Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Cyntia44 08/10/2022

Não espere uma biografia
Hilda Furacão, de Roberto Drummond, definitivamente não é uma biografia.

Escolhi esse livro pela curiosidade em conhecer a personalidade que se tornou famosa pela minissérie televisiva homônima. Imaginei que o livro fosse a biografia de Hilda Furacão, a jovem também conhecida como "garota do maiô dourado", que, aparentemente do nada, se muda para a zona boêmia de Belo Horizonte para se tornar uma famosa prostituta, cortejada pelos homens, fossem ricos ou pobres.

Hilda é uma mulher que desperta fascínio e encanto nesses homens, que faziam longas filas à porta da suíte 304 do Maravilhoso Hotel, nem que fosse para desfrutar de apenas poucos minutos com a deusa. "Dois minutos no céu é melhor do que nada".

Entrelaçando fatos históricos marcantes, com ênfase para o período de início do golpe de 1964, Hilda aparece quase como peça paralela à narrativa, surgindo sempre como uma mulher arrebatadora, que desperta em todas as pessoas um enorme fascínio. A força de sua presença, a beleza e o rastro deixado por seu perfume Muguet du Bonheur materializam a exuberância dessa figura feminina.

Há também outros personagens que aparecem pouco ou até caem no esquecimento no decorrer da história.

Outro paralelo na trama é a paixão platônica entre Hilda e Frei Malthus, também conhecido por Santo, um dos ganchos abertos dessa história. No desespero de não ceder à paixão que sentia por ela, o jovem costumava se chicotear.

O livro tem algumas passagens cômicas, mesmo em momentos dramáticos, com a tensão nos primeiros momentos pós golpe militar, e passagens quase fantásticas, como o sapato perdido de Hilda, que é referenciado como sapato da Cinderela, pelo qual a moça tinha grande apego.

Hilda Furacão é um livro de leitura rápida, mas, pelo meu perfil de leitora, demorei mais do que gostaria. Me diverti com alguns trechos, me entediei com outros. Foi o primeiro livro de Drummond que li e pretendo visitar outras publicações dele.

Recomendo a quem busca entretenimento rápido, tendo ou não assistido à minissérie. É um bom livro.

Maria 15/09/2022

Clássico
Narrativa peculiar de uma história sensível. A escrita do autor é brilhante. A condução da história e a ambientação de encher os olhos!

Larissa Benevides 03/08/2022

Hilda Furacão - Roberto Drummond
?"No dia primeiro de abril de 1959, a Garota do Maiô Dourado transformou-se em Hilda Furacão e começou a tirar o sono de nossa cidade."

Foi interessante ler o livro com esse estilo de narração. Apesar de ter lido outros livros com narração em 1ª pessoa, está história pareceu diferente. Realmente pareceu um bate papo com o narrador. O fato de ter várias personalidades brasileiras reais me prendeu bastante.

A história se passa em Minas Gerais na década de 60, vamos acompanhando a vida de um jornalista. Esse jornalista começa uma história sobre Hilda Furacão, a mulher mais procurada da cidade. Assim a vida desse jornalista começa a se misturar com a dessa encantadora mulher.

O ritmo da história foi bem agradável apesar de ter momentos em que fiquei confusa com o ir e vir narrador. Mostra aspectos culturais sendo alterados e a dura realidade de momentos da história brasileira.

E após a leitura coloquei Sangue Coca-cola na lista para conhecer mais uma obra do autor.

?"Não sei se ela é uma bruxa ou uma feiticeira, o que dá na mesma. Pouco importa: ela será o meu primeiro milagre de Santo!"

site: https://www.instagram.com/p/CgxoK8trrFl/

Paula Santos 11/07/2022

Não era o que eu esperava
Confesso que fiquei um pouco decepcionada com essa história. Estava esperando muito mais sobre Hilda furacão e Frei Malthus, mas ao invés disso temos bastante política, a vida do próprio narrador e de personagens que eu não estava nem aí pra saber o que aconteceu com eles.
A principio até gostei dos fatos históricos narrados, é interessante contextualizar o período histórico em que os fatos se passaram, mas depois ficou bem chato e cansativo. Tanto que demorei séculos para concluir a leitura e desconfio que só terminei porque estava ouvindo o áudiobook, se fosse lendo mesmo a probabilidade de ter abandonado era grande. Rsrs.

Clau Melo 28/06/2022

Muita política e pouco Hilda Furacão...
Decepcionante: Muita política e pouco Hilda Furacão...
Escolhi a leitura deste livro com a expectativa que seria melhor que a série produzida pela Globo em 1998, mas infelizmente não foi o que eu esperava.

