Lugar de fala Djamila Ribeiro

Resenhas - Lugar de fala

Marcelo Duarte 25/11/2022

Um livro que só agrada seu público algo
Djamila, nesta obra, é apenas uma comentadora da obra de terceiros, impressionante ter assinado a obra, deveria ter sido assinado pela coleção de pessoas citadas.
Eu não sou do movimento feminista e nem o endosso. Entretanto, resolvi ler o livro para ver o que realmente, os teóricos do movimento falam sobre o tema. E confesso que fiquei muito decepcionado com o baixo nível na argumentação, e vou comentar apenas um ponto, o qual eu julgo muito importante.
A autora afirma: “Pensar a partir de novas premissas é essencial para desestabilizar a verdade!”.
Nesse livro ela não discute a Verdade, não se propões a tratar sobre a Verdade, com V maiúsculo mesmo. Pois, ao jogar ao vento a afirmação, não resolve os problemas que tal afirmação cria. Ela simplesmente joga o leitor no limbo do “há ou não verdade absoluta?” e o “Se há, como chegamos nela?” ou “Se não há, há varias verdades. Ela é relativa e se amolda a realidade de cada um?
Ela cria esses problemas e não os resolve! Ela afirma que é necessário mudar as bases epistemológicas, mas e se cada grupo tiver a sua? Como chegaremos a verdade, como verificaremos se é possível chegar a conhece-la. Ela joga anos de tradição científica no lixo, apenas para poder provar seu ponto. Pois, ao dizer que a epistemologia das minorias, não é aceita como o é aceita epistemologia do homem branco europeu, estão deslegitimando sua base epistémica, mas com o simples objetivo de subjuga-los de outras maneiras, estão os desautorizando de participar do debate, do diálogo. Isso é insano! Pois eu posso vencer em debate se eu forçar meus interlocutores a jogar com base na minha epistemologia!

Basicamente, o que a autora quer, é que as bases epistémicas dos grupos de minorias, sejam aceitas assim como o é aceito o método científico! É muita arrogância, pois não se constrói nada, o que vemos é, basicamente um chororô, para que se aceita uma base epistêmica. Base essa que não só confere vantagens as ditas minorias, como já coloca o interlocutor deles em desvantagem antes do debate começar! Pois qualquer crítica é motivo pra vitimização com base na epistemologia usadas por essa dita minoria!
Djamila, se eu mudar as bases epistémicas, nem Deus ganha de mim no debate! Seja qual for o tema em discussão!

David 23/11/2022

Eu entendi o que é lugar de fala! <3
Cara, a Djamila Ribeiro é um ícone, um farol salvador na avalanche de desinformação que a gente tenta surfar com pouco sucesso. Leiam! São poucas páginas cujo conteúdo muda universos.

Siliane.Ferrari 21/11/2022

Livro necessário
Outro livro extremamente necessário. Djamila fala sobre o lugar de fala, explica o surgimento dessa expressão e o porquê da impprtância de debater esse tema. Sugiro a leitura e reflexão.

@eu_rafaprado 18/11/2022

Lugar de Fala
Lugar de Fala.
@djamilaribeiro1

Olhando as opções disponíveis no Kindle Unlimited (to tentando ler ao menos um por mês dos que estão lá pra valer a pena), encontrei esse livro poderosíssimo!
Todos temos lugar de fala, o que é importante é reconhecer o seu lugar, os seus privilégios, e dar espaço para a voz de quem por muito tempo foi calado.
Uma aula de história, muitos tapas na cara.. busquem informação, esse é o primeiro passo para lutar contra o racismo.

Resenha da Editora
A intenção da coleção Feminismos Plurais é trazer para o grande público questões importantes referentes aos mais diversos feminismos de forma didática e acessível. Com o objetivo de desmistificar o conceito de lugar de fala, Djamila Ribeiro contextualiza o indivíduo tido como universal numa sociedade cisheteropatriarcal eurocentrada, para que seja possível identificarmos as diversas vivências específicas e, assim, diferenciar os discursos de acordo com a posição social de onde se fala.

Tuts 18/11/2022

Lugar de fala
Já havia lido outro livro da autora, há uns dois anos, ?Pequeno manual antirracista? e gostei bastante da leitura e do que me acrescentou como ser humano.

Gostei mais ainda deste livro, ?Lugar de fala?. A ideia de comprar ele e ler veio por dois motivos : primeiro porque eu já havia outro lido da autora e gostei muito,e o segundo foi porque eu tinha um certo preconceito com o conceito ?lugar de fala?,não vou negar.

Antes de ler esse livro eu entendia que esse era um conceito criado para calar pessoas em discussões e fazer com que somente a pessoa que sofre determinado preconceito possa falar daquele assunto. No livro,Djamila rompe com essa ideia preconcebida,apresentando uma concepção muito mais abrangente longe desse simplismo lógico.

A autora antes de falar sobre lugar de fala de maneira propriamente dita,traça um histórico das mulheres negras para mostrar que quando se pensa no feminismo,vê-se que as pautas que predominaram eram as que atendiam aos interesses das mulheres brancas,preterindo às mulheres negraa que não tinham a mesma condição social e vivências das anteriores.

Djamila quer mostrar, trazendo várias concepções de distintos autores e autoras sobre o tema, que os grupos socialmente oprimidos sempre eram vistos como ?O outro?, ?aquele que é diferente? do dominante. As mulheres negras então,seriam ?o outro do outro?, excluídas mais ainda pelo sistema hegemônico.

