Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Clau Melo 28/06/2022

Muita política e pouco Hilda Furacão...
Decepcionante: Muita política e pouco Hilda Furacão...
Escolhi a leitura deste livro com a expectativa que seria melhor que a série produzida pela Globo em 1998, mas infelizmente não foi o que eu esperava.

Lucélia 17/02/2022

"Dá-lhe Hilda Furacão".
A primeira vez que fui arrebatada pela leitura de “Hilda Furacão” era apenas uma adolescente. Agora, já adulta, a releitura dessa obra me causa o mesmo encantamento de antes. Realizando uma crônica do contexto histórico e social no qual a estonteante e cobiçada Hilda Furacão existiu (e não uma biografia sua, como muitos acreditam), o texto de Roberto Drummond nos conduz aos recônditos mais secretos e deliciosos da boêmia e da sociedade mineira entre as décadas de 50 e 60. Apresentando de forma bem humorada os conflitos e aspectos políticos, religiosos e morais da época, o autor ainda nos presenteia com a narrativa de personagens reais e lendários como: a travesti Cintura Fina, a imponente Maria Tomba Homem – misto de prostituta e leão de chácara dos bordéis de Belo Horizonte –, e tantos outros. Por muitas vezes me deparei com críticas bem ruins e ácidas com relação à escrita do autor, a dinâmica do texto e a forma (segundo alguns) de como o livro acaba por ser bem inferior a adaptação homônima feita para a TV em 1998. No entanto, discordo totalmente dessas críticas, e acredito que tanto o livro quanto a minissérie são obras de peso e de grande valor; e que ambas podem e devem ser apreciadas simultaneamente.

Cintia 15/02/2022

Hilda furacão
Eu li esse livro pela primeira vez em 2012, com 16 anos e não me lembrava porque só tinha dado duas estrelas, então lembrei: o autor enrola e de fato não conta o que seria o motivo de ele ter escrito o livro, por vezes a enrolação é tanta que cheguei a ri da tamanha semelhança a mim, quando vou contar uma história, é tanto arrudeio, tanta volta, tanto assunto desnecessário e sem sentido que a história original acaba por ficar de lado. Mesmo assim é interessante o contexto histórico dos fatos que antecederam a ditadura militar

Lutty1 29/01/2022

E a Hilda Furacão?
Decepcionada: queria ler sobre Hilda Furacão. Continuo querendo...Livro confuso, é uma autobiografia, uma narrativa dos atos ocorridos em 1964, uma descrição da vida em Belo Horizonte e um monte de embromação feitas pelos autor. Em suas palavras: isso depois eu conto, pode pular para capítulo tal, mas voltemos ao assunto, vamos aos ps's de tia Çãozinha, vamos retornar ao assunto... Uma canseira só. A parte legal fica para quem mora em BH e se reconhece nas descrições da cidade quando o autor cita os nomes da ruas. As situações ocorridas sao "terceirizadas", recontos, não se desenvolvem e não se aprofundam. Os acontecimentos políticos de 64, foi revolução? Ou golpe? É um clássico, mas quem disse que por ser clássico é bom? Senti pena dos candidatos a prova do CEFET que tiveram que estudar essa obra. Como leitura espontânea foi sofrido, obrigatória então nem consigo imaginar.

Ariela 01/01/2022

Uma história que se passa em Belo Horizonte
“Hilda Furacão" foi um livro muito legal de ler. Eu gosto muito de livros que se passam em cidades que eu conheço e esse foi um que me levou de volta para Belo Horizonte.
A história é muito interessante e, com uma linguagem simples, a narrativa prende o leitor, que mal pode esperar para saber o que vai acontecer no próximo capítulo.
Eu comecei a ler esse livro com as expectativas muito baixas, achando que seria uma leitura longa e arrastada, e acabei me surpreendendo com o seu dinamismo.
“Hilda Furacão" vale a pena ser lido e é um “causo” belorizontino que você vai amar conhecer!

Iara.Borges 27/10/2021

Cinderela mineira <3
É um romance muito fofo, usado de história principal, mas que no fundo conta as articulações políticas e a história da cidade antes do golpe de 64. É impossível não se apaixonar por Hilda e os outros personagens, sem contar que a narrativa é muito gostosa. A interação entre o autor e o leitor nos aproxima tanto da história q nos sentimos mais um dos acometidos pelo mal de Hilda Furacão . O livro parece uma super fofoca q da vontade de saber os mínimos detalhes.

