Uma mulher no escuro

Uma mulher no escuro Raphael Montes

Resenhas - Uma Mulher no Escuro

Mariana113 14/06/2024

TE AMO RAFAEL MONTES
Terceiro livro dele e com certeza esse foi o melhor dos três. Inexplicável, que livro bom. Obrigada por ser brasileiro e ter lançado essa obra de arte.

Thiago Duarte 14/06/2024

A vingativa ferida não cicatrizada
Se antes eu não conseguia elencar o meu top 1 entre Jantar Secreto e Suicidas, por motivos de afeição, a leitura de Uma Mulher no Escuro conseguiu ocupar tal lugar em disparada. Confesso que posso estar me precipitando em afirmar que esse é o melhor livro de Raphael Montes, pois, até o momento, só tive o prazer de ler apenas esses três. Mas Uma Mulher no Escuro, na minha opinião, é o livro que me deixou boquiaberto e muito curioso a cada página que eu lia. Os plot twists são amarrados de uma forma que, cada vez que eu pensava estar resolvendo, os mistérios tomavam outras proporções que iam em desencontro das minhas ideias. Tá aí um livro que fez jus ao prêmio Jabuti. Além do mais, foi gratificante fazer a leitura conjunta com minha amiga, pois assim pudemos fazer uma discussão bem enriquecedora.

Esse livro conta o drama de Victória, uma mulher que, depois de vinte anos, tenta levar uma vida normal, se não fosse o seu passado obscuro. Aos quatro anos de idade, Vic presenciou o brutal assassinato de sua família. Não obstante, o assassino ainda humilhou os mortos pichando o rosto deles de preto. Já adulta, percebemos que essa ferida nunca foi cicatrizada acometendo a moça à traumas e pesadelos que a impedem de confiar e de se relacionar com outras pessoas.

Em meio a essa vida conturbada, Vic conviverá com três personagens: seu amigo Arroz, o qual ela encontrou pela internet; o psiquiatra Max quem vai acompanhar ela e Georges um rapaz misterioso que começará a se envolver romanticamente com a protagonista. Raphael Montes fez tudo arquitetado de forma tão perfeita que o leitor, quando fica à parte desses três personagens, começa a especular que um dos três possa ser o tal criminoso pichador que veio para aterrorizar mais uma vez a vida da nossa heroína.

Para mim, o fôlego da história se dá não só quando conhecemos esses três rapazes, mas também por Vic começar a cavoucar o seu passado, através de um diário que recebe do criminoso, descobrindo uma parente que ela não conhecia e a aura negra que cerca a sua família. Percebemos que por trás dos crimes do pichador, há uma série de motivações das mais hediondas possíveis que envolvem perda da infância, vícios em masturbação e parafilias. Não, não estou aqui para defender o assassino, muito menos fazer juízo de valor. Acontece que a Literatura nos permite imergir nas camadas mais profundas das construções de seus personagens que ao mesmo passo que repudiamos o que ele faz, também entendemos o porquê de seu sadismo em vingança.

sweetbookomine 14/06/2024

Bizarro
Gostei bastante da história!! a escrita do rapha é super envolvente e adorei a atmosfera investigativa desse aqui, além de ter vários plot twists.

só senti o final meio corrido, gostaria que ele tivesse dedicado mais algumas páginas pra desenvolver a reviravolta final.

Eduarda2661 13/06/2024

Raphael nunca para de surpreender
Raphael tem um jeito muito especial de escrita e esse livro comprova isso. Que misto de emoções.

O início do livro já é impactante você fica pensando "onde esse enredo vai parar?". Até que chega o momento que pra mim foi icônico no livro:

Vamos brincar?

A partir daí você acha que entendeu onde o Raphael quer chegar, e o que parecia apenas um livro comum de gato e rato entre vilão e mocinha em algum momento vira muito mais que isso.

O final é de fato de tirar o fôlego, e claro, muito surpreendente. Com certeza vale a pena gastar seu tempo com esse livro.

arkight 13/06/2024

Vomitaram o final né
Apesar de toda obra do autor abordar temas sensíveis e isso ser de conhecimento acho necessário alertar na resenha (pela falta desse aviso no livro) de que temas como: (??) pedofilia, abuso e suicídio são tratados nesse livro, principalmente o primeiro de forma bem descritiva. Alguém com gatilhos não deveria ler esse livro e não o recomendo!

