A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Ju_allencar 29/03/2024

Não tive uma boa experiência de leitura ?
Eu realmente não consegui embarcar nesse livro, pra mim parecia que ele não tinha mais fim. Não me conectei a história, nem aos personagens. É um livro bem político, talvez as minhas expectativas tenham me traído. Mas é um bom livro.
Vania.Cristina 30/03/2024minha estante
Ah, que pena... Gosto tanto desse! Mas leitura é assim mesmo né, a gente nunca sabe exatamente o que vai pegar fundo na gente, é muito pessoal, e muda conforme o momento que estamos vivendo.

Ju_allencar 30/03/2024minha estante
Exatamente, talvez não era o momento de ler esse livro ou realmente fui achando ser uma coisa e era outra. Tudo isso contribui.

Mila Campos 28/03/2024minha estante
Acho que vou dar uma chance pra esse livro, viu

lucasandrade 27/03/2024

Uma história fluida e cativante
Me lembrou em diversos momentos Cem Anos de Solidão e acabei por fazer a comparação, esperando um final mágico. Mas com toda certeza tem também sua magia e misticismo, história e personagens cativantes e intrigantes. É uma ótima leitura.
Fernanda 28/03/2024minha estante
Então não foi só comigo que isso aconteceu ? também achei que lembra ?cem anos de solidão?

Lígia Mussi 27/03/2024

An all time favorite
Um dos livros mais incríveis que já li. Conheci a história de Allende ainda menina-adolescente e reli agora, alguns bons anos depois. Simplesmente incrível, humano, mágico!

A História se passa em um país da América Latina (não identificado) e conta a vida de 3 gerações de uma família. O período em que se passa a história remonta à uma sociedade patriarcal. O patriarca da família Del Valle Trueba tem pavor da pobreza e, depois de enriquecer, se envolve com a política e se torna um importante membro do Partido Conservador. Sua mulher, Clara (a personagem mais marcante, na minha opinião), é a responsável pela leveza e pela alma de todo o enredo. Dá a luz à Blanca que, anos mais tarde, se torna mãe de Alba, a terceira geração de mulheres incríveis e, de certo modo, peculiares, cada uma ao seu modo.

Ideologias políticas colocam à prova o amor e a união da família Del Valle Trueba. Adicionalmente, alguns fantasmas do passado retornam também a todo momento, especialmente no caso de Estevan Trueba - são recorrentes as lembranças de sua mãe, de sua irmã Férula e de sua primeira noiva, a bela Rosa.

Dotada de um realismo mágico (que não é o foco da história, mas que confere à ela a sua originalidade), A Casa dos Espíritos conta a história de todos nós e dos acontecimentos que parecem se sobrepor ao longo de gerações.

clingriid 25/03/2024

Leitura obrigatória
Nesse livro nós vamos acompanhar a história da família Del Valle e da família Trueba através dos anos e, pra mim, essa é uma leitura obrigatória.

Através da história vamos conhecer muitos personagens emblemáticos, carismáticos, problemáticos, reais, e como disse Clara, loucos. Porque nessa família a loucura se dividiu entre todos eles.

Clara, Blanca e Alba são mulheres de gerações dessa família e todas elas tem em comum a força, a resiliência, a generosidade, a beleza, a bondade e todas elas são, cada uma a sua forma, mulheres excêntricas e extraordinárias.

Esteban Trueba, o patriarca dessa família, é um personagem complexo e podemos acompanhar muitos de seus medos e angústias e, acredito eu que com o passar do tempo, conseguimos entender suas crenças, seus atos e seus posicionamentos e perceber que Esteban é o reflexo de muitos homens da nossa sociedade. Por outro lado, apesar de conseguir enxergar todas as camadas desse personagem e apesar de compreender muitas de suas dores, eu não consegui perdoar todas as atitudes que ele tomou ao longo de sua vida, porque muitas delas foram criminosas e marcaram para sempre a história de sua família.

Os outros personagens, Jaime, Nicolas, Miguel, Amanda, Nana, Férula e tantos outros também são igualmente importantes para a história e, por cada um deles, eu consegui me apaixonar e ao mesmo tempo odiá-los, porque acredito que o grande talento de Isabel Allende é criar personagens com tanta profundidade e conseguir demonstrar todas as particularidades de cada um deles, fazendo com que o leitor se identifique com essas pessoas que são tão reais e que, em sua grande maioria, não são heróis e tampouco vilões, mas somente indivíduos dotados de qualidades e defeitos.

