Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

Amanda 18/02/2024

Marcante mas cansativo
Vi uma resenha que falava que esse livro era tipo how i met your father em versão de livro e ri horrores, pq é exatamente isso. Literalmente a mulher vai contar toda a história de vida dela pra dizer como conheceu o pai da outra.
Esse livro realmente se divide em " antes" e " depois" de um acontecimento na vida da protagonista. Eu gostei bastante das duas partes e acho que fez muito sentido que a história seja assim.Afinal, ao longo da vida as coisas vão mudando, e aqui também não poderia ser diferente.
Eu me conectei demais com a ambientação e os personagens, além de tudo que dizia respeito ao teatro. A Vivian, protagonista, talvez seja difícil de gostar a princípio, já que é uma garota rica, mimada e inconsequente. No entanto, seu eu mais velho que narra a história é acima de tudo honesto e sem grandes rodeios, e é fascinante ver a evolução dela ao longo dos anos, assim como as pessoas que passam por sua vida.
Cidade das Garotas me fez pensar muito sobre mim, sobre aproveitar a vida e se divertir. Pode parecer bobagem,mas foi algo que me fez refletir bastante e ressoou profundamente nesse aspecto.
Eu dei a princípio 5 estrelas, mas mudei pra 4,5 porque, quando acabei, concluí que foi um livro cansativo, algumas partes se alongaram demais. Ao mesmo tempo, outras passaram muito rápido e não tivemos um aprofundamento maior. No momento, estou sem vontade de ler nada e sentindo a ressaca vindo porque fiquei cansada com a jornada, que parece ter durado bem mais do que durou. Porém, ainda assim foi uma história que me marcou muito e fiquei feliz de ter lido.

Leitora 25/05/2022

CIDADE DAS GAROTAS
Gostei e tipo um diário, tem vários gatilhos
Os personagens são muito intenso e das coisas a serem debatidas , gostei

Mariana 15/06/2022

É um livro gostoso de ler, porém arrastado. É legal e gostoso de ver o crescimento e desenvolvimento da Vívian, mas a forma que tudo acontece, achei arrastado. Demora muito para chegar a algum ponto de maior impacto, e quando chega, passa rápido.
É uma leitura boa, com grandes reflexões das relações atuais a partir de personagens passados, mostra como as coisas evoluíram e como tudo ?começou?, achei interessante o contexto de guerra, mesmo sendo um segundo plano a maior parte do livro.
A parte que mais me tocou, foi as diferentes formas de amor que ele expõe e como algumas relações são por interesse, sendo importante saber diferenciar antes que cause maiores danos.

Fabi Fernandes 12/07/2022

Expectativa
Comecei por uma indicação que dizia ter a vibe de Evelyn Hugo, e talvez isso tenha feito eu ir com expectativa e não gostar tanto assim. Não que o livro seja ruim, a escrita é maravilhosa, mas eu não tinha tanto afeto pela protagonista e a história dela de vida. Outros personagens me encantaram e as suas histórias tbm. Tem uma boa conclusão no final, é um bom livro, mas não o meu favorito no momento.

Liiz 14/02/2024

How I Met Your Father (book?s version)
Bom, a primeira metade do livro é chata demais, poderia ter sido mais curta, eu só ficava pensado quando vai ficar bom, não necessariamente fica extremamente bom, mas depois de 60% do livro, fica mais interessante, o plot twist foi bom, não esperava. Mas certamente poderia ter sido mais curto

Gustavo.Ouriques 06/09/2022

Ela fez esse livro pra mim
Apaixonado por esse livro. Quero encontrar outros que tragam uma história tão viva, tão ?relatable? e que inspire a leitura como esse. Não consegui parar de ler. A história me encantou do início ao fim.

cinthia 15/05/2023

Vivian Morris é uma mulher a frente de seu tempo. Porém, ela não era nada como Evelyn Hugo. Talvez algumas pessoas pensem que Cidade das Garotas seja uma releitura da obra de TJR, mas as duas histórias possuem poucos pontos em comum. Vivian era uma pessoa comum, vivendo uma vida comum e nada glamourosa nas ruas e avenidas de Nova York. O livro mostra a trajetória de vida dela, desde o início da fase adulta até a velhice. Ela cometeu erros, se arrependeu, errou de novo e tentou melhorar, mas sem perder de vista a necessidade de viver conforme a sua vontade.

