Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

DianaCarter 08/01/2024

Um livro sobre amor, esperança e aventuras
Confesso que me supreendi com a obra. Tudo começou com tiktok e os edits da novela, então eu pensei "Por que não começar a ler o livro?"
Logo de início percebi que era diferente do que imaginava, ainda não assiti a no ela para entrar em detalhes de comparação portanto o foco da resenha será somente do livro.
Ele é narrado pelo Roberto Drummond, jornalista comunista, funciona como uma espécie de diário e contos ao mesmo tempo.
O foco maior é sobre a vida dele, mas quando Hilda ou Santo aparecem são descritos perfeitamente e ainda consegue deixar a sensação de quero mais.
Na verdade todos os personagens secundários são retratados muito bem, não dou 5 estrelas por nãoter se tornado meu favorito, e pelo final spoiler triste.
Além do mais, a obra se passa bem perto do começo da ditadura militar no Brasil, por saber o que vai acontecer fiquei ansiosa o tempo todo, mas é interessante ver relato sobre como foi o antes da ditadura estourar, fomos um jornalista comunista teve que se virar.
Enfim, esperança e sonhos andam juntos, sonho de tornar-se alguém melhor, de ter uma vida melhor ou de encontrar o amor da sua vida
Esse livro me deu esperança de poder viver , esperança em um mundo melhor
Em todo capítulo, essa pontinha de esperança é mostrada de alguma forma.
Ótima leitura, super fluida e nada sem graça

pxrrut 05/01/2024

Intenso e angustiante
Precisei recorrer ao livro após me encantar totalmente com a série (obrigado tik tok por este presente). Ter assistido a adaptação da rede globo antes de ler o livro fez minha mente traçar paralelos com a obra o tempo inteiro de leitura, mas, isso não afetou nem um pouco a experiência; acho que as duas SE COMPLETAM.

O livro não conta a história de forma linear, volta e avança diversas vezes conforme a necessidade de trazer para a narrativa fatos importante. Alguns momentos me incomodou e, em outros, achei até bom que fosse assim.

Senti falta de um desenvolvimento melhor de Hilda e Malthus, que na série conseguimos ver mais de perto e no livro, nos contentamos apenas com os cenários que Roberto, escritor do livro, presenciou. Mas acho que o final, extremamente angustiante, compensou tudo. E eu, novamente me emociono com a obra.

Elouizez 04/01/2024

Não conhecia nem o livro e nem série, mas acabei achando o livro em sebo e resolvi pegar pela só grande repercussão dela na gringa e das redes sociais que me deu a curiosidade de ler, como não assisti a série gostei muito do livro e da história, talvez o livro dê mais ênfase para a parte política de dor que o Brasil esteve passando, a esperança de uma liberdade mais a logo a presença da ditadura militar, não tenho certeza, pois não assisti a série, mas acredito eu que a série fale mais do romance entre o santo e a hilda, se vc ler o livros esperando eles, vai acabar não gostando tanto
pxrrut 05/01/2024minha estante
A série de fato da mais atenção ao romance da Hilda e do Santo. Mas a parte política está bastante presente! Me arrisco a dizer que é uma mini aula de como funcionava a ideologia do povo da época! A série é tao emocionante quanto o livro, ou talvez mais... acho que você iria gostar bastante

GuisoloGui 04/01/2024

Furacão melancólico
Livro escrito de maneira rápida e dinâmica, narrado por Roberto Drummond o que dá um ar de biografia a obra, com isso podemos conhecer melhor o contexto político do pré-64.
A escrita me atraiu de forma arrebatadora, eu diria, o livro é montado quase como um diário em que hora o escritor brinca com parentes que estariam lendo o livro e são personagens dele, hora assume um ar investigativo e misterioso em torno de descobrir a História por trás de Hilda Furacão ou melhor "A garota de maio dourado". Temos até mesmo um momento interessantíssimo em que para descrever o momento em que vivia ele utiliza o relatório de quando era perseguido por um investigador policial por atividades subversivas, está para existir relatório com uma descrição mais poética.
E é poeticamente que o livro tem seu melancólico final

leticia com L de linda 30/12/2023

Esse livro é diferente de tudo o que eu já li. Diferente das minhas leituras anteriores, a narrativa não é contada exatamente em linha reta (assim como na série, por exemplo), tendo o livro então iniciado com a prisão de Roberto.
Além disso, achei um livro muito dinâmico, com capítulos divididos entre ?P.S? de Tia Çãozinha, fatos ou teorias divididos e colocados em forma de lista (nunca li um livro assim em que os fatos realmente contribuíssem pra história).
Não dou 5 estrelas porque, sem dúvidas, a adaptação pra série é melhor, sem falar do final que atinge a gente como uma facada ?
O livro, ao contrário da série, não tem toda aquela trama romântica e quente da Hilda e do Santo. É contado através da visão do Roberto e não é tão explorado pro lado da Hilda quanto na série, mas mesmo assim, a Hilda marca muita presença, sendo uma grande amiga de Roberto.
Uma coisa que eu achei absurdamente inteligente foi como Roberto Drummond misturou os fatos fictícios com os reais, todo o contexto político dessa época foi relevante pra história, principalmente sobre o golpe militar!
Eu gostaria de ler novamente, ainda tenho a história da série muito fresca na cabeça, e ao mesmo tempo que isso me ajudou, me atrapalhou também! Então posteriormente, quero reler.

