Fogo & Sangue

George R. R. Martin

Resenhas - Sangue e Fogo

Taiiinara 21/03/2024

Super detalhado
O livro retrata toda a linhagem Targaryen desde a conquista de Aegon I. Eu até imprimi a árvore genealógica pra acompanhar melhor. Também é mostrado como as outras famílias foram se sucedendo, como os Starks, Lannisters etc.

Em alguns momentos ele pode ser monótono com tanto detalhes de servos, cavaleiros, nomes e sobrenomes. Mas no geral eu gostei de saber como trono de ferro foi criado, todos que se sentaram nele e como era Westeros com os Dragões. Mostra também como eles foram aniquilados com o passar do tempo.

Daniel1912 20/03/2024

Incrivel!
A história no inicio parece ser bem massante, porém, vai te segurando a medida que voce le mais. Incrivel a quantidade de detalhes de Martin sobre esta obra. A única questão é que eu sempre me perco na questão dos nomes das casas kk.
Vale demais a leitura

thaynA148 15/03/2024

Como sempre nosso querido vovô nao decepciona!!! achei muito interessante a história dos targaryen, repleto de violência, morte, escândalos e tudo de ruim que voce possa imaginar (que familia doida viu)

alguns reis sao mais interessantes que outros e eu so engatei na leitura de verdade quando cheguei na dança dos dragões (nao que isso seja culpa do george, eu so nao conseguia sentir que a leitura fluia bem pra mim por mais bem escrita que ela fosse)

gostei muito do livro e espero que ele nao parta dessa pra melhor antes de escrever a parte 2 pois ainda tem muito targaryen maluco pra governar westeros

Gabriel 14/03/2024

Que baixaria meu deus?
Seiscentas páginas de casos de família envolvendo promiscuidade, traição, fogo, muita violência e briga por herança. (queremos a continuação pra já!)

Leticia 12/03/2024

É impossível parar de ler esse livro! Ele tem umas partes mais legais, outras mais arrastadas. Mas até as parte mais chatas dão uma aula de narrativa para muito escritor contemporâneo que está por aí fazendo sucesso. Todas as pessoas deveriam se dar esse prazer que é ler algo do Martin!

gepetinho 10/03/2024

Um livro de história muito bom
Acabei demorando muito para terminar esse livro pois ele se juntou com o início das minhas aulas...
Parte da culpa da demora da leitura é dele mesmo, pois, sinceramente, a coisa mais chata desse livro é o que até durante a saga principal desse universo criou-se todo uma animação, que é a Dança dos Dragões.
A dança dos Dragões é sim interessante, mas é a parte com a qual menos me liguei aos personagem, li sem me importar muito com nada, óbvio que apoiei alguém e fiquei meio revoltado com uns absurdos que aconteceram, mas no geral eu fiquei muito "ok". O final então, com o rei (Aegon III) que é literalmente uma porta, me fez não me importar muito com ele.
Agora falando no início do livro (Aegon, o Conquistador até o Velho Rei) é algo indescritível, melhores leituras da minha vida, MUITO bom, acontecia trama atrás de trama, não parava nunca, fiquei simplesmente apaixonado pelos personagens que apareciam, foi incrível, valeu pela leitura no total.
O livro é super tranquilo de ler, é como um livro de história, então a narrativa não é que nem a da saga principal, vai direto aos pontos de grandes acontecimentos ou que irão levar a um, o que não deixa o livro parado praticamente nunca. Na minha percepção teve esse parte mais chata (pós-Velho Rei) mas não é insuportável, não deixa de ser interessante conhecer a história da grande Casa Targaryen, compraria mais volumes sobre com um sorriso no rosto.

Deixo aqui também uma nota especial de amor para a Boa Rainha Alysanne, citada na saga principal mas que merecia monumentos, livros, festas e obras de artes em sua homenagem.

