A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia De Northanger

Raquel448 24/02/2023

Melhor que orgulho e preconceito. Falo mesmo! A história foi muito mais interessante de se ler, te amo Catherine. A amizade dela com a Eleanor me emocionava mais q ela com o Henry kkkk. Mas, mesmo sendo legal, Jane Austen ainda n faz meu estilo.

Lela Tiemi 25/09/2010

Menos romance e mais diversão!
Catherine Morland - uma jovem que não se destaca em beleza ou inteligência, ingênua e de bons princípios - é convidada a passar uma temporada em Bath com seus vizinhos e amigos da família, Sr. e Sra. Allen. Lá, Catherine faz amizade primeiramente com a Srta. Isabella Thorpe e, pouco depois e paralelamente, com a Srta. Elianor Tilney, além de ser cortejada pelos respectivos irmãos de suas novas amigas, Sr. John Thorpe e Sr. Henry Tilney enquanto participa de diversos bailes e outros eventos. De cara Catherine já se vê encantada pelo Sr. Tilney, mas sofre ao tentar driblar seu outro insistente pretendente.

Catherine está lendo “Os Mistérios de Udolpho” de Ann Radcliffe, um romance gótico que não li, mas acredito seguir a mesma linha de “O castelo de Otranto” de H. Walpole (pai do gênero gótico), no estilo de castelos assombrados com crimes misteriosos.

Convidada a conhecer a residência dos Tilney – a abadia de Northanger – Catherine se deixa levar pela imaginação e logo se encontra na vexante situação de estar à procura de mistérios e pistas criminosas, até suas fantasias serem descobertas por seu amado Sr. Henry Tilney e assim finalmente se ver forçada a colocar os “pés no chão”.

Para mim, este conflito entre a ficção e a realidade da jovem Catherine durante sua estadia na casa é o ápice da história.

De todos os livros de Jane Austen, na minha opinião, este é o menos romântico porém o mais divertido.

Grupo: Mundo de Tinta
Twitter: @omundodetinta
Claire Scorzi 14/10/2009minha estante
Adoro a ironia de JA neste livro! Talvez tenha sido a primeira obra satírica escrita por uma mulher...

Lu 18/01/2010minha estante
Fato! E o diálogo no primeiro baile entre a Catherine o Mr.Tilney é delicioso!

Maria Leão 21/11/2011minha estante
Não é o caso de considerarmos que Austen inspirou-se no clássico satírico que é Dom Quixote para fazer o seu Abadia?

Coruja 09/04/2021

Já li e reli antes a Abadia, e escrevi resenha e ensaio sobre a obra então, em vez de me delongar acerca desse que é o mais juvenil (e, sejamos sinceros, também o mais divertido, visto ser uma sátira rasgada de romances góticos) dos livros de Austen, falarei da edição da Nova Fronteira, que comprei esse ano por motivos de... é, minha autora favorita, gostei da capa, a edição de bolso que tenho está emprestada (e já não sei se será devolvida, considerando o tempo que está com a pessoa...), e tem livros (e autores) que vale à pena ter repetido na estante. Não me julguem!

A edição em si, é muito bonita. Capa dura, com uma pintura metalizada que me deixou de olhos brilhando, folhas de guarda lindas, um projeto gráfico que, de maneira geral, é tanto belo quanto confortável para ler. Das traduções com que já tive contato, achei essa uma das mais rebuscadas, de vocabulário mais rico. Nada que não se entenda pelo contexto, mas talvez seja necessário consultar um dicionário.

Pessoalmente, eu gostei muito, inclusive porque isso parece somar mais humor às tiradas da Austen emulando romances góticos super dramáticos. No final das contas, talvez até agradeça à prima que até hoje não devolveu minha outra edição…

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/06/o-resumo-da-opera-leituras-e-releituras.html
Ket 09/04/2021minha estante
Deliciosa essa história!

