Reticências

Reticências Solaine Chioro

Resenhas - Reticências

@cheiade9h 15/02/2020

...
Que história FOFA, bem escrita e desenvolvida meu pai. Nunca tinha lido nada da Solaine e ela conseguiu uma nova leitora!
Davi e Joana mantem uma amizade-paixão virtualmente e anônima - eles não sabem a fisionomia um do outro e muito menos o nome, eles só sabem que se gostam... muitooooo. Então eles acabam se conhecendo SEM SABER no novo trabalho de Davi e logo não se dão bem. Mesmo tendo a faísca de "eu não gosto dele" e "ela não gosta de mim" eles tem muita química mesmo não se gostando num primeiro momento e pessoalmente, Davi e Joana eu amooooo vocês.
Além do romance entre eles durante a narrativa, a autora também discute sobre gordofobia, racismo e toda a crise da vida adulta.
"Reticências" também entrou na minha tag #LeiaRepresentatividade que está rolando no Instagram!

"(...) quando não acabam com a nossa vida, enfraquecem nossa mente (...)."
Dani do Book Galaxy 15/02/2020minha estante
Eu amei demais esse conto!!! Me fez sorrir o tempo inteiro!

@cheiade9h 15/02/2020minha estante
euuuuuuuuuuu, fui uma das minhas melhores descobertas esse ano

Sofia 15/11/2021

Reticências
Eu comecei esse livro na escola,sem dar muita bola pra ele,mas eu To apaixonada por esse dois sério

Eu vou admitir q eu achei a joana bem chata no começo,ela implicava com tudo q o Davi falava,mesmo ele estando certo é isso me irritava muito,mas eu comecei a gostar dela depois da metade do livro

Esse livro é bem fininho então vc consegue ler ele em uma tarde

Recomendo pra Qm quer ler uma comédia romântica bem levinha,e ainda por cima é nacional!
Simplesmente perfeito u

Lucas990 18/01/2022

Uma leitura rápida e fofa para aquecer o coração
Esse é um daqueles livros que você vai lendo e, quando menos espera, já terminou. É uma leitura fácil e gostosa de acompanhar.
Uma questão que eu particularmente não amei é o diálogo entre os personagens. Embora cada personagem é descrito com uma personalidade específica, eu achei que os diálogos e o jeito que eles se expressam é tudo muito parecido, como se todos pensassem igual, sei lá. Isso me incomodou um pouco, mas nada que estragasse a experiência geral.

Franciele.Nicoli 10/07/2022

Você precisa ler esse livro!
Que eu ia adorar uma história da Solaine não é novidade, pois sou fã da sua escrita ? Mas não esperava que @vidaspretas e @caradaprefeitura se tornassem meu novo casal favorito ?
Com muita representatividade, sensibilidade e leveza, Solaine conseguiu entregar uma comédia romântica que vai te fazer suspirar e rir na mesma medida, enquanto conta os segundos para os protagonistas descobrirem a verdade ??
Esse é um livro curtinho que vai te prender do começo ao fim, além de deixar o seu coração aquecido no final ?

Day 08/05/2020

#leiarepresentatividade e uma ótima história
No começo do ano me fiz um desafio: começar a ler mais livros de mulheres e de brasileiras. No meio dessa vontade me deparei com “Reticências”, a história de Solaine Chiaro, que me surpreendeu muito.

Um pequeno resumo da história: Joana (@vidaspretas) conversa com Davi (@caradaprefeitura), sem saber nunca terem se encontrado pessoalmente. Ela posta suas artes autorais e ele entra em contato pela primeira vez para falar sobre um projeto para a prefeitura, os dois continuam conversando e Joana decide que é melhor eles não se encontrarem por um tempo, pois pensava que podia falar com ele mais abertamente por não saber quem estava do outro lado. No entanto, seis meses após as conversas, o caminho dos dois acaba se cruzando, mas os dois se odeiam de cara sem ainda saber quem são.

Essa narrativa é tão leve quanto profunda. A questão racial e sobre o peso estão ali, no meio da história sobre um casal que nem sabe que é um casal. Ver a relação deles e pensar o quanto o real pode ser diferente do virtual chega a ser engraçado, mas às vezes é assim mesmo, a gente ama uma pessoa aqui no insta e quando vê cara a cara algo acontece e não é igual. Só que quebrar a barreira da primeira impressão é tão importante quanto a própria primeira impressão.

