Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

raísa 26/02/2024

Quase 5 estrelas
Foi minha primeira livro do autor e por isso não quis correr com a leitura, aprovetei o máximo que pode.

Um dos meus interesses para ler o livro foi porque eu gosto muito de Game of Thrones e a Daenerys era minha favorita, quando lançou House of Dragon eu soube que não teria como, EU PRECISAVA ler os livros. E foi a melhor escolha.

A minha unica crítica que fez perder meia estrela (infelizmente no skoob não consigo dar 4.5), foi que a leitura em aguns momentos se tornou arrastada e descritiva demais, de situações que naquele momento não precisava e que acabou me confundido. Mas entendo que é mais sobre um livro narrativo do que sobre dialógos.

Fiquei decepcionada porque achei que o livro fosse até Aerys (o pai de Daenerys), mas pelo visto não, espero que nos livros de crônica de gelo e fogo, o resto da sucessão seja contada.

Gostei muito de cada personagem e cada fase. Obvio que ler sobre a dança era a parte mais esperada, mas amei conhecer sobre os conquistadores, sobre o longo reinado de Jaehaerys e etc. A dança me surpreendeu em detalhes, como a série deixou muita coisa passar e como seria muito bom se incluisse alguns detalhes, mas entendo que é uma adaptação e não da pra ser 100% fiel a obra original.

O livro me deixou com gostinho de quero mais, e quero ler mais do autor com certeza!

Henrique1126 22/02/2024

Fogo e Sangue
Esse é o livro para àqueles que amam o universo de Game of Thrones e se sentem curiosos acerca da Casa Targeryan. Ele possui uma escrita diferente dos demais livros da saga, sendo contado em terceira pessoa por personagens que não estão ligados diretamente aos eventos, abrindo margem para mais de uma interpretação dos fatos. Ademais, seu foco é descrever o passado dessa família e seus principais acontecimentos, então não há presença de diálogos, mas apenas descrição de eventos.
Além disso, se trata de uma obra extensa, mas muito interessante, pois a história da Casa Targeryan é peculiar e bem construída, apesar de também ser pessimista. Se caracteriza como um excelente livro de fantasia para os familiarizados com o mundo de Martin.
Sou fã desse universo. Assim, sendo esse o primeiro volume, espero ansioso pela continuação.

Rafael.Silveira 20/02/2024

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen ? única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria ? tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Qual é a origem dos três ovos de dragão que chegaram a Daenerys? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.
Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens em preto e branco assinadas pelo artista Dough Wheatley, Fogo e sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros ? um livro imperdível para os fãs do autor.

Ivan Heng 19/02/2024

Um livro de história com muitas fofocas, sangue e dragões!
Antemão já aviso que este é o primeiro livro que leio do querido e perturbado George. Acredito não ser um livro para qualquer, mas sim para quem já é fã do universo, já que nesta obra acompanhamos basicamente um apanhado de fatos históricos. A história vai nos sendo apresentada através de meistres que discutem entre o que são os fatos e o que são achismos e fofocas.
As histórias são muito interessantes, cheias de tramas políticas, guerras, traições, fogo e dragões, mas embora eu tenha amado as incertezas históricas, do embate entre o que foi relatado e o que faz mais sentido, eu senti falta de acompanhar mais o dia a dia dos personagens, saber o que estão sentindo e o que estão pensando, mas isso faz parte da proposta deste livro.
Mesmo com esse porém, o livro é muito cativante com histórias cheias de reviravoltas e personagens marcantes, acredito que valha muito a pena a leitura devido a toda a complexidade que o George se dispôs a pensar e elaborar para seu universo.

Mau_Caetano 19/02/2024

Um livro de ?não ficção? fictício
Minha história com as Crônicas de Gelo e Fogo começou como a de muitos, com o lançamento da série de GOT em 2011. Contudo, só fui ler os 5 livros principais em 2020.

Naquela época já tinha comprado ?Fogo e Sangue?, mas acabei não conseguindo ler ele após ter acabado ?Dança dos Dragões?, e só fui lê-lo agora, com um incentivo da série.