Aline Casellato 14/09/2022

Esperava bem mais da Austen
Longe de mim querer criticar a graciosíssima e amabilíssima Jane Austen? porém esse livro não é bom.

Um livro tem que ter mais do que citações espirituosas e inteligentes. Aqui faltam personagens e uma trama atraente, sem contar no terrível desfecho. 60% do livro são descrições de Bath, de pessoas vaidosas e fúteis e da nossa ?heroína? sem noção. Aliás nada acontece até esse momento do livro, o que o faz moroso.

Tanto tempo foi gasto em tais descrições que o restante da história é totalmente corrida, com resoluções que devem ter mais explicações sendo resolvidas em um único parágrafo da última página.

Entendi as críticas ao estilo Gótico, sendo a Catherine uma caricatura de heroína, no entanto os sarcasmos e comentários ácidos não bastam para nos prender a história.

Esse é também um livro que não envelheceu bem com o tempo: temos vários machismos do nosso mocinho, e nossa mocinha sempre aceitando tudo obedientemente. Chega a ser deprimente que eles acabem juntos. O motivo pra isso então pior ainda.

Debby 16/06/2020

Tenho nem o que falar de Jane Austen, uma das minhas autoras favoritas, se não for a favorita. Pra mim foi uma releitura, e mais uma vez me encantei com a breve história de Catherine Morland e Henry Tilney.

Luísa Ribeiro 13/10/2023minha estante
achei exatamente a mesma coisa! A parte na abadia é bastante interessante e intensa, mas a que antecede é muito parada, parece que tão pouco acontece em tantas páginas! E a resolução também achei que ficou apressada, não teve um envolvimento grande como nas outras obras dela

Roberta.Chamberlain 27/04/2022

Esse é o segundo romance da autora que eu leio e confesso que me decepcionei bastante. Por ter lido Orgulho e Preconceito acreditei que todos seguissem a mesma linha e fossem ótimos, porém me enrolei demais para ler a Abadia de Northanger por não gostar de nenhum personagem e a história em si não ser muito boa. A protagonista ainda está se descobrindo então não tem as opiniões formadas, as conversas dela com Henry sempre pareciam, ao meu ver, que ele estava dando broncas nela por ser imatura e nem vou comentar sobre a futilidade da Isabella. Dei 4 estrelas mais pelo apego com a Jane Austen do que pelo livro mesmo.

?Não suporto a ideia de amar as pessoas pena metade, não é da minha natureza. Minha afeição é sempre muito forte.? (Pág. 37)

Paola322 05/12/2021

É incrível demais aaaaaa
Apesar de ser uma escrita um pouco prolixa, por conta da época, claro, é uma leitura super leve e fluída.
A Catherine é incrível, super divertida e me rendeu boas risadas.
Amei e odiei quase todos os personagens. Inclusive, foi Jane Austen entregou John Thorpe como o primeiro cara small dick energy, sem or que personagem INSUPORTÁVEL.
O relacionamento da Catherine com o sr. Tilney é muito lindinho e o final feliz deles é da Eleanor foi tudo!!!

