplesmente maravilhoso.

Gláucia 13/05/2011

Médico de Homens e de Almas - Taylor Caldwell
O livro não agrada apenas aos religiosos, não tem aquele ranço proselitista típico de algumas religiões, mas a todos que apreciam uma história de vida exemplar, no caso a trajetória de Lucas. Marcado pela dor e pelo sofrimento ele se sente próximo de Jesus, a quem não conheceu, através do exemplo de dedicação e amor incondicional ao próximo.

Josely 17/03/2011

Eu, que já li todos os tipos de livros (comédias, religiosos, dramas, etc.)fiquei realmente comovida e surpreendida com este livro. Não chega a ser um livro religioso. É a história de São Lucas contada de forma comovente pela autora. Foi um livro que me fascinou da primeira à última página. Como descrevê-lo? Romântico, emocionante, humano, não tenho mais palavras.
Para quem crê em Deus então....divino.

Andréa 06/03/2011

Um livro que alcança a alma
Simplesmente um livro difícl de se comentar. "Médico de Homens e de Almas" narra a vida do Evangelista Lucas, único dentre os 4 evangelistas não Judeu, era um médico grego com forte ligação a homens poderosos de Roma. Após 46 anos de intensas pesquisas, a autora finalmente finalizou esse, que longe de ser apenas mais um livro "catequizador" ou "fanático", mostra que Lucas foi por muito tempo um questionador de Deus e que apesar de ser contemporâneo de Jesus, nunca esteve com ele pessoalmente. Seu evangelho foi escrito baseado no que ouviu daqueles que conheceram e conviveram com Cristo, inclusive Maria. Por alguns momentos o livro se torna descritivo em excesso, como a permanencia de Lucas em Roma, o que me desprendeu um pouco da narrativa. Mas o resultado final é uma ótima oportunidade de ver a história de Cristo pelos olhos de um médico descrente nos homens e em Deus, a quem perseguia e questionava por não aceitar o sofrimento de inocentes. Em muitas vezes chorei ao ler trechos sobre os milagres de Jesus descritos a Lucas por pessoas simples e mesmo por soldados romanos convertidos. Sem didatismos ou exageros, Médico de Homens e de Almas é um instrumentos de conhecimento não só sobre Jesus, mas também sobre os homens que vivenciaram àquele tempo e nos faz pensar o que realmente aplicamos em nossa vida dos ensinamentos que Jesus nos deixou.

Rodrigo 15/01/2011

Esta história é linda demais! A escritora viveu por anos na Grécia estudando a vida de São Lucas e escreveu este livro baseado em suas pesquisas. Ela teve acesso a documentos exclusivos e desenvolveu uma história baseada em fatos reais e com detalhes nunca imaginados nas entrelinhas da bíblia sagrada que conta a história deste apóstolo formidável q nunca esteve pessoalmente com Jesus Cristo mas aplicou como ninguém o evangelho de amor, humildade e solidariedade. LINDO DEMAIS!!!

Isabella 08/12/2010

Para quem gosta de detalhes
O livro e a história são muito interessantes, porém a pessoa precisa gostar de descrições e detalhes!!! o mármore é rosa, o pássaro pia, a árvore balança e a folha cai... cansa um pouco...
Gláucia Soares 10/04/2020minha estante
Afff, não tenho paciência. Desisti de ler. Obrigada pela dica.