A prosa desse livro é bastante diferente daquela vista nos livros principais. Como o título adianta, este livro é escrito como se fosse um obra de não ficção história. Ou seja, o ?autor? do livro o arquimestre Gyldayn conta s história dos Targeryans.

Este volume compõe desde a conquista de Aegon I, até o fim da regência de Aegon III. Dando cerca de 150 anos de história dos Targeryans.

Portanto, já pode esperar um livro bastante denso e complexo, assim como os outros escritos por G.R.R. Martin. ?Fogo e Sangue? é menos denso que os da franquia principal.

Vou fazer uma breve divisão, para fins de deixar a resenha mais compreensível:

????????

Em relação à densidade do livro:

Para aqueles que não sabem, os 5 livros da ?Crônica do Gelo e Fogo?, são escritos com uma letra que parece ser algo como Times 8, e o menor espaçamento possível. Aqui eles aumentar o tamanho da fonte para uns 10, o espaçamento continua o mínimo possível.

A consequência disso é uma ?enganação?, uma vez que o livro não tem as convencionais 600 páginas que o leitor pode esperar. Indo para o campo de suposição, se esse livro tivesse uma diagramação mais ?padrão? ele poderia aumentar algo entre 1/3 ou 1/2 do seu tamanho, quisá até mais.

Não acho que isso seja ruim, mas fique preparado para ler muito.

????

Em relação a complexidade do livro:

Não é novidade que os livros de Martin são complicados, tramas, subtramas, subsubtramas. Isso acaba sendo mais fácil de acompanhar do quando livro é narrado em POVs, e não acontece tanta coisa no capítulo.

Aqui, temos as mesmas tramas, subtramas e subsubtramas. Mas como livro conta aproximadamente 150 anos de história, em determinados momentos fica complicado para acompanhar.

Principalmente se considerarmos que o livro não vem acompanhado de um apêndice com mapa ou informando as casas de Westeros e seus membros, como ocorre nos demais livros.

Por isso, alguns personagens são introduzidos em um parágrafo e mortos no seguinte. Ou histórias inteiras são contadas em 3 páginas ou menos.

Não se leve a enganar, as obras de Martin são complexas não, convoluted. O que isso quer dizer?

Já mencionei isso em algumas reviews minhas anteriores, mas irei explicar.

Uma obra complexa é aquela que ?não existe no sem ponta?. Isto é, o livro vai ter muitas, mas muitas informações, porém você, leitor, sabe de onde vem tudo aquilo. Existe toda uma lógica por trás de todas as tramas, mesmo não prevendo elas, em uma segunda leitura ou ao re-analizar os fatos, pode perceber de onde aquilo veio. Em suma, tudo é muito bem explicado

Por outro lado, um livro convoluted - muito vista em JRPGS - é uma obra com bastante informação, mas tudo é meio ?zoneado?. O leitor tem as informações, mas vendo as coisas em um contexto geral elas: (i) ou não fazem muito sentido lógico; (ii) ou não dá para entender direito o plot. De modo que, você só aceita que o plot é uma zona.

Martin faz obras extremamente complexas, portanto você vai ter muitas, mas muitas informações. Porém todas elas tem um propósito na história.

Somado a complexidade da obra, com q sua densidade, da para perceber que não é uma leitura muito fácil.

?????-

Voltando a análise do livro em si, conforme disse, o livro tem a mesma prosa vista em livros de não ficção históricos. Portanto, isso pode acabar sendo um ?deal-breaker?. Eu não achei, gostei bastante da diferença, não me recordo de ver um outro livro assim.

Destaco que, devido ao estilo de prosa, o livro tem pouco diálogo, sendo bastante expositivo.

Além disso, o livro apresenta algumas imagens, que mostram visualmente o acontecimento do livro. Não são muitas. Todas elas tem uma estética bem ?Fantasia dos anos 80? e são em preto em branco.

Eu pessoalmente não sou muito fã dessa estética, mas as imagens são muito lindas.

A minha única crítica ao livro é, conforme mencionei, a falta de um mapa e um apêndice contendo as casas de Westeros. Em um livro tão complexo, com tantas pessoas, tantas localidades diferentes, fica difícil acompanhar o que está acontecendo sem essas informações.

