Rainha do Ar e da Escuridão

Cassandra Clare

Resenhas -

Sorofila 18/07/2023

Mto bomm
Só n dou 5 estrelas pq achei algumas partes um pouco enrroladas demais, mas gostei mto da trilogia em geral, principalmente dos personagens.
Liv.... 18/07/2023minha estante
Olha elaaaa, fazendo resenha e tudo ?

evajackspoem 16/07/2023

Os Artifícios das Trevas
Essa foi a primeira série dos Caçadores de Sombras que eu li (logo a última cronologicamente, mas tá?) e tenho algumas opiniões?
Eu percebi que os três livros seguem o mesmo padrão, o que é meio cansativo. A escrita da Cassandra é densa, mas isso permite que ela desenvolva perfeitamente todos os personagens. Enfim, a trama é longa, mas eficaz, vale a pena a leitura?

Laura2199 04/07/2023

O mais cansativo de todos até agora!
Já vou pedindo desculpa pelo tamanho dessa resenha, mas vou usar como forma de desabafo, apesar de ter gostado.

Eu achava q essa série seria a minha favorita da autora e me enganei muito, gostei do primeiro livro, adorei o segundo, mas esse terceiro foi uma decepção.

A Cassandra trás tantas problematicas e a maioria delas só serviram pra irritar, demorei 5 dias pra ler pelo menos trezentas páginas de tão desconfortável que eu estava me sentindo.

Meu Deus os personagens desse livro só me estressaram, era cada decisão, ação que tomavam que eu pensava não é possível viu. Emma se humilhando, ty obcecado por uma ideia e o julian não se importando com nada, acho q ele esqueceu que não tava em tvd hahahah

Continuando falando sobre os personagens o meu casal não ficou junto e acabaram até o momento meio brigados eu espero que na próxima série eles fiquem juntos se não vou surtar. Sobre o trisal eu achei bem diferente ainda mais que foi escrito em um livro jovem, mas gostei.

O mundo paralelo de thule foi uma palhaçada que só serviu pra nós informar como teria se o sebastian tivesse ganhado a guerra maligna e uma amostra da livvy viva. A história até neste momento tava uma chatice e depois fluiu muito bem.

Eu senti que nessa série e principalmente nesse livro a autora puxou um pouco pra distopia e mostra um lado mais extremista da clave.

Teve muitos pontos de vistas desnecessários, mas que acabam de alguma forma completando a história ou só aumentando a quantidade de página.

Outra coisa, não gostei do epílogo, acho q podia ter achado outra forma pra ela começar uma nova série e ter deixado essa fechada, porque toda vez tem que meter o jace e a clary no meio. Porque ela sente a necessidade de terminar o livro mostrando como todo mundo tá feliz e do nada me coloca algo que vai tirar a paz deles principalmente desses dois mencionados anteriormente.

Acho que vou dar um tempinho no mundo dos caçadores de sombras, dar uma respirada, não estou saturada, mas por ter lido um atrás do outro você acaba vendo umas semelhanças previsíveis e isso acaba perdendo um pouco da graça, ainda preciso também ler o extras já que fui na sangria pra ler essa série heheh

Gustavo 02/07/2023

Sou mt suspeito pra falar dos livros da cassandra mas esse conseguiu pra mim ser incrível ele é grande e parece meio arrastado,mas pra mim foi uma leitura rapida e incrível virando um dos meus favoritos sem dúvida

vit 01/07/2023

Finalmente terminei
Meu deus eu li esse livro de ARRASTO
a primeira parte antes de thule é simplesmente impossivel, muito lenta, morri de preguiça e demorei mais de 3 meses pra ler
mas a partir de thule simplesmente terminei em uma semana porque ai sim ficou bom
começou a acontecer coisas de verdade, reviravoltas e muita ação, adorei mesmo
mas só terminei porque gosto muito de toda a saga de caçadores de sombras, se fosse a primeira trilogia que eu tivesse contato eu teria desistido ha muito tempo

JAssika2 21/06/2023

Novamente, bato na tecla da Cassandra sempre estender demais sem necessidade. Um livro gigante que poderia ser bem mais curto, se focasse no que realmente importante. São tantas informações desnecessárias que tornam a leitura maçante. Tem que ter muita paciência para dar continuidade a essa trilogia.

