A Contrapartida

A Contrapartida Uranio Bonoldi

Resenhas -

Cris 05/07/2020

Bizarro
Esse livro traz uma visão sobrenatural, o que é muito diferente do que eu pensei que seria.
Acho que algumas coisas ficaram muito abertas e inconclusivas sobre a história.
Foi uma leitura dinâmica e fácil. E a história é bem diferentona. Achei legal.

Mariana Garcia 29/06/2020

A contrapartida
Me surpreendi demais com esse livro, a história é bem interessante e com um final surpreendente! É uma leitura bem fácil.

Maria.Cecilia 21/06/2020

elixir...
quem colocou menos que 4 é pq precisa do elixir kkk... é um livro extremamente ótimo, depois do meio vc começa a "comer" o livro pelo fato das coisas ficarem tão frenéticas, eu indico colocando minha conta em risco pq realmente foi uma das melhores leituras de 2020 até agora

Patricia.Cardozo 18/06/2020

A contrapartida
Um livro bem envolvente, bem escrito.
Faz a gente devorar a fim de buscar saber como tudo aconteceu.
Adorei

Jeh Xavier @dramatica.literaria 10/06/2020

"A que ponto cheguei, meu Deus? Quem sou eu? O que eu fiz e ainda precisarei fazer para acabar com tudo isso? Meus pais aprovariam tais atos? Eles me entenderiam? Conseguiriam acreditar na verdade que só eu conheço?"

Tavinho é um garoto de 13 anos que mesmo se esforçando não consegue ter um bom desenvolvimento na escola, sua memória é fraca e ele não consegue reter muita informação.

Ele vive com sua mãe e Iaúna uma índia que á muito tempo vive com sua família. Iaúna foi salva pela mãe de Tavinho, quando se conheceram, a mãe de Tavinho criou um forte laço com a índia e quando soube de sua história tratou logo de trazê-la para trabalhar na casa de seus pais.

Agora muito tempo depois, a Índia trabalha na casa de Tavinho, cuidando dele e de sua mãe. O pai de Tavinho foi morto em um assalto, quando o garoto tinha apenas quatro anos.

Iaúna vendo a dificuldade de Tavinho nos estudos e a pressão que o garoto sofre por ser filho de um professor bem conceituado, ela resolve oferecer um ritual de sua antiga tribo.

"A pergunta que fica e da qual precisamos de uma resposta clara é : você está preparado para assumir o peso dessas decisões?"

Tavinho mesmo sem saber direito no que consiste esse ritual aceita participar e com isso ele adquire a inteligência que sempre sonhou. Só que o preço desse ritual é muito alto, será que Tavinho está disposto a pagar esse preço?

Um thriller que traz um questionamento recorrente em todo a sociedade, será que nossa vida e conquistas valem mais que à de outra pessoa? Achei muito interessante o autor trazer esse tema através de um ritual indígena, o livro tem uma história boa mas devo falar que as descrições excessivas atrapalharam um pouco o ritmo da leitura. Mesmo assim é uma história que vale a pena ser lida e com um final que nos surpreende.

"Estava pronto para assumir mais responsabilidades? Como lidaria com as consequências? Mas, independente das respostas...o pacto estava feito."

Daff 07/06/2020

Arrepiei
Octávio era uma criança com dificuldade de aprendizado, e abre mão de muita coisa para ser inteligente, se tornando muitas vezes um personagem arrogante e mimado. O livro todo é uma mistura de sentimentos em relação a ele, senti pena também, por ele se focar tanto em ganhar dinheiro e trabalhar que esquece coisas mais importantes, como família e amigos. É triste ver uma pessoa chegar ao ápice da sua vida sozinho.
...
É um thriller bem sombrio e algumas cenas são angustiantes, o final me surpreendeu. O título e a capa nunca fizeram tanto sentido. Indicação de um suspense nacional e singular.
⠀⠀⠀⠀

site: https://www.instagram.com/p/CADoC8oDtG1/

Asklilwayne 05/06/2020

Ai sinceramente...
Não gostei, a ideia da história é otima mesmo, mas o jeito que foi escrito só me estressou, olha quase desisti, floreios demais, plot twist muito bom, mas que em 150 páginas já se desenrolaria muito bem.

Priscila.Weber 31/05/2020

A contrapartida
Livro fraquíssimo, escrita arrastada. Não me prendeu, e muito menos surpreendeu. Não recomendo!

Paula Juliana 30/05/2020

Surpresa é uma palavra que define muito bem esta obra, principalmente nas suas páginas finais e em seu tema um tanto peculiar, A Contrapartida aparece com uma pegada de Dexter com histórias da cultura Indígena nunca por mim vistas. Conhecemos personagens intrigantes, controversos e nada politicamente corretos, e os acompanhamos por importantes partes de suas vidas, principalmente Tavinh0, nosso protagonista que conhecemos desde a infância até os dias que terminam a obra já em fase adulta.

