A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Lista de Livros 12/01/2024

Lista de Livros: A casa dos espíritos, de Isabel Allende
“Nesse sentido as mulheres são muito estúpidas. São filhas da necessidade. Precisam de um homem para se sentir seguras e não se dão conta de que a única coisa que há a temer são os próprios homens.”
““As irmãs Mora tinham razão”, disse para si. “Não se pode encontrar quem não quer ser encontrado”.”
“Clara não acreditava que o mundo fosse um vale de lágrimas, mas, ao contrário, uma pilhéria de Deus, e, por isso, seria estupidez levá-lo a sério, se Ele próprio não o fazia.
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2024/01/a-casa-dos-espiritos-de-isabel-allende.html

Bia 08/01/2024

Comecei esse livro cheia de expectativas depois de ter lido Violeta e considerar um dos meus livros preferidos da vida. Mas não consegui me apegar a nenhum personagem, criei raiva e nojo de outros, pensei várias vezes em largar. As mulheres do livro não me cativaram então ficou muito complicado me apaixonar pela leitura. A escrita da Isabel é incrível, mas o conteúdo dessa história não me pegou.

ClAcia6 07/01/2024

Leitura envolvente, que me prendeu do início ao fim. A história de três gerações de uma família, tendo como pano de fundo a ditadura chilena (apesar do país não ter sido explicitamente citado no livro). Impressionante como os discursos políticos da década de 70 são os mesmos de hoje. Recomendo a leitura!

Thaís 07/01/2024

No começo tive certo problema com ritmo da leitura, praticamente até o meio do livro a leitura parecia não fluir e cheguei a achar que teria que terminar na força de vontade.

Mas quase no meio do livro a história começa a retratar eventos históricos que dão maior ritmo para a história. A segunda metade do livro li em um dia pois não conseguia deixar o livro de lado.

Em resumo a segunda parte do livro faz valer cada minuto, mas minha nota cai um pouco por conta da primeira parte.

isa!! 06/01/2024

História trágica mas realista!
Meio contraditório dizer que um livro onde a personagem principal tem poderes é realista mas é exatamente o que o livro é. Creio que essa foi a minha primeira leitura de um livro escrito por alguém latino que se passa na América Latina, e com isso digo que adorei ter lido algo que se conectou tanto com minha vivência. O livro é maravilhoso, os personagens todos tridimensionais, tanto que tem momentos que você os odeia e em outros os entende (até o merda do Esteban...). A questão política para mim foi a melhor parte do livro, perceber o quanto o povo é completamente esquecido pelos políticos me entristeceu, e ver os absurdos que uma ditadura faz em um país me faz quase enlouquecer quando alguém de direita diz que se houvesse um golpe tudo iria se resolver. Só não dou 5 estrelas porque o livro decai nas últimas 150 páginas, onde é apenas focado na chata sem personalidade da alba, acredito que esse é a única crítica que eu tenho, porque parece que a personagem é um papel em branco sem nenhum interesse em nada além do seu par romântico
isa!! 06/01/2024minha estante
poderia passar horas dissecando a história, mesmo não sendo 5 estrelas é um favorito da vida!

Pripricampos 06/01/2024

Não me pegou
Como esperado não gostei da trama, são relatados muitos fatos, tragédias e persisti por achar que o arremate valeria a pena, mas não valeu.
Assisti o filme e é incrivelmente muito bom!!

Reginaldo Pereira 06/01/2024

História, fantasia e realidade: todas em sua plenitude
A obra acabou há alguns minutos atrás, mas a tristeza ainda persiste enquanto escrevo esta resenha. A sensação é de ter terminado um livro de 2.000, 3.000 páginas, tamanho é o peso dos acontecimentos que a autora descreveu de forma tão contundente, suave e perfeita. A sensação de ?êxtase melancólica? é o que torna um livro presente em nós pra sempre? e é esse o caso.