Quando acabou, achei que faltou algo. Que perguntas não foram respondidas, que ficou aquilo de "é isso?". Sem mencionar que a vilã foi super fraquinha em comparação às outras. Não consegui ficar tão animada para o final.

Mark, Kieran e Cristina. Os melhores da trilogia. Um trisal que brilhou, mesmo antes de ficarem juntos.

E a maldição dos parabatai? Ainda não acredito que toda complexidade que pensei que teria em se livrar do caso, foi resolvido no piscar de olhos. Esperava bem mais.

Enfim, o livro tem pontos altos e baixos. Não foi capaz de me cativar e me fazer querer devorar as páginas, mas houveram bons momentos. Achei uma trilogia ok. Para ser sincera, esperava bem mais.

Ytan 15/06/2023

O final dessa trilogia não me agrada como o livro anterior mas, continua sendo um livro bom recomendo.

Khaolinha 13/06/2023

Li uns 10 livros só pra não ter que voltar passar ódio com essa história.

A Cassandra definitivamente não é pra histórias longas, se isso fosse um livro único de umas 500 páginas talvez fosse uma história razoável.

Eu não me lembro de já ter passado tanto ódio com um livro e nem é aquele ódio bom de uma história bem escrita que te desperta várias sensações inclusive ruins, não, era só um ódio por estar vendo tanto potencial jogado no lixo.

Eu achava que As Peças Infernais era o pior trabalho da Cassandra, um trabalho mal feito (e desnecessário) de reciclagem. Coitada de mim não sabia o que me esperava pela frente.
Isso aqui é a reciclagem da reciclagem da reciclagem e ela se empenhou tanto com a causa ambiental que ainda por cima encheu de estrume.

Eu queria acreditar que ela estava doidona quando teve essas ideias, mas tenho certeza que não é o caso. Parece que ela se desafiou a colocar o máximo de ideia ruim num livro só.
A trilogia é ruim, mas esse livro é o fim da picada. Confesso que gostei do 2 livro porque foi divertido, mas esse aqui não dá pra engolir.

Eu vejo o trabalho dela da seguinte maneira: ela criou personagens muito bons em Os Instrumentos Mortais e não conseguiu superar isso, os enredos dela são ruins (eu sempre achei), ela trás temas importantes, mas não é tão boa trabalhando eles, ela criou um universo incrível, mas não é boa expandindo ele e a compulsão que ela tem por romance com certeza não a ajuda. O epílogo desse livro mostra quão dependente ela ainda é dos seus primeiros protagonistas e o papel que os demais personagens de Instrumentos executam aqui mostra que ela não fazia ideia do que estava fazendo nem com personagens antigos e nem com os novos.

Quantas centenas de páginas esse livro perde com dramas românticos que não fazem a p0rra do menor sentido? (e aqui fala alguém que não vê problema em ter romance nas histórias).
Eu não sei quantas vezes eu senti vergonha alheia lendo isso , mas posso afirmar que a cena da página 570 está no topo das constrangedoras e eu achava que esse era um tipo de coisa que ela sabia escrever.

Tudo o que acontece em decorrência de alguém não aceitar uma morte do livro anterior tem um total de 0 serventia e aqui aproveito pra registrar que não consigo ter dó de quem morreu, porque morreu por imprudência, foi se enfiar sem preparo onde e quando não devia.

Agora a coisa que eu menos consigo perdoar a Cassandra é o fato dela ter transformado a Emma (a melhor apresentação de personagem que ela fez) numa completa idiota, ela conseguiu fazer eu ter mais ódio da Emma do que da Clare e até o momento a Clare era a personagem que eu mais detestava entre todas as centenas de livros que já li, então isso significa muito.

