Pátria

Pátria Fernando Aramburu

Resenhas - Pátria

@wesleisalgado 27/08/2022

História com H maiúsculo e de gente grande
Para se contextualizar historicamente no maravilhoso PÁTRIA, basta uma rápida pesquisa sobre o grupo terrorista ETA e sua luta pela independência de Basco da Espanha.

O mosaico criado pelo autor abrangendo a maneira como duas famílias foram diretamente atingidas é de fazer cair o queixo. Cada personagem construído de maneira simétrica, vê-se o cuidado com eles linha por linha e em cada desdobramento de suas próprias histórias individuais.

A construção do livro no tempo presente,indo para o passado e revisitando uma mesma cena mais de uma vez na perspectiva de outro personagem é maravilhosa. Foram 500 páginas com a densidade de mil e eu queria mais.

Estou no episódio 5 da adaptação da HBO e meu amigo, prepare-se para se impressionar. Leia antes e vá para série depois, diferente de PACHINKO os episódios seguem exatamente a cronologia do livro até aqui. A cena no final do primeiro episódio com Bittori encontrando Txato na chuva (não é spoiler pra quem leu a sinopse ou viu o cartaz/trailer da série) e revisitada durante todo o livro, me fez sentir como a cena final de CENTRAL DO BRASIL com Fernanda Montenegro narrando sua carta para o Josué. Se isso não é deslumbre, não sei o que é!

Com absoluta certeza no TOP 10 do ano, muito provavelmente em uma nova análise, um dos melhores livros que já li da vida. Recomendo!

Kellynha 20/08/2022

Muitas reflexões
Esse livro me fez refletir sobre muitas questões e sim pela primeira vez demorei para ler um livro, não por ser ruim, não de maneira alguma, mais porque me trouxe várias reflexões sobre: perdão, luto, família, amizade e o que mais me impressionou é saber como a política pode interferir nas "causas" pelas quais, faz um ser humano acreditar cegamente, que está fazendo o correto pelo seu país.

Raysa Pinheiro 20/08/2022

Emocionante
Inicialmente a leitura é confusa, pois são vários narradores e tempos diferentes. Mas depois que você se acostuma é uma experiência interessante. Os personagens são muito reais, falhos e humanos. Chorei muitas vezes durante a leitura. Um daqueles livros marcantes

Biblioteca Álvaro Guerra 10/08/2022

Pátria é um romance do escritor espanhol Fernando Aramburu, publicado pela Tusquets Eds. A história se passa no País Basco, no momento em que o ETA declarou a dissolução.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551004944

DaniloVeronezzi 03/08/2022

Gostei bastante do livro!
Pátria é sobre duas famílias que de melhores amigas passam a inimigas por motivos políticos. Um romance sobre perdão e superação, contado sob a perspectiva de vários membros das duas famílias que buscam paz.
Recomendo a leitura deste romance!

Everton.Paulo 06/07/2022

Política e família
Neste romance catalão, temos a história de família amigas que são apartadas a partir de ideais políticos diferentes de um sistema totalitário presente no país Basco.
Acompanhamos uma verdadeira saga mesclando conflitos de guerra com os conflitos pessoais de cada membro dessas famílias.
Um história bem potente, e eu demorei bastante para terminar. Por ser praticamente um romance histórico, é interessante para conhecer mais sobre tais conflitos civis naquela região da Espanha.

Paulo 22/05/2022

O nacionalismo como arma de guerra
A reconstrução não cronológica de diferentes tempos passados, a partir de seus fragmentos, faz dessa narrativa uma aproximação muito instigante com a história do País Basco e das ações do ETA, organização armada nacionalista extinta em 2018. Fernando Aramburu consegue humanizar de tal forma os personagens, que é difícil não simpatizar e antipatizar com cada um deles ao longo da história. A lógica dicotômica entre vítimas e algozes não cabe exatamente na complexidade do enredo, que retrata 30 anos da história basca recente. O livro foi adaptado para uma série televisiva homônima, que estreia hoje na HBO.

IvaldoRocha 20/05/2022

Uma leitura obrigatória sobre o fanatismo político e suas consequências.
O cenário é uma Espanha que enfrenta as ações terroristas do ETA, pela libertação do que julgam ser um país Basco, livre e independente. Vilas onde todos se conhecem desde sempre, passam a ser um local de tensão e de divisão política, amizades de uma geração se acabam e famílias se separam. O terror passa a fazer parte do dia a dia, as pessoas passam a ser vigiadas e a vigiar, algumas são pressionadas a abandonar o lugar onde sempre viveram.

Os terroristas mortos são considerados mártires, os atentados e os homicídios sempre podem ser justificados. Quem não comparece às manifestações passa a ser visto como um inimigo em potencial, todos são chamados a colaborar para a causa queiram ou não.

Dois aspectos me chamaram a atenção, o desenrolar da história não segue uma ordem cronológica, ou seja, as coisas vão se encaixando ao longo da narrativa como peças de um quebra-cabeça. O outro é que os personagens falam por si, e contam ou defendem o seu lado da estória, não existe um narrador, todos tem o seu espaço e o seu momento.

E talvez o mais brilhante do livro seja a maneira como foi concebido e escrito, pois apesar de tratar de um assunto tão sangrento e indigesto a sua leitura flui de uma maneira não tensa. Talvez pelo fato de não se ater apenas às questões políticas, mas também das questões do dia a dia, da vida das pessoas, seus anseios, suas derrotas, seus medos etc. Enfim é como dizer que a vida segue, independente do caos em que se vive.

Um livro fascinante, que inspirou uma série da HBO.

“Fazia muito tempo que eu não lia um livro tão convincente e envolvente, concebido com tamanha inteligência.” Mario Vargas Llosa

Marjory.Vargas 12/03/2022

“Você se esforça para dar um sentido à sua vida e, no fim, ela faz o que bem entende de você.”

>>INTRÍNSECOS 010

Camila.Prioste 15/02/2022

Pátria é um romance histórico sobre a trajetória de duas famílias amigas e o panorama político no País Basco. O autor vai intercalando a narração entre os noves personagens de ambas as famílias e revelando momentos do passado que culminam com o ponto presente. Em meio às tramas pessoais, está centralizada a ação do grupo separatista ETA e diversos aspectos sobre a cultura basca. Uma leitura muito comovente e envolvente.

Jana.Hermes 15/01/2022

Não esperava gostar tanto desse livro. Achei muito interessante a forma de escrita e me envolvi muito com os personagens. Chegou a me arrancar umas lágrimas no final... Uma boa surpresa!

Let Carvalho 02/01/2022

Um dos melhores livros que já li.

Além de aprender mais sobre um povo completamente desconhecido pra mim, a narrativa e mto bem construída.

Fabiana 22/11/2021

Gente o que eu posso dizer desse livro?!
Na minha opinião ele é perfeito, uma ficção que me prendeu e me comoveu do começo ao fim. Amo estar em um clube de leitura que me proporciona essas experiências maravilhosas. Acredito que se esse livro estivesse na livraria ele não me interessaria.

Matheus1102 09/11/2021

Esplêndido ?
O livro chamou bastante atenção, por narrar os fatos, de traz pra frente, as histórias muito legais dos personagens, e o enredo, me prenderam do início ao fim. AMEI!!! ????
"Algumas histórias simplesmente não têm mocinhos nem bandidos, apenas vítimas"