A Contrapartida mostra até onde o ser humano vai para conseguir o sucesso, a admiração, ao mesmo modo que nos faz refletir se vale realmente o esforço e a perda de valores neste processo. Tavinho é uma criança com dificuldades de aprendizagem que se cobra muito pois seu pai era um professor de grande sucesso renomado que foi assassinado. Sempre a sombra do seu pai, teme não chegar ao mesmo patamar dele na vida, e é quando é apresentado ao ritual que aumenta a inteligência pela Índia Iaúna que está com sua família há muitos anos. Esse ritual funciona e seria perfeito se não necessitasse de um coração e um cérebro humano, retirados com a pessoa ainda viva. Segundo Iaúna a Índia mata pessoas que não são boas, são assassinos, estupradores, pedófilos e por aí vai. Quando Tavinho é iniciado nessa vida ainda é muito jovem e tenho certeza que não entende o peso do que está participando, ao mesmo pé que vai crescendo começa a não gostar e questionar alguns fatores, porém, se vê dependente do ritual já aos 26 anos quando é um renomado cirurgião cardíaco.

A Contrapartida foi uma leitura bem interessante e me prendeu bastante na história, demorei um pouco para ler devido ao estilo da escrita que é um pouco densa, porém, a temática e as surpresas que a história releva me fizeram querer sempre ler até seu fim. O final é muito surpreendente e é algo que não tinha imaginado em momento algum, gostei muito, é um thriller intenso que nos faz questionar nossas decisões e atos, e que em momento nenhum romantiza o assassinato. Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://overdoselite.blogspot.com/2020/05/resenha-contrapartida-uranio-bonoldi.html

Ana 20/05/2020

Reflexão
Cristina, uma jovem sonhadora, em uma viagem à Amazônia conhece a india Iauna. Iauna foge de madeireiros que, para ocupar a área de sua tribo, dízima toda a aldeia e a ameaça de morte.

Ela consegue fugir e pede asilo a Cristina, que a leva para São Paulo e desde então, Iauna torna-se ajudante, baba, cuidadora e amiga da família de Cristina, sendo muito apegada a seu filho, Tavinho.

Tavinho é uma criança mediana, atrapalhada, confusa cujo maior desejo é ser inteligente como seu pai, um falecido e brilhante professor. Iauna então, promete dar a Tavinho toda a inteligência que precisa para honrar seu falecido pai. Porém, para tudo há uma contrapartida.

O que você seria capaz de fazer se tornar uma pessoa extremamente bem sucedida na vida?

O livro tem uma história interessante, mas achei muito lento. Há um excesso de diálogos dispensáveis e uma descrição muito alongada dos fatos. Poderia facilmente reduzir umas 60 páginas.

Como o tema prevê, você precisa algo para ter algo. Isso já diz um pouco sobre os personagens principais: pessoas que fizeram uma escolha de trocar algo que queriam por algo que perderiam.
Então, é difícil se identificar com algum personagem. Eu por exemplo, não gostei de nenhum.

O final é emblemático, cuidado com o que você deseja e o que isso vai te custar.

Achei não tão envolvente.
Leo 22/05/2020minha estante
Você pegou leve.

Ana 23/05/2020minha estante
Hahaha

Bárbara 17/05/2020

Um thriller reflexivo
Para conseguir uma vida de sucesso, você faria qualquer coisa?

Tavinho foi uma criança que sofreu muito no período escolar. Filho de pais bem-sucedidos em suas profissões, o garoto via-se pressionado pelos professores, que o comparavam sempre à genialidade do pai, com quem compartilhava o nome.

Apesar de estudar incansavelmente, Tavinho não conseguia apreender as matérias e, num dia de desespero pueril, comentou a situação com Iaúna, uma índia acolhida pela mãe quando jovem e governanta da casa. Com raízes amazônicas, e sendo a única sobrevivente de um massacre à tribo Moxiruna por garimpeiros, ela diz que conhece um ritual que ajudaria Tavinho. Mas tudo teria que ser mantido em segredo, nem mesmo a própria mãe do garoto poderia saber.

Imbuído de esperanças, Tavinho aceita, sem sequer conhecer maiores detalhes. O ritual é feito, Tavinho passa por efeitos colaterais difíceis mas tudo é recompensado quando, como num passe de mágica, o garoto passa a ser um destaque em todas as matérias. E esse sucesso continua anos após, quando ele consegue se graduar antecipadamente em Medicina, e vira um cirurgião famoso e muito requisitado.

Após o primeiro ritual, Tavinho descobre os ingredientes necessários ao elixir que ele precisa tomar nas fases de lua cheia mas, ainda que assustado e enojado, continua com os rituais, pois o importante para ele é ter sucesso.