Marcos.Vinicius 20/10/2021

Decepcionante
É frustrante ler um livro intitulado Hilda Furacão e onde ela aparecer em mais 15% de toda a obra. Várias das questões que o autor insiste em adiar e dar as explicações mais pra frente, nunca foram concluídas. Não foi a leitura que eu esperava

Paula.Andrea 07/09/2021

(P.S: Roberto, me apaixonei por você.)
Adorei. A forma diferente de narrativa, com o autor quebrando constantemente a 4a parede, conversando com o leitor, com as tias, trouxe um sopro de modernidade para a história, tornou tudo mais divertido. Também o fato da obra se chamar "Hilda Furacão", mas trazer a história dela quase em segundo plano, foi uma surpresa: é como se Roberto tivesse usado a história de Hilda como um disfarce para contar a sua vivência nos tempos sombrios pré-golpe. No fim, fiquei apaixonada por Roberto.

Thais.Carvalho 18/08/2021

Romance muito bom. A trama traz situações cômicas e prende a atenção. Também é situada em um momento da história brasileira muito hostil e cruel, a ditadura.

bobbie 18/08/2021

Belo retrato do Brasil em período de início de ditadura.
Este é o livro que deu origem à linda minissérie Hilda Furacão, produzida pela Rede Globo em 1998. Sob os olhos do jornalista Roberto Drummond, o narrador/autor do livro, conhecemos a história da jovem de classe média-alta da sociedade belo-horizontina que, surpreendendo a todos, nos fins dos anos 1950, simplesmente abandona a sua vida para "pagar penitência" passando 5 anos como prostituta na zona boêmia da capital. Como pano de fundo, os tumultos que prenunciam o golpe militar de 1964 - até a sua efetiva execução, em 31 de março de 1964, que vão ter um efeito direto no romance improvável da trama: a prostituta e o jovem Frei Malthus, aspirante a Santo, que toma por tarefa de sua santidade exorcizar a prostituta, mas acaba se apaixonando por ela.

Tainah.Ferreira 09/08/2021

a série da TV é melhor que o livro, acredite se quiser.
nem sei se posso chamar isso de resenha. confesso que no caso de 'Hilda Furacão' eu me envolvi muito mais com a série protagonizada pela Ana Paula Arósio do que com o livro (e isso eh MUITO RARO, já que de uma forma geral os livros sao infinitamente melhores que suas adaptações).
Tainah.Ferreira 18/08/2021minha estante
classifiquei com DUAS ESTRELAS, mas ta aparecendo 4 estrelas na minha avaliação. ah vá, skoob....

Thais645 25/07/2021minha estante
Eu já assisti a essa minissérie, adaptação do livro. Ana Paula Arósio no auge da beleza.

Priscilla 25/07/2021minha estante
Oi Rogi, tudo bem?

Eu criei um grupo no whatsapp pra rifar todos os meus livros para ajudar a arrecadar fundos para concluir minha faculdade de Massoterapia, em Curitiba-PR. Tem livros de vários estilos diferentes a partir de 2,00 o número. Se quiser participar, entra lá que tá rolando sorteios super legais! Me chame no chat ou no whatsapp 41997098290 que te mando o link do grupo. Obrigada!

Ah, o livro que está sendo rifado neste momento é o Tereza Batista cansada de Guerra, do Jorge Amado.

Dani 23/06/2021

Eu peguei esse livro para ler achando que leria um livro sobre Hilda Furacão, mas na verdade ela é só mais uma de tantos personagens e histórias que o autor vai contar ao decorrer do livro
O próprio autor é o personagem principal e narrador, e todos os acontecimentos são situações que ele viu ou que contaram para ele, e agora ele está nos contando (sempre muito preocupado o que a tia vai achar, haha)
É uma história fictícia com personagens reais em um momento político muito delicado no Brasil. É incrível como Roberto consegue passar para nós como estava os ânimos no momento pré- golpe. A atmosfera política do livro é sensacional, e na minha opinião, é o que salvou o livro. Apesar de termos personagens interessantíssimos, a história parece que não desenrola, fica naquele chove e não molha, sempre com um ?mas vamos deixar isso para mais adiante?. No começo achei até engraçado, mas depois de um tempo isso me enervou de uma maneira que tive que dar um break dessa leitura, porque ele fez isso com todos os personagens, então ficou aquela sensação de leitura estagnada onde nada realmente acontece. Se não fosse a narrativa quebrada e sem fluidez do Roberto, o livro seria maravilhoso porque ele realmente me fez sentir que eu estava em Minas Gerais.