Chronos: Fragmentos do Tempo

Chronos: Fragmentos do Tempo Rysa Walker

Resenhas - Chronos: Fim dos Tempos

Andre 26/01/2022

Chronos III
Foi uma aventura dentro de uma aventura, reconstruída a partir de uma aventura, que foi substituída por outra aventura.
É isso que resume minhas impressões sobre o último livro - e, em consequência, sobre toda a série - de Chronos. Um desfecho que não impressiona, mas também não decepciona, reintegra o esforço que a autora teve em lidar com toda a lógica embaralhada da viagem no tempo não-paradoxal que ela mesma criou. Também tivemos mais participações de outros lugares fora dos Estados Unidos (embora ainda descritos sob a velha e inexata perspectiva dos estadunidenses) e ainda não sei o que pensar sobre a pequena - porém marcante - parte da história que se passou na minha cidade.
No mais, posso dizer com peso em todas as letras: eu gostei. Gostei de me sentir no lugar da Kate ao fazer escolhas que mudariam a humanidade e ao sentir o mundo mudando esporádica e drasticamente. Gostei dos cliffhangers (sim, tão bons quanto os do livro anterior), dos ganhos, das dúvidas, do sentimentalismo. Gostei das perdas, dos lutos e dos ensinamentos que trouxeram. Gostei até de certas incoerências, enquanto ligeiramente estava ocupado imaginando como a minha vida seria maravilhosa se eu usasse uma chave CHRONOS no meu dia a dia (entendedores entenderão).
Sem contar, é claro, no obviamente magnífico e histórico trabalho que a lendária Darkside teve na editoração dos três volumes da serie.
Assim, Chronos entra triunfante para aquela lista de livros, filmes, jogos e afins em que digo:
?It?s about the journey!?

Henrique.Zara 19/01/2022

O final tão esperado
Kate precisa terminar o que começou no primeiro livro. Cheio de reviravoltas, viagens no tempo, linhas paralelas e confusão, entrega um final lindo para os personagens... Mas será mesmo o fim?

-Louie 07/01/2022

A Trilogia Chronos é uma montanha russa de emoções. Eu amo como as relações entre todos os personagens se tornaram mais profundas, assim como as próprias personagens. Tipo, Prudence tem transtornos mentais? Muito incrível como a autora vai acrescentando detalhes.

Eu sinto que esperava mais emoção em algumas cenas, aquele climax mesmo, e isso faltou um pouco mas não fou algo que tornou o livro ruim.

Nesse livro em específico amei as reflexões sobre religião e se os fins justificam os meios.

O final dessa série é, pra mim, belíssimo. Pra esquentar o coração mesmo e ainda se emocionar um pouquinhho.

Mesmo depois de 3 livros acho difícil entender as viagens e mudanças no tempo, mas deve ser pq sou burra e essa série é a primeira que leio sobre viagem no tempo.

Enfim, gostei muito dos livros e da escrita da autora, recomendo.

Rhayane.Pelison 01/01/2022

Encerrando a trilogia!
Uma trilogia de viagem no tempo, confesso que o terceiro volume da série foi mais morno, o primeiro me prendeu mais, por isso quis ler o segundo e o terceiro. Mas valeu a experiência e saber o fim dessa história!

Sol 07/12/2021

Chronos 3
Terminei o livro em prantos. Achei que todos tiveram um final digno e especial, mas o Connor... meu deus, que final foi o dele! Não esperava tantas reviravoltas, não esperava tantas emoções. Amei a trilogia e já entrou na minha listinha de favoritos e na minha prateleira especial da estante!

alizambon 30/11/2021

cansativo
a história vai muito além da proposta inicial e fica muito repetitiva e cansativa. Tem umas 597 personagens, boa sorte pra lembrar de todas.

Xuxu 17/11/2021

Conclusão da trilogia
Não vou falar sobre a história aqui, só quero dizer que eu achei os livros bons, ao que se propõe. É uma história de ficção científica com viagem no tempo, que vai abordar uma questão envolvendo religião, intolerância religiosa (até certo ponto) e um tipo de autoritarismo. Mas, não vá esperando grandes desenvolvimentos tá? Do meu ponto de vista, Chronos é uma trilogia leve e tranquila de ser lida, mais como um passa tempo gostosinho mesmo, nada daqueles sci-fi de pirar a cabeça e colocar os miolos pra funcionar em velocidade máxima tentando desvendar questões do universo.
Isso tudo pra dizer que, gostei sim e recomendo pra quem tá procurando esse tipo de leitura! ??

Gi 08/11/2021

Eu realmente gostei muita da trilogia, o que eu realmente indico para todos e que leiam um livro seguido do outro, pois são muitas informações para absorver e caso aconteça como eu, que levei meses entre um livro e outro, você vai acabar esquecendo de alguns detalhes e vai ficar perdido. A trilogia é muito bem escrita, a autora se prende bastante nos detalhes das missões das viagens no tempo, nas histórias por trás de cada uma, em como interligar uma coisa na outra.

