Cidade das Garotas

Cidade das Garotas Elizabeth Gilbert

Resenhas -

clarys 28/07/2021

esperava algo diferente
Não achei ruim de jeito nenhum, principalmente mais pro fim foi ficando mais interessante, só tinha expectativas muito altas, e elas não foram atingidas mas gostei a vívian é uma bagunça

Karini.Couto 09/09/2019

Olá leitores, demorei um pouco para trazer essa resenha para o blog devido a correria do dia a dia por aqui.. Mas antes tarde do que nunca, não é?

Neste livro vamos acompanhar Vivian Morris que aos dezenove anos foi dispensada da Vassar College por ter sido reprovada em todas as provas do primeiro ano e nunca ter ido a qualquer aula. Vivian era dessas meninas fúteis, preocupadas com as coisas erradas ao invés de se dedicar aos estudos. De qualquer maneira ela não sentia nenhum tipo de ligação com a Vassar College e isso, além de sua preocupação constante com a sua própria aparência foi determinante para afastá-la dos estudos e da Vassar!

Vivian se sentia deslocada em relação ao seu futuro na faculdade, ela foi destinada a Vassar pelos seus pais desde criança, e isso foi seguindo o rumo e ninguém nunca se interessou em saber de fato o que ela queria ou gostaria! Era simplesmente algo que ela tinha que fazer, estudar na Vassar College e ponto!

Antes disso, ela estudou na escola para Emma Willard para Garotas, em Troy, Nova York, composta por um corpo docente de pós-graduadas pelas "Seven Sisters" (7 Universidades Femininas de elite dos EUA).

Seus pais sempre ocupados demais e sem saber o que fazer com Vivian, enquanto seu irmão Walter era simplesmente tido como brilhante, cursando Princeton e destacando como deveria! Ele é o típico menino de ouro. Certinho, faz tudo como deve ser, destaque nas coisas certas e com um futuro promissor a sua espera. O cara era tão respeitado que tinha o apelido de "o embaixador", enquanto esteve no internato. Ele realmente é admirável! Sempre pensando nas pessoas e no mundo; em criar algo melhor para as pessoas e ser melhor pelo mesmo motivo!

Enquanto isso, Vivian, era apenas uma garota comum, que não era nem próxima do seu irmão e muito menos dos seus pais. O tempo passou, e com ela tudo o mais, suas amigas seguiram seus rumos tal qual deve ser e parece que Vivian ficou parada no tempo, sem saber o que fazer com a própria vida. Como ela era tipo a "ovelha negra", indo contra os "princípios" aos quais seus pais esperava, ou mesmo a vida, sendo uma pessoa sem interesses e parada, seus pais a enviam para morar na cidade com a tia Peg. Para não ser completamente injusta, Vivian tinha uma paixão, sua máquina de costura e a mesma a acompanhou quando teve que se mudar. Foi sua avó que a ensinou a costurar e aos treze ela ganhou sua própria máquina de costura da avó! Então posso dizer que Vivian tinha uma paixão na vida, talvez não a esperada pelos seus pais ou algo parecido com o que suas amigas fizera, como casar, ir para faculdade e etc.. Mas essa era sua paixão e talvez algo com o qual ela se importava de verdade!

Vivian foi muito apegada a sua avó, com quem passava muito tempo, iam juntas a peças de teatro e outros programas que Vivian amava e talvez nem fosse algo que uma menina da sua idade, comum, gostasse de fazer. Mas para Vivian, sua avó era especial e com isso elas tinham uma relação muito próxima!

Sua avó faleceu pouco antes de Vivian entrar na Vassar e talvez por isso ela tenha se tornado tão apática ou sem motivações ou coisas que a encantasse verdadeiramente. Perder a avó, ainda que anos antes, a mesma viesse apresentando indícios de que sua saúde não ia bem, foi um choque e com a morte de sua avó, partiu também seu desejo por algo, sua vontade de sorrir ou rumo na vida!

Tia Peg, apesar de não ser uma completa desconhecida, pois Vivian já havia estado com a mesma em algumas ocasiões, não era aprovada pelo seu irmão, pai de Vivian; na verdade, nem mesmo sua avó e mãe dele era! Pois elas levavam uma vida diferente daquilo que ele considerava ideal. Tia Peg era dona de um teatro, e com isso, para seu próprio irmão ela não praticava nenhuma atividade relevante, sendo considerada uma desprezível, ou alguém que não vive no mundo real!