De todos livros que li do autor considero esse o mais fraco, tem um começo muito promissor e achei um thriller muito bem desenvolvido até chegar nos capítulo finais, os quais me decepcionaram, eles ocorreram tão rápido que não tive tempo pra absorver oq estava acontecendo (ps: não sei se essa era a ideia mas não ocorreu de uma forma que me agradou). Por mais que eu já imaginasse o plot não foi ruim só achei muito rápido, o capítulo final então.. um horror! Pra mim o livro termina no cap 29 e mesmo assim achei um final meia boca, sabe aquele final que parecem que vomitaram? então!

Dito isso, bom livro ?kkk
Mas realmente achei um bom thriller, apesar dos temas sensíveis e descritivos até demais, e gostei pena q os capítulos finais me fizeram abaixar a nota.

Lais.Venancio 13/06/2024

Raphael Montes é um gênio
Todas as. Minha suspeitas estiveram certas e erradas durante o processo de leitura.
Personagens que são apresentados um por um, na intenção de que você desconfie de todo mundo. A leitura foi breve, muito rápida e envolvente. Fico feliz de encontrar esse tipo de historia em literatura brasileira .

Marina516 12/06/2024

Não me decepcionou, mas também não superou as expectativas que eu tinha por causa dos outros livros. O jeito que a história é contada é bem interessante e rápida, que te deixa curiosa pra querer saber o final, mas quando chega e o plot é relevado não fiquei tão surpresa porque eu já esperava algo assim. Tem temas muito pesados e umas cenas bem exageradas que fiquei incomodada de ler, mas fora isso é um suspense muito bem elaborado
arkight 13/06/2024minha estante
terminei agora e concordo muito, suicidas e jantar secreto me deixaram mal acostumada kk mas continua sendo um thriller de qualidade

bibsarchv 12/06/2024

Chocada!!!
Meu Deus!!!! Eu estou chocada com tudo o que li! Devorei esse livro em horas e mais uma vez constato que o Raphael Montes é um GÊNIO! Um escritor de altíssimo nível, juro. Quem ainda não leu nada dele, leia! Esse livro não deixou nada a desejar, é frenético do início ao fim. Gostei muuuito!

Samyramoz 12/06/2024

Chocada
Dos livros que já li do Raphael esse é de longe o mais pesado. É muito gatilho (acho que podia ter sido sinalizado). A leitura foi muito fluída e eletrizante, o Raphael faz a gente ficar vidrado na história. O plot me surpreendeu muito, muito mesmo. Eu não esperava que fosse do jeito que aconteceu. A única coisa que não curti foi o final, em partes me agradou, só que ao mesmo tempo eu achei meio ????. Sei lá, parece que acabou rápido.
No mais, o livro é ótimo e gostei da leitura.

luacsll 12/06/2024

Uma mulher no escuro ?? (que livro foi essekkk)
Esse é o terceiro livro que leio do Raphael Montes e ousaria dizer que é o mais fraco em relação ao desenvolvimento e aborda o tema mais pesado que já vi.

A escrita é extremamente boa, mas o assunto principal do livro não, achei mto descritivo e desnecessário com relação ao tema abordado. Não precisava dessa quantidade de detalhes e ainda estou admirada por não ter aviso de gatilho nesse livro ?

O plot foi surpreendente e eu não esperava que seria isso tudo, mas ficaram muitas pontas soltas no ar e o final foi super ????

apesar disso tudo é um livro bom por causa do plot (mesmo que seja um plot com um assunto tão horrível), mas não sei se o recomendaria a alguém achei pesadinho dms ?

Nina.Galindo 11/06/2024

Sinto que gostei mais do processo de ler o livro e tentar desvendar os mistérios junto com a personagem do que de descobrir a verdade no final.
É uma leitura bem flúida, da vontade de ler tudo de uma vez, principalmente a partir da metade do livro.

Eduarda.Segatti 11/06/2024

Pqp
A história é muito boa, escrita fácil fluida e interessante, li muito rápido porque me prendeu bastante. Eu não sabia a o tópico sensível do livro, o que me deixou bastante surpresa e MUITO chocada

Não sei como acham suicidas/jantar secreto mais pesado. Esse é disparado pior. kkkkk i love u rm mas muito tenso!!!!e pesado!!!