A escrita consegue prender desde as primeiras páginas. Ainda pequeno, Tavinho perdeu o pai para um assalto mal sucedido. Crescer sem o pai é difícil. Adulto, tem a oportunidade de encontrar os culpados, e descobrir o real motivo do assassinato: um choque para ele e para o leitor. Destaque para Iaúna, filha do cacique, que tem veneração pelo garoto, manipulando todos os personagens.

Um thriller que, apesar de detalhar situações que podem deixar sobressaltados os corações mais sensíveis, é muito bem feito e original. Um nacional que arrebata e que nos deixa pensativos sobre moral. O desfecho nos deixa atônitos e completamente sem palavras.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Yasmim Braga 14/05/2020

surpreendente!
A Contrapartida” conta a história de Octávio Albuquerque, ou Tavinho, um garoto que sempre teve tudo a sua disposição, uma boa educação e nada nunca lhe faltou. Sua melhor amiga e protetora é a Índia Iaúna, que mora com a família Albuquerque, e foi ela que ajudou a família a passar pela fase difícil de formação do garoto Tavinho em função da falta que o pai lhe fazia. Tavinho sempre teve muita dificuldade com os estudos e é geralmente lento. A pressão aumenta porque ele quer ser tão inteligente quanto seu pai, que havia lecionado história e sociologia nas melhores universidades e escolas do país.⁣ Contudo, um dia, Iaúna, preocupada com o garoto, lhe oferece uma solução que irá melhorar seu desempenho nos estudos. Esta saída se comprova muito eficaz e Tavinho, surpreendentemente, passa a ser mais inteligente e astuto, gerando admiração de pessoas que antes o desprezavam ou zombavam dele. Na escola, os professores, todos ficam fascinados com seu desempenho a partir de então. • Conforme os anos passam, Octávio ingressa em medicina. Não demora para se tornar um médico de sucesso. Sempre mantendo, é claro, os encontros com sua Iaúna, pois precisa preservar seu “dom”.⁣ ⁣
📝 Eu adorei Contrapartida! Quero começar falando dos personagens! Eles são muito bem construídos. Confesso que não esperava que Iaúna fosse um personagem com tanta profundidade. Me assustei quando percebi o quão bem desenvolvida ela era. E o Octávio tem várias camadas, chega uma hora que questionei muito suas ações, acho que poderia até ser caracterizado como um anti-herói. ⁣
Gostei de todas as reflexões que A Contrapartida me levou a fazer: o que você faria para alcançar o sucesso? O que você faria por dinheiro? A juventude é tudo? A aparência física realmente deve ocupar um dos principais pontos em nossa vida? Não existem outras coisas mais importantes do que isso? A escrita do autor, Uranio Bonoldi, possui descrição na medida certa e, ao mesmo tempo, consegue envolver o leitor e deixá-lo intrigado e entusiasmado com o que acontecerá nas próximas páginas. Super recomendo se você gosta de livros que surpreendem.⁣

site: instagram.com/blogliterarte

Mari 08/05/2020

Enrolado mas final surpreendente
É um livro muito enrolado, demora muito pra chegar ao ápice, fica bom mais ou menos no 80%. Se pular do 60% até 80% não perdeu nada! Mas o final é de arrepiar. Uma pena, poderia ser fantástico

Jéssica @pequenoslivros 03/05/2020

❌ Alerta de conteúdo sensível ❌
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse foi o livro que eu escolhi ler em parceria com a editora Valentina e preciso dizer que, como uma super fã de thriller, que esse suspense nacional é de tirar o fôlego! O livro mostra toda a trajetória do personagem Tavinho, desde a infância até atingir o ápice na carreira médica e tudo que foi preciso ser feito para que ele alcançasse esse sucesso. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De uma leitura bem fluida, A Contrapartida vai desenvolvendo um mistério sobre a família Albuquerque e tudo que mudou após a chegada de Iaúna, uma índia que viu sua família e toda aldeia ser dizimada pelo homem branco e, prometida de morte, conseguiu refúgio com a mulher que viria a ser mãe de Tavinho. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando jovem, Tavinho apresentava diversas dificuldades de aprendizado e sabia que deveria se esforçar muito se um dia quisesse seguir seu sonho de ser cirurgião e dar orgulho a seu falecido pai, morto em um trágico assalto. Quando, em desespero, pede ajuda da velha Iaúna e ela começa a revelar alguns segredos de sua aldeia que deveriam permanecer ocultos, é quando começamos a mergulhar de cabeça nesse livro e descobrir até onde uma pessoa aceita ir por reconhecimento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A minha única ressalva sobre esse livro é que ele apresenta uma linguagem que eu não estou tão acostumada a ler, com algumas gírias mais antigas e diálogos que não parecem tão naturais, mas o livro é tão envolvente que rapidamente esse detalhes ficam logo em segundo plano. O final me deixou cho-ca-da e alerta de spoiler: acho que terá continuação!

site: https://www.instagram.com/p/B_aYcAgj576/