A riqueza da vida simples

A riqueza da vida simples Gustavo Cerbasi

Resenhas - A riqueza da vida simples

Ana Paula-@ana_lavieira 12/08/2020

O livro fala um pouco sobre os métodos e dicas mais tradicionais de economia financeira e sugere outras opções. De forma geral, ele reforça a importância do planejamento financeiro para qualquer objetivo que tenhamos na vida, dando a visão de que a riqueza de dinheiro, em si, é secundária, antes dela há fatores que devem ser trabalhados. É preciso uma reflexão profunda sobre crenças limitantes, sobre valores e desejos pessoais, sobre pequenas escolhas que fazemos e as consequências que podem gerar.

Thais M 01/08/2020

Muito bom!
Livro fantástico, que recomendaria a todos sem exceção. Um livro que nos faz refletir sobre atos simples que podemos realizar tornando a vida 'simples' como propõe o livro, sem deixar de levar em consideração a qualidade de vida e a felicidade.

Darty 28/07/2020

Aprendizado
É uma nova visão de Gustavo Cerbasi...é uma nova forma de enxergar o comportamento da sociedade independente de renda e a educação no futuro próspero.

Helder 24/07/2020

Controle das finanças quase não tem haver com dinheiro. :)
O que diferencia o Cerbasi de todos os outros consultores financeiros é a direção a qual ele norteia seus seguidores. Enquanto todos pregam o acumulo de capital por meio de aumento da renda e diminuição dos gastos, Cerbasi oferece a busca pela felicidade com uma organização orçamentária ajustada ao leitor onde experiências de vida são priorizadas sobre o custo de vida (entende-se “custo de vida" como os seus gastos mensais).

“O gargalo de seu projeto está naquilo que você ostenta. Casa, carro, roupas, título de clube, plano de saúde com pacote hospitalar estilo resort.”

“A vida pode ser mais simples. Na verdade, a vida é simples, o que complica são os boletos!”

“O que determina nossa saúde financeira são nossos gastos.”

“Se você tem ou teve sonhos e eles parecem inalcançáveis, ou se sua vida se resume a uma sequência triste e sem perspectiva de acordar-comer-trabalhar-dormir, algo precisa ser feito. Uma vida rica pressupõe a realização de sonhos.”

“Não se deve migrar em busca de maiores ganhos, mas sim em busca de melhores resultados para a vida.”

“Para formular planos bem elaborados e mais ricos, você deve inverter a ordem das escolhas: Defina sonhos que você quer alcançar e transforme-os em objetivos; Desconte de sua renda o que está previsto poupar para os objetivos; Depois, desconte do que sobrar a verba que pretende destinar para consumir qualidade de vida; Avalie os recursos mensais que sobram e, então, estude o padrão de vida que você pode pagar com esse dinheiro.”

“Forçosamente, isso exigirá que você gaste menos com seu padrão de vida.”

São questionamentos/afirmações como as de cima que te fazem pensar sobre a subida, não sobre o cume (segundo Cerbasi, é na elaboração do plano que está toda a graça das conquistas).

[Nota minha: me fez lembrar muito do livro “A sutil arte de ligar o foda-se”].

Sente com sua família e defina a coisa mais importante para vocês. Se for realizar viagens majestosas, Cerbasi defende que não há nada de errado em morar em uma casa bem aquém da de seus amigos e focar no que os deixará infinitamente mais felizes (e com muitas fotos publicadas).

Mas, como se manter motivado quando seus planos são caros demais para sua realidade atual? Esperar 5, 10 ou 15 anos é tempo demais, como não desistir?

“Nada que corrói sua felicidade será suportado por muito tempo.”

“Você faz a lição de casa e percebe que, com muitos sacrifícios, conquistará esse objetivo em dez anos. Agora que fez as contas, é só começar a investir e comemorar daqui a dez anos, certo? ERRADO! Você não terá sucesso em planos dessa natureza.”

“Uma solução simples para isso envolve dois passos. O primeiro é diminuir o esforço de poupança para alcançar o objetivo, para que seja disponibilizada alguma verba para outros gastos que nos recompensem e alimentem nossa necessidade de motivação. Assim, conseguiremos manter a disciplina de longo prazo.”

“O problema é que, poupando menos, levaremos mais tempo para alcançar nosso grande objetivo.”

“Mas, com verba disponível, podemos criar objetivos intermediários que se traduzam em recompensas mais frequentes, alimentando nossa necessidade de compensação e nos permitindo manter o foco no plano para alcançar nosso objetivo principal.”

“Esse raciocínio vale para qualquer conquista. Você quer peregrinar pelo Caminho de Santiago de Compostela? Deveria se planejar para, antes, conhecer outras rotas de peregrinação. Sonha em escalar o Everest? Deveria estar escalando pequenas montanhas todo fim de semana. Quer dar uma casa de campo para seus pais? Deveria alugar uma casa de campo por uma temporada e convidá-los a aproveitar essa oportunidade durante esse período.”

“Quanto mais você se envolve com algo relacionado a seu sonho, mais conhece sobre ele, mais aperfeiçoa suas pesquisas e seu planejamento. Isso permite revisar seus planos várias vezes, encontrar caminhos mais eficientes de construí-los e gastar menos para realizá-los. Eu não viajo muito porque posso pagar pelas viagens. Eu viajo bastante porque conheço o assunto e consigo fazer com que meu dinheiro compre mais viagens do que a maioria das pessoas consegue comprar.”

“Conquistar um grande sonho não deve ser resultado de privação, mas sim de uma construção. Quanto mais você vive seu sonho, mais entende da construção dele e consegue de forma mais intensa fazer com que ele seja parte de sua vida.”

