Um Eco Na Escuridão

Um Eco Na Escuridão Francine Rivers

Resenhas - Um Eco Na Escuridão

Sarah 14/07/2022

Sem palavras! Indico demais
A Francine Rivers conseguiu me deixar sem palavras de novo. Enquanto no primeiro livro, acabei desestruturada e devastada, nesse segundo ela me trouxe lágrimas de alegria! Como foi incrível ver a caminhada de Marcus... Ele sendo refinado o tempo todo! Acho que isso foi o que mais gostei no livro. Ver o progresso, a historicidade e a evolução dos personagens. Terminei chorando, como sempre... Ansiosa pra começar o próximo, mas tentando pegar fôlego, pq os livros da Francine fazem isso com vc... Tiram o fôlego ?

Maybe_mee 11/01/2023

Lindo.
EU CHOREI LENDO.
Isso pode não parecer muita coisa, mas eu NUNCA derramei lágrimas lendo.
A trajetória até Cristo, tanto de Marcos quanto de Júlia, é emocionante. Durante a leitura pude me ver em atitudes de Marcos, Júlia e até mesmo Prometeu.
A cada vez que me identificava com algum dos personagens, via o quanto não sou merecedora de NADA vindo de Deus, via o quanto sou fraca, mas logo em seguida via o amor de Deus por eles, mesmo com todos os seus erros e pecados, e me sentia também amada.
É uma leitura alegre e linda, mas também triste e sufocante.
Vejo como uma leitura não só recomendável, mas até necessária. Vejo nesse livro, através da vida de Hadassah, um exemplo de o que/como a vida cristã deve ser, não fácil, mas não triste.
Acredito não poder de fato explicar os sentimentos transmitidos a mim através dessa história.
Leia! Por favor, leia!

Kelinka 23/09/2021

Que livro incrível!
A história de Hadassah e Marcus continua neste segundo livro da série A Marca do Leão. Uma história incrível e arrebatadora!

Dani 13/09/2023

Simplesmente um dos melhores livros da minha vidaa!
Apaixonada no "novo" Marcos Valeriano?
"Para mim, você é mais bonita que qualquer mulher no mundo ? ele declarou, rouco. ? E mais preciosa que todo o ouro de mil navios."

freitaskoober 01/01/2024

?????
Como descrever a alegria em descobrir Hadassah viva?

Personagem cativante demais!

A autora traz uma riqueza tamanha ao explorar tantos personagens de tantas maneiras diferentes e que, ao fim se conectam e montam o enredo perfeito!

Queria outro final pra Júlia, mas , acho que outro seria ilusão.

Excelente essa saga!!!

Fayracr 21/09/2023

O amor para quem o aceita.
Esta trilogia foi meu primeiro contato com a escritora Francine Rivers e, devo dizer, foi um achado e tanto. Ela escreve de maneira impecável e eu fiquei genuinamente impressionada com sua habilidade quando se trata da descrição de cenários. Tanto o primeiro quanto o segundo livro desta trilogia ( foram os únicos que eu li) aparentaram serem frutos de uma pesquisa minuciosima sobre os costumes e hábitos da época. Sem dúvida estes livros são uma viagem no tempo. Ao lê-los, fui transportada para idade antiga e seus habitantes, e adquiri conhecimentos que antes não tinha. A autora merece todo meu enaltecimento tratando-se dessa parte.

Iniciei a leitura sabendo que se tratava de um livro com temática cristã más ao ler a sinopse do primeiro livro, o que me despertou interesse foram a protagonista e tempo onde a história se passa, não seu teor religioso propriamente dito. E ao longo do do primeiro livro, me peguei entediada com suas passagens bíblicas, e principalmente com a protagonista que em minha opinião soltava muitas frases de efeito sobre Jesus e seus ensinamentos, e não uma opinião ou explicação concreta sobre o que ela gostaria de dizer. Mas ao longo da história percebi que tais atitudes foram aplicadas propositalmente pela autora como meio de chegar a um propósito.

No segundo livro, essa imprecisão foi alterada, e a protagonista, que antes não expressava sua fé, passou a proferi-la livremente e com dizeres convincentes. Porém, para mim, que sou agnóstica,tais falas não surtiram efeito, na verdade, só fizeram com que eu reforçasse convicções que tenho sobre o assunto. Este livro não é imparcial, podemos perceber nitidamente a manifestação da fé da autora em cada parágrafo. Já se a intenção da mesma for fazer com que o leitor reflita sobre sua própria fé, eu não saberei dizer.

