Médico de Homens e de Almas

Médico de Homens e de Almas Taylor Caldwell

Resenhas - Médico de Homens e de Almas

Mateus 02/11/2010

Médico de Homens e de Almas talvez seja um dos livros mais belos que li em toda minha vida. Profundo, intenso, e que nos leva a pensar em nossas atitudes, nossos sentimentos em relação aos outros e à nossa vida. Além de ter uma história pura e sensível, é extremamente bem escrito e bem trabalhado.

Para quem não sabe, o livro conta a história de São Lucas, ou Lucano, um dos maiores apóstolos de Jesus mas que nunca chegou a conhecê-lo. Narra seu nascimento humilde, sua infância com bons amigos e algumas tristezas, sua adolescência brilhante e a fase adulta repleta de reflexões e sentimentos. Ele foi um grande médico de sua época, além de sábio avantajado, e embora muitos pensem o contrário, houve um período em sua vida que renegava a Deus, e só com o tempo passou a amá-lo.

A leitura é intensa e cheia de detalhes, que garante uma visão exata da vida das pessoas antes do nascimento de Jesus. Para muitos pode ser um livro cansativo, mas quanto mais lemos, mais vamos conhecendo a grandiosidade da obra. Por ter lido durante minha infância, por pouco não cheguei a abandonar a leitura. Apenas por pouco... Com calma e força de vontade, consegui chegar ao fim e me encantei com o livro. Indico para pessoas maduras, pois não é uma leitura muito fácil.

Em cada linha, em cada página, e em cada detalhe do livro, percebi o quanto a autora pesquisou bem sobre o assunto para escrevê-lo. Taylor Caldwell seguiu todos os passos de Lucano desde seu nascimento, para fazer um livro realmente fiel aos fatos. E acredito que essa é a característica que mais enriquece Médico de Homens e de Almas: saber que tudo é verdadeiro, e realmente uma pessoa tão boa quando São Lucas existiu sob a face da Terra.

Quem lê com certeza nunca mais esquece tal livro. É desses que nos emocionam e que nos passam uma grande lição, que iremos guardar pelo resto de nossas vidas. E é também um livro para se ler várias e várias vezes, pois só com nosso amadurecimento e vivência poderemos perceber realmente a riqueza que se encontra em Médico de Homens e de Almas.
Ricardo.Ribeiro 11/07/2017minha estante
NÃO PESQUISOU.Taylor não pesquisou.Ela era médium e apenas anotava,como fazia Chico Xavier.Tanto que ela mesma não acreditava em certos assuntos que escrevia.A reencarnação é um deles.O Evangelho de Lucas foi um pedido de Paulo,que estava sem condições de escrever.O médico então entrevista Maria,mãe de Jesu(e não mãe de Deus!).Li há muitos anos,mais de 20,e concordo em que ele é um dos melhores livros que existe(Ricardo Ribeiro).

Gilbamar 16/10/2010

VIDA DO APÓSTOLO LUCAS
O que estimula alguém a despender exatos cinquenta anos pesquisando, elaborando e escrevendo um romance biográfico de uma das figuras mais marcantes da história da cristandade, e que, além desse inusitado período de paciência e dedicação também leu cerca de mil livros(isso mesmo,1000 livros) com o mesmo objetivo? Certamente o amor pela arte literária, ou provavelmente o desejo de legar à posteridade uma fascinante obra sobre a figura humana especial que foi o personagem principal do livro. O mais importante é que todo esse esforço valeu a pena e foi compensado pelo vigor da obra prima resultante de tanto trabalho e tempo, que tem encantado milhões de leitores por todo o mundo. Médico de Homens e de Almas, pelo esplendor de seu brilho literário e pela expressividade do tema tratado, é dessa espécie de clássico escrito com a força da alma e o impulso do coração, e proporciona uma grande lição de talento e erudição ímpares.

A escritora anglo-americana Taylor Caldwell reconstituiu de forma precisa os passos de Lucas desde o nascimento e traça seu completo perfil ao longo do volumoso e agradável trabalho, primeiramente apresentando-o como homem comum e médico altruísta voltado aos interesses da saúde de seus pacientes, depois como um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo e autor de um dos quatro evangelhos da Bíblia. Mestre na arte de narrar, ela nos Brinda descrevendo preciosos momentos de emoção que nos levam a suspirar, deslumbra-nos com milagres divinos através de Lucas e nos conduz, brilhante, através dos caminhos e rotas seguidos por ele durante sua existência terrena.

