Um Eco Na Escuridão

Um Eco Na Escuridão Francine Rivers

Resenhas - Um Eco Na Escuridão

Aline 17/01/2020

O que dizer desta leitura que me ensinou tanto?
Francine Rivers escreve com maestria e já estou ansiosa pela sequência. Consegui gostar ainda mais do que o primeiro e me emocionei em muitos momentos.

Aqui acompanhamos o sofrimento de Marcus por ter perdido o amor da sua vida, sofri junto com ele em alguns momentos, a sua busca por Deus não era só por vingança, era para preencher o vazio que havia ficado em sua vida e foi tão perfeito a forma que tudo foi conduzido, Deus o estava acompanhando, zelando por sua vida e a forma como tudo aconteceu para que ele enxergasse o que realmente estava a sua frente foi linda.

Hadassah como sempre deixou uma lição de perdão e fé inabalável, a forma obstinada como ouvia o chamado de Deus foi tocante. Gostei bastante dos outros personagens que a acompanharam um pouco na sua trajetória.

Pude sentir também o sofrimento de Febe ao ver seus dois filhos tão longe da verdade, mas as suas ações e sua perseverança não a deixou cair.

Por último, Júlia, a quem odiei ainda mais neste livro, por tudo o que tinha feito e por quem ela era, uma pessoa desprezível, mas a maior lição foi de que Deus ama o pecador, mas não o pecado, todos temos o direito ao perdão, mas as consequências permanecem.

De longe, um dos livros mais lindos que já li, nunca o esquecerei.

Andressa 07/03/2020

Do primeiro ao último capítulo, li com lágrimas nos olhos. Francine Rivers sempre emociona e nos deixa com uma ressaca literária intensa.

Rafaelle 12/06/2020

Um eco na escuridão
Atenção: essa resenha contém spoilers do primeiro livro da série A marca do Leão!

Um eco na escuridão continua a história de Marcus, Julia, Hadassah e Febe. O livro Uma voz ao vento termina com Hadassah jogada aos leões e Marcus começando a abrir os olhos para a podridão do mundo que o cercava ao ver a "morte" da amada. Em Um eco na escuridão começamos já descobrindo que Hadassah teve sua vida salva por Alexandre, um médico que arriscou tudo ao salvar a vida de uma escrava condenada.

Um ano depois dos acontecimentos do primeiro livro Hadassah está viva, porém manca e com o rosto desfigurado. Devido ao horror que sua aparência causa ela passa a cobrir a face com véus. Agora ela é assistente de Alexandre e usa do seu ofício para pregar o evangelho de Cristo sempre que tem oportunidade e através de sua fé Deus opera milagres. Logo as notícias das curas milagrosas começam a correr por Éfeso e atrai mais e mais pessoas.

Febe agora é uma cristã. Sua vida passa a ser orar pela salvação de seus filhos e a fazer caridade. Ela passa a ser amada pelos pobres, procura suprir as viúvas e órfãos e trabalha nisso cada dia mais. Porém a exaustão começa a cobrar seu preço e Febe está cada vez mais fraca.

Julia está abandonada pelos amigos e financeiramente arruinada. Após se tornar amante de Calabah, ela desenvolve uma doença que vai minando suas forças e parece ser incurável. Logo Calabah se cansa dela e Primo aproveita de sua vulnerabilidade para extorquir o dinheiro de Júlia. Marcus, o irmão que ela idolatrava, também rompeu qualquer relação com Julia após ela mandar Hadassah para a arena e jura que vai odiá-la por toda a vida. Ela então se vê sozinha, endividada, colhendo os frutos de cada um de seus erros, enquanto seu corpo é consumido pela enfermidade e ela desesperadamente busca qualquer meio de cura.

