Quando Ela Desaparecer

Quando Ela Desaparecer Victor Bonini

Resenhas - Quando Ela Desaparecer

Paula A. C. 29/12/2022

Um bom thriller brasileiro cheio de reviravoltas e com um enredo bem construído. Gostei bastante da leitura.

Fabiana 04/06/2023

Que livro!
Fiquei com medo de ler por ter colocado muita expectativa nele, porém ele superou toda e qualquer expectativa.
História fictícia que me fez achar que era verifica e era difícil voltar a razão de que era tudo ficcional, tamanha natureza de algumas partes, me deixava embasbacada com cada nova situação.
Escrita limpa e retratada fielmente como cada personagem falava, já que muitos eram retiradas de gravações de áudio (gravador), de depoimentos e entrevistas.
Surpreendente em cada pedacinho e totalmente inacreditável o final.
Muito perfeito em colocar os destaques dos jornais da época e o nome dos repórteres (o alerta sobre fake news quase desapareceu de tanto que fiquei entretida na trama)
Foi como se tivesse acontecido e só eu não me lembrava do caso em questão.
No início não cheguei nem um décimo perto de como realmente seria o desfecho, por dezenas de vezes me peguei perplexa e fazendo comentários em voz alta kkkk tipo, NOSSA!!! QUÊ? EITA!!! NÃO CREIO!!! Do meio ao final foi tudo uma grande explosão de surpresas completamente chocantes!

Juro que cheguei a dar um Google pra ver se havia algum caso semelhante ocorrido na CECAP ou não, esse autor é de uma perspicácia única.

Luan 14/02/2020

Livro nacional com bom suspense e temas importantes é uma boa pedida
Livros nacionais, por muito tempo, eram populares por serem mais clássicos e menos comerciais. Se destacam nomes mais cults. Mas nos últimos tempos isso mudou. Vários autores surgiram. Raphael Montes pode ser um dos mais conhecidos e que ajudou a difundir essa literatura mais popular – o que não quer dizer sem qualidade. Entre tanto, um recente que vem se tornando pop entre os leitores é Victor Bonini. Com seu Quando ela desaparecer, ele entrega uma obra de respeito que aborda diversos temas pertinentes.

O livro conta a história de Kika, moradora de Guarulhos, em São Paulo. A adolescente é marcada por tragédias. Primeiro, esteve à beira da morte. Agora, está desaparecida. Por que a vida dela tem acontecimentos tão drásticos? O que aconteceu desta vez? Onde ela está? Poucas pistas ajudam os investigadores a chegar às respostas. À mãe, resta a esperança. Aos demais, a dúvida: está viva ou não?

Quando ela desaparecer tem uma narrativa diferenciada. A história é narrada anos depois do acontecimento por uma colega de Kika em forma de livro-reportagem. Nas páginas, há relatos de entrevistas feitas por Sarah, trechos de reportagem da cobertura da imprensa na época dos fatos, transcrições de conversas e o próprio testemunho da autora da obra, já que ela esteve presente em momentos da vida da protagonista.

O livro possui um bom ritmo, mas peca em alguns momentos. A primeira parte parece um pouco enrolada, onde o autor não entrega muitas respostas ou esclarecimentos ao leitor, o que dá uma sensação de confusão - que não acrescenta à história. Há também problemas no desenvolvimento, onde há acontecimentos que soam forçados e não coerentes. Digo, não há uma cadência natural que condiz com o que o autor se propôs em alguns momentos. Faltou naturalidade também nos diálogos criados por Victor. Me pareciam longe da realidade.

No entanto, o livro não é ruim – adoro essa frase. A obra tem todo um conjunto de fatores que fazem dela importante. O ritmo dele, como já disse, é bom. A leitura é rápida, proporcionada pela boa escrita de um jornalista que tem domínio com a palavras e também pelos vários elementos narrativos diferentes. Há alguns bons personagens, com um bom background. A reta final, com revelações surpreendentes que vão deixar o leitor de boca aberta, me conquistou. Consegui, como poucas vezes, ser enganado pelo autor. Ele foi muito feliz neste aspecto.