Médico de Homens e de Almas é dessa espécie de livro especial que nos encanta tanto pela qualidade e beleza estilística evidentes, que o tornam diamante raro no universo das letras, quanto pela vida singular do biografado. É para ser lido e manuseado com os olhos do coração e a alma propensa às descobertas espirituais que vão se delineando paulatinamente. Se, arrebatado pela força das emoções que o magistral relato deixa transparecer, o leitor sentir lágrimas descendo nas faces, não deve ser motivo de ansiedade ou timidez, prossiga lendo, vá adiante e conclua a leitura de um dos livros mais bem escritos, criativos e inteligentes da literatura mundial.

Gilbamar de Oliveira Bezerra

DIRCE 25/07/2011minha estante
Oi Gilbamar.
Excelente resenha essa sua. Se eu a tivesse lido antes de fazer a leitura do livro, com certeza, ela me serviria de incentivo.
Parabéns!
Tenha uma ótima semana.

Adrya_Daewen 21/08/2010

Interessante...
Para quem gosta de ler sobre Cristo, sem toda aquela moral piegas das obras religiosas, recomendo que leia Caldwell. Muito bem contada a história de Lucas.

Josi 11/08/2010

Muito bom!
Romance da história da vida de São Lucas, muito interssante ver a transformação do médico, cético, em cristão que passará a divulgar a fé em Jesus Cristo. A contradição interna da personagem é extremamente crível e humana.

Foggia 25/07/2010

Santo remédio para a alma!
Este livro é um lindo relato sobre a vida de Lucas, o fiel apóstolo que não conheceu Jesus, o que, por si só, já é incrível! Como teria ele descrito com tantos detalhes a existência de alguém com quem não conviveu, em uma época de tão parcos recursos para subsidiar sua pesquisa? A impressão que fica, se pensarmos apenas sobre estes pequenos detalhes, é que São Lucas foi nitidamente guiado pelo Espírito Santo, pois é dificílimo imaginar outra forma, mesmo ao final da leitura das 624 páginas do belíssimo livro. O que acabei de relatar já valeria a leitura, mas o livro também me presenteou com uma tradução que usou um português magnífico, que beira a perfeição ao utilizar de inúmeras formas de expressão para uma mesma intenção, chegando a ser um deleite também neste aspecto, ao adjetivar como se pintasse uma obra de Michelangelo. Não li o original, portanto, não poderia dizer se esta qualidade vem do original ou do tradutor. Seja assim ou não, este último merece enorme mérito simplesmente pela tradução.
Facilmente me fez porejar os olhos de lágrimas por várias oportunidades, o que nunca antes tinha ocorrido comigo ao ler um livro. Não nesta quantidade! Tenho a impressão que vou lê-lo novamente em breve, mas enquanto isso não acontece, acho que vou ler todo o evangelho de São Lucas, só pra não perder o contato, e ter algo ainda melhor quando voltar a ler.

San... 11/07/2010

A linda história de São Lucas (ou Lucano) é aqui desenvolvida com maestria por Taylor Caldwell. Vale saber que este foi o único discipulo que, na realidade, não conheceu Jesus. Recomendo.
Cissa 23/08/2010minha estante
San...
Essa história consegue ser linda ser fazer patrulha ideológica ou religiosa. Eu o li faz muito tempo e estou com vontade de reler depois de ler sua resenha.

sonia 25/04/2013minha estante
uma das biografias que mais gostei de ler da autora.

