Apenas Um Olhar

Resenhas - Apenas um Olhar

Suee 30/01/2022

???
Maravilhoso e surpreendente.
Sou suspeita pra falar do Harlan mas não consegui largar o livro até terminar e jamais imaginei o final.
Como uma foto pode modificar uma vida?
Indico muito.
Ju 30/01/2022minha estante
Tô doida pra ler todos os livros possíveis dele!

Ique 05/10/2020

Várias tramas paralelas com personagens bem aprofundados resultado em um bom livro
Publicado no Brasil em 2019 pela Editora Arqueiro, Apenas um Olhar é um livro escrito por Harlan Coben lançado originalmente em 2004 com personagens inéditos, ou seja, não faz parte de uma sequência como vários outros do autor. No entanto, ainda que seja um título independente, Apenas um Olhar possui vários easter eggs escondidos que poderão ser encontrados pelos fãs do autor como personagens icônicos que fizeram grande parte do sucesso alcançado por Harlan Coben: Myron Bolitar, Esperanza Diaz e a célebre advogada Hester Crimstein.

Na França, Coben é conhecido como "mestre das noites em claro" e não é para menos: as páginas de seus livros viram sozinhas, quando o leitor menos percebe vários capítulos foram lidos em um ritmo frenético. A técnica utilizada pelo autor é bem conhecida: vários núcleos são criados de maneira distinta com vários "mini protagonistas" que possuem suas histórias contadas em capítulos intercalados que terminam com um grande ato.

Os personagens são muito bem apresentados e aprofundados, assim como os cenários. Vários pontos do passado de cada um vêm a tona a medida que novas informações são reveladas, passando um nível de conexão muito convincente para o leitor. O vilão possui um objetivo, motivação uma história que faz com que sua ação seja compreendida, e isso é muito interessante para um suspense policial.

Neste caso, temos uma história bem complexa e um pouco difícil de entender todos os pontos, mas bem arquitetada e juntada. Grace é casada com Jack e possui dois filhos, tendo uma vida perfeita até que descobre uma foto estranha e antiga com seu marido em um bolo de fotos que mandou revelar. Achando estranho ela conversa com o Jack que foge com a foto sem deixar muitos rastros.

Achando estranho, Grace fica muito intrigada e busca por respostas entrando em um destino sem volta com vários adversários e histórias que vão vasculhar o seu passado trazendo várias lembranças à tona.

Até a resolução completa do mistério que envolve Grace e seu marido Jack várias verdades e revelações vão sendo reveladas em meio de várias reviravoltas, incluindo uma nas últimas páginas que é capaz de deixar o leitor muito surpreso e incrédulo.

Até o mistério ser resolvido sem furos, o leitor irá se deparar com um assassino violento e silencioso que chega a incomodar com tamanha violência que é descrita ao longo de vários parágrafos desnecessariamente, talvez. A leitura também se arrasta em outros pontos trazendo algumas informações e acontecimentos questionáveis para um resultado final. A sensação é de ter algumas páginas a mais que poderiam ser cortadas.

Certamente os pontos positivos ultrapassam os negativos nesse livro fazendo com que a leitura seja indicada para quem procura um bom suspense com várias tramas paralelas que se juntam. Por outro lado, Coben possui muitas outras histórias melhores para o caso de querer conhecer o autor.
Rafael 05/10/2020minha estante
qual indica para conhecer o autor?

Rafael 05/10/2020minha estante
qual obra você indica para conhecer o autor?

Ique 05/10/2020minha estante
Gostei muito de Não conte a ninguém e Confie em mim

Pdrosaleitor 11/06/2021

Uma foto, muitas histórias
Depois que encontra uma foto peculiar, Grace Lawson tem sua vida virada ao avesso; seu marido desaparece, pessoas do passado surgem, um maníaco ameaça a vida de seus filhos. Muuuita coisa acontece nesse livro, é leitura pra deixar sem fôlego mesmo até você saber o que realmente aconteceu e o que está acontecendo. Tem boas técnicas de um bom suspense, não muito inovador, alguns pontos poderiam dar à protagonista mais independência, mas em geral diverte e empolga, fazendo você ler num piscar de olhos.
Letícia 11/06/2021minha estante
Esse livro é muito bom, do começo ao fim.

Helen.Francineli 11/06/2021minha estante
Já queroooo

Alice 08/06/2022

De tirar o fôlego!
Como é bom ler um livro que te prende desde o começo! Pretendo ler mais livros do autor. O livro foi totalmente inteligente e envolvente.

?Quando se está em movimento, não se pensa em culpa ou inocência. Não se pensa no passado, nos sonhos, nas alegrias nem nas frustrações. A pessoa só se preocupa com a sobrevivência. Ferir ou ser ferido. Matar ou ser morto.?