Mas não só isso. O livro também se destaca pelos temas abordados. O autor insere diversos assuntos relacionados à adolescência, tão importantes para debates atuais. O bullying é tema recorrente. Abuso sexual, vícios e religião, além de transtornos psicológicos, também estão presentes. Neste sentido, o autor foi pontual em abordar tantos temas necessários em um livro de suspense. Ou seja, nos faz refletir enquanto também no entretém.

Mariana_ 29/02/2024

A volta de Conrado Bardelli
Confesso que a estrutura da narrativa me confundiu um pouco. Esse tipo de livro não é pra ser lido em doses homeopáticas! Atenção aos gatilhos de violência!!! Mal posso esperar pra ler o próximo do autor!!

Luuma 16/02/2020

Minha primeira leitura do ano, e não poderia ter começado de forma melhor

Andre.Vieira 04/11/2021

No futuro essa obra será um clássico
Essa obra prima aqui foi o que eu li em tempo recorde, comecei as 5 da manhã e terminei em torno das 23:40. Achei esse livro digital no aplicativo do Skeelo. Puts, eu me viciei nele do início ao fim, cheio de reviravoltas. Livro investigativo, mostrando as matérias que saia em alguns jornais, depoimentos de algum envolvidos, da polícia civil, muitas fakes news, como as pessoas caem e tomam atitudes erradas sobre as fakes(muito cuidado com isso minha gente). Literalmente aqui nada é o que parece ser, eu amei do fundo do coração.
Eu adorei demais esse autor, Victor Bonini, inclusive vou ler tudo dele. E eu realmente queria ter esse livro físico aqui em casa. Merece muito entrar pra minha coleção.
Nota: 10/10

Coisas de Mineira 11/09/2020

“Quando Ela Desaparecer” é o terceiro livro do autor e jornalista Victor Bonini, através da Faro Editorial. Lançado no começo de 2019, o livro traz uma história investigativa e chocante tão bem escrita e desenvolvida que por muitos momentos você vai questionar se realmente trata-se de uma ficção. Méritos de Victor, de quem já li todas as publicações e nunca me decepcionei.

Conhecemos Kika, uma jovem de 16 anos que vai para uma excursão escolar e desaparece, deixando para trás apenas um colar. Simples assim, no meio de todo mundo, de todos os colegas, a jovem desapareceu. No entanto, o caso se torna ainda mais preocupante pois, dois anos antes, Kika já havia sofrido um grave atentado que a deixou entre a vida e a morte.

“Geralmente, num caso assim, a gente mergulha nos arredores e consegue pelo menos alguma coisa: um indício de pra onde a pessoa foi, câmera mostrando onde ela passou, testemunha que viu. No caso da Kika, não tinha nada, nada. Ficávamos olhando um pro outro, tentando entender, “gente, o que aconteceu aqui?”. É que, claro, não sabíamos ainda o tamanho da coisa.”

Kika sempre se destacou pela beleza. Havia participado com destaque em concursos juvenis e conseguia facilmente a atenção dos garotos, consequentemente sendo alvo de ciúmes e inveja de muitas garotas. Mas com o início das investigações, um outro lado da garota começa a surgir, uma personalidade forte e alguns envolvimentos que ninguém imaginava. O que torna essa trama ainda mais cheia de possibilidades e culpados. Cadê a Kika?

Vamos acompanhar então a história da busca pela verdade sobre o desaparecimento da Kika através de três abordagens: a investigação policial, uma conversa pós investigação entre o investigador Conrado Bardelli e a mãe da jovem, e por último a visão de Sara, uma jornalista que estudou com Kika na época do colégio e anos depois está escrevendo um livro-reportagem sobre o caso. Note que são três faixas temporais diferentes, o que faz com que o leitor possa ir montando o quebra-cabeças pouco a pouco, a cada nova informação.