Hadassah ainda não compreende o porquê Deus salvou sua vida. Apesar de Deus usá-la na pregação do evangelho e com curas, ela ainda sente que não achou seu propósito até que um escravo de Julia procura a ela e Alexandre pedindo que consultem sua senhora. Hadassa sente que o propósito de Deus enfim se revela mas sabe dos riscos de ser reconhecida e ser mais uma vez condenada à morte.

Distante de todos, acompanhamos Marcus e a busca dele por respostas. Após acreditar que Hadassah está morta, percebe que nada na sua vida faz sentido. Sua busca desesperada por respostas do porquê um deus deixaria sua serva fiel sofrer como Hadassah sofreu o faz embarcar em uma viagem à Judeia. Consumido pela dor e pela saudade de sua amada, ele vai atrás do Deus de Abraão decidido a encontrá-lo e questionar tudo que aconteceu. Sua jornada passa pela Jerusalém caída, pelo povoado que Hadassah cresceu, por campos e montes e o leva a conhecer judeus cristãos e não cristãos, a tentar descobrir quem foi Jesus de Nazaré e o que ele é para aquele povo e para a humanidade.

Esse livros termina a história de alguns que já conhecemos e trás alguns personagens novos. Gosto de como a Francine Rivers desenvolveu a trama, ela tem o ritmo certo, sem correr com os fatos. Hadassah e Marcus seguem sem ver boa parte da trama e achei incrível como isso foi conduzido. Quando Hadassah é atirada aos leões no primeiro livro, é dito que Deus atendeu as orações dela e abriu os olhos de Marcus. Ele precisava disso para ver o mundo errado que vivia e fica claro a necessidade de que ele encontre Deus e suas respostas sozinho nesse livro. Enquanto isso Hadassah, Júlia e Febe têm suas vidas entrelaçadas mais uma vez.

É muito difícil comentar esse livro sem trazer spoilers então vou me ater a dizer que a trama foi muito bem amarrada, não deixando pontas soltas na história de Marcus, Hadassa e Júlia. É um livro em que a fé de cada personagem é testada e purificada, onde os planos de Deus se tornam claros. Amei ver o amadurecimento de cada um dos personagens. Várias pautas do cristianismo são abordadas, sendo que uma muito importante é muito bem desenvolvida é o perdão. Esse livrou confirmou Francine Rivers como uma das minhas autoras favoritas e me fez pensar muito sobre a minha própria fé. É muito mais que um simples romance, é uma história de amor, ódio, inveja, intrigas e perdão além de uma verdadeira lição de vida e que nos leva a pensar sobre quão firmada está nossa fé. Francine Rivers fala sobre o Cristianismo real, sem maquiagens ou utopias. Sinto que precisarei reler esse livro para abstrair completamente todas as lições contidas e mal posso esperar pelo lançamento do 3º livro da série com a conclusão da história de Atretes.

agabi.arruda 16/03/2022

"O eco na escuridão não havia sido a voz de Hadassah. Era a voz de Deus, chamando-o, não o
deixando ir."

Termino essa leitura arrepiada da cabeça aos pés, com um nó na garganta e lágrimas nos olhos, e grata a Deus por ter aprendido TANTO com Hadassah. Tô devastada. Ainda bem que a ficção cristã existe! ?

Rubia 28/09/2020

que livro!!!
Acredito que essa autora tem mesmo o dom de Deus para tocar as pessoas, por meio de suas historias que conduzem na crença de Deus... Esse livro mostra o caminho duro que Hadassa caminhou até enfim encontrar a felicidade ao lado de Marcus...tinha cenas que eu não podia acreditar que ela ia tomar certas atitudes, principalmente em relação a Julia, sua dona ... Julia foi das personagens mais maldosas que li até hoje.. mesmo ela mudando seu pensamento no fim da vida, não sei se perdoei ela... (falta um coração de Hadassa em mim) ... foi muito lindo ver Marcus ir em busca de Deus, pois as duvidas dele eram totalmente coerentes, achei lindo de verdade... Sobre os dois livros, não tem palavras para expressar tudo que senti, vou me lembrar o resto da vida, assim como Amor de redenção e a Ponte de Haven que já li dessa autora... Na minha humilde opinião, o que poderia ter a mais, seria mais diálogos entre o casal, um pouco menos de religião, queria que a Hadassa desse suas opiniões em todos os aspectos da vida... não só nas coisas de Deus... mas é um pequeno detalhe que não desmerece em nada, tudo que li .... agora que venha o meu amado Atretes, estou ansiosa para ler sobre ele...

