As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

aeltyn 22/11/2021

Gostei bastante! | @bookstanfantasy
Gabi e Júlia faziam tudo juntas, era uma daquelas amizades em que você não sabe onde começa uma e termina outra. Por estar acostumada desde sempre com essa presença constante de Júlia, Gabi se sente perdida quando a melhor amiga morre.

Quando o torpor passa a adolescente lembra que elas haviam escrito 10 envelopes com coisas para a outra fazer assim que uma delas se fosse, e é aqui que nossa história começa.

Ao longo dos meses vemos Gabi fazendo coisas que nunca imaginou e acompanhamos seu processo de luto, que não é nada fácil. O livro tem uma escrita bem fluída e conforme os envelopes vão sendo abertos, nos deparamos com flashbacks de momentos onde a Júlia ainda estava presente.

Finalizei a leitura em menos de 5 horas, com uma dor de cabeça horrível por chorar tanto, mas de coração quentinho.

Sempre vejo as resenhas depois que termino de ler o livro e gostaria de deixar minha opinião sobre a Gabi e sobre o luto como um todo (até pq acabei de escrever um tcc com esse tema): o luto é egóico, é sobre quem fica e a dor de quem fica. Não acho justo tratar a personagem como a pior pessoa do mundo pq ela tava em uma fase obviamente difícil da vida. Sinceramente, não sei como ficaria se perdesse minha melhor amiga. Talvez ficasse bem ?pior?. Dito isso, fico feliz que o tema terapia foi trazido à tona.

Ps: o Rafa é um chato. Quis socar ele inúmeras vezes.

Duda 27/11/2021

Quem livro incrívelll, tinha horas que eu chorava outras que ria, sentir a dor da Gabi, sentir a paz dela, por se "libertar". A escrita foi muito bem desenvovida a autora soube tratar o luto muito bem é um ótimo livro.

Giovanna 28/11/2021

emocionante.
- Esse livro veio até mim em um momento exato... daqui 5 dias vão se completar 4 meses que minha tia morreu, ainda me sinto como Gabriela. Tem dias e dias!
- Parece que a Ana, tia da Gabi, era a minha própria! Entre nós haviam os mesmos diálogos, os conselhos, os passeios juntas, as festas, a implicância, ela nova como era também não gostava que eu a chamasse de tia próximo as pessoas sempre apenas o nome! A cada dia uma saudade nova...
- Também, assim como nossa protagonista quero med desde muito cedo e faço BASTANTE m*rd@. E tá tudo bem, afinal, nós somos jovens!
- Um livro de leitura fluída, só me demorei mais por causa do bendito Enem... problema esse, também encarado por Gabriela! Haha tantas coisas parecidas

Júlia 01/12/2021

? ? Porque se enfiar em roubadas faz parte de ser jovem.?
Muito fofo a
Coisinha mais pitica, eu amo o humor que tem em muitas partes, principalmente nas conversas da Gabi com o Lucas. E melhor ainda, é humor de brasileiro o que melhora tudo em 500x
Os personagens na minha opinião também são muito bem desenvolvidos, cada um tem seu jeitinho próprio e isso me fez desenvolver um carinho por cada um. Tudo de bom esse livro vale muito a pena ler ???

?O maior beijo de todos os mundos, Júlia?

@kindledaju

05/12/2021

As dez-vantagens de morrer depois de você
?As dez-vantagens de morrer depois de você? trata de assuntos como amizade, luto e auto descoberta.

Achei um livro bom, mas falta alguma coisa.

O final deixou meu coração quentinho

Nota: 3??

Passos 08/12/2021

eu gostei bastante desse livro só senti falta do romance pq n vivo sem, mas fora isso ele é muito bom!
a protagonista com seu desenvolvimento e suas aventuras, foi incrível

ddllois 09/12/2021

As dez-vantagens de morre depois de você
Esse livro é maravilhoso.
Os desafios que a Júlia deixou para a Gabriela são muitos divertidos e bem malucos.
Confesso que em algumas partes fiquei com raiva da Gabriela, mas o final me deixou super emocionante.
Recomendo bastante esse livro.

mari 09/12/2021

minha última leitura e que livro perfeito, me deixou com ressaca literária e é assim q agnt descobre q o livro é bom de vdd
não é muito conhecido, mas é um livro nacional escrito por uma autora mulher ent leiam pq esse livro é pfto

gio 10/12/2021

As dez-vantagens de morrer depois de você
meu.deus.
O QUE EU POSSO FALAR SOBRE ESSE LIVRO????
acredito que ele tenha sido um dos primeiros nacionais que eu li por livre e espontânea vontade, e não poderia ter começado a ler os livros que comprei na bienal de uma maneira melhor!!!
acordei por volta de dez horas, e terminei agora, 15:12
gente, que livro incrível.
ele nos faz refletir sobre tanta coisa de uma forma tão interessante.
e a carta que a júlia escreveu para a gabi? ela é o motivo do meu sofrimento!! mas caramba, que livro. as músicas mencionadas, os lugares citados, eu estou completamente apaixonada!!

Jhonatan49 11/12/2021

Completamente imerso nessa história.
Sério que livro incrivel, um dos melhores que li esse ano (e na vida).
Foi tão gostoso de ler, esses 4 dias que passei lendo esse livro foram os melhores desse ano que foi tão turbulento pra mim (e acredito que para todos).
Me emocionei com a carta da 10° e última coisa da lista, que perfeita.
Adorei todos os personagens (menos os famoso la, um porre), todos os capitulos, todos os 10 itens da lista e a forma como a autora montou os momentos de cada um deles. Mergulhei total, parecia que eu estava junto com a Gabi enquanto ela realizava cada um.
5 estrelas, favoritado e guardado no coração.

Gratidão Fernanda de Castro Lima por escrever esse livro.

Me deu uma vontade louca de realizar os itens dessa lista ai, quem sabe um dia.

Mayteca 22/12/2021

não sei
É uma leitura gostosa e divertida, mas tiveram horas em que quis tacar o livro da janela e me tacar junto

firesblue 26/12/2021

A protagonista só precisava de uma terapia
Veja bem, não é um livro ruim, mas me decepcionou um pouco. Parece que foi escrito com pressa, sem tempo pra detalhes. Algumas cenas aconteceram muito rápido, eu esperava mais informações, especialmente em relação aos desafios da Júlia.
A ideia é bonita e realmente bem interessante. Para uma narrativa que é focada no luto, ainda é bem leve, delicada e sensível. Narra o processo de amadurecimento da protagonista que, aliás é MUITO chata. Juro, a Gabi estragou a leitura inteira, eu acabei perdendo o ritmo e foco.
Parece até que só o alecrim dourado tem problemas. De verdade, a garota é insuportável e irritante. Mas, se parar para pensar e refletir por um momento, isso até que é bem legal, é uma figura realista. Ela ta em um momento difícil e não consegue lidar com a perda da melhor amiga, é totalmente compreensivo alguns surtos (mas poxa, isso não é desculpa para tratar todos como lixo).
Apesar de determinadas questões, eu gostei bastante do livro, a escrita é agradável e fácil de entender. Nos faz refletir um pouco a respeito da vida.

Ps: seu Toninho>>> perfeito, nunca errou e se errou eu passo pano.

ana ð 26/12/2021

que leitura mais gostosinhaa, saí de coração quentinho ?. a leitura foi super fluída do começo ao fim e esse é bem aquele livro que você numa tarde só, de uma única vez. me emocionei várias vezes, fiquei com os olhos cheios de lágrimas várias vezes também ?