Dessa maneira,a escritora delineia esse perfil social,de maneira exitosa e com muito embasamento. Sobre o lugar de fala,a autora também se baseia bastante em muita coisa para romper com a percepção limitada,que era a que eu tinha até pouco tempo. Em suma,Djamila explica que o lugar de fala que é a pessoa tem constitui a localização do grupo social em que ela está inserida. Ou seja,uma mulher branca por exemplo vai ter o lugar de fala nas condições de ser branca(privilegiada pelo sistema),e na de ser mulher(oprimida pelo sistema),o que vai possibilitar uma ótica distinta se for comparada às outras categorias.

Uma outra ideia interessante é a de que o lugar de fala não é propriamente da pessoa,e sim do grupo onde ela está inserida. Uma mulher negra não fala somente sobre as suas vivências pessoais,apesar destas também serem importantes para a construção da identidade,mas também está contida dentro de um grupo social que foi historicamente marcado pelo silenciamento e pela opressão. No caso da mulher negra é o maior nível,pois além da opressão por ser mulher,existe a opressão por ser negra.

A autora aborda várias outras perspectivas interessantes ao decorrer do livro. De forma geral,eu gostei muito e considero uma leitura essencial para quem busca conhecimentos nesses assuntos. Vê-se também que apesar de ser um livro curto ele possui muitas referências e embasamento teórico de outros autores,além de dados e pesquisa. Vale muito a leitura.

Liv 16/11/2022

Livro excelente! A Djamila é de uma inteligência absurda e esse livro é muito importante principalmente para nós brancos saber onde devemos entrar em determinados assuntos e para a luta antirracista

Gabs 14/11/2022

Uma boa introdução
O livro é direto, traz ótimas referências e possibilita algumas reflexões. Embora seja um pouco superficial, serve bem ao propósito de introdução pra estudos sobre o feminismo, além de cumprir bem seu papel de divulgação científica.

Fernando.Araujo 11/11/2022

De onde você fala?
Nesse pequeno livro, Djamila tenta elucidar com breves, mas referenciadas palavras o que seria o Lugar de Fala. Ela buscar esmiuçar o conceito partindo de uma realidade sua, a mulher negra. Tendo como base sua experiência e a pesquisa sobre essa categoria, ela vai desbravando os significados, as relações, os erros e acertos de cada pensador. Provoca-se um tom de reflexão, de onde falamos?, onde estamos?, quais são meus privilégios?. O que mais me interessa nesse livro é a proposta de ver os grupos de formas diferentes dentro de um mesmo assunto geral, somos diferentes e por isso vivemos o mundo de forma desigual. Pensar nisso, pode nos colocar na posição do outro e ser mais empático com ele. Pensar dessa forma, nos faz pensar também em políticas específicas para aquele grupo se desenvolva. Dessa forma, é crucial entender de onde falamos para poder começar a entender o mundo.

Darlen 06/11/2022

Livro excelente. Aborda questões como feminismo negro, diferenças de discursos dentro do próprio feminismo, desigualdade social, machismo, opressão de gênero, tentativas de deslegitimação, racismo, posição social. Particularmente tive um pouco de dificuldade de entender de imediato por conter definições muito específicas sobre os temas, dos quais é necessário já ter alguma bagagem para se familiarizar, mas nada que o Google não nos salve. Leitura bem rápida. Recomendo demais!

Vanessa 06/11/2022

Todos temos lugar de fala
Primeiro livro da coleção Feminismos Plurais, Djalma começa com o tema Lugar de fala que traz o contexto histórico, conceitos e exemplificação. Com leitura acessível esse livro é um convite e refletirmos diante da posição que assumimos e respeitar àqueles que são representatividades dentro de grupos. O lugar de fala, todos possuem. Por isso entender onde estamos inseridos e entender a perspectiva e experiência dos outros se faz tão necessário. Excelente livro.

Amanda Ladislao 05/11/2022

Lugar de fala
Um livro importante para entender o lugar de fala das pessoas.
Uma leitura um pouco técnica, achei um pouco difícil a leitura, parece uma tese de TCC ou monografia.
Mas e interessante o que está escrito.

Pietra.Scorzato 31/10/2022

Muito aprendido em páginas breves
Leitura muito importante que aborda conceitos, para além do teórico simples, que regem nossa sociedade desde os primórdios.
Mesmo dando diversas voltas e se arrastando um pouco as vezes, foi uma leitura muito explicativa e relevante.
Recomendo sim a leitura, e para todos que reconheçam a importância de ler sobre esses temas.

Livia.Rosembach 22/10/2022

Mtt bom
O livro é muito bom, tem uma linha de raciocínio que você não entende no início, mas consegue fazer sentido no final
É um livro mtt importante, e q todos os usuários de tt deveriam ler

Diego.Sousa 20/10/2022

Ok
Quando comecei a ler essa obra já a conhecia muito bem, justamente por ela ser alvo de diversas discursões. Acredito eu que por conta disso ela me pareceu meio maçante.

Yasmim 09/10/2022

Um livro sobre racismo e feminismo negro
Leitura muito interessante e importante de se fazer, algumas coisas eu já sabia e outras não que me deixaram realmente surpresas, só não dou 5? pq achei a linguagem dele um pouco difícil mais ainda acho um livro bem válido de ser lido.
Leiam, recomendo.