A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Taíse Cost 01/03/2024

Quem matou Barrabás?
Gente, quem matou o cachorro?
Eu não peguei. Outra coisa, o epílogo foi extremamente confuso, trouxe mais dúvidas do que respostas. Achei o final do livro corrido.
italo 02/03/2024minha estante
O narrador da história, desde o início, é Alba; sendo alternada em alguns momentos com Esteban Trueba. Motivada pelo avô a escrever a história da família, ela junta todos os escritos deixados por Clara, que desde muito jovem já escrevia nos cadernos de anotar a vida, e organiza cronologicamente os fatos. Seu avô, no leito de morte, escreve todos aqueles trechos que nós lemos que são narrados por ele. Então a história é limitada ao que Clara e Esteban tinham conhecimento. Clara é quem relata a morte de Barrabás, e ela soube que um açougueiro o matou, mas nunca soube as circunstâncias que levaram ele a matar o cão. Nós podemos supor, uma vez que foi exaustivamente relatado que Barrabás era um incômodo e até assustador aos olhos alheios, que ele não era um cão benquisto, que causava desconforto aos outros. Logo, como era uma noite de celebração, muito provavelmente Barrabás se meteu na cozinha e não foi bem recepcionado pelo açougueiro, que ao ver aquele cão com proporções exageradas, pôs fim a vida dele com um golpe do cutelo.

Ratinha da Biblioteca 01/03/2024

#52semanasliterarias e #DLL24
Essa história é sobre uma família, mas também é sobre cada um dos seus integrantes, de forma individual e única. Iniciamos o livro conhecendo a Clara pequena, já com particularidades que a destacavam na família, falava com fantasmas, previa o futuro, movia móveis. Sua irmã mais velha, Rosa e de cabelos verdes, estava prometida a Esteban Trueba, mas enquanto este buscava riquezas nas minas de ouro, Rosa veio a falecer. Anos depois, Clara se casa com ele (de uma forma bem esquisita, confesso) e então a família Trueba começa a ser construída e é sobre ela que esse livro conta, ora narrada em primeira pessoa pelo próprio Esteban velho, ora narrada em terceira pessoa por alguém que no final, vamos descobrir quem é.

Steban reconstrói a fazenda da família Trueba antes de casar com Clara e é daí que a maior parte do sustento da família vem e é também na Fazenda Las Tres Marias que o destino deles é marcado e determinado. Assim como vamos ver as crianças, Blanca primeiro, depois os gêmeos, nascerem e crescerem, vamos ver Blanca se apaixonar e ter sua própria filha, vamos ver os gêmeos seguirem caminhos diferentes, vamos ver a política do país (sem nome) afetar diretamente a família. Vamos conhecer cada um e também as pessoas que influenciaram a vida dessa família de certa forma.

A história é tão rica, tão complexa e tão real, que é impossível resenhar de forma justa, parece que eu não falei nem 1% do que tem nesse livro. Eu amei a escrita da Allende, tive a sensação de estar lendo sobre alguém que eu conheço, tamanha familiaridade que ela passou. Sofri com a família Trueba, afinal desgraça não falta na vida de ninguém, me senti ligada e torci para que as próximas gerações tenham mais sorte na vida. Eu amei essa leitura de uma forma inigualável, agora quero ler tudo da autora. Cada cena ganhou um espacinho no meu coração e mesmo as cenas "ruins", eu não mudaria nada, pois tudo serviu para enriquecer essa história.

Recomendo muito para quem gosta de tretas familiares e gosta de acompanhar a vida dos personagens, mas acho que todo leitor vai conseguir apreciar algo nessa obra, então no fim, recomendo para todos.

Quotes:

"Naquela noite pensei que perdera para sempre a capacidade de me apaixonar e que nunca mais poderia rir ou perseguir uma ilusão."

"O silêncio encheu-a por inteiro, e ela só voltou a falar nove anos depois, quando emitiu sua voz para anunciar que ia se casar."

"Nada sabia a respeito dessa silenciosa classe média que se debatia entre a pobreza de colarinho e gravata e o desejo impossível de competir com a canalha dourada a que ele pertencia."

"Ela era o motor que punha em marcha e fazia funcionar aquele universo mágico que era a parte dos fundos do casarão da esquina, onde havia passado seus primeiros sete anos em completa liberdade."

"Tal como no momento de vir ao mundo, ao morrer temos medo do desconhecido. Mas o medo é algo interior, que nada tem a ver com a realidade. Morrer é nascer: apenas uma mudança."

