A Casa dos Espíritos

A Casa dos Espíritos Isabel Allende

Resenhas - A Casa dos Espíritos

Ricardo O 06/04/2024

Isabel Allende faz um trabalho esplêndido ao apresentar, através das gerações de uma família, todas as cicatrizes que o século 20 criou na América Latina, com uma escrita agradável e com fortes elementos do realismo fantástico, que é essencial nesta obra, tanto nos momentos de forte presença quanto nos de ausência. Recomendo muitíssimo esta obra.

BurnBeranger 05/04/2024

Uma experiência literária
Uma jornada incrível, envolvente e repleta de personagens bem construídos, profundos e que constroem um experiência incrível. Destaque para Clara, queria ser amigo dela.

Madu 03/04/2024

Clara, claríssima, clarividente.
Meu primeiro 5?? do ano e meu primeiro livro da Isabel.
Aqui acompanhamos as várias gerações dessa mesma família, anos manchados de sangue e violência, mas suavizados pela sensibilidade de Clara.
Que surpresa boa conhecer Clara, uma personagem sensível e determinada, a personificação da bondade, que contrasta perfeitamente com o cenário político e social em que o livro se passa. Isabel honra todas as mulheres que escreve e é muito honesta com as decisões dos homens, a ponto de nos deixar num limbo de amor e ódio pelo Esteban.
Clara, Blanca, Alba e por tabela Isabel, nos ensinam que homens gostam de morrer pelas causas, mas sobreviver que é um milagre, por isso, mulheres vivem pelo que acreditam.

selenaafgouni 03/04/2024

O melhor livro que já li até hoje
O livro percorre a história de gerações de uma família e, ao mesmo tempo, mostra a influência de períodos históricos que foram de extrema importância para vários países da América Latina. Existe a presença de personagens excêntricos e complicados e apesar de acompanhar, em sua extensão, a vida de um homem, a sua essência se dá pela presença e pelas personalidades mulheres fortes e cativantes que são entrelaçadas pelas suas heranças geracionais.

jumarostica 01/04/2024

Absurdamente bom!
Esse é o segundo livro que leio da autora, comecei pelo mais recente e em seguida fui ler o mais antigo, e Isabel não decepciona em nenhum dos dois! A escrita dela é peculiar, inteligente, ácida e fluida! Ela tem o dom de tocar em tantos assuntos importantes, com leveza e precisão.
É incrível ler o livro sabendo que ela se inspirou nas mulheres de sua família, em seu avô e até em si mesma para criar essa obra prima

Karine425 01/04/2024

Profundo
Acho que esse livro é para aqueles que conseguem enxergar além dos personagens, e do porquê cada um toma determinadas atitudes. Algumas ligadas a sentimentos bons, outros a rancores do passado. E assim você observa como a infância de uma criança pode criar, muitas vezes, adultos frustrados, ou, com coração tão bom que é incapaz de ver a maldade de seus atos, como foi o caso de Alba quando ajudava os refugiados sem saber o perigo que ela corria. Uma leitura profunda, mas só para aqueles que conseguem enxergar essa profundidade. Desde Esteban Trueba, até Clara, conseguimos ver como uma atitude pode, muitas vezes, atingir outras gerações da família.

luisa619 31/03/2024

Muitas sensações
Mas a principal é de casa, de lar, de pertencimento. Com tantos acontecimentos, tanta humanidade, é uma leitura que me fez sentir em casa. Obrigada Isabel

Faty Didier 31/03/2024

Uma das melhores leituras do ano
A casa dos espíritos acompanha quatro gerações de mulheres da família Del Valle-Trueba e é cheio de elementos fascinantes que caminham pelo realismo maravilhoso povoando nossa leitura e imaginação com personagens que levitam e tem visões sobre o futuro, cachorros grandes como ursos ou dinossauros, cabeças que habitam porões e espíritos que transitam pela casa como se membros fossem. Mas não se enganem, misturando-se ao enredo fantástico, Allende trata com muita importância de temas espinhosos como violência contra as mulheres, violência sexual e infantil, questão agrária, a luta dos trabalhadores e revolução, entre tantos outros que poderia citar por horas.