“— Você tem que acreditar que aquilo que aconteceu há dois anos foi porque todas as meninas odeiam a Kika por um motivo maior, que nem elas sabem explicar. Elas nem olham pra cara da Kika. Nunca olharam. Ou se olham é pra tirar um puta sarro ou xingar ela de, sei lá, biscate.”

Essa estrutura de “Quando Ela Desaparecer” é muito especial. São inseridas tantas provas, que a cada capítulo você tem um novo suspeito. Na verdade, em alguns momentos você tem a certeza que finalizou a história e descobriu tudo, mas… duvido muito. No entanto, tenha a tranquilidade em saber que não vai encontrar pontas soltas.

O detetive Conrado Bardelli já é uma figura frequente e conhecida entre os leitores do Bonini. Ele faz tudo! Além dele, outros vários personagens recebem grande destaque e tem uma ótima construção durante a história, como principalmente Maria João, a mãe de Kika.

Este livro em específico parece claramente uma obra de não-ficção, apesar de ser uma ficção. O autor inseriu matérias de jornais, fotos, imagens, e-mails, mapas, explicações detalhadas sobre a região de Guarulhos em que se passa a história. É difícil acreditar que não é real. Eu já disse que o Bonini é jornalista, né?!

“Lembrar esses dias me traz um sentimento de medo e depressão. Experimente entrar na sua escola, no seu trabalho, na sua casa e olhar para os outros como possíveis sequestradores. Talvez assassinos. Estupradores. Você tem vontade de se esconder no quarto e não sair nunca mais. Sua rotina perde o sentido.”

Além disso, “Quando Ela Desaparecer” aborda temas fortes e importantes como o bullying, violência, sexualidade, pedofilia, transtornos psicológicos… e vários outros em suas reviravoltas, que eu não vou ser a “estraga-prazeres” de dizer.

Sobre a edição da Faro Editorial, como sempre, impecável. Desde a arte da capa, gramatura das folhas e diferença de coloração das páginas em determinados momentos da história. Sendo assim, se você é alguém que ainda não conhece o autor, não perca tempo. Recomendo todos os seus livros, sendo meu preferido “O Casamento”, que é sensacional. E “Quando Ela Desaparecer” já segue bem de perto, na segunda colocação.

Por: Karina Rodrigues
Site: www.coisasdemineira.com/quando-ela-desaparecer-victor-bonini-resenha/

Rafa 04/06/2020

Eu esperava mais desse livro. Por mais que o plot seja uma coisa que ninguém imaginava eu achei uma coisa forçada, um pouco sem nexo. Eu quero ler os outros livros do Victor e espero que seja melhor.

Tatiana.Souza 21/05/2021

Um pouco fantasioso
Curti muito ler algo que se passa aqui no Brasil, mais precisamente em São Paulo/ Guarulhos.
Gostei da resolução, da reviravolta, mas achei alguns pontos muito fantasiosos para uma menina de 16 anos.

Nayarapeixoto 13/12/2022

Quando ela desaparecer
Nesse livro, Victor abomino consegue te deixar de cabelo em pé, nervosa e querendo devorar esse livro em horas! A leitura é fluida e a cada final de capítulo, uma pulga surge atrás da orelha sendo impossível largar esse livro antes do final. Cada reviravolta, que, pra quem não consegue o caso original, fica chocado. É eita atrás de eita! Muito bom, recomendo muito.

Tania_Lamara 11/03/2020

Reviravoltas
Que suspense tenso.
Reviravoltas que nunca seriam imaginadas.
Essa história pode ser um filme.
Vai ser muito bom.
Me senti na pele do Bardelli e me afeiçoei a ele.
Inteligente!
Amei o livro.