A história de três gerações de mulheres incríveis, cada uma diferente da outra, mas todas admiráveis, no início me fez lembrar - e muito até! - os ?Cem Anos? de Gabo. E por mais que isso possa ser um grande elogio, foi como sentir uma sensação de certo plágio! Mas isso passou muito rápido, e a história se tornou única, forte, grandiosa e, acima de tudo, verdadeira (inclusive em suas nuances de horror).

Acho que Isabel conseguiu descrever todos os sentimentos possíveis nas menos de 500 páginas que compõem esta obra: desde o amor, a família, a amizade e a paixão, até a inveja, a raiva (né, Senador Trueba!) e a vingança. E tudo isso tendo como pano de fundo a fantasia espiritual e a realidade política (cujo ápice da brutalidade é mostrado através da ditadura).

Todos os muitos personagens da família Del Valle-Trueba trazem consigo um carisma especial, mas destaco os meus preferidos como Clara (a eterna!!) e Jaime, um de seus filhos. E ainda assim uma série deles me vêm à cabeça de forma tão gostosa que se torna difícil não escolher a todos como marcantes!

Enfim, uma leitura que deixa marcas, pois nos faz refletir sobre a vida, sobre o tempo, sobre a espiritualidade que o ser humano não compreende e sobre a maldade que o homem é capaz de criar sem necessidade.

Foi uma incrível e inspiradora leitura! Tomara que começar o ano assim possa ser um bom presságio para as próximas que ainda virão! Talvez sejam obras assim que despertam futuros grandes escritores, pois, na minha humilde capacidade, não tenho vontade de parar de escrever esta resenha? mas sim ganas de seguir escrevendo! Só que pra isso, acho que precisarei de um ?caderno de anotar a vida?!

Rebeca.Garcia 06/01/2024

Sobre nós
Uma lindeza! Sensível, místico, mágico... feminino! Mas, ao mesmo tempo, tão realista, tão atual. Isabel Allende representou maravilhosamente bem o poder ? quase silencioso ? das matriarcas latinas, que ultrapassou os séculos e as gerações, que moldou as famílias e os destinos das nações. Um livro sobre clarividência, sobre dor, sobre mistério, sobre luta, sobre força. Divinamente lindo! Feminino! ??

Mariana_Dalmaso 05/01/2024

Protagonismo Feminino
A escrita é muito muito muito boa! A história viaja por gerações de uma família misturando a realidade do dia a dia com um toque sútil de fantasia. Gosto muito quando as principais personagens são femininas. O ponto que me incomodou é que a história ao mesmo tempo que desenrola, não leva a lugar nenhum. Aí mistura no final política, com romance? parece que deu uma viajada sabe? Mas no geral valeu a leitura!

C A R O L 05/01/2024

Um livro intrigante.
Comecei a leitura com a expectativa de ser mais um livro de mistério e suspense que se desenvolvia ao longo da vida de três personagens femininos.
Foram inúmeras as recomendações de que seria o melhor livro da vida.
Muito embora em várias ocasiões tenha pensado em desistir continuei lendo porque queria entender seu favoritismo.
Em algumas partes a leitura é um pouco arrastada e fútil, porém quando se chega mais além entende porque a autora quis descrever pormenorizadas diversas cenas.

Acompanhar o desenvolvimento da família, seus relacionamentos e as consequências que trouxeram não só no âmbito individual mas coletivo é fascinante. Podemos ver do nascimento a morte, do formar de ideias e o desabrochar de pensamentos mais maduros.
É realmente uma escrita envolvente, de fatos atuais que nós fazem refletir ao final de cada parte da leitura.

