Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Natália 15/01/2023

Espetacular
Nesse livro, da coleção Feminismos plurais, no qual a autora é também coordenadora do projeto, Djamila Ribeiro define o que é lugar de fala, conceito muitas vezes mal interpretado pelas pessoas. Djamila contextualiza historicamente o feminismo e de como mulheres negras e brancas vivenciam o machismo de maneira diferente. Mostra como mulheres negras não foram contempladas por discursos de feministas brancas do passado.
E é aí que esse termo, Lugar de fala, é tão importante. Djamila recupera discursos de feministas negras na busca por serem ouvidas, pelo seu lugar de fala, para ocupar espaços, pelo seu direito de existir. Djamila tece sua narrativa conversando com o leitor, o fazendo refletir. Mostra que mulheres negras, além de lidar com o machismo, lidam com o racismo.
Nesse livro é discutido que "mulheres, em seu conjunto, são hoje inferiores aos homens, isto é, sua situação oferece-lhes possibilidades menores (Simone de Beavouir)."
O livro faz uma análise ampla de que mulheres negras estão em situação de possibilidades ainda menores, "sendo assim necessário se pensar em saídas emancipatórias, lutar para que elas possam ter direito a voz e melhores condições." (Djamila Ribeiro).
Um livro necessário que deveria ser leitura obrigatória em uma sociedade tão machista e racista como a nossa. Recomendo muito.

Nic 13/01/2023

Achei fraco
Minha opinião poderá ser polêmica, porque este livro é ovacionado por muita gente, mas, achei o livro fraco, nas páginas iniciais a autora disse que seria uma leitura para entendimento popular, só que não, foi um texto pseudo acadêmico, um apanhado de citações que no final não deixou a definição de lugar de fala clara para o povo entender.
Entendo que o livro era focado principalmente no lugar de fala do povo negro, mas, em alguns momentos djamila criticou os movimentos feministas sufragistas de mulheres europeias, obviamente mulheres brancas, de fato entendo que não era um movimento plural e inclusivo com outras raças, mas, para a época (1850), penso que aquelas mulheres, mesmo brancas foram pioneiras, achei desonesto a autora pelo menos não fazer esta contextualização adequadamente.
Enfim, não curti, achei um livro fraco. Foram 89 páginas de um tema rico e que poderia ter sido muito melhor abordado pela autora, que com certeza possui muitas condições para isto.
Para quem também já leu o livro, deixo aqui o espaço aberto para o debate das pessoas que discordam ou concordam comigo.

Maria 11/01/2023

Livro de extrema importância!
Todos deveriam ler esse livro!
Muitas vezes o termo lugar de fala é usado de forma errado, e nesso livro a Djamila explica de forma exemplar oque é lugar de fala, oque é representatividade e a diferença entre esses dois!
Recomendo demais!

Laís 07/01/2023

Necessário, porém
Livro necessário. Na minha opinião, todos deveriam ler. É um livro curto, leitura rápida. Mas achei o outro livro da autora com linguagem mais simples e mais fácil e fluido de ler. Esperava o mesmo desse aqui.

sosodecampos 04/01/2023

relevante demais!!
muitas vezes podemos observar que o termo lugar de fala pode ser usado de maneira equivocada, muitas vezes silenciando a fala do outro, isso não significa que pessoas com experiência em determinadas situações e que apenas elas falam sobre isso, pode haver um equívoco na forma de interpretar esse termo, mas a autora soube desenvolver o livro e trouxe uma conclusão clara e objetiva. perfeito!

Rodrigo Leão 04/01/2023

Primeira do ano
Pra começar com chave de ouro tive que começar com essa leitura, simplesmente incrível, Djamila Ribeiro tem uma escrita muito boa.

rorolovespizza 03/01/2023

Leitura importante
Esse é um dos livros que todos deveríamos ler e refletir sobre a sociedade que vivemos e a posição que ocupamos. Uma leitura obrigatória para pensar o silenciamento e a manutenção dos privilégios.

Fernanda 21/12/2022

Lugar de fala
Os livros dessa coleção, de forma geral, são formatados sob um aspecto científico, e, sob meu ponto de vista, com pouco apelo popular. Esse não foi diferente e ouso dizer que ainda menos popular.
Demora-se para entender o que é ?lugar de fala? e ainda assim, não fica totalmente claro.
Entendo que poderia ser um texto mais acessível à população média, para se ter uma maior abrangência.

Ray (@padawanliterario) 20/12/2022

Importante
Não apenas por contextualizar e nos ajudar a compreender sobre o Lugar de Fala, como sana algumas duvidas e ilusões sobre o feminismo.
Foi uma leitura muito agradável. Altamente recomendado.

Letícia 11/12/2022

Super necessário
Lugar de fala é um termo muito usado atualmente e muitas vezes as pessoas se perguntam como lidar e quando se posicionar. O livro traz diversas referências que podem esclarecer (e tranquilizar) o público.

graziiffraga 10/12/2022

Lugar de fala
Livro rápido e fácil de ler, a escrita é muito boa e Djamila tem uma gama de conhecimento fenomenal. Apesar dos pontos polêmicos da autora em outras obras e afins, esse é um ótimo livro pra entender de onde cada indivíduo fala. O conceito é essencial no dia a dia e até já aprendi sobre em aulas da faculdade de jornalismo.

Sel 06/12/2022

Esclarecedor
Muita gente discutindo sobre o lugar de fala e poucos realmente sabem o q é. Este livro deixa o conceito bem claro! Recomendo.

J..... 03/12/2022

"Não partimos do mesmo lugar". Essa frase define bem sobre o por que precisamos entender e estudar os motivos, as pautas e sobretudo as causas sociais. Cheguei a este livro atraves do "pequeno manual antiracista" da mesma autora, e o que posso falar sobre a Djamila é que to viciada na sua escrita. Sao livros que conversam com você. Voce se sente parte como se fosse um dialogo. Te faz refletir, te faz se por no lugar dos exemplos e enxergar como voce pode melhorar usando seus proprios privilegios. Ate por que "o problema sao as diferenças que significam desigualdades" e não a propria diferença.
O lugar de fala traz principalmente que deve haver "insistencia em falar de mulheres como universais".

"Se nao se nomeia uma realidade, nem sequer serao pensados melhorias para uma realidade que se segue invisivel"

Djamila sou sua fa!

Fernanda 03/12/2022

O feminismo negro
Apesar de ser um livro que aborda um tema complexo e difícil, Djamila trabalha com um vocabulário simples e claro, fazendo com que a leitura flua bem.
O livro levanta várias questões estatísticas que não são faladas abertamente. Quando se fala sobre violência contra mulher, mulheres que recebem menos que homens, não especificam que acontece, principalmente e em grande maioria, com mulheres negras.
O livro aborda sobre o feminismo negro e como ser uma mulher negra te coloca em um local ainda menor de privilégio na sociedade, se lembrando também, de mulheres trans.

Majú 29/11/2022

Esse livro não fala só sobre feminismo, e sim sobre diversos assuntos abordados atualmente que começaram no passado (principalmente no período colonial). É um livro repleto de argumentos, filosofia, diversidade cultural e racional que mostra que todas as causas estão ligadas à uma só. Mostra o quão importante é escutar "o lado silenciado", lado esse feito de negros, LGBTS, mulheres, entre outros. É um livro no qual a sociedade atual DEVE ler, mostra o que significa a união de forças e a importância dessa união.