Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

mari152 24/01/2024

Indo assistir a série pra comparar as cenas e os personagens ?
não acredito que malthus e hilda não ficaram juntos!!!! absurdo
Favodemel00 14/02/2024minha estante
E esse spoiler sem sinalização???

Rena 19/01/2024

Horrível
Resolvi ler pq vi ums edits da mini série
Fiquei com algumas expectativas de ter pelo menos uma história mas esse livro é uma porcaria super mal escrito

ensaiodelivros 19/01/2024

WE ARE THE CHAMPIONS, MY FRIEENDS ??

TERMINEI O LIVRO depois de 1 mês perturbada, e que ódio desse livro pqp, bom em umas parte e decepcionantes em outras. No geral foi uma leitura muitooo arrastada e dando spoilers aqui: a Hilda não fica com o Malthus no final ??, torci tanto por eles, que raiva viu. Sinto que nadei, nadei e morri na praia..

Vinicius782 18/01/2024

De uma garota burguesa, oriunda de uma família tradicional belo horizontina, à prostituta mais reconhecida da cidade. Descubra neste livro a história de Hilda Furacão e surpreenda-se com a vida de uma das principais personagens da literatura mineira!

alisaisalive 14/01/2024

Fui ler pois tinha ficado simplesmente OBCECADA com a minissérie, eu simplesmente queria saber mais OBVIAMENTE sobre a Hilda e o Malthus, e me senti decepcionada em ver que no livro é muito mais escasso de conteúdo dos dois, o livro parece bem mais um diário do autor do que realmente algo da dinâmica de Hilda e Malthus, então é melhor ler antes e depois assistir a minissérie já pra ir com expectativas moderadas, mas a a minissérie é boa mesmo

Alana 13/01/2024

Não é uma leitura difícil, mas é cansativa.
Por que é cansativa? Porque a maioria do enredo do livro está focado em assuntos externos, como por exemplo política e vida de alguns personagens não tão relevantes para a narrativa. Portanto, o autor vai deixando que o leitor se alimente apenas de migalhas do romance de Hilda e Frei Malthus.

A amizade dos três mosquiteiros, a pesar das suas grandes diferenças, é muito bonita. Sempre cada um vivendo sua vida, mas sempre que necessário dando assistência um ao outro.

A construção do romance proibido é muito legal! O que faltou mesmo foi o foco no principal eixo narrativo. Agora, irei ver a minissérie e observar se foca mais no romance.

Em suma, apesar das críticas que obtive durante a leitura, é sim um livro que recomendo. Por vezes entediante, mas que no final vale a pena.

The guy on the train 12/01/2024

HILDA FURACÃO - ROBERTO DRUMMOND
Hilda Furacão conta a história da ex garota do maiô dourado que passa a ocupar o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, um bordel da zona boêmia de Belo Horizonte. A beleza de Hilda atiça o desejo dos homens e desperta a inveja e a ira das mulheres da cidade, que a têm como o demônio que habita a rua Guaicurus. Sendo assim, o religioso Frei Malthus, que tem por objetivo de vida se tornar santo, é incumbido de exorcizar Hilda Furacão e a rua Guaicurus. Do encontro dos dois se desenrola a narrativa.
Ao longo da narrativa, me cansei algumas vezes, porque o autor divaga demais e se demora em coisas que não precisariam se demorar tanto. Isso contudo foi o único problema que vi no livro, que me prendeu desde o primeiro parágrafo e me surpreendeu ao final, por quebrar a expectativa que vinha sendo construída. Ao longo da narrativa eu ri e me empolguei pelo romance, mas no final acabei chorando com toda a atmosfera de angústia que domina o texto com a iminência do golpe millitar de 64. Vi algumas críticas sobre a série ser melhor, mas acredito de verdade que seja um caso semelhante ao Ciranda de Pedra, da ilustríssima Lygia Fagundes Telles, em que o livro se debruça mais nas problemáticas das personagens que no romance idealizado tão apreciado na TV. E honestamente é do que eu gosto, dessa quebra de expectativa e da honestidade sobre a natureza dos personagens.
Termino a leitura desejoso de ler outros livros do autor e, também, de ver a série.

