Feitos De Sol

Feitos De Sol Vinícius Grossos

Resenhas -

Tami 26/10/2020

Que livro incrível! Foi uma mistura de sentimentos, com cenas fofas, engraçadas, reflexivas, tristes e reais.

Infelizmente muita gente vive a intolerância que se mostrou cotidiana na vida do Vicente, e o encontro desses dois sóis foi um bálsamo na vida de ambos.

Cícero e Vicente vivenciaram na adolescência o que muitos não vivem durante toda a vida, e foi lindo e tocante acompanhar cada momento de descobertas entre eles.

Terminei chorando, mas com um sorriso estampado no rosto e aquele gostinho de quero mais.

Vinícius se mostrou um excelente escritor, e com toda certeza quero ler mais obras dele.

Igor.Almeida 13/02/2022

O primeiro favoritado do ano!
Em Feitos de Sol, vamos acompanhar a história de Cícero e Vicente, dois garotos de 15 anos no fim do século XX, que se conhecem e acabam criando um vínculo muito grande, os dois acreditam que na virada do ano de 1999 para 2000, o mundo irá acabar. Então, os dois acabam vivendo suas vidas como nunca, como se tudo realmente fosse acabar.

Esse livro me fez sentir tudo que uma leitura pode me fazer sentir; alegria, raiva, tristeza, reflexões, dor e mais um pouco que você possa imaginar. Eu nem sei como Descrever como esse livro me.marcou de uma maneira surpreendente. Os personagens, que sabor delicioso! Acompanhar o desenvolvimento de cada um é simplesmente sensacional, e o autor não deixa uma ponta solta, não deixa de dá intensidade a cada um deles, mesmo o livro sendo narrado na visão de Cícero.

Eu favoritei esse livro pois eu nunca me senti tão representado como aconteceu aqui. A minha vivência foi muito quase igual a de Cícero, e isso me emocionou e me tocou MUITO. Por isso se tornou um dos meus favoritos, vai estar para sempre guardado no meu coração.

metal_pinkpeach 07/09/2021

Sensacional
Foi uma das leituras mais leves que eu já encarei, era uma facilidade para ler que nem eu acredito. A forma como os assuntos são abordados, como é fácil se apegar aos personagens, é tão simples você se ver naquele cenário, terminei esse livro com um vazio, com uma vontade tão grande de me apaixonar e eu estou apaixonada.

Jander Monteiro 29/08/2021

Para todos os Vicentes!
Vinícius Grossos entregou muito nesse livro! O final é lindo e deixa uma ponta para interpretar o que quiser do fim.

Ele tem um peso sobre agressão física, e isso tornou a história mais real, assim se aproximou mais da realidade. Mas na minha opinião queria tivesse mais páginas no fim, contasse um pouco mais sobre o desfecho.
Não sei se foi de propósito isso, mas parece uma própria referência dentro da história onde o escritor de HQs não termina a edição e não sabemos como termina.

Adorei a forma da escrita dele nesse livro, muito fluida e faz voar sobre as páginas.

Obrigado Vinícius! (?????)?

Léo 26/03/2022

Lindo lindo!
O livro possui uma atmosfera que varia entre o nostálgico, o romântico e o melancólico. O autor consegue transcrever com intensidade o turbilhão de sensações do primeiro amor e da descoberta da sexualidade em uma fase tão complexa da vida, como a adolescência.
Os personagens são todos perfeitamente desenvolvidos, e boa parte apresentam excelentes doses de carisma. Cícero, um protagonista amante de cultura pop, confuso quanto a seus sentimentos, é um personagem com quem me identifiquei bastante. Já Vicente, um jovem com um histórico de vida conturbado, mas mesmo assim um humor contagiante, é um personagem apaixonante.
A obra traz várias reflexões e debates que se entrelaçam com a atmosfera de nostalgia, nos fazendo refletir o quanto o mundo e as pessoas evoluíram (ainda que não o suficiente), desde os anos 90 quanto à homofobia e intolerância.
Porém algo que me incomodou em momentos foram os diálogos. Em vários trechos, os personagens apresentam mudanças grandes de humor meio bruscas em meio a diálogos muito teatrais. Linguajar muito formal, pouco críveis de se ouvir da boca de adolescentes de 15 anos em conversas rotineiras (ainda mais nos anos 1990).
No geral, é um livro pra se emocionar. Possui passagens que aquecem o coração, outras que causam nó na garganta, outros que nos fazem refletir sobre a vida e o mundo. Uma obra tocante e belíssima.
pazuzuls 27/03/2022minha estante
Gostei bastante da sua resenha!!! Tô com esse livro pra ler desde o ano passado quando comprei na Black Friday da Amazon haha (junto com 1+1 que se não me engano é do mesmo autor) vou ver se consigo ler ainda esse ano

AraAjo 01/01/2023

meu deus.
vinicius grosso vc nao tinha o direito de me deixar tão triste. Me orgulho de ser lgbt e agradeço por toda luta q tivemos ao longo dos anoa para sermos aceitos, esse livro é um grande retrato do quanto fomos fortes.