gibertelli 03/01/2024

Ai q livro querido serio
como pode uma história relativamente simples q n tem um grande plot uma grande reviravolta e nd disso ser tao especial e tão lindo e tao emocionante e tao envolvente e tao bom de ler e acompanhar
amei mt ler algo tao próximo da realidade brasileira e foi algo tao bom de reconhecer essa identidade q é difícil de encontrar em livros classicos por ai, ao msm tempo q é difícil de ver o quanto q a america latina sofreu junto e igualmente pelas mesmas coisas até hj, e como esse livro se mantem atual apesar de ser de 40 anos atrás
a representação da ditadura é de se chocar e é algo aterrorizante, ainda mais por saber q foi algo q aconteceu realmente e tao perto
tantos personagens interessantes principalmente a clara ???? diva cativante q nao deveria ter morrido rapido 🤬 #$%!&
oq me incomodou um pouco foi q havia mts incoerências quanto as personalidades dos personagens conforme o tempo avançava kkkskdkdk tipo umas mudanças mt nd a ver q eu n sei se foram propositais considerando q a vida é assim msm e as pessoas mudam ou se foi algo acidental, mas isso me incomodou mt pq houveram atitudes totalmente incongruentes com as ações passadas, especialmente da blanca
outra coisa q me incomodou foi o fato de q msm q a história se passe no chile (ainda q nunca tenha sido expressado) ha algumas mudanças temporais q eu n entendi o pq foram feitas, talvez p passar a impressão de ser um lugar fantasioso mas se fosse assim n precisaria ter taaaantas semelhanças com o chile igual teve, poderia ser qqr pais da america do sul (to falando isso especialmente em relação ao terremoto de 1960 q no livro se passa em 1940 eu acho? n gostei mt q em alguns momentos o tempo em q se passa a história n fica mt claro justamente pq há essa volta no tempo constantemente eai fica td biruleibe
enfim p terminar fiquei triste q no final do livro a blanca simplesmente n tinha personalidade alguma alem de amar o pedro terceiro so pq era uma epoca focada na alba, achei zoado ainda mais q o livro foca em protagonistas femininas
achei ridículo q o velho nojento arrombado do krl do esteban trueba viveu uma vida longa e tranquila e n aconteceu nd c ele E COMO ASSIM A ALBA DEFENDIA ESSE ARROMBADOOOOOOOOOOO TIPO VSFFFFFF ISSO É O BGL MAIS HIPÓCRITA DE TODOS OS TEMPOS
queria falar mais coisa mas esse app é uma merda ent ta travando td, amei esse livro me envolvi demais me senti abraçada c ele acho q td mundo deveria ler

Jess 01/01/2024

Apaixonada pela escrita de Isabel Allende. Retratos sensíveis e verdadeiros sobre a passagens do tempo, enquanto acontece a história argentina

Eliane406 01/01/2024

Realismo mágico
?Quando dizemos que conhecimento é poder, parte do princípio da realidade, viver o mundo, a diversidade, sentir na pele os entraves, as alegrias, a experiência humana, o que nos dá uma visão ampla de existir e compartilhar essa existência.

?O realismo mágico nos aprofunda nesse cotidiano histórico, mesclando com elementos culturais e espirituais. A narrativa deste livro que se entrecorta em primeira e terceira pessoa passa por gerações de uma única família, que remonta toda uma história social e pessoal, a evolução do ser humano e seus sentimentos e acontecimentos inevitáveis. Somos o eco de nossos ancestrais, carregamos na trajetória as lembranças e os ciclos que serão perpetuados pela eternidade. É livro político, social e psicólogico, simplesmente apaixonante.

?Isabel Allende conheceu de perto a ditadura que acabou com o fluxo de vida no Chile.

?"-- Isto serve para nos tranquilizar a consciência, minha filha -- explicava a Blanca. -- Mas não ajuda os pobres. Eles não necessitam de caridade mas sim de justiça." pág.146, editora Difel

lauramathias 29/12/2023

Apaixonada
Com certeza uma das minhas leituras favoritas da vida. É um livro 100% "sonho sangue e america do sul".

Me apaixonei do início ao fim pela história e pelos personagens. A trama é ambientada em um cenário político família a nós sul-americanos e é quase como ver um retrato da história.

Um destaque a construção das personagens femininas neste livro.