Em vários momentos durante a leitura discordei categoricamente da autora e considerei certas falas infundadas e pretensiosas, porém, minha percepção é puramente pessoal e não faz com que, para mim, este livro seja menos impressionante por todo seu trabalho de pesquisa. Pois, considero que o que faz com que um livro seja agradável é ele fazer com que o leitor tenha alguma reação, sejam elas positivas ou negativas, e excluindo algumas passagens, esse livro me causou inúmeras reações positivas. É ,com certeza, uma das melhores leituras do ano.

Carla @camantovanni 03/09/2023

Um eco na escuridão
Eu não sei de que lado eu acabei ficando, mas de qualquer forma, foi lindo.

Sem dúvida alguma a autora não perdeu com o segundo livro, muito pelo contrário, ele foi bem promissor. Ainda tenho um amor particular pelo primeiro, o que inclusive me levou as lágrimas de emoção, mas esse segundo, não deixa a desejar.

Confesso que algumas vezes perdi a paciência com a protagonista, e não sei se no lugar dela teria tomado as decisões que ela tomou, mas foi de certa forma admirável. Ver a devoção dela com Deus, a conexão e a fé, foi tocante.

Daiane.Sales 10/03/2023

Um dos melhores livro do ano!
Amei demais a história de Marcos e Hadassa. Foi incrível acompanhar o amor deles e descobrir mais sobre o tempo e lugar onde de passa a história. Foi maravilhoso descobrir junto com os personagens como Deus escolhe aqueles para falar de Seu amor pelo mundo. Na verdade Ele convida a todos nós e, mesmo sendo uma ficção, nos motiva a seguir. Poderia parar aqui, mas quero terminar a série. :)

Nicoly272 16/04/2024

Perdão, bondade e sacrifício.
De todos os livros cristãos que eu já li no momento, talvez essa trilogia é a que Deus tem mais falado comigo. Perdão, bondade e sacrifício são as palavras que descrevem essa obra. Em todo momento da minha caminhada, eu lembro desses personagens e em como os acontecimentos são reais nas nossas vidas. Esse livro além de ser incrível, também ensina fatos históricos e nos faz querer conhecer cada vez mais sobre a Bíblia. É uma trilogia com temas muito pesados, mas que fazem parte da humanidade.

Canal Calhamaço 20/02/2021

Este e o segundo da trilogia já entraram pra lista dos melhores livros da minha vida, vai ser muito difícil eu encontrar livros tão perfeitos quanto estes, gostaria que o mundo conhecesse. A escrita é muito boa, a parte histórica é fascinante, o romance é arrebatador, e a parte espiritual é a melhor. Amei demais cada página

Liérgina @leiturasdalia 16/02/2021

Uma montanha russa de emoções! Perfeito!
Ah, como eu me emocionei nesse livro! Para mim, no livro Uma voz ao vento, o Marcus era insuportável e egoísta, só isso; mas fiquei com muita pena dele no livro 2 e me vi querendo confortá-lo...

Somos apresentados a novos personagens nesse livro ? Acabei me apegando a alguns ? e detestando uma certa pessoa (uma bem específica). Shippei quem não devia...

O contexto histórico é incrível, gente! Eu dei uns "glória a Deus" bem alto aqui em casa. Não fazemos ideia do que nossos irmãos enfrentaram para que tivéssemos acesso à Palavra hoje, para que o evangelho continuasse sendo pregado, apesar das consequências para eles.

Também temos os velhos conhecidos do livro 1... Os diálogos me levaram a refletir muito sobre o caminho que seguimos segundo as nossas escolhas, sobre a misericórdia de Deus, Sua justiça e Seu amor. Ele estende a mão para todos, mas somente alguns confiam e aceitam.

Eu só preciso do livro 3 na minha estante, gente ? Já estou com saudade dos personagens!