RayLima 09/03/2024

Leitura indispensável para quem ama Game of Thrones
Pra quem é fã de Game of Thrones vale muito a pena ler. Além de matar a saudade desse universo, já que o George R R Martin não termina os livros da saga, a história dos Targaryen é riquíssima, cheia de tudo aquilo que nos fez amar a Guerra dos Tronos: traições, jogos de interesse, intrigas familiares, brigas por poder, personagens icônicos, muitas batalhas e, claro, dragões!

A escrita é diferente dos livros de GoT, que a cada capítulo segue o ponto de vista de um personagem. Em ?Fogo e Sangue? nós temos um compilado de depoimentos/documentos escritos por Septões e Meistres, além de trazer algumas informações de livros (como o do bobo da corte Cogumelo) e boatos/fofocas que ficaram famosos (e podem conter um pouco da verdade).

A riqueza de detalhes é realmente impressionante e isso (apesar da parte fantástica) nos passa tanto realismo, que é como se esse mundo, esses personagens e esses acontecimentos realmente existiram. Do começo até boa parte da segunda metade do livro o ritmo de leitura flui muito bem, apenas mais perto do final se torna um pouco maçante, pois acontecem muitas reviravoltas e batalhas, fiquei perdida e eu nem ligava mais pra nenhum personagem tanto assim que me motivasse a manter o ritmo de leitura.

De modo geral, foi muito prazeroso de ler e voltar a consumir algo do George R R Martin, mas talvez, pela nostalgia de fã, eu não consiga fazer uma avaliação mais objetiva.

*Importante frisar que esse livro vai ter continuação, pra quem não sabe e não tá a fim de cair em um esquema de pirâmide hahah
Fabio 11/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Ray!??????

RayLima 11/03/2024minha estante
Obrigada, Fábio! ?

tmgoncalves 09/03/2024

Os conflitos de Westeros!!
O livro é muito bom. Relata os altos e baixos do clã Targaryen bem como eles unificaram todos os reinos de Westeros!!

George Martin impecável nos conflitos entre os personagens e no humor em alguns momentos da história.

Ramon98 07/03/2024

Minha primeira experiência com o mundo criado por George RR Martin foi incrivelmente positiva. "Fogo e Sangue" não se enquadra na categoria dos romances convencionais, mas sim numa fascinante compilação de registros históricos da dinastia Targaryen. Acredito que este livro funciona como alicerce, estabelecendo bases conceituais sólidas para a compreensão mais clara das outras obras da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo".

A profusão de detalhes sobre as famílias, tradições, costumes e leis representa uma imersão preparatória para o leitor, permitindo uma compreensão mais profunda das consequências naturais apresentadas nos demais livros. As diversas versões e relatos dos escribas e meistres acrescentam camadas de complexidade, desafiando o leitor a reconstruir os acontecimentos e discernir, intuitivamente, a versão mais plausível considerando as características dos personagens.

Em suma, "Fogo e Sangue" é um deleite para os apreciadores da literatura fantástica, proporcionando uma exploração profunda do vasto universo criado por George RR Martin.

jenni 07/03/2024

Maior livro que já li. Dracarys!!
O modo como todo o verse é ABSURDAMENTE bem estruturado chega a ser assustador. Para mim, George é um dos escritores mais geniais da atualidade e segue fazendo história (literalmente).

Mas o que me fez dar 4 estrelas é que muitas vezes ter tantas informações não é necessariamente relevante para a leitura, deixando o livro denso dms sem necessidade. Os detalhes é oq fazem Geogre ser incrivel, mas torna a leitura cansativa.

Sendo um livro de fofoca sobre toda a família Targaryen ao longo dos anos, nem todos os acontecimentos são literais ou reais. O próprio narrador muitas vezes conta duas versões do mesmo acontecimento.

É uma família complexa com um passado secreto e ainda mais complexo. George não pode morrer sem escrever especificamente sobre Valíria e a sua queda.

Aegon é definitivamente incrível, ele é a mistura de Rhaenys e Visenya. Sabendo quando ser um guerreiro e quando ser um rei bom e decente. O primeiro decreto dele foi a paz. A PAZ.

A única montadora decente da Vhagar foi a Visenya e me dói termos tido tão pouco de Rhaenys e Meraxes.