As mulheres desse livro, com destaque especial para Clara, a clarividente, são o trunfo principal da autora. Mulheres não fortes no termo mais desgastado pelas redes sociais, mais complexas e profundas, com qualidades e defeitos muito bem trabalhados em personagens que tanto são capazes de sensibilizarem-se com a condição de desigualdades sociais, inspirando lutas, como podem não se importar tanto assim com isso, dando valor à amores que duram décadas, sem que, por isso, deixem de ser interessantes e bem construídas.

Mas sem dúvida, o forte enredo político foi o que mais me prendeu e impossível não ter tido certos gatilhos quando o tema da ditadura militar se impõe nessa história. Há pouco mais de um ano, no Brasil, no 08 de janeiro, fomos assaltados com toda a sorte de acontecimentos que nem mesmo o realismo fantástico seria capaz de descrever. Ainda estamos às voltas com o autoritarismo e ler sobre ditaduras na América Latina continua indigesto em 2024.

Apesar dos temas densos, a autora escreve com muita desenvoltura o que torna a leitura fluida, gostosa e até mesmo divertida. É uma experiência literária que, sem se desprender de importantes reflexões políticas, entretém. Características que mais me fascinam numa obra literária. Fico feliz de ter entrado em contato com esse livro que se tornou mais um favorito. Recomendo.

Vini 31/03/2024

A casa dos espíritos
Porque nunca li Isabel Allende antes? Já deveria imaginar que seria uma grata surpresa, e ainda assim, sempre protelei muito o início dessa leitura.
Que livro maravilhoso! A autora nos transporta para um drama familiar que percorre gerações, apresentando protagonistas femininas fortes, que dominam a narrativa, em meio à diversas desventuras e dramas permeados pelo patriarca da família, em meio a um drama político avassalador, que moldou a sociedade por sua brutalidade.
Uma história incrível, recheada de surrealismo, amor, ódio e sofrimento, numa busca frenética por redenção.
Um favorito da vida de fato.

Dani 31/03/2024

Primeira obra que leio de Isabel Allende e adorei.

Sua escrita é clara e fluida.

Em "A Casa dos Espíritos" acompanhamos uma família por várias gerações e, com ela, vivenciamos suas alegrias, tristezas, conquistas e dissabores.

Fran 31/03/2024

"Quero pensar que o meu ofício é a vida e que a minha missão é não prolongar o ódio."

O dom que a Isabel tem é único, tem que ser enaltecido sempre

Gaabiis 29/03/2024

Fantástico
Comecei a ler esse livro com grandes expectativas e afirmo com toda as minhas convicções de que foram superadas.
Primeira obra de Isabel Allende que leio e já considero como um dos melhores livros que já li.
Que história incrível e fantástica e eu não poderia ler em melhor hora, pois estou com viagem próxima marcada para o Chile, então rolou um certo carinho.
A história dessas três mulheres me encantou, personagens fortes, bem construídas, com personalidade, Clara com toda a certeza a mais marcante.
Apesar de aparecer de forma tão breve me apaguei ao Tio Marcos como se fosse um tio meu.
Me peguei sentindo raiva por diversas vezes de Esteban Trueba, desde o início e no fim senti certa compaixão.
A parte final do livro me entristeceu demais, extremamente pesada e difícil. Inclusive considero impossível não se comover, ainda mais por se basear em fatos reais. Me encontro curiosa para saber mais sobre a ditadura chilena, que pouco sei, e pensei muito sobre a que o nosso país viveu.
Certamente indico a leitura.

Gianne C 29/03/2024

Um dos melhores livros da vida!
A Casa dos Espíritos nos apresenta a história das gerações da família Trueba, expondo o amor, o ódio, a admiração, a repulsa e as determinantes ideologias políticas, que foram os pilares dessa fascinante narrativa.

O livro mescla fatos, crenças e ficção de forma encantadora, fazendo de todas as personagens protagonistas em seu momento (Em especial, para mim, Jaime e Alba).

Terminei a leitura me perguntado: como não o li antes ? Existem livros que enchem nosso coração e exercitam nossa mente, sendo exatamente assim com a Casa dos Espíritos.

" - Por que vivia assim se lhe sobrava dinheiro? - Gritou Esteban

- Por que lhe faltava todo o resto - replicou Clara."

MaWeber 29/03/2024

Livro interessante.

História de três gerações de uma família; com relações boas e ruins.
Alguns momentos da trama foram interessantes e outros foram muito repugnante.

Inicialmente foi maçante, mas ao longo do livro foi melhorando.
Não foi das melhores histórias que já li, mas foi boa a experiência