Uma outra coisa que esse livro teve de péssimo foi a linguagem, não sei se em alguma medida foi prejudicada pela tradução, mas isso aqui foi um YA descendo pro Infantil (agora eu lembro que o Hobbit é infantil e nem dá pra comparar), mas voltando a linguagem, os diálogos a infalilização das atitudes estavam de doer.

Pra não dizer que absolutamente tudo foi uma merda eu tive uns momentos de alívio especialmente com o Jace, a Cassandra não estragou o Kit e a única decisão que eu não julgo é a da página 672 envolvendo o Kit porque faz sentido pra um garoto no contexto dele.

Tinha a pretensão de ler As últimas horas ainda este ano, mas preciso de uma desintoxicação, de uma amnésia da Cassandra então vai ficar pra depois.

Esse livro conseguiu ser uma decepção e eu nem tinha expectativa sobre.
Bruno Oliveira 19/06/2023minha estante
Essa trilogia está entre as piores coisas que já li na vida. Concordo em tudo o que você disse. Reciclagem, da reciclagem, da reciclagem. A Clare precisa largar o osso. Dos três apenas o primeiro é menos ruim, mesmo assim não é lá grande coisa. Eu simplesmente odiei e o fato de serem livros enormes, com zero necessidade, elevou ainda mais esse ódio. Surpreso que você ainda avaliou com 2 estrelas, eu dei 0,5 apenas para ter uma avaliação.

Khaolinha 19/06/2023minha estante
É que 0,5 eu dou pra livro história ruim e Mau escrita....sabe, gente que não sabe escrever e publica.
1,5 que foi a nota que eu dei, normalmente eu dou pra história fraca e Problemática que romantiza o que não deve ser romantizado, mas eu fiquei tão put@ com esse livro que não consegui avaliar melhor...e pra ser justa a Cassandra não é o Thomas Mann, mas ela sabe escrever e traz temas importantes então não consigo dar uma nota menor.

rai rai puffy amiyumi show 06/06/2023

Cassandra Clare, Cassandra Clare por que tão sádica?
Em primeiro lugar preciso comentar o quanto esse livro é enorme, não lembro exatamente do tamanho dos outros, mas dos que eu li creio que esse seja o maior deles, infelizmente precisei fracionar ridiculamente minha leitura nesse o que sinto que atrapalhou bastante minha experiência e a prova de que não falo isso necessariamente como um ponto ruim é que eu pretendo ler ele novamente no futuro, num momento onde eu possa apreciar como ele precisa;

Porque tem tanta coisa acontecendo aqui ao mesmo tempo, são tantos personagens, e não vou dizer que me importo com todos porque são muitos e creio que é impossível ser alguém que se importou com todos os irmãos, com todos os amores, mas o mérito está suficientemente posto no fato de que me importei com muitos. De verdade mesmo, Mark meu amado precioso, Ty, Cristina, Kieran, Diana...

É um livro com tantas pessoas, tantas histórias, achei bonita e natural a maneira como esse livro mostra uma representatividade;

O ponto de conflito de TDA é o que talvez pra mim seja o grande trunfo porque tudo bem que desde TMI é deixado a informação de que os caçadores não são bonzinhos só porque fazem o bem, mas acho que em TDA isso é colocado de maneira muitíssimo mais eficiente, eles se utilizaram de uma guerra para validar um preconceito e a velha sensação de superioridade que sempre existiu e o quanto isso impacto diretamente nossos protagonistas, o quanto a guerra molda indivíduos e relações para sempre;

Eu sinto que poderia falar desse livro por muito muito tempo, mas ao menos por enquanto ficarei só até aqui. Onde não disse nada, mas ao mesmo tempo disse sim.

Kaylan3 06/06/2023

É de longe o melhor livro da série "Artifícios das trevas". Envolvente e tem ótimos personagens, foi fácil se apegar aos Blackthorn, Herondale principalmente ao caso amoroso proibido de Emma e Julian, sim eu estava torcendo por eles:).
Enfim, é um dos meus livros favoritos e eu recomendo para quem assim como eu gosta fantasia.