Visenya colocando o filho no trono não foi uma surpresa, era óbvio que resultaria nisso. É triste saber que a conquista já foi colocada em risco pelo próprio filho do conquistador.

Jaehaerys e Alysanne foram ótimos para o reino, mas péssimos pais. Me deixa tão brava que o Jaehaerys conseguiu acertar no governo, mas para escolher o herdeiro ele foi um incompetente. A casa quase caiu pq ele foi um idiota burro ? #$%!& , todos os esforços dele foram jogados no lixo.

A Dança dos Dragões é uma palhaçada tremenda. Minha aversão aos verdes é imensa, eles planejaram o golpe bem antes da morte de Jaehaerys e é mais do que nítido. Viserys sendo colocado como herdeiro era tudo oq precisavam: um rei fraco.

Nenhum dos verdes tinham a capacidade de governar. Imaturos, egocêntricos e incapazes, fracos mentalmente. Eram crianças montando dragões, principalmente Aemond. Aegon II é outro incompetente que sempre agia sem pensar nas consequências. Nunca passaria de um Usurpador.

Rhaenyra tbm não é diferente. Mais mãe do que rainha, Rhaenyra nunca teve a capacidade para governar o reino e todas as conquistas dos pretos na dança foram feitos por outros no nome dela. Que ela subisse em seu dragão e fosse guerrear com espada em mãos também. Ficou paranoica, não confiava nem na própria sombra. Perdeu os aliados mais leais por isso. Ela causou a própria queda.

O verdadeiro herdeiro não era nem um nem outro, mas sim Rhaenys, a rainha que nunca foi.

ELA era a herdeira legítima e Jaehaerys ignorou. ELA nunca teria caído no papo dos Hightower pq seriam os Velaryon a aconselhá-la e eles sim se mostraram leais inúmeras vezes. ELA era uma guerreira, uma montadora de respeito. ELA era a primogênita do primogênito de Jaehaerys.

A dança nunca teria acontecido se Rhaenys fosse rainha.

Daemon e Rhaenyra são um casal muito bosta, no máximo havia paixão tesão entre eles e principalmente ambição da parte de Daemon. Rhaenyra se divertia com comida enquanto Daemon se divertia com amantes, patético. Além de que supostamente ele chegou a chamá-la de puta.

Os três Velaryon/Strong, filhos da Rhaenyra, eram SIM herdeiros legítimos do trono de ferro. Muito mais até do que a própria Rhaenyra. Leais, corajosos, guerreiros, obedientes, sensatos. (Joffrey foge um pouco disso, mas cá entre nós dps de perder os irmãos qm pode julgá-lo por querer fazer algo?

Só na série é deixado explícito que os meninos são bastardos, mas no livro se os três forem Velaryon tbm existe a chance de nascerem com o cabelo escuro. Rhaenys é Targaryen legítima e tem cabelo escuro. Nada passava de conspiração dos verdes, tanto que os três são lembrados na história como Velaryon ou Targaryen.

Daemon e Rhaenys tem minhas duas batalhas preferidas na Dança dos Dragões.

Dorne é ABSURDA de incrível e espero muito que Meria Martell seja adaptada corretamente na série pq essa mulher fez história.

Alyssa e Baelon são meu casal favorito.

Não sei se nas crônicas de gelo e fogo é narrado o golpe do Robert, mas eu amaria ler isso detadalhamente. Queria ler também muito mais sobre Dorne.

Meus personagens favoritos: Daemon, Rhaenys, Alyssa e Baelon, Aegon I, Meria Martell, Addam Velaryon, Jacaerys e Lucerys.

Dragões fav: Caraxes, Balerion, Dreamfyre, Vermax e Fumaresia.
Archeronnn 30/03/2024minha estante
Vc disse TUDO o que eu achei sobre o livro

AllanR 06/03/2024

O livro é bom eu gostei bastante, mas é um livro com poucos diálogos é basicamente um livro de história de família mas vale a leitura.