ana paula 12/01/2024

Crônicas de costumes e uma BH agitada
Após ter sido acometida pelo "mal de Hilda" e ter assistido a minissérie e amado, fiquei com um gostinho de quero mais e pensei: pq não ler o livro? E foi uma escolha feliz. Achei a leitura mt gostosa, é daqueles livros pra se ler bem rápido, leitura fluida, escrita simples e capítulos bem pequenos com uns títulos engracadinhos, a sensação que tive era como se estivesse lendo crônicas de um jornal retratando os costumes da época, as cenas urbanas em que Roberto descreve os bares de Belo Horizonte e a Zona Boêmia são maravilhosas, dá aquela sensação de aconchego, uma familiaridade, talvez eu seja suspeita em dizer isso pois sou mineira e amo BH, então ler sobre a cidade em uma época tão agitada culturalmente e politicamente é mt agradável para mim, e essa escrita do Roberto, bem simples e de crônica de jornal ajudou bastante. Eu gostei do livro pq eu estava esperando exatamente isso, mas se vc espera um romance robusto com aspecto novelesco não leia o livro, assista a minissérie. E por falar na minissérie, eu achei o trabalho de adaptação sensacional, eles souberam ser coerentes a trama mas não se limitaram apenas ao livro, souberam expandir informações que no livro ficam superficiais ou só subentendidas. Mas enfim, foi uma ótima leitura, me diverti bastante.

Sara Furlan 09/01/2024

Que livro.
Que livro!

Incrível. Maravilhoso.
Adorei demais essa historia. Apesar do final nao ter me agradado tanto.

Maa hilda foi como chegou. Misteriosa.

rhiannonrings 09/01/2024

Já que você quer saber?
Apenas tenho comigo o prazer de ler sobre mulheres complexas e sobre toda a minha paixão por essa sedutora e atrevida características feminina sob nós.
Amei a forma que o autor se nivelou ao jornalista e ao fofoqueiro, quebrando a quarta parede várias vezes até mesmo dentro do personagem.
Como uma boa comunista que sou, me apaixonei pelo Roberto e sua paixão por Bela B, sob tudo, mostrou ser mais comunista do que muitos!
A forma que podemos ver como a igreja católica é tão pecadora quanto a moral e os bons costumes, Malthus não era um santo por seguir essa ideologia e digo que só virou um homem de Deus após Hilda mostrar que, santo é aquele que dá a mão as pessoas e não aquele que as julga.
Algo engraçado sobre a minha leitura é que hoje terminei a minissérie que é a adaptação do livro, posso dizer que gostei mais do final da minissérie, mas como estava dizendo, terminei a minissérie na tarde de hoje, e agora, nesse momento, terminei o livro! Deixo aqui um beijo a todas as furacões!

Isadora.Oliveira 09/01/2024

Um livro icônico
Desde já devo dizer que quem vem ao livro na pretensão de ler uma história de amor subversiva, pode ir se retirando. A história é um romance sobre a sociedade, viaja entre o sagrado e o profano, o "bem" e o "mal", aquilo que agrada a família tradicional e o que vai de encontro a suas regras.
Desde o começo o narrador-personagem, Roberto Drummond, trás uma narração não linear, os acontecimentos são contados como se fossem a medida em que ele se lembra deles, a elite mineira é descrita de forma interessantíssima, a zona boêmia, o comunismo da época, a polícia, tudo é retratado de modo que atrai. Acho que em grande parte é uma experiência jornalistica, aqueles que como eu são fascinados pelo jornalismo vão se esbaldar com as narrações do jornalismo da década de 60, os detalhes do trabalho e dos avanços da profissão...
Adorei o desenvolvimento dos personagens, em sua grande maioria baseados em pessoas reais, são delicados na escrita, são palpáveis até, poéticos.
Adoro cada momento do Roberto com o Malthus e o Aramel (mesmo não sendo fã do Aramel), eles possuem uma amizade linda.
Fiquei genuinamente triste com o final, mas é a vida, sinto que deveria ter muito mais coisas, há ainda muito o que descobrir.
Mas é isso, a história voa entre o real e o imaginário, é divertida e tem seus momentos de tensão, mas sobretudo mostra que de 64 pra cá não mudamos muita coisa, já que as falácias da época ainda enganam nos dias de hj.

Isabelalinda 09/01/2024

Eu fui ler esse livro na esperança que o final fosse melhor que o final da novela ?
o leitor e o noveleiro è feito de otário de várias formas

Ariany.Amorim 09/01/2024

Não é um livro ruim, mas também não é um livro excelente. Eu li mais pelo hipe do TikTok na novela e como não quis assistir, resolvi procurar pelo livro.

Ele deixa muitas coisas no ar, e dá muitas voltas também. Apesar de ser um livro bem divertido e descontraído de ler, não esclarece pontos sobre a vida da personagem principal.