Literatura Livre 07/07/2021

RESENHA A ABADIA DE NORTHANGER
Antes de tudo, eu gostaria de dizer que sou uma grande admiradora da Jane e suas obras... Infelizmente a resenha que trago hoje, não é muito favorável em relação ao livro "A Abadia de Northanger"... Vale ressaltar que o enredo traz como principal, uma garota inocente e não conhecedora do mundo, portanto isso não me agradou na história... Primeiramente o livro é bem fraco, corrido e a história não me prendeu em nenhum momento... Por incrível que pareça não consegui me conectar com nenhum dos personagens, o que eu considero um problema... Posso confirmar que a narrativa é bem levinha, o que é algo bom em um livro de romance... Porém, no decorrer da obra pude perceber que faltou muita personalidade na protagonista, algo que me fez perder o interesse logo de cara... Um pouquinho antes do final eu fui grandemente surpreendida, mas toda essa surpresa passou com o final fraco e rápido, onde senti falta dos detalhes... Particularmente a leitura não me apeteceu, esperava ser um livro onde nós torcemos pelo romance dos personagens sabe??? O que não aconteceu... Eu recomendaria para pessoas que procuram um livro mais leve, menos detalhado e mais rápido... Óbvio que apenas uma obra que não gostei, não apaga todo o brilho da grande escritora que a Jane é, e todas as obras incríveis que escreveu!!!
Margô 07/07/2021minha estante
Eu me esforço pra Jane Austen...mas não desce!?? Tem algo muito distante da Londres em plena Revolução Industrial, e de repente, é aquele mundo cor-de-rosa...sem nenhuma referência aos achaques de uma sociedade extremamente capitalista. Bem, pode ser que eu esteja errada, despreparada, melhor dizendo, pra ler Miss Austen...por favor, me convença! ??

Margô 07/07/2021minha estante
*ops, pra "gostar" de Jane Austen...

Margô 07/07/2021minha estante
Vixe, revi a tua resenha, e eu diria quase as mesmas palavras pra Razão a Sensibilidade!...rsss. Uma garapa...

Literatura Livre 07/07/2021minha estante
Bom... Eu acho as obras da Jane trazem questões muito importante, sobre dinheiros, interesses, preconceito, desigualdade... Enfim, eu amo as obras dela, de verdade... Minha preferida é Orgulho e Preconceito... Mas essa deixou a desejar, demorei séculos para ler e ainda não gostei muito do final

Margô 08/07/2021minha estante
Huuummm...vou pensar melhor sobre estas questões que você elucidou! Bacana.??

Gabriela 02/07/2022

Um livro gostosinho
Eu achei o início um pouco lento demais, sendo que eu já li orgulho e preconceito, e eu esperava que o livro tivesse muitos diálogos como em orgulho e preconceito e não tem mas, não desista desse livro, demora um pouco? sim, porém quando você percebe já tá toda envolvida pela história, pelos personagens. Me diverti bastante.

@lilianloietes 17/01/2023minha estante
Me convenceu ...colocarei na lista

Jose457 17/01/2023minha estante
Que bom,acho que você vai gostar desse livro,espero que você tenha uma experiência incrível com esse livro,assim como eu tive..... boa leitura

@lilianloietes 17/01/2023minha estante
Não tenho dúvida, quero a edição toda da Jane da Martin Claret, então preciso ir com calma...os livros são caros!

Booksnolasco 29/03/2024

Ameii!! ???
Adorei o livro, ele é super rápido de ler e adorei o tom de humor do livro, achei diferente dos livros de época, parece que a Catherine age como as personagem dos livros de romance é muito doido, acho super valido quem gosta de livro de época e os livros da Jane de ler esse, quase não vejo muita gente falando dele. E considero um livro muito bom, fora que ele é bem curto então até para quem não tem costume de ler livro de romance de época, acho que vai gostar pois ele flui bastante, é um bom livro para começar os livros de Jane, sou suspeita em falar, pois ela é uma das minhas escritoras favoritas, se pudesse eu recomendaria para todo mundo ler hahaha.

Tico Farpelli 07/12/2020

A HEROÍNA ASSUMIDA DE JANE AUSTEN
Gostei bastante de Abadia de Northanger. É uma história com um estilo bem diferente dentro do que estava acostumado a ler de Jane Austen.

Maria.Luiza 03/03/2024

Fascinante
Um estilo de narrativa muito diferente das outras obras da Jane!
Achei essa história muito interessante e eu não esperava um suspense em algumas partes. O que foi muito legal. Consegui me envolver mais com os personagens e não ficar entediada.

Adrya.Jordanaa 22/11/2022

A Abadia de Northanger
A obra é rasa. Falta desenvolvimento e clímax; o final é apressado.
Fora a personagem principal, Catherine, os outros personagens são todos chatos e a história muito entediante.