N A T 06/01/2023

Bando de gente chata sendo chata o tempo inteiro
Vamos lá: tenho muitas coisas ruins pra falar sobre esse livro.
Primeiro de tudo: literalmente qualquer outra pessoa dessa história seria mais interessante para contar uma história do que a Vivian. Ela é chata. Só isso mesmo, chatíssima. Pontos de vista sem sentido, cria problemas onde não tem, se faz de vítima o tempo inteirinho e passa o livro inteiro se lamentando. Em relação aos outros personagens, só dois realmente me interessaram: Peg e Marjorie. Os outros são caricaturas que eu já vi iguais um milhão de vezes em outros livros, com atitudes iguais, pensamentos iguais, mas que ainda assim tem histórias de fundo zilhões de vezes menos tediosas que as da Vivian.
Em relação à escrita, fiquei incomodada o livro inteiro. Um MONTE de páginas sem sentido algum, sem qualquer propósito pra construção da história, com motivação nenhuma pra vida da Vivian. Literalmente, ao menos metade desse livro serviu só pra encher linguiça, parece que a autora queria muito escrever um livro grande, mas sem ter conteúdo nenhum. Monólogos internos e parágrafos gigantescos, um diálogos fora da casinha que ninguém nunca teria na vida real, sem condições. A narração TODA fragmentada, um monte de corte dentro de uma mesma cena, que a autora escolheu dar enter pra continuar no mesmo ponto dois parágrafos depois, sem lógica nenhuma. O enredo também me incomoda: a Vivian começa contando uma história pra alguém que aos olhos do leitor NÃO EXISTE. Não se sabe quem é essa tal Angela, não tem sentido nenhum as coisas que estão sendo contadas sem saber quem é essa fulana (depois que se descobre continua sem graça). Até a pagina 150 acontece exatamente uma coisa que é a Vivian sair de casa. Depois dessa enrolação gigantesca começa a grande história que dá nome ao livro e dura um total de 20 páginas (num livro com mais de 400). Nada acontece. A gente só vê a vida dela passando com a Vivian se fazendo de coitada o tempo inteiro, sem eventos relevantes, contando uma sub histórias inúteis e apresentando personagens sem pé nem cabeça. Zero apego por ninguém, todas as passagens que deveriam ser emocionantes pro leitor, são completamente desprovidas de sentimento porque o desenvolvimento das sub histórias da Vivian e da personalidade de alguém além dela é tão incrivelmente raso, que às vezes tem que se fazer um esforço até pra lembrar quem é tal pessoa.
Enfim, uma decepção total. Livro ruim, ruim mesmo. Dei uma estrela e meia porque, afinal de tudo, eu terminei de ler, muito embora tenha querido abandonar esse livro diversas vezes. E é isso, só não leiam.
N A T 06/01/2023minha estante
Crítica bônus: Evelyn Hugo teria dado um tapão na Vivian se topasse algum dia com ela.

honeybready 03/05/2023

Para as garotas. ?
Ler esse livro foi uma montanha russa, de emoções e de humor. Durante a primeira e segunda parte do livro, me perguntava como eu ia escrever sobre esse livro depois de lê-lo, porque nada, nenhuma palavra vinha. Mas aí veio a terceira parte, e agora me vejo não mais procurando palavras grandiosas, e sim tentar dizer que vale a experiência pela tentativa da escritora.

No início você acredita que o livro é do jeito que você espera - talvez algo parecido com Evelyn Hugo? -. Não só no início na verdade, como eu disse, até a segunda parte, temos uma experiência diferente de leitura, onde o
maravilhamento diante de tantas grandes personagens, até mesmo da protagonista, que é pura emoção, tato, bagunça, curiosidade e impulsividade.
Me fez acreditar que era sobre teatro, sobre moda, sobre drama familiar, um manifesto feminista, sei lá.
Me fez amar tantas mulheres e me sentir representada.
Me fez amar ainda mais a história da moda.
Me fez rir de todos os momentos em que todas aquelas mulheres deixavam bem evidente do quão idiota o homens são.

Me fez imaginar mil coisas, pro plot ser o que foi. Péssimo. Ela teve preguiça, só pode. Esse final não fez sentido algum. Não teve nada a ver.

Não irei esquecer das mulheres que conheci lendo esse livro, mas elas não mereciam estar nessa história.

Geovana189 30/01/2023

Tá feliz Daisy Jones?
Eu genuinamente acho que tô me encontrando e amando com muita facilidade livros que são narrados por mulheres contando suas memórias em épocas antigas. Esse livro me pegou demais, e me prendeu no primeiro capítulo, Vivian é o retrato de toda mulher que age fora da curva do que esperam que sejamos. Incrivelmente revolucionária, cativante e apaixonante. Eu marquei muitas frases, e tô até agora tentando processar tudo o que esse livro significou pra mim, as discussões, o contexto histórico, a companhia de teatro como plano de fundo. Terminei esse aqui com a sensação de ter uma amiga falando comigo, me deixou com o coração quentinho, e bem reflexiva.

BArbara 28/04/2024

Que leitura adorável! Acho que esse livro tem um dos finais mais lindos e empolgantes que li recentemente, portanto, poderia reler o livro várias vezes só para curtir as últimas 50 paginas. É a história de Vivian Morris escrita por ela mesma em uma carta para Angela, a filha do homem mais importante da sua vida romántica. Angela quer saber sobre a natureza do relacionamento entre Vivian, uma modista de New York e seu pai, portanto, Vivian se sente motivada a descrever com o maior grau de sinceridade, sua história para que Angela possa gerar as suas próprias conclusões.

Vivian foi enviada aos 19 anos à New York de 1940, fascinada com uma vida de festas, boêmia e descontrol, em um contexto político que preparava-se para a II Guerra Mundial, fenômeno que mudaria a vida para todos nessa mesma década.

Acho que essa foi uma das coisas mais importantes do livro, toda a transição que a Guerra no processo de amadurecimento dos jovens de New York. Posso dizer que é três livros em um: antes, durante e depois da Guerra.

É uma ótima indicação para quem curte história e romance. A leitura é leve, rica em detalhes e aborda seu próprio jeito de se aproximar a conceitos como: amor, amizade, liberdade e autoconhecimento.

Rê Lima 03/04/2020

Minha prima amou, eu achei muito bom, mas não amei. Não me conectei com a personagem principal, acredito.

Entre Amigas 04/01/2021

O início foi um pouco lento, nata de acontecimentos grandiosos até metade do livro. Estava sendo bom mas uma leitura devagar. Na metade começou a ficar bem mais interessante, e o final acabou comigo, me debulhei em lágrimas.
MB

tobesoni 20/05/2021

cidade das garotas
eu gostei mto do enredo da história, essa ambiente teatral de ny em 1940 é muito cativante! gostei mto da personagem principal porque em todo momento ela tem plena consciência da história que esta contando e isso me deixou mto feliz!!! a partir do momento que uma coisa acontece o livro desandou pra mim e depois o final (apesar de interessante e tocante) ficou um pouco sem sentido sabe? queria uma motivação maior pro fim.
num geral gostei bastante e super recomendo