Coisas de Mineira 28/05/2021

“Apenas Um Olhar” (Just One Look) é um livro que saiu em uma edição especial pela TAG Experiências Literárias, em 2019. Porém, no mesmo ano, a edição da Arqueiro, com as características da nova identidade visual que viria ser padrão, também já estava disponível. Em primeiro lugar, a ansiedade dos #Harlanlovers por algo inédito do Mestre das Noites em Claro já estava batendo daquela forma… E assim, logo tivemos oportunidade de nos perder nessas 352 páginas de mistério, suspense e emoções. Coben nunca deixa a desejar!

Bom, “Apenas Um Olhar” é um thriller de história independente. Ou seja, você não precisa se preocupar em ler nenhum livro antes desse para entender alguma coisa. Essa obra continua naquele mesmo ritmo rápido e original do autor. A personalidade das personagens é sempre marcante e forte; certa característica que podemos perceber em seu estilo. Aqui, teremos uma trama que aparenta ser bastante complicada, ainda mais com a essa quantidade de páginas. Só que como eu disse anteriormente, Coben não deixa ponto sem nó.

Grace Lawson, é mãe de Emma e Max. Ela trabalha em casa como pintora, e tem certa dificuldade em andar. Manca um pouco, depois de uma situação vivida (durante um show de rock) que a marcou, deixando sequelas. É casada com Jack, um marido amoroso e pai presente. Eles se conheceram na França, e hoje vivem uma ótima vida nos Estados Unidos. Até que… Um dia, Grace vai buscar umas fotos que a família havido mandado revelar. E assim se dará início à toda confusão envolvendo os Lawson.

“Essa coisa da qual ele estava fugindo… acabou encontrando ele.”

É que uma foto em meio as fotografias do passeio em família, não pertencia a eles. Ou melhor, será que sim? Entre os jovens que Grace via na imagem antiga, em idade universitária, ela conseguiu reconhecer apenas Jack, seu marido. São cinco jovens, e uma mulher tinha seu rosto riscado com um X. Por conseguinte, Grace mostra a revelação ao marido, que diz não saber do que se trata. Só que no momento que estão prontos para dormir, ele recebe uma ligação. A esposa só consegue perceber que o carro do marido saiu de casa, e que a fotografia sumiu.

Em outras palavras, é óbvio que Grace ficará bastante preocupada. Sua família está correndo riscos? Onde está seu marido? Será que terá que questionar seu casamento? Em quem confiar, depois que a polícia não dá muito crédito à busca de um marido ‘fujão’? É imperativo dizer que mexer no passado, e tão fundo quanto será necessário, quase sempre traz muitos problemas à tona. E se a história contada for um thriller, com certeza trará perigo de mãos dadas a todas as demais dificuldades.

“Quando se está em movimento, não se pensa em culpa ou inocência. Não se pensa no passado, nos sonhos, nas alegrias nem nas frustrações. A pessoa só se preocupa com a sobrevivência. Ferir ou ser ferido. Matar ou ser morto.”

Ah! Ao mesmo tempo, você não pode deixar de lembrar que nos livros do Coben frequentemente temos aquelas tramas paralelas, que por mais que tentemos conectá-las à trama principal, somos praticamente incapazes de o fazer. Todavia, como só ele sabe fazer, no fim tudo se entrelaça e não existem pontas soltas. E nosso personagem da trama paralela em “Apenas Um Olhar” é um assassino cruel e violento. Será que ele tem algum envolvimento com o sumiço de Jack? Tem interesse naquela fotografia também? Só tem uma forma de descobrir. E você sabe qual é…

Com o desenrolar de todo esse mar de ‘surpresas’ e ‘descobertas’, chega um momento que nem o leitor, nem Grace, sabe mais quem é digno de confiança. O que está realmente acontecendo, e como chegar à solução de todo esse caos. Os mistérios são vários, e são mantidos durante uma grande parte da narrativa. Isso prende demais o leitor. E Harlan Coben, nesse meio tempo, sabe exatamente como fazer isso. Principalmente em suas diversas versões dos dramas familiares, que mexe tanto comigo, pois sou uma manteiga derretida quando o assunto é família, e filhos!

“Nunca viu nem sentiu qualquer indicação de algo mau nele. No entanto, sabia que existia. O mal, o verdadeiro mal, era assim.”

Recomendo essa leitura para os fãs do estilo e gênero. A edição, como citado anteriormente, abre o estilo comemorativo da editora Arqueiro pelos 10 anos de publicação do autor pela casa. Com fonte confortável à leitura, e folhas amareladas para a felicidade geral dos leitores, a edição está nota 10.

Harlan Coben é um escritor estadunidense de literatura policial de 59 anos, aclamado, premiado, e traduzido para mais de 41 idiomas. É morador de Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa, e escreve roteiros originais e adaptações de suas obras. Nesse post aqui, indicamos nossa recomendação de melhor forma de ler suas obras, sendo “O Menino do Bosque” o último livro dessa longa e aprazível jornada.

“Quando se tratava de proteger entes queridos, as mulheres eram muito mais implacáveis.”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/apenas-um-olhar/

Leticia Dourado 26/03/2023

Livro com as fórmulas clássicas do Harlan. Bom desenvolvimento e estrutura, ótimos ganchos entre os capítulos e claro, uma reviravolta no final do livro que te faz rever todo o cenário que você já havia montado na sua cabeça. Tirei uma estrela pois achei alguns personagens irritantes, nada suuuper gritante, mas me fez revirar os olhos em vários momentos haha.