Peg participou de alguns natais onde a família de Vivian se reunia enquanto a mesma era menina, mas era em suma ausente, por estar sempre viajando com seu grupo de teatro, porém retornou para o funeral de Morris (avó de Vivian) e logo se retirou para dar continuidade aos seus afazeres; ela tinha um espetáculo a ser produzido na cidade.

Então, com isso, apesar de Vivian, não conhecer muito bem sua própria tia, foi despachada para viver com a mesma. Sua tia tem uma história bem interessante de como tudo ocorreu desde a sua formação na Cruz Vermelha como enfermeira ao teatro. Foi durante sua estadia na Primeira Guerra Mundial como enfermeira que descobriu sua verdadeira vocação e a seguiu com louvor!

Com essa oportunidade na vida de Vivian de estar com alguém como a tia Peg, ela pôde finalmente se conhecer e descobrir seus próprios talentos, bem como dar um rumo em sua próprias vida, até então sem propósito e sofrendo com a perda da sua única amiga, a avó Morris!

Ler Cidades das Garotas foi como sentir um sopro de vida! Uma história que cativa, emociona e nos transporta para tempos que antecedem o nosso e ainda assim nos trás reflexões importantes!
Já havia tido a oportunidade de ler algo da autora antes, então sua escrita não me foi novidade e apesar do livro ter partes arrastadas conseguiu me prender o suficiente para dizer que gostei muito do que encontrei, apesar de fugir bem da minha rotina de leitura!

site: http://www.alempaginas.com/

Geovana189 30/01/2023

Tá feliz Daisy Jones?
Eu genuinamente acho que tô me encontrando e amando com muita facilidade livros que são narrados por mulheres contando suas memórias em épocas antigas. Esse livro me pegou demais, e me prendeu no primeiro capítulo, Vivian é o retrato de toda mulher que age fora da curva do que esperam que sejamos. Incrivelmente revolucionária, cativante e apaixonante. Eu marquei muitas frases, e tô até agora tentando processar tudo o que esse livro significou pra mim, as discussões, o contexto histórico, a companhia de teatro como plano de fundo. Terminei esse aqui com a sensação de ter uma amiga falando comigo, me deixou com o coração quentinho, e bem reflexiva.

Lauren / Biblioteca de Lilith 31/01/2022

Arte, sororidade e autoconhecimento
Cidade das garotas foi uma história bem delícia de ler. Primeiro porque grande parte dela é ambientada num teatro, rodeada por artistas, com a produção de espetáculos, cenas de bastidores e a personagem principal se descobre uma figurinista de mão cheia nestas vivencias. Só por essa premissa eu já estava conquista.

Segundo porque o livro conta sobre o processo de autodescoberta, amadurecimento e buscas de uma personagem bastante interessante, que em meio a acertos e erros vai encontrando seu caminho. Além disso, nestes percursos ela também encontra em outras mulheres amparo, inspiração, amizade e parcerias.

A leitura é super gostosa e leve do início até o meio mais ou menos. Em várias partes eu estava super envolvida e não queria parar de ler. Mais pro final o livro fica um pouco mais denso, com acontecimentos mais dramáticos e ganha outro tom.

A autora escreve muito bem e a história é cativante. Lembra um pouco a vibe de Os Sete Maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and the six. Acho que talvez estes livros possam até ter inspirado na criação desta história. Quem sabe...
Super indico a leitura.

"De qualquer modo, a certa altura da vida de uma mulher, ela se cansa de sentir vergonha o tempo inteiro. Então está livre para se tornar quem é de verdade"

"Essa foi uma das maiores surpresas da minha vida - o afloramento do amor e do senso de proteção por todas mulheres que vestia para o casamento. (...) Mas nunca teria previsto o maior benefício que aquele negócio traria: a onda de carinho e ternura que eu sentia todas as vezes que outra futura noiva nervosa cruzava a soleira da porta e me confiava sua preciosa vida"

"Foi no telhado da nossa pequena butique de noivas que descobri essa verdade: quando as mulheres se reúnem sem os homens por perto, elas não precisam ser nada específico: podem apenar ser "

cinthia 15/05/2023

Vivian Morris é uma mulher a frente de seu tempo. Porém, ela não era nada como Evelyn Hugo. Talvez algumas pessoas pensem que Cidade das Garotas seja uma releitura da obra de TJR, mas as duas histórias possuem poucos pontos em comum. Vivian era uma pessoa comum, vivendo uma vida comum e nada glamourosa nas ruas e avenidas de Nova York. O livro mostra a trajetória de vida dela, desde o início da fase adulta até a velhice. Ela cometeu erros, se arrependeu, errou de novo e tentou melhorar, mas sem perder de vista a necessidade de viver conforme a sua vontade.