Solaine escreve de uma forma envolvente, dá vontade de ler tudo de uma vez só para saber qual será o final, o que irá acontecer com cada personagem. Já estou ansiosa para ler as outras obras dela!

site: https://www.instagram.com/fala.day/

joskegshikta 09/10/2022

Foi uma leitura mais leve do que eu esperava, precisava de uma desse tipo durante esses dias. Eu gostei, mas acho que deveria ter mais páginas para conseguir aproveitar tais assuntos de forma mais aprofundada. Dispara muito a realidade de pessoas negras em ambientes dominados por brancos, sinceramente, consegui sentir um pouco da frustração e tristeza dos dois em determinados momentos. Achei a escrita muito dinâmica, gostei do modo como as situações e sentimentos são descritos. Também gostei bastante do romance, mesmo sentindo que não me apeguei o suficiente aos personagens pela quantidade das páginas, eles têm bastante química.
DANILÃO1505 10/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Brunynha 30/01/2022

Representatividade e bom humor
Conta a história de dois jovens que se conheceram através de um convite de trabalho e desde então não pararam mais de conversar.
@vidaspretas e @ caradaprefeitura se dão super bem com seus papos conselheiros e cheios de humor, porém o que não sabem é que estão mais perto do que imaginavam.
Davi(@ocaradaprefeitura) vai trabalhar no mesmo local que Joana(@vidaspretas), mas a cordialidades dos dois pessoalmente não dura muito e logo se veem em atrito por conta doe um mal entendido no ambiente de trabalho, sem saber que ambos se conhecem tão bem virtualmente.
??-
É um livro curto com uma história leve e engraçada, consegui dar risadas com poucas páginas lidas:-)
Eu amei a forma como a autora contou a história de Davi e Joana, cheia de representatividade mas não de uma forma exagerada, todos os pontos do livro foram tratados de uma forma sensata e bem humorada.
Os personagens foram tão bem criados e o melhor não tem aquele clichê de tantos outros livros de romance que já li.
Quem gosta de história de comédia romântica vai amar??

Douglas 15/02/2022

Um livro com potencial que foi perdido.
Um livro de 300 páginas pode não dar o seu potencial, não conseguir tem tensão, aquele frio na barriga ou ter grandes reviravoltas. Muitas vezes um livro com 176 ( esse livro) ou com 200 páginas consegue trazer o seu melhor em vários pontos, esse não tem clímax, não ter aquela reviravolta que fica marcante ou se torne diferente dos outros livros.

A escrita é sem dúvidas a cereja do bolo, seus diálogos interessantes e dinâmicos também trazem leveza e algo a mais. Porém senti falta de saber o que aconteceu com os personagens, saber da situação da Joana e do Davi, se a Ana Clara teve o que mereceu ( espero que sim), saber mais da Piegas e mais coisas.

Uma pena que um livro tão bom entregou tão pouco, poderia ser um livro digno de 5 estrelas, poderia ter deixado perto do coração ou contar que foi maravilhoso em tudo. Não gostei, a Solaine Chioro tem tudo para entregar ótimos e excelentes livros, só que em um livro curto não aconteceu. Uma pena.

Ana Lara 03/10/2021

Falando sobre preconceito sem vitimismo
RETICÊNCIAS
Autora: Solaine Chioro
Editora: Alt
5?

Davi e Joana se conheceram on-line e tiveram uma afinidade imediata que logo se transformou numa apaixonito virtual.
O anonimato da internet fez com que @vidaspretas e @caradaprefeitura conversassem sobre tudo, se abrissem um com o outro e fossem eles mesmos.
Mas o que David e Joana nem desconfiam é que estão muito mais perto um do outro do que imaginam e se detestam no mundo real?

? Esse livro deveria virar um filme de comédia romântica daqueles que ficam na vida da gente para sempre.

? Seria sucesso na Netflix, permaneceria em alta por meses e depois passaria uma vez por mês na Sessão da Tarde.

? Como não amar Davi e Joana? Como casal ou como pessoas eles são dois jovens muito, muito maneiros: ralam, são conscientes de suas causas, sofrem preconceito por serem pretos e gordos mas isso não os torna vítimas ou revoltados.

? Os dois tem seus bloqueios, medos e inseguranças mas descobrem que em um relacionamento on-line tudo pode ser dito, desabafado e compartilhado.

? O livro é franco, curtinho entretém a gente de tal forma que o li em uma noite, enquanto esperava meu meu filho chegar de uma ?resenha? (sim, eu sou daquelas Mães que esperam os filhos chegarem da night ?dormindo? no sofá).