Gabi 25/02/2024

Favoritooo
Minha primeira experiência com Isabel Allende foi PERFEITA. Esseeeee livroooo. Que escrita lindaaaa. Do início ao fim eu fiquei presa, o jeito que a autora entrega pequenas dicas dos acontecimentos do futuro e as tensões politicas que vão escalando aos poucos até chegar no capítulo ?O terror?, que é meu capítulo preferido, fez esse livro ficar guardado na minha memória. Um favoritasso

Ingrid490 24/02/2024

TUDO É CÍCLICO
O mundo gira, mas, às vezes, as pessoas permanecem no mesmo lugar, ficam alheias ao tempo, a história.

Esse livro é uma mistura de sentimentos, ele aborda tantos temas como ódio, morte, amor, família, mágoas, vida, luto, pessoas, guerra, pobreza, miséria, partidos... retrata incrivelmente a vida, com seus altos e seus baixos, com suas histórias inimagináveis e seus personagens tão excêntricos, porque, afinal, somos todos assim, diferentes.

Mas eu acho que um dos temas principais do livro é "o encontro da felicidade". Nos mostra como cada ser procura satisfazer suas próprias crenças do que seja a felicidade, quer seja ficar rico, quer seja ter uma família, quer seja se vingar, quer seja lutar pela pátria, quer seja perdoar... são tantas as visões do que seria a felicidade que vai se tornando algo único para cada personagem.

Tem histórias com finais tristes e miseráveis, tem finais aliviados, tem finais simples, tem finais felizes. É uma mistura de sentimentos.

Outro tema principal do livro é sobre política, como todo humano tenta encontrar a felicidade, todo humano também é regido de ordem e desordem, e todo esse caos se transforma em política.

E mesmo que você não se envolva na política, a política recai sobre você. Mesmo que você não apoie A ou B, uma hora ou outra, você cairá sobre um lado, seja do lado dos vitoriosos, seja do lado dos perdedores. Só que no final, todos perdem, porque mesmo na vontade de ser ouvido e na fome por poder, faz com que você lute contra uns e outros, perdendo assim, o principal mandamento, amar ao próximo.

E como amar dói, principalmente se você não deixe ser amado. Como um dos personagens principais do livro, Esteban Trueba, sua brutalidade, ignorância, soberba e arrogância da um contraste muito forte com os outros personagens, principalmente na forma que os personagens demonstram amor. Uma família se forma e muitas outras se quebram, mas mesmo a família que se forma, uma hora ou outra começa a quebrar também e no final, só no final, que ele entende tudo.

Conseguiu aproveitar nem que seja um pouco do verdadeiro amor, aquele que acolhe, aquele que demonstra, aquele que ama.

A leitura é bem dinâmica, você não consegue parar de ler, Isabel consegue nos falar de assuntos tão delicados de uma forma simples e mágica, mas não deixa de nos mostrar a brutalidade do mundo.

Indico muito esse livro para qualquer tipo de leitor, principalmente aqueles que se preocupam com os outros.

Dirtyusedcondom 24/02/2024

Suprassumo do realismo mágico latino americano
Inseridos no contexto histórico em que o Chile passaria a ser a única experiência socialista sucedida por vias legais e democráticas, o livro conta a história dos indivíduos mais excêntricos de uma estirpe e como as dinâmicas sociais entre classes e a cultura interferem em suas relações interpessoais, personalidades, sonhos e outras nuances que cerceiam seu comportamento. Nada nesse livro é irredutível, nenhum evento é por acaso, nenhum personagem pode ser traduzido por um estereótipo ou arquétipo definidos de maneira categórica. Todos são condicionadores e condicionados; estão em um impasse consigo, com os outros e com o mundo no qual vivem. De uma forma que ninguém se compromete a fazer sozinho o papel de vilão, não há quem não se possa odiar e amar na mesma intensidade. Aqui, o certo e o errado são colocados em perspectiva assim como o amor e o ódio, o bem e o mal, a classe e o caráter.

É incrível como a autora através das lentes da família consegue criar uma conjuntura coletiva que reflete toda uma sociedade. A experiência de viver eventos históricos na visão de personagens tão erroneamente humanos torna ela apenas mais imersiva, e o toque de magia enfeita uma realidade que sofre com a crueldade. A casa dos espíritos denuncia como essa crueldade parece análoga ao modo de produção em que vivemos, ao representar toda sua injustiça e desigualdade. Em um ciclo de "infindável dor, sangue e amor", a única saída parece ser tornar tudo isso em história. E é isso que Isabel Allende faz, ela conta como a jornada de pessoas inspiram pessoas e, assim, inspiram histórias. E histórias? Inspiram esperança.
VitAria1313 24/02/2024minha estante
Me deu vontade de ler!!!!!!