Thaiane Koppe 19/11/2020

Francine, me abraça!
O primeiro livro dessa trilogia terminou de forma bem chocante então não tem como pegar esse segundo pra ler logo se tiver em mãos. Fica muito claro que esse livro é voltado para o personagem Marcus Valeriano, depois do final do primeiro livro ele parte em busca de respostas e de entender Deus. O livro tem uma narrativa incrível e muito rico em detalhes, não é tão forte quanto o primeiro mas desperta sentimentos bem diversos. Eu amo essa autora, sou suspeita pra falar. Só leiam!

Meneva 10/10/2023minha estante
?As pessoas nãos foram criadas para viver independentes de Deus.?

Laura 12/11/2021

Esse livro conseguiu ser ainda melhor que o primeiro volume da série. Achei que seria ruim por não ter muito do romance entre os protagonistas durante quase todo o livro, mas superou minhas expectativas. Não consegui parar de ler o final, me prendeu demais. Quero ler tudo da Francine para ontem!

uaidessa 18/08/2021

O perdão nos liberta
A conclusão da história de Hadassah, Marcus e Júlia não poderia ter sido melhor.
A cada virada de página era um tapa, ai como somos falhos e imperfeitos, mas que bom que Nosso Deus além de justo é misericordioso.
Um livro que nos ensina e muito sobre o perdão.
Eu não tenho palavras suficientes pra descrever todos meus pensamentos e sentimentos lendo este livro.
Uma leitura que te faz refletir em como temos sido como cristãos.

Prisca 11/06/2019

Um eco na escuridão
Um eco na escuridão, completa a história de Hadassa que acredito que muitos como eu ,imaginou que já havia terminado em ?Uma voz ao vento?. E um livro atual mesmo se passando a mais de 2000 anos aborda temas que até hoje nos afetam. Ler esse livro é viajar no tempo conhecer Éfeso, Jerusalém, Roma se sentir parte da história de Cristo reconhecer João, Cornélio e escutar falar de Paulo como se fosse um velho conhecido. Não da pra falar esse livro sem dar Spoiler e eu não quero desencorajar ninguém a lê-lo pelo contrário. Então uma única recomendação leia, vc não irá se arrepender.
Ivanna 23/06/2019minha estante
Estou completamente encantada com esse livro, o melhor lido esse ano. Quanto ensinamento que fé incrível e inabalável a de Hadassa. Sem palavras, livro belíssimo. Esse merece ser relido várias vezes.

Mary.Sousa 30/03/2020minha estante
Oi, Prisca
Tudo bem?
Vc tem o PDF desse livro? Já terminei o "Uma Voz ao Vento" e quero muito terminar a história, mas não conseguir encontrar Um Eco na Escuridão!???

Nicoly272 16/04/2024

Perdão, bondade e sacrifício.
De todos os livros cristãos que eu já li no momento, talvez essa trilogia é a que Deus tem mais falado comigo. Perdão, bondade e sacrifício são as palavras que descrevem essa obra. Em todo momento da minha caminhada, eu lembro desses personagens e em como os acontecimentos são reais nas nossas vidas. Esse livro além de ser incrível, também ensina fatos históricos e nos faz querer conhecer cada vez mais sobre a Bíblia. É uma trilogia com temas muito pesados, mas que fazem parte da humanidade.

Kelinka 23/09/2021

Que livro incrível!
A história de Hadassah e Marcus continua neste segundo livro da série A Marca do Leão. Uma história incrível e arrebatadora!