Sadie

Sadie Courtney Summers

Resenhas - Sadie

mari.brambilla 12/01/2024

"Não aguento mais meninas mortas."
O livro, escrito por Courtney Summers, aborda a tragédia da morte de uma menininha de treze anos e o impacto da mesma na vida de Sadie, a irmã mais velha da vítima, que da nome a obra. Meses depois do ocorrido, Sadie desaparece e um jornalista é instigado a encontrar seu paradeiro.
Essa é uma versão bem simplificada de uma sinopse, mas acredito que isso é o máximo de informação que o leitor pode ter sem estragar sua experiência de leitura.
Gostei muito da forma que a escritora escolheu pra narrar esse livro, dividindo os capítulos com o ponto de vista da Sadie e em formato de podcast, promovendo um teor investigativo que consegue deixar a leitura mais dinâmica.
Acho de extrema importância ressaltar também que esse livro dói. Ele faz arder cicatrizes que não se fecharam, faz você torcer por um final feliz que não existe. Mesmo se tratando de uma ficção, "Sadie" constrói um reflexo nítido de uma realidade injusta e dolorosa presente na vida de inúmeras famílias.
Depois que você conhece a Sadie, é impossível esquece-la.
ATENÇÃO!! Esse livro tem vários gatilhos. Como muitos desses gatilhos são spoilers da trama, se quiser saber mais sobre eles pode entrar em contato comigo!

(desconsiderem se essa resenha ficou ruim, é a primeira que eu faço.)
Beijos, Mari :))
binalovesu 12/01/2024minha estante
Me convenceu

binalovesu 12/01/2024minha estante
Lenda habla muito

Yasmim 09/01/2024

Eu achei a escrita do livro muito boa, a leitura é muito fluida. Amei que o livro intercala o ponto de vista da Sadie e do dono do podcast, a forma como a história de vida delas é contada me fez sentir próxima das personagens, eu consegui entender o porquê das atitudes delas.
O final do livro é surpreendente porque foi completamente diferente do que imaginei

Nicole932 07/01/2024

Uma garota foi brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado entre um pomar de macieiras e uma escola incendiada nos arredores de Cold Creek, Colorado. Seu nome era Mattie Southern, e ela só tinha treze anos. A pequena Mattie era a única conexão de sua irmã mais velha, Sadie Hunter, com o mundo. Quando elas foram abandonadas pela mãe, que era viciada em álcool e outras drogas, Sadie cuidou da irmãzinha como se nada mais importasse. Agora, tudo o que a garota de dezenove anos quer é fazer justiça com as próprias mãos. E nem mesmo a gagueira que dificulta sua comunicação vai impedi-la de encontrar o paradeiro do assassino. Desde que partiu atrás do abusador que tirou a vida de Mattie, Sadie nunca mais foi vista. O que aconteceu com ela? A única pessoa disposta a encontrar respostas é o jornalista West McCray. Quando a polícia não conseguiu resolver o caso, a avó de consideração das garotas pediu a ajuda dele. O repórter está seguindo o rastro de Sadie e, ao longo de sua investigação, ele produz um podcast. Cada pista descoberta revela uma verdade desoladora.

shoriboo 06/01/2024

Muito interessante
Uma proposta incrível, com personagens interessantes, com passados interessantes.
gostei muito do formato do livro, essa coisa de podcast achei muito legal.
no final, quando não tinha mais as visões da sadie, apenas partes de As garotas, eu devorei o livro como se fosse o bigmac mais gostoso do mundo

Clara 04/01/2024

Comecei esse livro em 08/12/2022 e desisti dele um pouco antes de chegar na metade, e depois de pouco mais de um ano meu namorado me incentivou a terminar.

Sadie é um livro cheio de sentimentos. Um livro que mexeu muito comigo, partiu meu coração e me deixou muito triste quando terminei de ler. Me passou um sentimento como se todos os personagens fossem reais e amigos meus.
As personagens foram bem construídas. Mesmo que Courtney Summers use alguns estereótipos para construir as personagens, eles acertam. Sadie é o grande destaque, claro, deixando a mostra os sentimentos complexos, os anseios e as condições que a tornaram a pessoa que é.
A

isadora439 01/01/2024

"a beleza da infancia é nao compreender completamente o custo de vida."
Fiquei triste pelo final, mas o livro em geral me deu belas reflexões. tadinha da sadie e da irmã dela, não mereciam nada disso, ngm merece.

gabzela 30/12/2023

Personagem chata com desenvolvimento mal feito e um final xoxo e sem explicações sobre todo o pretexto criado. Perdi meu tempo.

Mia Fernandes 30/12/2023

Se ela morrer, a verdade vai junto com ela
Um triller emocionante que une podcast sobre true crimes e o desaparecimentos das garotas. O que aconteceu Mattie, e para onde foi Sadie ?

A busca por uma garota desaparecida, numa jornada por vingança. Sadie não tinha nada na sua vida, até o nascimento da sua irmã, Mattie. Mat, é a luz da sua vida, seu amor, seu propósito de vida.

As garotas podem até ser personagens ficcionais, mas existem tantas Saddies e Matties por aí, vítimas de abuso sexual e de lares disfuncionais. Esses crimes devem ser denunciados.

A busca de Sadie pelo assassinato de sua irmã, é angustiante. A sua narrativa é contada no passado, e nos dias atuais, o desenrolar dos fatos por um podcast. O desdobramento, os personagens vão surpreendendo. Você fica ali, com o coração partido, por uma jovem que não pode salvar a pessoa mais importante da sua vida. E tudo que sobre é buscar a vingança e dar um fim no seu argoz.

"Fico com o estômago doendo, porque, em um momento assim, eu não consigo fazer as palavras saírem da minha boca com perfeição o suficiente para convencê-lo. Não consigo descrever como é ruim essa incapacidade de me comunicar do jeito que eu quero, quando preciso."

"Uma garota com a cara arrebentada, o braço todo rasgado, implorando pela oportunidade de salvar outras garotas. Por que eu teria que implorar por isso?"

O livro termina com uma busca não terminada, será que Sadie conseguiu se vingar? Cadê a jovem. Talvez nunca vamos saber o seu paradeiro, entretando se você conhece alguém vítima de abuso, ajude-a. Os vilões, os abusadores, são as pessoas mais próximas das vítimas.

"Como se perdoa as pessoas que deveriam te proteger? Às vezes, não sei do que mais sinto falta: de tudo que perdi ou de tudo que nunca tive."

Xoxo
Mia Fernandes

Flora 19/12/2023

"Não aguento outra garota morta"
Não tinha percebido o quanto gostei desse livro até terminar e ficar olhando pro teto por horas pensando na história.

Não consigo articular em palavras o porquê de eu ter gostado tanto, mas esse é um daqueles livros que eu recomendo pra todo mundo ler.

Alerta de gatilho pra pedofilia, abuso, e outras coisas.