? A história é contada ora pela ótica de Davi, ora pela de Joana e entremeada pelos diálogos virtuais dos dois que são muito engraçados e comoventes.

? E por Joana, Davi que ama um filme cabeça, cult comprou até o DVD do Homem Aranha.

? Ah, o amor?

mota35 23/05/2022

se meu romance de internet fosse assim, até eu iria querer..
ai, gente, foi o primeiro livro comédia romântica que eu li e, cara, eu amei!!! que livro lindo, legal e apaixonante.??????

sav 31/07/2020

pensa num livro fofinho e importante ao mesmo tempo!!! um conto muito bem construído, gostei de tudo nele, desde a apresentação dos personagens até as temáticas mega importantes que o livro aborda. recomendo pra qualquer um!

sswiftpotter 22/06/2020

muito bom
É um ótimo livro, principalmente pela representatividade, ver dois personagens principais gordos e negros é muito bom de se ver. Eu amei a conexão entre os dois desde o início. O desenrolar da história tem um ótimo timing, nem muito curto nem muito longo. Recomendo para pessoas negras e gordas que querem se sentir representadas e para todos aqueles que estão dispostos a ler algo que mostra uma realidade diferente da maioria dos livros.

Dafne 10/11/2023

Adorei que tem playlist e achei divertidissimo, bem sessão da tarde. Eu amei o Davi com todas as minhas forças

bookbymadu 13/07/2022

prometeu tudo e entregou tudo
Já vinha namorando esse livro, pela proposta dele, há um tempo, até que criei coragem de comprar durante a bienal e tive a chance de conhecer a autora (uma fofa), no autógrafo ela colocou "espero que este livro seja uma boa companhia"... e foi! por mais que seja curtinho e super rápido de ler, ele é completo, vai direto ao que é dito na sinopse sem muitos rodeios e cenas desncessárias. Ou seja, acabou sendo exatamente o que eu procurava, já que estava há quase 3 meses sem ler. A escrita é fluída e te envolve, os personagens possuem personalidade, o que é íncrivel devido ao fato de ser uma história rápida, é possível vibrar com os acontecimentos, o tempo todo que lia, ficava com frio na barriga e toda bobinha. E além disso tudo, ainda possui representatividade e abordagem de assuntos importantes de uma forma responsável e quese encaixou perfeitamente com a trama do livro. Em resumo, é aquele livro perfeito pra quem quer sair da ressaca literária e ler um romance fofo pra aquecer o coração.

Pam @vailerpam 18/05/2022

Um livro muito queridinho! <3
"Davi e Joana se conheceram online e, desde que se falaram pela primeira vez, não conseguiram mais parar. Os dois passam madrugadas conversando, assistem a filmes juntos, desabafam sobre o dia a dia e discutem questões existenciais. O único problema é que eles não sabem a verdadeira identidade um do outro.

Para Davi, Joana é @vidaspretas, a ilustradora incrível com quem entrou em contato para um trabalho. Para Joana, Davi é o @caradaprefeitura, que mandou mensagem convidando-a para uma campanha de Dia da Consciência Negra. Tudo o que sabem um sobre o outro (e tudo o que importa) é que se gostam e estabeleceram uma conexão real, possível apenas porque o anonimato da internet permitiu que não tivessem medo de se abrir. O que eles não sabem, no entanto, é que estão muito mais próximos do que imaginam..."

Quem ama uma comédia romântica? Esta é uma história perfeita para sair de uma ressaca literária.

Eu adquiri o livro na bienal desse ano, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, me deram uma breve explicação da história e eu não hesitei em comprar assim que ouvi sobre representatividades.

A história é muito bem desenvolvida e os personagens são totalmente cativantes, durante a leitura não tem como não querer ser amiga da Joana e do Davi, eu claramente teria eles no meu círculo de amizade. Os diálogos entre eles (principalmente na troca de mensagem) me relembrou de uma época onde eu fui muito feliz conhecendo alguém online e desfrutando da sensação única de combinar gostos e conversas agradáveis com a pessoa. Achei o desenvolvimento dos personagens e das relações muito bem escrita.

A Solaine escreve tão bem que me fez voltar no tempo, sabe aquele frio na barriga de conhecer alguém novo? Eu consegui sentir novamente as borboletas no estômago enquanto lia e ficava na esperança de alguns acontecimentos. Torci e vibrei em vários momentos.

Eu simplesmente me apaixonei, foi uma ótima surpresa essa leitura e se tornou um queridinho.