CAssio.Fernandes 20/06/2020

Me senti parte do livro
Um história de amor linda, havia tanta verdade nas linhas do autor que eu me sentia parte da história o tempo todo. Gostaria da continuação.
Vini | @vinieoslivros 20/06/2020minha estante
No conto "Quando tudo isso acabar" ele meio que dá um final bem massa pra essa história. ;)

Akemi Lima 14/07/2020

A nostalgia dos anos 90
É impressionante como Vinicius Grossos se reinventa a cada livro. Diferente do que vemos em alguns autores, cada história nos leva para um novo universo, com problemas e dilemas semelhantes, mas que são bem únicos de cada personagem.

Aqui somos apresentados a Cícero, um garoto que hoje chamaríamos de nerd e que pensa que o mundo vai acabar na virada do ano 2000, mas que está determinado a todo custo ler o último volume da sua HQ favorita. Esse elemento, do "bug do milênio", é muito interessante para o público que nem sempre é o do autor, geralmente uma galera mais jovem.
Nesta história, Vinicius parece querer cativar não só a galera mais velha, talvez próxima dos 30, mas também a si mesmo, já que alguns elementos dão a entender que ele seja um pouco desses personagens. O livro é repleto de referências aos anos 90 e quando digo isso, não me refiro só a música, mas também aos hábitos e comportamento. Um verdadeiro passeio cultural para a galera mais jovem e um gosto maravilhoso de nostalgia para a galera que pega todas as referências do livro.
Sem dúvidas, um enredo excelente que vai cativar o público fiel do autor, mas que também não deixa nada a desejar, para quem vai se aventurar como um primeiro livro do autor ao lê-lo. Para os que já o conhecem, mas ainda não leram, há excelentes surpresas no decorrer do livro. É impossível não devorar essa leitura para tão rápido. Simplesmente incrível!

tavinho 15/04/2022

Grifados ?Feitos de Sol?
? ?Vicente brilhava tanto que tive certeza de que o mundo mudaria só para ele ser feliz, porque ele era luz. Eu não conhecia a sua família, não sabia com o que Vicente tinha que lidar diariamente, mas se eu tivesse direito a um só desejo neste mundo, pediria que ele fosse feliz no lugar que desejasse, mesmo que isso significasse nunca mais vê-lo?

??Procure sempre uma coisa que te faça se sentir invencível, poderoso, e a proteja a todo custo. Aí quando você ficar triste ou achar que o mundo te derrotou, faça como eu. Coloque o seu Queen pra tocar e saia pra dominar o mundo. Nunca se esqueça disso.?

??Se eu gostava do Vicente, era por causa da pessoa dele, não do sexo nem porque ele era um garoto. Se eu gostava era porque o meu coração me dizia que sim;?

??É como se eu beijasse o sol, porque você ilumina tudo? Ilumina o mundo? O meu mundo.?

??Eu era o sol para ele. Vicente também via brilho e luz em mim??

??Talvez amar fosse isso? Você é a outra pessoa entrarem numa roda-gigante, cheia de altos e baixos, mas tentando enfrentar as merdas do mundo juntos, de mãos dadas.?

??Você me faz feliz. Só por conseguir fazer alguém sentir tanta felicidade, você já é uma pessoa maravilhosa, porque eu gosto de você independentemente de você gostar de mim. E eu gosto de você porque você é você! Porque você é o Vicente Rossi.?

??Afinal de contas, encarar a vida significava aceitar a perda.?

??Eu sorri, Ele sorriu. E nos dois brilhamos, porque éramos feitos de sol!

adoracomuna 12/05/2022

Sonho de leitura em 2018
Como queria ter lido isso quando estava me descobrindo, seria tudo ter acesso a um livro lindo como esse com um final que não é triste, me pergunto até agora como um livro desse existe, leitura fluída e uma paixão extrema por cada personagem. Saí do livro com vontade de viver.
NIC 12/05/2022minha estante
Esse livro é perfeito um ótimo nacional

adoracomuna 12/05/2022minha estante
Sim! Guardo no coração ?

Samara 15/04/2022

quero um amor tambémmm
Tive crise de riso em vários momentos e outros que fiquei com vontade de me jogar na frente de um carro em alta velocidade

Gui 12/06/2021

Meu livro favorito!!
sou apaixonado pela escrita do Vinicius porque ele tem o poder de fazer com que a gente realmente sinta o que os personagens estão passando. nessa história em específico, ele foi perspicaz DEMAIS. o amor do Vicente e do Cícero é uma das coisas mais lindas e puras que eu já vi e quando você termina a história só consegue imaginar que queria ter a capacidade de fazer todo mundo viver algo assim. é tudo perfeito do início ao fim e vou sempre amar essa história. no final das contas, acho que nós nascemos para nos sentirmos feitos de sol.

Felipe1503 17/12/2020

Perfeito
Vinícius Grossos tem uma leveza e uma doçura nas suas palavras que encantam qualquer um. Amei esse livro assim como todas as obras que já li dele.