Dirtyusedcondom 24/02/2024minha estante
Essa capa feia quase me espanta da leitura nao vou mentir mas vai na fé

Raysa 23/02/2024

Diferente
A leitura é envolvente e super fluida. É fácil passar horas lendo. Você acompanha a história de uma família. Eu achei super diferente por ser um livro que traz o realismo mágico. No começo eu achei muuuito bom, mas depois de um tempo passei só a querer que acabasse logo kkkkk A história e os personagens são legais, mas depois de um tempo você entende a dinâmica e fica meio cansativo. Mas recomendo demais. Adorei ter lido.

paula 18/02/2024

Um clássico, maravilhoso e necessário
Me senti lendo um dos livros de Gabriel Garcia, tendo uma pegada beeem parecida com a de "Cem anos de solidão" quando se trata de realismo fantástico e uma história que percorre gerações.
Além de ser muito bem escrito e prender a leitura quase que do início ao fim, algo que me interessou muito foi ver, a medida que os personagens se "atualizavam" o contexto histórico se atualizava junto, transformando-o, também, em um livro político, crítico e informativo. Apesar de não dizer em que país se passa essa história, é nítido que seja retratada em algum país hispanohablante da América Latina.
A história percorre desde os tempos do início do séc XX até a ascensão das ideias marxistas ao redor do mundo e das ditaduras de extrema direita por volta da década de 80, atualizando sempre os cenários, os ideiais e os personagens da família Del Valle/ Trueba.
Um destaque para minha personagem favorita: Clara, a clarividente.

RenMMP 17/02/2024

Desafio América do Sul - Chile

Que livro maravilhoso! É um livro inquietante e envolvente. Há horas em que você não quer largar e momentos em que precisa de um fôlego para digerir. Desde que me desafiei a ler livros da nossa região, é nítido como somos parecidos e, nesse livro em específico só consigo ver a história se repetindo em círculos por aqui.

Uma das melhores leituras desse desafio

Liliana 16/02/2024

Profundo
Romance histórico + realismo mágico. Fez-me lembrar muito de "Cem anos de solidão" ao narrar as gerações de uma mesma família, com vários personagens e marcos históricos. Romance bem profundo e detalhista.

Kali 16/02/2024

A casa dos espíritos
O livro conta a trajetória de uma família marcada pela sua figura patriarcal de Esteban Trueba, um sujeito conservador e autoritário. A autora traz muitos elementos do estilo realismo mágico que faz uma combinação perfeita com os fatos reais e até triviais desta família? Me apaixonei pelas personagens femininas, desde Nívea, Nana, Rosa, Blanca e claro Alba e tantas outras mulheres fortes emergindo da resistência como a própria Tránsito.
O final foi uma mistura de alívio e nó na garganta, pudemos ver Esteban Trueba se desvinculando de todo o seu ódio e obsessão e se rendendo aos laços familiares junto de Alba e as memórias que ali restavam no casarão.
O livro também traz figuras caricatas como Tio Marcos e Pedro Terceira Garcia onde em suas veias escorrem o sangue da América Latina. No geral foi uma leitura espetacular.

Paulo2175 15/02/2024

Uma família em meio a uma dicotomia

"A Casa dos Espíritos", de Isabel Allende, é um romance que aborda a história de várias gerações de uma família chilena, entrelaçando elementos de realismo mágico e questões políticas e sociais. O livro narra a saga da família Trueba ao longo de décadas, explorando temas como amor, poder, classe social, espiritualidade e justiça social.
A trama se desenrola em meio a eventos históricos turbulentos do Chile, incluindo a ascensão e queda de líderes políticos, revoluções e conflitos sociais. Além disso, o romance apresenta elementos de espiritualidade e misticismo, com personagens dotados de habilidades especiais e eventos sobrenaturais.
"A Casa dos Espíritos" é uma obra rica em detalhes e complexidade, oferecendo uma visão profunda da sociedade chilena e das dinâmicas familiares, ao mesmo tempo em que incorpora elementos fantásticos que enriquecem a narrativa. É considerado um dos principais romances latino-americanos do século XX.

souza309 14/02/2024

13/24
Quando terminei de ler esse livro, fui procurar quando Isabel o tinha escrito (não me recordava ou nunca soube). Fiz isso porque a sensação que tive (e tenho) é que ele poderia ter sido feito em qualquer época ? desde que fosse na América Latina. De alguma forma, onde a escrita é o próprio milagre (o livro descreve um tempo onde a própria existência dele é insonhável), Allende conta uma premonição provável, retrata um testemunho atual e nos assombra com o loop de um passado que nunca fica velho sob a ameaça de ser, mais uma vez, o presente.

Mas, sobretudo, que ficou em mim é o que há de invencível na compaixão de uma mulher pelo mundo.

Caroline 14/02/2024

Que história!
Um misto de emoções, foi incrível acompanhar a história dessa família, e ao mesmo tempo de certa forma um retrato histórico do passado. Achei incrível a forma com que a escritora mescla elementos sobrenaturais com outros até reais demais. Confesso que demorei um pouco na leitura, mas valeu a pena insistir, levarei para a vida.