TainA363 25/12/2023

Quando comecei a ser, pensei q seria só um romancezinho sabe? Porém envolve bastante história, o que me agradou bastante mas me confundiu em alguns momentos também.
O Malthus e a Hilda são dois coitados, na minha percepção, que só recebem migalhas! Precisavam de muito mais.
Em um geral, me agradou bastante

lilaselle 23/12/2023

Roberto entrelaça a história de Hilda às complexidades sociais da época, de forma a deixar a mulher misteriosa, em grande parte do livro, de lado. Portanto, trata-se principalmente de um relato histórico, sob a visão real e crua de Drummond. Quem veio pela série (como eu) sentirá falta de um romance avassalador, dos encontros secretos, de um final que ao menos permita imaginá-los juntos.
Ainda assim, me diverti, me emocionei, fiquei curiosa e encantada com os novos detalhes. São experiências diferentes!

lis 10/12/2023

EU TO CORINGANDO SO DEUS SABE COMO TA A MENTE DO PALHAÇO serio que livro bom!! roberto drumond se consagrou como um escritor com a gloriosa hilda furacão, diferente da novela o romance é menos picante mais cru e real, também infeliz, seguirei levando que o da novela foi verdadeiro e eles se reencontraram no final, não aceito que o destino e deus foram tao cruéis de unir e separar eles (mesmo sabendo que é pura ficção) hilda furacão nunca existiu, nem sua paixão por frei malthus, mas se chegou a existir assim como à ditadura esse foi uma mal feito a nação que afetou a mim e vai afetar todos que lerem.

Neila Porto 28/11/2023

"Hilda Furacão" é um romance escrito por Roberto Drummond. A história se passa na cidade de Belo Horizonte, durante a década de 1950, e gira em torno da personagem Hilda, uma mulher misteriosa e sedutora que abandona sua vida convencional para se tornar uma prostituta de luxo.

O livro retrata a transformação de Hilda, que desafia as convenções sociais e busca sua própria liberdade em uma época conservadora. Ao longo da narrativa, somos apresentados a diversos personagens que se envolvem com Hilda e são impactados por sua presença magnética.

Além disso, "Hilda Furacão" também aborda questões como moralidade, religião e hipocrisia social. O autor utiliza uma linguagem envolvente e coloquial, criando um retrato vívido da época e explorando temas profundos relacionados à identidade, desejo e busca pela felicidade.

O livro foi adaptado para a televisão em uma minissérie de grande sucesso, ampliando ainda mais seu alcance e impacto cultural. "Hilda Furacão" é uma obra que nos convida a refletir sobre os limites impostos pela sociedade e a buscar nossa própria autenticidade.

Maria 21/11/2023

Um Mistério Mineiro
A minissérie produzida pela Globo me trouxe até aqui, por que igual a todos, imagino, procurava respostas em porque uma mulher que tinha tudo abandonaria essa vida pelo quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na Zona Boêmia? O livro aborda a vida da figura emblemática de Hilda e do conflito político social da época, e que acontecia pouco antes do golpe militar. Um história com comédia e mistério que fica ainda melhor quando você lembra que tudo é verdade.

Matheus656 10/11/2023

Muito mais que um romance proibido!
Que livro genial! Muitos assim como eu, conhecem ou já ouviram falar desse livro, por causa da minissérie da TV Globo protagonizada pela Ana Paula Arósio. Na minissérie é óbvio que adaptaram mais o romance do livro, então quem pega esperando um romance aqui, acaba que pode se arrepender um pouco. Apesar do nome do livro ser Hilda Furacão, a própria personagem é quase que como uma personagem secundária desse livro, apenas como pano de fundo. O nosso grande protagonista mesmo é o nosso narrador que também é um personagem: Roberto Drummond. A gente vai acompanhar através de suas memórias (e também de muito bom humor que atravessa a quarta parede) a sua vida e também a vida de vários personagens, e o grande foco do livro: a política. Temos uma crítica a ditadura militar. O autor soube intercalar os capítulos de personagens com os de política, de forma que, mesmo quem não curte muito o assunto, acaba ficando entretido no livro. Eu espero que esse livro possa se tornar um "clássico" da literatura brasileira muito em breve e que volte a ter seus méritos de ser mais lido como era na época da minissérie.