Silvia 11/09/2019

Em busca do perdão!!!
Essa autora tem uma escrita incrível, que mexe muito com nossos sentimentos e principalmente abala as estruturas de nossa fé.
Essa história é marcante pois Marcus está em busca da verdade sobre Deus e Jesus Cristo.
Apesar de ser contata em um período de 2 mil anos atrás, os temas aqui abordados são atuais, são questões que muitas pessoas ainda podem se perguntar.
O sofrimento de Julia é outro ponto de destaque aqui, pois a mesma foi capaz de cometer tantos atos impensados em busca de sua tão almejada liberdade, mas sua trajetória só trouxe sofrimento e solidão.
Hadassah mais uma vez nos surpreende com sua fé destemida, com seu amor e seu enorme coração. A capacidade de entrega e perdão dessa personagem só pode condizer com um ser de luz, que estava ali para amparar e ensinar os personagens da trama.
Fazia tempo que não chorava tanto em um livro. A parte final, a parte do perdão, a parte de todas as descobertas, de todas as perdas e de lindos milagres me deixou imensamente sentimental.
Enfim, foi um desfecho para Hadassah, Marcus e Julia. Espero pelo terceiro livro e para descobrir o que ocorreu com o Atretes.
Guiomar 11/09/2019minha estante
Só de ler sua resenha, já chorei de novo. Esse livro mexe com a gente de formas inexplicáveis. Indico pra tanta gente, pena que poucos se sentem tocados a ler

Silvia 12/09/2019minha estante
Guiomar realmente esses livros merecem ser lidos de coração aberto, para o leitor ser tocado pelos ensinamentos que ele traz.

Mah 27/09/2019minha estante
Vai ter o terceiro livro?

Mah 27/09/2019minha estante
Também quero saber sobre Artretes

Silvia 01/10/2019minha estante
Mah tem o terceiro livro sim, estamos esperando ser publicado por aqui!!!

Alessandra 22/07/2019

Enfim Marcus e Hadassah.... um amor de alma !!
Nota 5 com louvor !! Sensacional a continuação da história de Hadassah e Marcus. Que sensibilidade que Francine teve para enfim colocar este casal junto da forma como Jesus Cristo havia prometido. Estava sim marcado nas escrituras esse amor tão profundo, sem vaidades e verdadeiro. No segundo livro Francine continua com a narrativa lenta, mas como já estamos situados no tempo, personagens e localização, a história flui mais rápido, mas mesmo assim o encontro dos personagens só acontece com 90% do livro (sim... é desesperador, mas tem sentido). Este livro conta a busca do personagem Marcus ao verdadeiro Cristo de Hadassah. Ele acha que Hadassah morreu na arena dos leões e culpa Jesus Cristo por esta morte e não entende porque Ele tira a vida de uma pessoa que era totalmente dedicada a sua fé e ao seu Senhor e fica revoltado. A viagem de Marcus a Judeia é transformadora e de alguma forma me transformou também. Tudo que ele passa em busca da verdade é lindo, necessário e só leva ele para mais perto desse amor profundo que tem pela Hadassah. E o melhor é que nesta busca, ele ganha de presente um Pai verdadeiro. No outro lado da história temos uma Hadassah totalmente destruída fisicamente, com cicatrizes e marcas na pele. Ela manca e perdeu o dom de cantar (por isso a serie chama Marca do Leão, que é a marca visivel que ela tem na pele feita pelos leões), mas encontra um novo sentido na vida ao ajudar um médico, Alexandre, a curar e cuidar dos doentes. Ela se libertou para enfim divulgar a Boa Nova sem medo de represália. E assim cada um na sua busca e no fim a consagração de um amor baseado na verdade e na fé. Será que eles ficam juntos ? Será que Hadassah é uma ferramenta de transformação de Marcus para outras vidas ?
Vamos aos pontos:
1- A narrativa continua bem lenta, e na verdade foi desnecessário o encontro dos personagens só no final do livro. A autora podia ter nos brindado com mais romance.
2- Neste livro vi o que é o PERDÃO verdadeiro de alma. Mesmo sendo jogada para os leões por Júlia, Hadassah volta para cuidar dela de coração aberto e fica até o fim. Alias o final de Júlia é emocionante e justo.
3- O médico Alexandre é um personagem lindo, contraditório e que tem muito amor pela profissão. É outro homem que aprende a amar Hadassah olhando a beleza interna. Tem papel fundamental na recuperação da Hadassah.
4- A conversão de Feb (mãe de Julia e Marcus) é maravilhosa, linda com muito amor.
5- E o epilogo é um presente.... saber da vida dos personagens depois de muitos anos e os feitos e influências que tiveram na história da bíblia é um presente da Francine para os leitores que acompanharam a saga.
Aguardando ansiosamente a história de Atretes, seu filho com Julia e a cristã Rispa, que é a promessa de amor que sua mãe havia falado !!