Dou, ao fim, 4.5 estrelas (tendendo para 4.75), pois o único ?defeito? do livro é a falta dos apêndices.

4.75/5

Emmily 17/02/2024

Fantástico!
Esse eu demorei um pouco para ler, mas valeu a pena. Eu amei a forma como foi escrito, foi quase como se estivesse lendo um documento histórico. Uma parte considerável (e muito empolgante) do desenvolvimento de uma das casas mais intrigantes e poderosas de Westeros, mas sem se prender a muitos detalhes.
Estava com saudade do universo de asoiaf, e essa leitura matou um pouco dela, mas ficou aquele sentimento, que só os leitores desse universo conhecem, de que ainda há muita história a ser contada, e nós seguimos aqui sedentos por ler cada uma delas. Em suma, eu amei o livro, é perfeito!

Thamires 17/02/2024

A maior casa de Westeros
Claro q os Targaryen deveriam ter um livro só deles, afinal, a Westeros q conhecemos no universo de GOT começou com eles. Ler os principais acontecimentos desse dinastia me trouxe uma visão mais ampla e me fez mais fã deles. Ansiosa pelo vol. 2

Gonçalves Ribeiro 16/02/2024

Curiosidades e Relatos
Como uma absoluta fã das crônicas, posso dizer que uma das maiores curiosidades que se nutrem durante as histórias é como surgiu a família targaryen.
Portanto, traz uma extrema satisfação a leitura. Claro que não é muito rica em detalhes, porém esta não é a proposta.
O formato de livro histórico traz uma visão distanciada, que pode trazer ainda mais curiosidade por alguns dos acontecimentos, e então estabelece um interesse por mais obras que venham a representar esse período da história.

Dr. Danco 14/02/2024

Enquanto estivermos órfãos de Winds of Winter...
Mano, isso aqui é água pro sedento, pão pro esfomeado, eu estava com muita saudade de Westeros.
Primeiro, o que "não gostei", acho que a história é beeeeeem diluída (são quase 150 anos) eu prefiro a história mais completa, como todas as conspirações políticas e conflitos de cada personagem, mas não faz do livro algo ruim, aliás, duvido ter tido algum jeito de saber mais da história a não ser deste jeito, que na verdade acho genial a ideia do Martin (um Meistre da Cidadela é quem "escreve" a história) e é isso né, Martin criando um mundo inteiro se concentrando nos conflitos políticos, crenças, preconceitos e conflitos internos dos personagens (pessoalmente acho foda demais ele focar nisso tudo) adorei, já tô ansioso pros próximos (espero não demorar) já que não conta a história completa dos Targaryen, falta ainda uma boa quantidade

Marcos.Detanico 14/02/2024

A leitura foi devagar, mas bastante satisfatória.

Minhas partes favoritas são a conquista dos sete reinos e Dança dos Dragões, a famosa guerra civil entre os Targaryen

Um dos pontos que pode gerar confusão é a quantidade absurda de personagens, muitos deles com nomes iguais ou então parecidos. Conforme o tempo avança e as linhagens vão se sucedendo, você não lembra mais quem é descendente de quem ou de qual castelo é determinado lorde.

As últimas páginas são excelentes e deixam um gostinho que quero mais é agora só resta esperar a sequência que pode levar de anos a décadas kkkkkk

Isaac267 11/02/2024

Simplesmente PERFEITO
Não têm muito o que dizer, simplesmente esse livro é PERFEITO. Livro é uma narrativa que conta historias como:

? A conquista de Aegon e suas irmãs-esposas
? A história do famoso castelo de Harrenhal
? Maegor, o Cruel, é sua famosa Fortaleza Vermelha
? O reinado de Jaehaerys, o Sábio
? A grande Guerra Civil dos Targaryen

Um livro que eu daria fácil nota acima de 11/10

WanderOtávio 10/02/2024

Bom demais voltar a Westeros, dessa vez com muito mais dragões e com ainda mais tramas e conspirações pelo trono de ferro! Livro incrível!!!