Zatti 27/06/2010

Lucas(Lucamo) e sua luta para entender a Vida e o Criador.
Lucas Lucano filho de escravos grego, vivia na Grécia antiga, criança muito bela e querida por todos. Tinha por Abra filha dos patrões paternos um carinho muito especial, criança meiga de saúde frágil também lhe dedicava muita amizade. Tinham praticamente as mesmas ocupações e diversões.Com o passar dos tempos a saúde de Abra foi ficando pior, Lucano acompanhava tudo sem entender bem o que acontecia, mas percebia que algo não estava normal. Aos poucos a amiguinha já não conseguia participar dos folguedos infantis, os pais da menina e o médico da família estavam sempre muito preocupados, ela que antes saía todos dias para brincar ou mesmo apenas conversarem muitas vezes ficava dias acamada. Lucano resolveu se informar com o médico, que por ver seu interesse pela medicina ainda tão jovem tornara-se seu amigo, mas a resposta não foi das mais animadoras:Abra tinha a doença branca e já não havia muito que pudesse fazer por ela.Lucano desesperado não conseguia aceitar o fato, começou a se interessar ainda mas pela medicina e principalmente auxiliar o médico em tudo o que lhe era possível.Por essa época estavam falando muito em um Deus de muito poder, e que seu filho tinha vindo ao mundo para salva-lo e estava fazendo muitos milagres, ele se pegou com esse Deus desesperadamente. Abra era jovem, bonita, nunca tinha feito nenhum mal, não tinha pecados, então não havia razão para Deus não atende-lo. Os dias passaram até um dia em que estavam conversando sob uma ao entardecer, ela muito quieta, ele via que não havia melhora. O falecimento da jovem veio logo em seguida destroçando de dor o coração do jovem Lucano. Ele em seu desespero e impotência revoltou-se contra Deus e jurou travar batalha com ele, se dedicar a medicina de tal forma que Deus mandaria a morte e ele daria a vida. A dor pela morte da amiguinha durou por muitos anos. Estudou medicina e tal como jurara naquele dia travou a sua batalha contra a morte, em seu intimo cada vida que conseguia salvar era uma vitória contra Deus.Viajou por muitos países e em todos os lugares que chegava sempre ouvia falar de Cristo que era bom, humilde e operava milagres, então começou a ansiar por encontra-lo também, encontrar o filho daquele que havia levado a sua Abra e tantos outros inocentes sem dar-lhes chance alguma.A caminhada foi longa o trajeto muito difícil, não conseguiu chegar a tempo de encontra-lo com vida, mas mesmo assim houve a redenção, ele percebeu que Deus tinha estado sempre com ele, que todas as curas milagosas que operara tinham sido por sua e sua bondade era infinita.

Lilica 07/03/2010

Uma história de fé
Este é um livro em todos os sentidos surpreendentes. Primeiro pq faz parte de uma das histórias mais antigas e difundidas do mundo a História de Jesus. Depois pq Lucas, embora tenha sido um dos Evangelistas, jamais conheceu seu Mestre pessoalmente. E finalmente pq é uma história que obriga vc a questionar a sua fé, e embora ao longo das paginas pareça que irá te mostrar os motivos para crer em Deus, acaba por deixar inumeras duvidas que somente podem reforçar a certeza de que Crer é algo que não pode ser explicado e nem justificado.

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Maravilhoso
Tem que ler. Tem que se deixar levar pela narrativa envolvente e sensível do escritor. Adorei.

Ana Ferraz 05/11/2009

Belíssimo livro! nos faz chorar a cada página,
mensagens de amor ao próximo que são tocantes.

Mineros 18/06/2009

Gostaria que falasse mais de Jesus Cristo, mas ... vale sempre a pena.

Juliana Molina 28/05/2009

Apaixonante!
Um dos melhores livros que eu já li! Lucano ou Lucas é um personagem contagiante! Impossível parar de ler!

Filha de Deus 18/04/2009

Lucas, o grande médico
O livro relata a belíssima trajetória de S. Lucas, o escritor do terceiro Evangelho. O mais relevante é que nessa narrativa rica, Lucas não se dava conta dos milagres que realizava.

Danifec 14/03/2009

Livro Marcante
A vida de São Lucas (Lucano) nos inspira para a busca incansavel daquilo que acreditamos ser verdadeiro e puro. Contemporaneo de Jesus, jamais teve com ele um contato pessoal sequer, mas sentia-o com toda intensidade em cada passo de sua vida. São Lucas, o apóstolo culto, o médico que abriu mão de ser o médico de César, o poderoso imperador romano para oferecer sua vida e seus conhecimentos aos menos afortunados. O médico que curava a pior das enfermidades combinando seu conhecimento cientifico com seu olhar repleto de amor ao próximo e sua evocação a misericordia de Deus.