Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

zezinhaaa 22/02/2024

"sua madrasta vai ser sua vida."
Assisti a minissérie antes de ler o livro e posso afirmar que ela é muito mais interessante que o livro. na narrativa, só se fala da política e a personagem principal, que dá nome ao livro, fica de lado em sua própria história.
apesar disso, foi uma leitura até que rápida e bem fácil de ler.

"... e foi você quem abriu meus olhos, foi você quem me fez descobrir o povo e os trabalhadores do Brasil. foi você."

Pedro 16/02/2024

Camarada frei
Fui ler o livro porque a ficante da minha amiga falou que o livro fala da União da Juventude Comunista e fiquei curioso. Adorei. O livro é muito permeado pelo romance da hilda com o frei, mas não diria que o livro gira entorno disso. Acho que se trata principalmente de um retrato de uma época, é muito legal como ele relaciona a família dele com os acontecimentos políticos, o narrador é um militante comunista e apoiador de jango e a tia querida dele tava ajudando a organizar a marcha da família com Deus pela liberdade. O contexto do Brasil entra de uma forma bem engraçada na história, o próprio frei começa como conservador e entra na juventude operária católica (na época era muito forte, um pai de amigo até fez parte). Acho que vou ler de novo depois.

Fico meio análise com o final, porque pelo que entendi, Hilda descobriu um ano depois o que aconteceu com o padre e não foi atrás dele. Duvido fortemente disso, acho que na hora que ela descobrisse ia atrás do padre, porque ela não ia deixar outra pessoa decidir o futuro dela.

Enfim, o meu personagem favorito da história é o tio fascista do protagonista, o tio literalmente tinha uma foto de Hitler na carteira e apoiava a ditadura, mas não só defendia o sobrinho com unhas e dentes, como até preparou um esconderijo pra quando ele fosse perseguido pelos militares que o próprio tio apoiava. É meio contraditório, mas achei um carinho genuíno.

daniely2 16/02/2024

Que livro delicioso, ler isso foi equivalente a ver uma fofoca que veio do seu primo de belo horizonte, simplesmente incrivel

Ivana M. 14/02/2024

Didático
"Hilda Furacão" é uma obra literária fascinante escrita por Roberto Drummond, um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Publicado em 1991, o romance retrata a história de um jovem estudante de direito, vivendo em Belo Horizonte na década de 1950, que se envolve com uma prostituta de luxo chamada Hilda.

Vamos abordar essa obra literária em termos de contexto histórico, análise de personagens, estilo literário e temas principais:

Contexto Histórico:

A história se passa na década de 1950, um período marcado por mudanças sociais e culturais no Brasil.
O país estava saindo de um período de autoritarismo com o governo de Getúlio Vargas e avançando para a democracia com a eleição de Juscelino Kubitschek.
A urbanização e modernização das cidades brasileiras estavam em ascensão, o que influenciou as transformações nos costumes e nas relações sociais.
Análise de Personagens:

Hilda: É a personagem central, uma mulher misteriosa e enigmática, cujo magnetismo atrai as atenções do protagonista. Ela representa a liberdade, a rebeldia e a busca pela autenticidade em uma sociedade conservadora.
Vadinho: O protagonista, um jovem estudante de direito que se apaixona perdidamente por Hilda. Ele simboliza a juventude, a impulsividade e a busca pelo amor verdadeiro.
Dr. Artur: Representa a moralidade e a racionalidade, contrastando com o impulsivo e apaixonado Vadinho.
Estilo Literário:

Drummond utiliza uma linguagem envolvente e fluida, mesclando elementos do romance de formação com o realismo fantástico.
A narrativa é marcada por diálogos ágeis e situações inusitadas, criando um ritmo cativante que prende a atenção do leitor.
Temas Principais:

Amor e Liberdade: A relação entre Vadinho e Hilda é marcada por uma intensa busca pelo amor verdadeiro e pela liberdade de ser quem são, apesar das convenções sociais.
Contradições da Sociedade: O romance explora as contradições e hipocrisias da sociedade brasileira da época, especialmente em relação à moralidade e aos papéis de gênero.
Redenção e Transformação: A trajetória dos personagens principais envolve redenção e transformação pessoal, à medida que enfrentam seus próprios demônios e buscam uma vida mais autêntica.
Ao abordar "Hilda Furacão" em sala de aula, é possível explorar esses elementos para promover discussões ricas sobre questões sociais, morais e psicológicas, além de incentivar os alunos a refletirem sobre a relevância da obra no contexto histórico e cultural brasileiro.

