Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

Entre Amigas 04/01/2021

O início foi um pouco lento, nata de acontecimentos grandiosos até metade do livro. Estava sendo bom mas uma leitura devagar. Na metade começou a ficar bem mais interessante, e o final acabou comigo, me debulhei em lágrimas.
MB

Mhayra.Rhara 21/01/2021

uma leitura pra se divertir e se emocionar ao mesmo tempo. termino o livro completamente apaixonada por vivian, sonhando com tomar um chá no l?atelier ou um gim no lily

tobesoni 20/05/2021

cidade das garotas
eu gostei mto do enredo da história, essa ambiente teatral de ny em 1940 é muito cativante! gostei mto da personagem principal porque em todo momento ela tem plena consciência da história que esta contando e isso me deixou mto feliz!!! a partir do momento que uma coisa acontece o livro desandou pra mim e depois o final (apesar de interessante e tocante) ficou um pouco sem sentido sabe? queria uma motivação maior pro fim.
num geral gostei bastante e super recomendo

Lu 05/09/2021

Que delícia que foi ler sobre toda a vida de Vivian Morris! Sobre a Nova York dos anos 40 aos anos 2000, que nunca perdeu a dinamicidade?

Eu simplesmente amei todas as personagens e fiquei fascinada com todos os diálogos.

É incrível ler sobre pessoas tão diferente do que se espera no seu tempo, sobre seus medos, seus anseios e, principalmente, suas atitudes!

Eu amei como a história foi conduzida. Amei todas as referências e informações sobre a guerra e o sofrimento que ela causa.

Indico muito!

Vivian, Peg, Olive, Edna, Billy, Celia, Angela, Frank, Marjorie, Nathan?. todos incríveis. Já estou com saudade.

renatavisani 22/09/2021

a futilidade na medida certa com toques de realidade - mais pro final que eu precisava ler nesse momento. queria estar em nova york

Sara 03/01/2022

Quando comecei este livro estava a passar por uma reading slump. Eu tinha acabado de abandonar um livro que não estava a gostar e estava à espera que City of Girls me salvasse. Na verdade, salvou.

A primeira metade do livro tendeu mais para o lado "engraçado". Eu estava a gostar, mas não tanto quanto esperava, para ser honesta. Talvez por causa da minha falta de interesse em ler (porque reading slump), não sei, mas senti que algo estava a faltar. As minhas expectativas estavam muito altas porque só ouvia coisas incríveis acerca desta ficção histórica. A segunda metade do livro já foi mais emocionante e comovente.

Este livro aborda importantes tópicos de conversação, tal como a sexualidade, o empoderamento feminino, principalmente neste período da história, a emancipação, o quebrar dos padrões e das regras. O comportamento imprudente e impulsivo quando somos jovens, sem pensar nas consequências dos nossos atos. Mas às vezes também achei a personagem principal um pouco presunçosa (ou talvez tenha sido apenas impressão minha).

No entanto, temos que chegar até às últimas 100 páginas do livro para finalmente descobrir quem é o pai da Ângela. Ângela pergunta-lhe sobre sua história com o seu pai, mas em vez disso ela fala mais sobre a sua própria história do que realmente sobre o seu relacionamento com o homem.

No geral, gostei do livro. Sinto que às vezes os livros de ficção histórica vêm com o rótulo de "chatos" associados a eles, mas não acho que este seja o caso. Na verdade, até foi divertido às vezes. Não sei se considero estas 4 estrelas gordas, mas é o que vou dar por agora. 3,75 estrelas, talvez? Ainda estou a ponderar. Também recomendo este livro porque acho que muitas pessoas vão gostar.

BArbara 28/04/2024

Que leitura adorável! Acho que esse livro tem um dos finais mais lindos e empolgantes que li recentemente, portanto, poderia reler o livro várias vezes só para curtir as últimas 50 paginas. É a história de Vivian Morris escrita por ela mesma em uma carta para Angela, a filha do homem mais importante da sua vida romántica. Angela quer saber sobre a natureza do relacionamento entre Vivian, uma modista de New York e seu pai, portanto, Vivian se sente motivada a descrever com o maior grau de sinceridade, sua história para que Angela possa gerar as suas próprias conclusões.

Vivian foi enviada aos 19 anos à New York de 1940, fascinada com uma vida de festas, boêmia e descontrol, em um contexto político que preparava-se para a II Guerra Mundial, fenômeno que mudaria a vida para todos nessa mesma década.

Acho que essa foi uma das coisas mais importantes do livro, toda a transição que a Guerra no processo de amadurecimento dos jovens de New York. Posso dizer que é três livros em um: antes, durante e depois da Guerra.