“Com seu plano em andamento, você deve se dedicar rotineiramente a estudá-lo e aperfeiçoá-lo. Como melhorar os investimentos? Qual a melhor época para um cruzeiro? Há possibilidade de viajar gratuitamente se você formar um grupo de viajantes? Como funcionam os descontos para aquisições de véspera de embarque? Enfim, o envolvimento vai lhe proporcionar múltiplas possibilidades de acelerar seu sonho ou de fazer com que ele aconteça melhor do que o inicialmente previsto–afinal, planos não foram feitos para dar certo, lembra?”

“O cenário é, portanto, a referência para você saber COMO vai construir seus planos, e não SE vai ou não realizar seus sonhos.”

“Uma delas é focar as escolhas e os planos na conquista daquilo com que sonhamos e que nos traz mais alegrias–de fato, o que mais temos vontade de fazer. A outra é diminuir o tempo e os recursos dedicados àquilo que não contribui para as nossas alegrias.”

“Poder gastar mais com aquilo que queremos é uma forma racional de nos sentirmos mais ricos.”

É uma forma diferente de ver sua qualidade financeira, não?

Muito mais coisa é debatida no livro, muita informação relevante acerca do estilo de vida minimalista para focar na realização de sonhos muito maiores. É aprimorar a vida para diversões muito maiores.

É uma leitura que vale muito a pena. :)

Bruna Procópio 22/07/2020

Bom mas sem novidades
O livro é muiti bom em sugerir mudanças de como economizar através de uma vida mais simples e priorizando o lazer e atividades que dão prazer ao invés de cortar tudo e a pessoa economizar mas sofrendo. Porém, como consumo muitos livros com esse mesmo tipo de conteúdo, não vi nada de novo neste livro, são soluções que muitos autores já haviam sugerido. Para quem está iniciando neste tipo de tipo de tipo de leitura é um livro muito bm mas para quem já consome é "mais do mesmo".

eliasvmiranda 21/07/2020

Peculiar abundância
A riqueza da vida simples é ideal para quem deseja refletir sobre um sentido mais estrito da riqueza. Apesar da simplicidade do trabalho, ele evidencia pontos cruciais para a construção de um legado de vida.

O livro estimula ideias pertinentes que fazem parte do universo pensante de muita gente mas que por falta de subsídio às vezes não sai do lugar.

Gustavo Cerbasi vem para fomentar ambição e não ganância, remodelando o sentido de ser rico e próspero além de profundo planejamento de futuro e posteridade.

Recomendo a leitura do livro e considero que foi extremamente útil para minhas reflexões.

JuParigi 21/07/2020

Top
Muito bem o livro .. adorei !! Fácil de ler .. ele fala das escolhas que temos que fazer pra ter uma vida feliz!! Cabe a cada um pesar e fazer seus planos.. achei bem interessante!

Maria Paula 17/07/2020

A riqueza da vida simples
"Riqueza é não faltar o que é importante para nós. Minimalismo é ter abundância do que mais precisamos. A dificuldade de muitos não está em ter ou não ter, mas sim em saber o que é preciso ter."
.....................................................................................................................................................
- Temática: 4,5
- Escrita: 4,0
- Conteúdo: 4,5
- Capa: 3,5
Helder 24/07/2020minha estante
Legal as notas. Como você avalia?

Carla Livraes 12/07/2020

Interessante
Achei um livro bom, com dicas pertinentes. Mas algumas dicas e exemplos são fora da realidade de um brasileiro ou de uma vida simples.

Ju Abreu 11/07/2020

Livro que trata de temas como educação financeira, simplicidade, consumo consciente e felicidade.
Propõe algumas reflexões interessantes e é um livro fácil e rápido de ler.
Porém achei algumas partes muito clichês e outras que destoam um pouco da realidade da maior parte da população brasileira. Em algumas partes o autor traz o que ele considera ser a realidade atual da sociedade brasileira e, sinceramente, achei que destoa muito da realidade da enorme maioria das cidades brasileiras... pelo menos destoa totalmente da minha realidade, que moro em uma capital diferente de São Paulo.
No geral, é um bom livro, com bons questionamentos e reflexões.

A_Sarah_Soares 09/07/2020

ESTRATEGIA DE MARKETING E AUTOPROMOÇÃO DEFINEM ESSE LIVRO.
Promete trazer edução financeira para a classe baixa com poucas opções de escolHa porém, foca na vida sustentavel de pessoas financeiramente estaveis com dicas chulas em ex: Como valorizar sua resídencia com comprando dos comerciantes locais, ou como ter uma casa de fim semana sustentavel pode ser um grande investimento. O fato de falar o tempo todo sobre suas obras anteriores sem necessidade dificultou a leitura mostrando o quão supercial é o conteudo desta obra. Fugindo totalmente do tema proposto, se torna um a leitura cansativa.

olavodecarvalho 07/07/2020

Bom livro
Esse livro lembra muito os livros anteriores dele. O legal é o capítulo da casa inteligente ?

Luana 06/07/2020

Excelente livro para aqueles que querem sempre aperfeiçoar o aprendizado sobre educação financeira. Recomendo!

Roberto 03/07/2020

Um Livro que fala sobre a Simplicidade
Esta obra de Gustavo Cerbasi aborda de forma inteligente as questões das escolhas que fazemos a fim de viver uma vida de melhor qualidade. Além de abordar o planejamento financeiro, aborda o minimalismo como um movimento social em que muitas pessoas adotaram a fim de fugir do consumismo para fazer investimentos em uma vida financeira mais independente a longo prazo, através de dicas interessantes sobre as escolhas e a liberdade destas em nossas vidas.