sofi.scopel 09/02/2024

Antigo porém atual
Política, romance, suspense e a dúvida em ser uma história real ou ?apenas um 1° de abril?, juro, assisti a novela a pouco tempo e fiquei com mta vontade de ler o livro e achei tão bom quanto, a adaptação é mto fiel e no livro vemos detalhes que o seriado/novela deixa passar, amei a forma da escrita (bem jeito de jornalista de escrever), me diverti participando da história. Para sempre Hilda Furacão ??

Alice2333 08/02/2024

Esperava mais
Vi a novela e resolvi ler o livro, achei que ia encontrar uma história mais envolvente mas me decepcionei, tem muitos detalhes desnecessários.
É legal a interação do autor com o leitor, mas ele dá muitas voltas na história e não chega ao ponto principal que é o Santo e a Hilda (Apesar de que, ele demonstra que é essa a intenção dele em certas partes). Mas enfim, eu queria saber sobre o romance e não detalhes sobre o dentista comunista ou qualquer outra coisa aleatória.
A novela fez um bom trabalho retratando as melhores parte dos livros e desenvolvendo um pouco além.

vaporbarato 31/01/2024

Ainda tô meio em dúvida da avaliação, o final realmente decepciona mas o decorrer da história é bom.
Eu pensei que o livro era unicamente sobre a relação de Hilda e Malthus, e não é. A relação deles não tem muita coisa pra contar mesmo, mas eu gostei muito da forma que a história se desenrola da forma que ele não vai direto ao ponto e vai contando sobre outros acontecimentos que alguns são muito bons e outros enchem o saco.
Outra coisa sobre o final que dá um pouco assim de raiva, é que ao longo da história o narrador vai fazendo perguntas, que eu não me perguntaria, e atiça a curiosidade, porém no final do livro a resposta fica em aberto.

jurdangf 29/01/2024

LOBA
Hilda furacão a maior loba que já existiu, quem dera eu fosse igual ela aos 18 anos. quero saber por que no livro (pq n minha continuação e na série eles tão juntos) ELES NAO ACABAM JUNTOS?
DITADURA DESGRAÇADA nunca odiei tanto a opressão, morram todos que tiveram participação nisso!
enfim amei o livro, hilda sempre icônica e amo ela fazendo oq da na hora, pensou agiu, linda! e amo eles, amor verdadeiro?

Felipe 29/01/2024

Roberto Drummond, ngm quer saber de você, queremos saber da Hilda e do frei. O livro tem um ritmo mt gostoso de leitura. Ele consegue intercalar muito bem o romance dos frei com a Hilda e o momento político da época. Porém, que tristeza esse final, não tristeza por ser ruim, mas por não ser do jeito que eu queria rs.

hta 28/01/2024

O nome do livro devia ser apenas Roberto Drummond
Como uma pessoa que leu o livro por influência da novela é impossível não fazer comparações, mas tentarei.

No início a narrativa estava me prendendo, capítulos curtos e o foco total nas histórias. Mas a partir da segunda parte o autor/personagem só enrolava pra contar as coisas. E de propósito ainda, pois o mesmo ficava fazendo provocações do tipo "contarei isso mais tarde", "deixarei para depois" e isso acabou com a narrativa pra mim.

O autor/personagem só sabia falar dele e coisas que aconteceram com ele que sinceramente não despertam interesse nenhum além de não contar as coisas de forma linear, o que deixa o leitor completamente perdido em relação ao tempo/espaço da história. Sem contar a DIVERSAS informações desnecessárias e sem pé nem cabeça.

Fui perdendo o interesse gradualmente até que chegou no nível onde eu pegava o livro e dormia. O final, bom, foi interessante, mas não deixou de ser decepcionante.

Agora comparando, a novela dá de dez a zero no livro. Funcionou muito melhor no áudio visual além de ter dimensionado as diversas histórias sem que ficasse entendiante de assistir.

Quando disseram que a novela era melhor não imaginei que fosse tanto.