Cami.Leal 17/12/2021

Esse tem dois momentos, um que a gente foi "uhul, diversão" e depois pura agonia e aflição. Tudo pra mim acompanhar a história dessa mulher.

Gustavo.Ouriques 06/09/2022

Ela fez esse livro pra mim
Apaixonado por esse livro. Quero encontrar outros que tragam uma história tão viva, tão ?relatable? e que inspire a leitura como esse. Não consegui parar de ler. A história me encantou do início ao fim.

Lets 13/04/2020

Interessante
Achei gostoso de ler em dias que só quero relaxar... no final cheguei ficar emocionada

GABI 25/06/2023

Livro CIDADE DAS GAROTAS
Amei a Vivian! Ela é uma pessoa super divertida e relevante na história. Dei altas e incessantes risadas quando estava apenas vivendo como queria em Nova York.
Gostei dos autos e baixos da história, visto que estamos em constantes aprendizados em nossas vidas e o que devemos aprender com isso é que tudo passa e a maturidade sempre chega, fazendo com que sempre estaremos em evolução.
Chorei em certas situações no livro, chorei até me acabar... rs.
Esse livro me recorda que a vida não é plana, que não devemos seguir a moda de Paris, só porque é Paris ou sendo sucinta, não devemos seguir regras só porque pessoas alheias querem que sigamos regras para que pessoas alheias estejam satisfeitas.
Recomendo a leitura!

Nathalia 15/07/2023

Nossa.. puro suco do entretenimento esse livro kkk, acompanhar toda a história da Vívian foi tão gostoso mesmo tendo seus momentos difíceis

Fabi Fernandes 12/07/2022

Expectativa
Comecei por uma indicação que dizia ter a vibe de Evelyn Hugo, e talvez isso tenha feito eu ir com expectativa e não gostar tanto assim. Não que o livro seja ruim, a escrita é maravilhosa, mas eu não tinha tanto afeto pela protagonista e a história dela de vida. Outros personagens me encantaram e as suas histórias tbm. Tem uma boa conclusão no final, é um bom livro, mas não o meu favorito no momento.

10/10/2020

A história de uma menina desajustada que encontra seu lugar em Nova York. Com muitos acontecimentos e personagens interessantes, é um livro que se lê muito rápido.
Deiabian 18/01/2021minha estante
Desculpe-me, mas não a vejo como desajustada, mas sim à frente de todo o contexto da época. Como todos os jovens, ela era sonhadora vivendo em uma família totalmente castradora. Apenas seguiu seu coração e as novidades apresentadas em cada momento de sua vida.

Mirella Bartollo 18/12/2020

Os primeiros 40, 50% do livro foi uma leitura lenta, apesar de estar gostando. Não foi um livro que consegui "devorar" mas depois da metade ele melhorou muito após alguns acontecimentos. E essa parte final do livro foi muito boa, me fez chorar e ficar pensativa sobre a vida, as escolhas, as pessoas, a morte. Gostei

honeybready 03/05/2023

Para as garotas. ?
Ler esse livro foi uma montanha russa, de emoções e de humor. Durante a primeira e segunda parte do livro, me perguntava como eu ia escrever sobre esse livro depois de lê-lo, porque nada, nenhuma palavra vinha. Mas aí veio a terceira parte, e agora me vejo não mais procurando palavras grandiosas, e sim tentar dizer que vale a experiência pela tentativa da escritora.

No início você acredita que o livro é do jeito que você espera - talvez algo parecido com Evelyn Hugo? -. Não só no início na verdade, como eu disse, até a segunda parte, temos uma experiência diferente de leitura, onde o
maravilhamento diante de tantas grandes personagens, até mesmo da protagonista, que é pura emoção, tato, bagunça, curiosidade e impulsividade.
Me fez acreditar que era sobre teatro, sobre moda, sobre drama familiar, um manifesto feminista, sei lá.
Me fez amar tantas mulheres e me sentir representada.
Me fez amar ainda mais a história da moda.
Me fez rir de todos os momentos em que todas aquelas mulheres deixavam bem evidente do quão idiota o homens são.

Me fez imaginar mil coisas, pro plot ser o que foi. Péssimo. Ela teve preguiça, só pode. Esse final não fez sentido algum. Não teve nada a ver.

Não irei esquecer das mulheres que conheci lendo esse livro, mas elas não mereciam estar nessa história.