Keell 05/03/2024

São tantas canadas envolvendo esse livro que eu nem sei por onde começar, mas já afirmo que isso aqui é uma obra prima. George RR Martin é um gênio, ouso falar que é um dos maiores e melhores escritores de literatura fantástica da atualidade (mesmo sendo um velho teimoso que não vai terminar os dois últimos livros das crônicas de gelo e fogo), mas construir um universo tão fechado e complexo dessa forma, não é para qualquer um.

Ler esse livro foi torturante, uma mistura de angústia, aflição, ansiedade e em pouquíssimos períodos de tempo, alegria. Pra quem conheceu as histórias dos Targaryen pelas séries, talvez seja ainda pior, é triste saber como a história dos personagens que tanto conquistou o público vai terminar, principalmente na dança dos dragões, mas também tem um sentimento muito bom quando eles conquistam algo.

Os Targaryen estão longe de serem pessoas boas, mas muitos até tentaram ser, de um jeito torto, mas tentaram. Alguns me surpreenderam, outros me frustraram e alguns eventos me fazem compartilhar dos mesmos sentimentos, todavia, as mulheres Targaryen são um absurdo de maravilhosas, elas foram minha maior surpresa com um adendo especial para Alyssane que se tornou até então uma das minhas personagens favoritas, de longe foi a melhor pessoa dessa família em todos os sentidos.

Não dá para falar de todos os personagens de forma individual, pois são muitos, mas volto afirmar o quanto esse livro me surpreendeu. São poucas falas, poucos diálogos, não é um livro de estória, mas sim de história, contado de forma para que saibamos como foram os Targaryen e suas batalhas, não para saber de fato o que se passava na cabeça de cada um tal qual as crônicas de gelo e fogo. Esse é provavelmente o livro mais diferente que já li, mas um diferente muito bom. Pensei que fosse a história de todos, mas ao que tudo indica vai ter um segundo livro e sigo no aguardo.

Enfim, foi uma surpresa muito boa, não sei porque demorei tanto para ler. O livro tem uma escrita fácil, rápida e fluida, só no final que fica um pouco maçante, mas atribuo esse detalhe talvez ao fato de metade do livro ter sido pura adrenalina, principalmente durante a dança dos dragões e os reis anteriores, então quando a dança acabou e veio a calmaria, o livro ficou meio méh, felizmente é somente os 3 últimos capítulos kkkkk
PS: após a dança dos dragões a história começa a ficar maçante, o reinado de Aegon III foi chatinho, pelo menos no início dele que o livro termina quando ele finalmente chega a maioridade para assumir o trono.

PS 2: mesmo sendo normal naquele período, continua sendo estranho vê que a maioria desses personagens são crianças agindo e sendo tratadas como adultos.

benerhys 28/02/2024

A casa do dragão
?Aegon foi proclamado rei no Fosso dos Dragões e Rhaenyra foi proclamada rainha em Pedra do Dragão. Tendo todos os esforços de reconciliação falhado, a Dança dos Dragões começou de verdade.?

A narrativa do livro é feita como um relato histórico, cobrindo um período de mais de 200 anos, da chegada dos Targaryen a Westeros até o fim da dança dos dragões. O aspecto que mais me cativou no livro é essa exploração dos personagens e das dinâmicas da família Targaryen, em vários momentos me senti presa na história e criando um carinho ou ódio por cada personagem. Achei a leitura super fluída, pensava que seria meio maçante por se tratar de uma coleção de fatos, datas, eventos, mas cada parte da história me prendeu muito, fiquei completamente vidrada.
Eu já era super obcecada pela Daenerys e por house of the dragon, conhecer sobre outros personagens que ainda não tinha ouvido falar foi incrível, terminei o livro apaixonada pelo Jaehaerys e a Alysanne, pra mim os melhores reis depois dos conquistadores. Depois disso foi que a confusão se armou de vez e foi sofrimento sem fim. O coitado do Aegon III ficou em luto pela mãe a vida toda e se tornou um homem muito melancólico e desligado de tudo e todos, muito triste o fim ter sido assim. Apesar de teoricamente os Pretos terem vencido, será mesmo que valeu a pena?