Lucélia 17/02/2022

"Dá-lhe Hilda Furacão".
A primeira vez que fui arrebatada pela leitura de “Hilda Furacão” era apenas uma adolescente. Agora, já adulta, a releitura dessa obra me causa o mesmo encantamento de antes. Realizando uma crônica do contexto histórico e social no qual a estonteante e cobiçada Hilda Furacão existiu (e não uma biografia sua, como muitos acreditam), o texto de Roberto Drummond nos conduz aos recônditos mais secretos e deliciosos da boêmia e da sociedade mineira entre as décadas de 50 e 60. Apresentando de forma bem humorada os conflitos e aspectos políticos, religiosos e morais da época, o autor ainda nos presenteia com a narrativa de personagens reais e lendários como: a travesti Cintura Fina, a imponente Maria Tomba Homem – misto de prostituta e leão de chácara dos bordéis de Belo Horizonte –, e tantos outros. Por muitas vezes me deparei com críticas bem ruins e ácidas com relação à escrita do autor, a dinâmica do texto e a forma (segundo alguns) de como o livro acaba por ser bem inferior a adaptação homônima feita para a TV em 1998. No entanto, discordo totalmente dessas críticas, e acredito que tanto o livro quanto a minissérie são obras de peso e de grande valor; e que ambas podem e devem ser apreciadas simultaneamente.

Cintia 15/02/2022

Hilda furacão
Eu li esse livro pela primeira vez em 2012, com 16 anos e não me lembrava porque só tinha dado duas estrelas, então lembrei: o autor enrola e de fato não conta o que seria o motivo de ele ter escrito o livro, por vezes a enrolação é tanta que cheguei a ri da tamanha semelhança a mim, quando vou contar uma história, é tanto arrudeio, tanta volta, tanto assunto desnecessário e sem sentido que a história original acaba por ficar de lado. Mesmo assim é interessante o contexto histórico dos fatos que antecederam a ditadura militar

Lutty1 29/01/2022

E a Hilda Furacão?
Decepcionada: queria ler sobre Hilda Furacão. Continuo querendo...Livro confuso, é uma autobiografia, uma narrativa dos atos ocorridos em 1964, uma descrição da vida em Belo Horizonte e um monte de embromação feitas pelos autor. Em suas palavras: isso depois eu conto, pode pular para capítulo tal, mas voltemos ao assunto, vamos aos ps's de tia Çãozinha, vamos retornar ao assunto... Uma canseira só. A parte legal fica para quem mora em BH e se reconhece nas descrições da cidade quando o autor cita os nomes da ruas. As situações ocorridas sao "terceirizadas", recontos, não se desenvolvem e não se aprofundam. Os acontecimentos políticos de 64, foi revolução? Ou golpe? É um clássico, mas quem disse que por ser clássico é bom? Senti pena dos candidatos a prova do CEFET que tiveram que estudar essa obra. Como leitura espontânea foi sofrido, obrigatória então nem consigo imaginar.

Ariela 01/01/2022

Uma história que se passa em Belo Horizonte
“Hilda Furacão" foi um livro muito legal de ler. Eu gosto muito de livros que se passam em cidades que eu conheço e esse foi um que me levou de volta para Belo Horizonte.
A história é muito interessante e, com uma linguagem simples, a narrativa prende o leitor, que mal pode esperar para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Eu comecei a ler esse livro com as expectativas muito baixas, achando que seria uma leitura longa e arrastada, e acabei me surpreendendo com o seu dinamismo.
“Hilda Furacão" vale a pena ser lido e é um “causo” belorizontino que você vai amar conhecer!

Iara.Borges 27/10/2021

Cinderela mineira <3
É um romance muito fofo, usado de história principal, mas que no fundo conta as articulações políticas e a história da cidade antes do golpe de 64. É impossível não se apaixonar por Hilda e os outros personagens, sem contar que a narrativa é muito gostosa. A interação entre o autor e o leitor nos aproxima tanto da história q nos sentimos mais um dos acometidos pelo mal de Hilda Furacão . O livro parece uma super fofoca q da vontade de saber os mínimos detalhes.

Marcos.Vinicius 20/10/2021

Decepcionante
É frustrante ler um livro intitulado Hilda Furacão e onde ela aparecer em mais 15% de toda a obra. Várias das questões que o autor insiste em adiar e dar as explicações mais pra frente, nunca foram concluídas. Não foi a leitura que eu esperava

Paula.Andrea 07/09/2021

(P.S: Roberto, me apaixonei por você.)
Adorei. A forma diferente de narrativa, com o autor quebrando constantemente a 4a parede, conversando com o leitor, com as tias, trouxe um sopro de modernidade para a história, tornou tudo mais divertido. Também o fato da obra se chamar "Hilda Furacão", mas trazer a história dela quase em segundo plano, foi uma surpresa: é como se Roberto tivesse usado a história de Hilda como um disfarce para contar a sua vivência nos tempos sombrios pré-golpe. No fim, fiquei apaixonada por Roberto.