A grandiosa casa da esquina é um personagem por si só e nela vemos acontecer grandes eventos, o surgimento de Poetas (o famoso Pablo Neruda), músicos, estudantes, dançarinos e os excêntricos encontros de Clara, a clarividente.

Do meu ponto de vista, Isabel Allende é uma grande autora porque ela consegue criar histórias atemporais, com profundidade e através das vivências de sua própria vida, ela consegue narrar a história de um país que, assim como o nosso, passou por atrocidades, pela ditadura e por guerras que deixaram marcas em tantas famílias e, também, de um país que sofre com a desigualdade, com a falta de informação, com a pobreza, com a desigualdade social e com a incansável busca por um futuro melhor.

Terminei o livro com a vontade de retornar a primeira página e ler novamente.

TAbata37 24/03/2024

Escrevo pra me lembrar daquilo que vivi
Cara que livro bom!! O tipo de livro que te dá felicidade de ter encontrado e lido. Conta a história da família Del Valle-Trueba, focando em três mulheres nascidas em gerações diferentes: Clara, Blanca e Alba, que inclusive têm os nomes com o mesmo significado.

Através dos acontecimentos da família vemos também os acontecimentos no país e no mundo, e como isso influencia nas relações entre eles.

Ao meu ver, o ponto central do livro é sobre karma e vingança, como as ações de cada membro da família, e principalmente do Esteban, influenciam no futuro das pessoas que eles amam. O final é triste mas extremamente realista e me fez querer continuar lendo todos os livros possíveis da autora, que já tá virando uma das minhas favoritas.

Maga 23/03/2024

Maravilhoso
Esse livro foi tão bem recomendado, estava com receio de não gostar por ter criado expectativas demais... Porém, é realmente muito bom, lindo e triste.

nicolehuberr 22/03/2024

A melhor leitura de 2024 até agora!
A Casa dos Espíritos foi a minha primeira experiência de leitura do gênero realismo mágico e também minha primeira leitura da autora. Gostei muito da forma como a história foi narrada, rica em descrições dos cenários e detalhes (mérito da tradução, porque li em português mas fiquei com vontade de saber espanhol o suficiente pra ler no idioma original, que é sempre uma nova experiência). Com vários personagens, alguns odiosos e outros muito cativantes, o livro narra, durante quase todo o período do século XX, a história de três gerações de mulheres da família Del Valle-Trueba; traz intrigas, amores, perdas, magia, elegância e decadência num período marcado por mudanças sociais e políticas na América do Sul. A magia, o misticismo e os fantasmas presentes na história são um detalhe que a deixa mais rica e interessante, mas a obra não se baseia só nisso, vai muito além ? foi o que me surpreendeu e me fez gostar ainda mais do livro. Leitura que, na minha opinião, vale MUITO a pena!

Maria1164 20/03/2024

Com uma narrativa fluida e cativante, Isabel Allende nos apresenta as várias etapas da vida dos componentes da família Trueba. E em uma trama que envolve questões políticas, familiares e sobrenaturais é possível nos reconhecermos nas personagens!
Essa foi minha primeira leitura de um livro da Isabel Allende e com certeza já é um dos meus preferidos, tendo me feito ficar apaixonada pela autora e sedenta de vontade em ler as suas obras ??

Clara2718 19/03/2024

Barrabás chegou à família por via marítima...
"Escrevo, ela escreveu, que a memória é frágil, e o transcurso de uma vida, muito breve, e tudo acontece tão depressa que não conseguimos ver a relação entre os acontecimentos, não podemos medir as consequências dos atos, acreditamos na ficção do tempo, no presente, no passado e no futuro (...)"

O livro conta a história de uma família fictícia, se passando por três gerações. Uma história de dor, sangue e principalmente amor, resgatada através de cadernos da excêntrica Clara. Trazendo a vida os personagens, com a escrita poética de Isabel Allende, os tornando marcantes e inesquecíveis, a ponto de ser impossível não se apaixonar por eles.

Larissa 16/03/2024

Que escrita!
Isabel Allende consegue trazer os detalhes de cada personagem, concretizando a sua imagem página após página.
Uma história potente, narrada com a vivência de três gerações e suas excentricidades.
Um livro que prende do início ao final.

Ana Paula 16/03/2024

A casa dos espíritos
Estou simplesmente apaixonada por esse livro, terminei ele agora e não tenho palavras. Completamente encantada pela história de cada uma das mulheres da família, e a resistência e força que cada uma representa.