A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Karine Monteiro 12/03/2024

Desde o livro "longa pétala de mar" Isabel Allende se tornou uma das minhas escritoras preferidas. Misturando elementos de realismo mágico com eventos históricos, nesse livro ela oferece uma visão profunda da sociedade chilena e das lutas políticas e sociais que moldaram o país.
Rosa, com seus cabelos verdes únicos. Clara, clarividente. Alba, tão forte e segura de si. Esse livro ainda conta com essas 3 personagens femininas símbolos de resistência as quais eu me apaixonei.
Deixo aqui um trecho do livro, que tanto me fez refletir:
"- Tal como no momento de vir ao mundo, ao morrer temos medo do desconhecido. Mas o medo é algo interior que não tem nada a ver com a realidade. Morrer é como nascer, uma mudança apenas - dissera Clara."
Recomendo a leitura!

luizafhorta 12/03/2024

A Casa dos Espíritos narra a história da família chilena del Valle-Trueba. Ao passar pelas suas gerações, vamos passando também pelas mudanças políticas do país, ou melhor dizendo, pelo golpe militar.
As três personagens femininas principais, dotadas de clarividência, são basicamente o significado de ?resistência?.
Marcado pelo realismo mágico, Isabel Allende consegue relatar assuntos pesados de forma leve enquanto alterna entre os narradores do livro.
Por fim, chega a ser nítido a semelhança do Chile, de anos atrás, com o Brasil de agora. Infelizmente é possível enxergar a história acontecendo aqui também.
Recomendo muito a leitura.

AnaB. 12/03/2024

Continuando nos livros da Isabel Allende, E como falei do livro anterior, é um leitura que abraça teu coração e ti deixa quentinho. Você começa e não quer parar mais.

A Casa dos Espíritos narra a vida e as gerações seguintes de uma família abastarda.
É um romance histórico, mas devido a relação de unas personagens da família com os espiritismo, tem umas pitadas de sobrenatural. Também é bastante trabalhado a relação de herança e terras, e como isso esta atrelado a riqueza de famílias oligárquicas. O final busca incluir o golpe e ditadura militar, creio eu que do Chile, o que deixa as narrativas mais políticas e na minha opinião um pouco cansativa. O que não desmerece em nada o livro !

Moacir 10/03/2024

A saga de uma família para contar a história de um país
A saga de gerações de uma família, marcada por personagens femininas fortes, o que é uma marca da autora, usada para contar como pano de fundo, se bem que nem tanto de fundo assim, um bom pedaço da história do Chile.
A parte final do livro é marcante descrevendo os horrores da ditadura chilena, que depôs o presidente Salvador Allende, que no livro não é nomeado explicitamente, assim como Pablo Neruda que é chamado apenas de "O Poeta".
Achei excelente o livro, recomendo para que as pessoas conheçam ou rememorem a história, para que não caiamos nos mesmos erros do passado. Infelizmente, nos dias de hoje parecemos estar flertando com esse passado sombrio.

natigol 10/03/2024

Eles não precisam de caridade, mas sim de justiça.
"Então, eu soube que o coronel García e outros como ele têm seus dias contados, porque não tinham conseguido destruir o espírito dessas mulheres."

Me apaixonei por todas as personagens femininas desse livro.

Pedro4038 09/03/2024

A Casa dos Espíritos conta a história da família Trueba ao longo de três gerações. A história é narrada pelo patriarca autoritário da família, Esteban Trueba em primeira pessoa e pela própria autora, que apesar de estar presente na narrativa como a personagem Alba, narra tudo em terceira pessoa com exceção do Epílogo.

O livro é repleto de histórias extraordinárias, personagens excêntricos e elementos mágicos como seres mitológicos de terras distantes, maldições, previsões do futuro e a presença de espíritos como o título sugere.

É um relato lindamente escrito da autora sobre as histórias que ela cresceu ouvindo de sua família e dos sofrimentos que ela enfrentou durante a ditadura militar do Chile, considerada a mais sangrenta da América Latina.

"Depois demos os braços, meu avô e eu, e percorremos a casa, parando em casa lugar para recordar o passado e saudar os imperceptíveis fantasmas de outras épocas, que, apesar de tantos altos e baixos, persistem em seus postos."

Mari 07/03/2024

Simplesmente espetacular!!!
"Em alguns momentos tenho a impressão de que já vivi isto e que já escrevi estás mesmas palavras, mas compreendo que não sou eu, mas outra mulher, que anotou em seus cadernos para que eu deles me servisse. Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir a consequência dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro, mas também pode ser que tudo aconteça simultaneamente."

Isabel Allende se tornou uma das minhas escritas favoritas. Ela tem uma leveza sem igual, mesmo quando escreve sobre o peso de uma responsabilidade familiar, social e até pessoal.
Ela transforma a paixão pela leitura em algo tão natural que é impossível não dar 5 estrelas para seus livros.

Essa foi mais uma leitura que me possibilitou vislumbrar um outro lado de mim mesma.
Boa leitura!