É uma ótima indicação para quem curte história e romance. A leitura é leve, rica em detalhes e aborda seu próprio jeito de se aproximar a conceitos como: amor, amizade, liberdade e autoconhecimento.

Sheila Almendros 14/05/2022

Me faltou conexão
Tem momentos da nossa vida que a gente precisa de uma leitura especifica - as vezes precisamos de uma história leve para nos tirar um pouco dos nossos problemas, as vezes precisamos de uma história que nos traga uma reflexão preciosa? talvez eu estivesse em um momento que precisasse de uma leitura mais especifica do que Cidade das Garotas, porque apesar de ser um livro ótimo, a minha leitura foi automática e sem apegos.
Amo histórias que se costuram a guerra, histórias de época, e mesmo tendo um terceiro elemento como bônus que eu também amo (a cidade de NY), não me vi ansiosa por devorar essas páginas - por isso demorei um mês para terminar o livro. Teve horas que me peguei incomodada com absolutamente TODOS os personagens.
Mas como dito, esta obra está longe de ser ruim. Aliás, ela fala de algo que nos falta muito, que é a empatia. A autora (a mesma de Comer, Rezar, Amar) não fala diretamente sobre isso, mas dá muito a entender nas entrelinhas que o motivo do nosso ranço por seus personagens é justamente a falta de empatia entre eles.
O único problema real que encontrei no livro que não fosse a leitora aqui que vos escreve é a demora absurda que Vivian leva para conectar Angela, a pessoa para quem ela escreve, à história. Foi como se Angela precisasse ler um tcc sobre a vida da protagonista sem motivo até a metade da narrativa.

SaBCouto 15/08/2022

Não vá com tanta sede ao pote
Acho que meu maior problema foram as altas expectativas. Esperava Evelyn Hugo. Não chega nem perto de Evelyn Hugo, mas é bonzinho, sabe? Meio cansativo a necessidade da autora de agir o tempo todo com a personagem sendo a feminista que quebra tabus, uma hora cansa o tanto que ela insiste nessa imagem de libertina e ícone sexual amante de sexo e amante de homens, tipo.... ja entendi, toca a história. Achei que o final seria melhor. Mas okay, entendi a mensagem de pessoas quebrando tabus desde 1940.

duds ⤠08/10/2022

incrível demais
Tenho que admitir que o início desse livro não estava me cativando muito, mas do meio pro fim EU FIQUEI OBCECADA PELA HISTÓRIA, até porque a história me lembra um pouco a da Evelyn Hugo, e é o meu livro favorito da história
De verdade, esse é um livro incrível que fez eu me apaixonar por NY

dannnda 09/01/2023

Sobre Vivian
Em uma carta, a partir do ano de 1940 Vivian Morris conta ao leitor sua jornada de vida por Nova york.
Ela por lá descobre todo o glamour que as ruas movimentadas e o teatro de sua tia, Peg, pode ter. Em meio a coristas, atores, musicos e a plateia Vivian aprende sobre juventude e principalmente figurinos!
Ao longo do livro, acompanhamos a vida toda de Vivian e todas as coisas que ela passou e presenciou.

Personagens incríveis, muito bem construídos e com assuntos pertinentes sobre classes sociais, privilégios, erros, guerra e muito mais!

Favoritei demais, foi totalmente diferente do que eu imaginava. Quando pensei que se trataria apenas de peças de teatro e roupas bonitas tudo tomou um rumo diferente, um balde de água fria num dia bem quente.
Um livro pra alguém que precisa de um ponto de vista diferente sobre a vida e apreciar os pequenos (e grandes) momentos.

Incrível

Patty 22/01/2023

Eu sabia que ia amar esse livro já pela sinopse, tem livros que eu termino e penso "que foda/criativo alguém ter escrito uma história assim" eu simplesmente amei a protagonista Vivvie do começo ao fim, no início não me apeguei tanto, mas depois queria terminar logo para saber o final.

Bmtts 14/07/2023

Arghhh
Nossa que chatice, eu não gostei de absolutamente nada desse livro.
Os personagens eram chatos e sem caráter.
O enredo foi chato. E a leitura foi lenta MUITO lenta.

feduartesnt 30/08/2023

Romance leve, mas com temas fortes
Foi muito bom ter lido esse livro. A temática de celebridades é algo que comecei a gostar bastante, mas o que mais me surpreendeu que esse não é o centro da história. Sim sobre a incoerência de ser e sentir nossos relacionamentos. Gostei bastante