Leticia.Justo 24/10/2021

Viagem no tempo
Finalizando o último livro da série que me fez apaixonar com toda a aventura de viagens no tempo. Curti muito essa série

Bruno Meneghello 22/10/2021

"O tempo mais valioso não é marcado pelos ponteiros do relógio, mas pelo compasso do coração."
Gostei da Trilogia, é uma história gostosa de ler, bem leve.
Acho que o final podia ter sido melhor desenvolvido. Uma religião fundada por vilões para eliminar grande parte da população mundial e no fim a protagonista e seus aliados têm que enfrentar meia dúzia de pessoas. Os vilões não fazem quase nada. O que poderia ser feito por uma pessoa mal intencionada com um amuleto que viaja no tempo?
A autora não nos entregou isso. Creio que poderia confundir mais a cabeça dela e do leitor. Viagens no tempo se mostram realmente muito complicadas.

Carol.Alves 17/10/2021

Uma Ficção científica ou Distopia atualíssima?
A religião pode mudar o mundo? E, se inventar uma e destruir uma nação e garantir a sobrevivência somente dos crentes, teríamos um mundo melhor?
Neste terceiro livro Kate corre contra o tempo para impedir o grande abate organizado pelo seu avô Saul e salvar o mundo.
Mas muita coisa ainda há para ser revelada e nem tudo é o que parece ser.
Livro com desenvolvimento fantástico, Rysa conseguiu costurar todas as ideias e deixar sem ar até o último capítulo.

Regina.Luiza 26/09/2021

Chronos
Kate é uma garota de 17 anos comum, até o dia que um convite para ir a casa de sua vó ausente muda completamente a sua vida. Acontece que a avó de Kate veio do futuro onde era uma historiadora de uma instituição chamada Chronos, que sofreu uma sabotagem no início do século XXIV e que impossibilitou ela e outros historiadores de retornarem ao seu tempo. Como medida preventiva para que os historiadores não se sentissem tentados a voltar quando quisessem ao passado, a Chronos prendeu os genes dos historiadores à base da sede e ao dispositivo tecnológico que cada historiador carrega com sigo, na forma de um medalhão antigo; porém um dos membros ambiciosos da Chronos, Saul, explodiu a sede para que ele pudesse retornar ao passado e mudar a história, ele só não previu que ficaria estagnado em um tempo específico, sem ter como saltar para outro. Só que isso não o impediu de seguir em frente no seu propósito, pois o gene da Chronos é transmitido heditariamente, então ele cria através de sua filha Prudence, um grupo de saltadores que vão reescrevendo a história por meio de uma ?nova? religião, os Ciristas.
Kate também recebeu o gene da Chronos e portanto consegue fazer saltos no tempo, apenas munida do medalhão e é ela quem terá que saltar ao passado para impedir que os Ciristas acabem com uma boa parte da população na Terra, em um dia que eles chamam de ?O dia do abate?.
Entre lutas, saltos ao passado, eventos históricos, um triângulo amoroso e problemas que não acabam nunca, Kate é a única esperança para evitar o fim do mundo como o conhecemos.

Adorei a narrativa da autora que é super fluída e o plot é interessantíssimo, difícil de acompanhar, você quer ler rápido para saber o que vai acontecer em seguida, ao mesmo tempo que precisa parar a leitura por um momento ou dois e colocar seus pensamentos em ordem. As mudanças desencadeadas na linha do tempo e as alterações que decorrem delas é de dar um nó no cérebro. O que eu não gostei no livro foi ele ser um pouco repetitivo, pois como é uma trilogia, a cada início de livro temos um tipo de resumo geral dos eventos, que acredito ter sido importante para as pessoas que leram assim que eles foram lançados, como forma de lembrar o livro anterior, mas que para leitores como eu, que leram sequencialmente, não tão interessante. E o que definitivamente foi um problema para mim, ao longo dos três livros, a parte do triângulo amoroso da protagonista com um rapaz do tempo dela e um do passado. Mesmo que a questão tenha sido resolvida de forma satisfatória no final, eu invoquei com um personagem e não consegui gostar dele, mesmo ele sendo o mocinho. Então para ser totalmente sincera, eu torcia para um fim diferente. Mas não se preocupe, isso não foi um Spoiler.

Lu Tibiriçá 29/08/2021

Tempo... Quanto temos?
Esse é o fim da jornada de Kate. Será mesmo?
Demorei na leitura desse volume mais que pretendia. Precisei descansar de tantas viagens para concluir a história.
Mas vale a pena. Cada leitura a seu tempo.

Day 24/08/2021

Chegamos ao tão aguardado final. Apesar de ser uma história rica em detalhes, muitas vezes se tornou uma leitura arrastada e lenta. O final é bem construído, preenchendo várias lacunas e ainda assim deixa ganchos para quem sabe uma futura continuação, ou spin off. Bora pro próximo