Felipe | @fe.ituras 07/03/2024

O Chile tem um histórico recente de sofrimento nas mãos de uma ditadura orquestrada através de um golpe militar, e Isabel Allende tem uma relação direta com esse ocorrido por ser filha de um primo de Salvador Allende, o presidente eleito que foi deposto.

Em 'A Casa dos Espíritos', a autora percorre gerações de uma família latino-americana moradora de um país que nunca é citado, mas que carrega similaridades com o Chile. Clara, uma das protagonistas dessa história, possui poderes mágicos, sendo capaz de interagir com espíritos e prever o futuro.

A partir desse cenário, a história avança no tempo e apresenta personagens muito bem trabalhados e caracterizados. A autora utiliza artifícios narrativos que conseguem prender a atenção do começo ao fim. Mesmo sendo um livro extenso, a saga é composta por vários pontos altos que não deixam o leitor perder o interesse.

Conhecer o realismo mágico através de Isabel Allende foi um ótimo começo. Favoritei esse livraço e fiquei fascinado por esse novelão fabuloso, que não só entrega um bom entretenimento, mas também reflexões políticas e sociais que nunca deixarão de ser essenciais.

Cristiana 06/03/2024

A história do Chile não difere muito da nossa
Embora tenhamos idiomas diferentes e colonização não tão diferente assim, o período de ditadura foi muito parecido
O livro não fala somente desse arco histórico.
Fala de uma família e suas dores enquanto a história do Chile se desenrola
Um livro muito bom para conhecer um pouco a história dos nossos vizinhos

carlosmanoelt 05/03/2024

?Barrabás chegou à família por via marítima??
?A Casa dos Espíritos" de Isabel Allende é um romance envolvente, que retrata a história de uma família ao longo de várias gerações. A obra conta uma trama que mistura elementos de realismo mágico com eventos históricos, oferecendo uma visão profunda da sociedade chilena e das lutas políticas e sociais que moldaram o país. Além disso, a escrita poética e evocativa de Allende dá vida aos personagens, tornando-os memoráveis e complexos. Porém, não me conectei tanto quanto achei que me conectaria, foi uma experiência parecida com ?Cem anos de Solidão? do Gabriel García Márquez.
Karla.Colmanetti 05/03/2024minha estante
Só vi o filme.

carlosmanoelt 06/03/2024minha estante
ainda não vi o filme

Bcvc 04/03/2024

?Barrabás chegou à família, por via marítima?.
Que complexidade de história, que obra-prima!! Fiquei extremamente apaixonada pela escrita e pelas intrigas políticas.

gabi_rp 03/03/2024

Romance histórico de realismo fantástico, foi meu primeiro contato com livros de Isabel Allende. Amei a sua forma de escrever e envolver o leitor em sua história, cheia de questões familiares e conflitos de gerações. Recomendo a leitura a todos!

Nágila 03/03/2024

Em meus cadernos de anotar a vida?
A síntese desta história é: eu escrevo para que eu não me esqueça daquilo que vivi.

Entre tantas reviravoltas que perpassam a vida dos Del Valle e dos Trueba, a narrativa construída em torno deles, a vida política, social e cotidiana, dão à luz a um enredo complexo, marcado por muitas histórias que se encontram ao longo do caminho.

Um clássico do realismo mágico, este livro traz supresa, amores, família, política, encantamento e mais uma série de elementos que tornam a história linda, um enredo muito bem construído.

Nessa história eu senti ódio, amor, repulsa, indignação em ver o destino dos protagonistas, mas pude admirar pela primeira vez a escrita magnífica de Isabel Allende.

Em resumo:
?Minha avó escreveu durante cinquenta anos em seus cadernos de anotar a vida. Escamoteados por alguns espíritos cúmplices, salvaram-se por milagre da pira infame em que pereceram tantos outros papéis da família.?

E é isso mesmo que acontece durante a leitura: você percebe a loucura nas entranhas da família. Os absurdos e o incrédulo sempre presentes.
(Ah, e não; não é uma história de terror!)

Dei 4,5/5
mas pensando bem, merece 5 estrelas?

Gaby 02/03/2024

Ameii ??
A construção dos personagens é espetacular, parece que estamos ali com eles, em cada angústia, sofrimento e poucas alegrias. O final me surpreendeu muito, achei o epílogo maravilhoso! Me apeguei a alguns personagens e chorei, chorei e sorri um pouquinho também.
Meu primeiro contato com Isabel Allende, adorei a forma que ela escreve, as dicas do que vem pela frente, a escrita poética e principalmente a maneira como ela abordou temas muitos relevantes de forma compreensível e tocante.
MARAVILHOSO, me destruiu, cinco estrelas!

Larissa Silva 01/03/2024

Comovente!
O ritmo mais lento e pacífico no começo não te prepara o final arrebatador e destruidor. Faz você sentir as dores de cada personagem mesmo não simpatizando com eles ao mesmo tempo que te contagia pelas alegrias dos que te agradam. Dentro do seu ritmo o livro te instiga, em cada capítulo, a querer saber onde a história dessa família vai dar e, pelo menos para mim, foi meio inesperado o fim que levou. Bonito e delicado de certa forma.