Kaike 12/04/2021

Confira se a porta de casa está bem trancada!!
Terminei e só tenho a dizer, MEU DEUS O FINAL FOI PLOT ATRAS DE PLOT.
O livro já começa bem interessante, com o fato de uma fotografia misteriosa no meio das fotos de família.
A maneira como o Harlan trabalha isso do mistério, é muito bom, cada personagem que vai chegando tem sua importância na história da foto, e o fato de dois casos policiais estarem conectados deixa tudo mais curioso.
É uma leitura bem fluída, você não consegue largar até saber oque tá acontecendo.
O final bem inesperado, as 5 últimas páginas mudam toda sua visão sobre a história.
Em suma livro ótimo me prendeu muito, adorei, gosto de livros que me surpreendem.

Gigio 21/08/2023

Vira páginas
Meu primeiro contato com o autor foi bom. Não conseguia largar o livro. Curou minha ressaca literária rapidinho. No entanto algumas ressalvas. Várias coincidências, e algumas bem forçadas.

"Existem rupturas súbitas, rasgos na vida, profundos ferimentos a faca que retalham a carne. A existência é de uma forma e, depois de estraçalhada, vira outra coisa. Desmorona como vísceras por um corte no abdômen. E ainda há aqueles momentos em que simplesmente se desmancha. Um fio solto é puxado. Uma costura cede. A mudança é lenta a princípio, quase imperceptível.

(Sobre a Réplica do Parthenon)
"Você precisa da história. Precisa das pessoas com as suas sandálias caminhando por aí. Precisa dos anos, do sangue, das mortes, do suor de, digamos, quatrocentos anos antes de Cristo. Sócrates nunca discursou aí. Platão nunca debateu teorias nessas portas. As réplicas não têm fantasmas. São corpos sem alma."

Nicoly 04/09/2020

Que livro maravilhoso, eu fico admirada com o fato do Harlan conseguir fechar todas as pontas soltas, encaixar tudo maravilhosamente bem e ainda jogar um plot twist desses. Maravilhoso, apenas.

Luísa 10/02/2023

Não sei dizer apenas sentir
Mais um livro do Harlan Coben que termina de maneira majestosa. Ele nos alimenta de reviravoltas até, literalmente, a última página. Chega um momento que você simplesmente não consegue parar de ler, e olha que eu tentei, porque a experiência de ler esse livro estava sendo tão boa que eu não queria que acabasse tão cedo.
Teve um personagem que me causava um incômodo e um ódio genuíno mas isso só deixava a experiência da leitura mais vivida de certa forma.
Só não dei 5 estrelas, pois não me senti muito conectada com os personagens igual aconteceu com os dois outros livros que eu li do autor, mas mesmo assim recomendo demais o livro, foi uma experiência literária maravilhosa!
NAY 10/02/2023minha estante
O final desse livro é incrível, como ele consegue ligar todas as coisas !

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 15/04/2020

O livro começa muito, muito bom mas logo vai dando uma recaída, já loi outras obras do autor anos atrás e não sei porque mas eu tinha na minha cabeça que o autor era maravilhoso, talvez eu só tenha escolhido a obra errada mesmo, com certeza darei outra chance ppois, apesar de tudo eu gostei da construção da trama e da narrativa :)

Larissa Verena 22/04/2022

Coben criou uma história tão vertiginosa que afetou minha labirintite. Mesmo com tantos plots tudo se conecta em um enredo sem furos e com revelações até a última página.
Sempre muito bom ler Harlan Coben!

Keite 07/06/2020

Que livro, não tenho nem palavras, porque não tem comivc saber o porquê de tudo e nem desconfiar kkkk só no final que vc vai saber de tudo.

MilaMagalhães 18/07/2021

Muito mirabolante
A ideia central era legal. Tinha elementos para ser legal. Personagens potencialmente legais. Maaaas muita coisa foi por água abaixo com tanta história acontecendo ao mesmo tempo, nada muito intrincado mas exaustivo e meio mé.
O autor levou ao pé da letra a palavra SUSPENSE e quis socar em qualquer mínima possibilidade. No final eu já nem estava ligando muito para o mistério principal e só queria terminar o sofrimento.
Não leria novamente!

Lucas. 19/06/2020

Gostei bastante
O livro é muito bom. Consegue nos deixar curiosos do começo ao fim. São muitas perguntas e dúvidas, mas no final são todas respondidas (achei apenas uma ponta solta, mas nada que prejudique a história).

Os personagens são muito bem desenvolvidos na trama o que nos faz criar empatia, simpatia (ou medo) rs.

Harlan Coben, como sempre, NÃO decepciona. Gosto dos livros dele, pois são histórias que, apesar de fictícias, poderiam acontecer na vida real com um de nós, por envolver pessoas comuns e não "detetives" como na maioria dos outros livros do gênero.