Jeny 07/05/2023

Um livro nacional com investigação, mistério, tudo que ando gostando muito ultimamente.
Fiquei confusa no começo do livro pq é uma narrativa diferente. Uma hora estava no passado outra hora estava no presente. Tirando isso o livro é muito bom.
Kika desaparece e eles investiga o culpado. Durante a leitura passou pela minha cabeça a culpa ser do diretor, geralmente nesses casos o culpado é quem menos esperamos.
Mas foi tipo um plot twist atrás do outro no final do livro.
Outra coisa tbm é que o autor escreveu de uma forma q vc se questiona se foi uma história real ou fictícia. Eu até pesquisei no Google.
Amei. Só leiam
aliciattack 07/05/2023minha estante
a narrativa dele me passou uma lembrança de todas as suas imperfeições da Collen

Ricardo256 17/04/2021

Não muito convincente
Não gostei da leitura desse livro, achei a história nada convincente para mim, mas vamos lá! Achei o livro bem escrito e a diagramação ótima! É um livro-reportagem e por isso apresenta muitas imagens de jornais e fotos aleatórias. Como o próprio título já diz, o livro trata de uma investigação sobre o desaparecimento de uma moça, neste caso, a Kika. Primeiramente, faltou desenvolver os personagens, principalmente da Kika. A solução do mistério não me convenceu e a reviravolta que acontece no livro foi apenas para aumentar o ranço que eu já estava com o livro rsrs. O livro lembra o estilo Dias Perfeitos de Raphael Montes, não pela história mas pelo clima. Apesar de que eu ainda achar Raphael Montes melhor. Mas para quem adora esse estilo suspense e thriller, está aí uma indicação.
Vilamarc 17/04/2021minha estante
Esse livro tem média alta mas só vejo avaliações baixas. Rsrsrs

Ricardo256 17/04/2021minha estante
Pois é!! Eu vi no YouTube falando bem dele mas decepcionado rsrs

Chris Silveira 19/04/2021minha estante
Aff! Se lembra Dias Perfeitos, vou passar longe. Pensa no ranço?! ?

Ricardo256 21/04/2021minha estante
Lembro!! Eu ainda não satisfeito, fui ler Uma mulher no escuro kkk É outro livro que quero cortar volta rsrsrs. Eu não sei porque eu ainda insisto nesses thrillers ?

Chris Silveira 23/04/2021minha estante
Eu vi a série baseada nesse Uma mulher no escuro, Verônica. Pra série, nota 7. Pra atuação do Eduardo Moscovis e da Camila Morgado, 10.

Ricardo256 26/04/2021minha estante
Eu comecei a assistir essa série mas não continuei rsrs mas um dia pretende assistir

Jess 25/02/2020

Kika desaparece em uma excursão da escola.

A garota de 16 anos que dois anos antes viveu uma experiência de quase morte, no qual ninguém acreditou que sobreviveria.

Todos se perguntam Onde está Kika.

Filha de uma religiosa fervorosa e sem muitos amigos, aos poucos ficamos sabendo mais detalhes da vida da garota.

A investigação tenta encontrar pistas, explicação para um rastro de sangue e um colar encontrado.

O livro é um livro reportagem montado com trechos de entrevistas, narrativa da investigação, colagens de reportagens e imagens que complementam a história. Ao final a gente entende quem escreveu e o por quê.

A narrativa não é linear; é uma teia, entregando detalhes aos poucos pra poder ir se encaixando. Você não precisa ir até o final para descobrir algumas coisas, mas é ali que tá o grand finale.

Surpreendente e montado de uma forma espetacular, Quando ela desaparecer tem o plot twist que eu já vi em outros livros, mas feito de uma forma tão sutil que o clichê se tornou incrível.

O livro possui vários personagens e todos com sua importância. O que mais me surpreende nesse tipo de narrativa é como certos personagens usam a inteligência de forma fria para objetivos cruéis. Como por mais absurdo que seja, é um cenário que pode ser real e vários ?e se? moldam o destino das pessoas.

Quando ela desaparecer é o terceiro livro do autor. Bardelli, personagem que aparece nos livros anteriores, está aqui de uma forma complementar à investigação principal. O livro pode ser lido de forma independente e sem ler os anteriores? Sim! Mas sugiro que se quiser ler todos, leia na ordem, porque só vai melhorando; amadurecendo na escrita e construção do enredo. Se quiser ler só um? Quando ela desaparecer.