Confidências de Uma Ex-Popular

Confidências de Uma Ex-Popular Ray Tavares

Resenhas - Confidências de Uma Ex-Popular

Fernando Perosa 04/09/2019

INCRÍVEL
mais um livro da ray, mais um livro favoritado. eu não tenho mais palavras pra exaltar essa mulher!! história super bem escrita, com temáticas muito importantes, representatividade, humor e tudo que há de bom rs

Maracujinaa 16/09/2019

Opinião de uma talves Renatinha dois
Amei muito, o livro, e confesso que me fez derramar alguns pingos de lágrimas. Apesar de apertar meu coração o livro ficou na minha lista de favoritos, espero que ele merece o reconhecimento necessário. Com certeza esse livro vai marcar minha adolescência.

Ele foi um livro gostoso de ler, que me fez rir imensas fezes, com um humor incrível e lições pra vida, além de ter de brinde um romance que foi com certeza eterno enquanto durou e que deixou laços eternos e sentimentos que foram cultivados.

Esperando o filme desse livro!

PS: acho que nesse ano pesso um Guilherme de presente de natal rs

Bandeira5 18/09/2019

Cativante e encantador. Vocês precisam ler este livro!
Confidências de uma garota Ex- Popular – Ray Tavares
NOTA: 5,0 ⭐

Minha gente, mais um livro que li em um dia e favoritei para a vida.
Assim que vi esse super lançamento da Editora Galera Record no mês passado, fiquei super interessada. Já sabendo que a autora Ray Tavares é maravilhosa, e só ouvindo falarem super bem, comecei a ler e não consegui parar mais. Foi uma leitura em que estava com muitas expectativas, e o livro simplesmente superou todas.
Aqui iremos conhecer Renata Vicenzo, uma jovem adolescente que tem tudo na vida: é popular, tem um namorado lindo, amigos maravilhosos e é rica. Mas ao aprontar uma coisa muito séria em sua antiga escola, a herdeira é expulsa do colégio. Os seus amigos, namorado e sua vida de patricinha irão para o ralo.
Seus pais não veem outra forma de dar um limite para a nossa jovem mocinha, além de a matricularem em um internato católico no interior de São Paulo. Mas a jovem está com muita raiva de sair da sua antiga escola, e ter que se adaptar em um colégio extremamente rígido. Chegando lá, ela percebe que não terá mais os privilégios que estava acostumada a ter em sua antiga escola.
Mas em sua nova realidade, vários acontecimentos irão fazer com que a nossa mocinha mude drasticamente o seu comportamento . Renata irá se conhecer verdadeiramente, fazer novos amigos e ainda viver um amor intenso e verdadeiro.
A escrita da Ray Tavares é rápida, leve, fluída, divertida, cativante e gostosa. A autora arrasou demais neste livro lindo que tem muito humor e cenas de superação e auto - conhecimento, e com temas atuais e importantes, como política, corrupção, machismo, relacionamento abusivo e homofobia.
Mais não se assustem, Ray consegue abordar todos esses assuntos com muita clareza e leveza, trazendo momentos divertidos e um romance fofo.
No início, Renata era uma garota mimada, grossa e muito arrogante. Deu uma certa vontade de querer esganar ela. Porém, a personagem amadurece de uma forma muito inspiradora.
"Confidências de uma garota Ex- Popular" é um livro maravilhoso, que recomendo para todos os leitores que gostam de um bom romance, com importantes reflexões e que vocês não irão conseguir largar esta leitura até terminarem.

site: https://www.instagram.com/oclubedameianoite/

@somaisumparagrafo 24/09/2019

@somaisumparagrafo
Bonita, rica e popular, Renata levava uma vida cheia de privilégios até ser expulsa do colégio e perder todo o seu status. Obrigada a estudar em um rígido internato católico, se depara com o desprezo dos seus novos colegas e busca refúgio nas aulas de literatura. Quando sua querida professora pede demissão, Renata se une com outros alunos para investigar o caso, se deparando com algo muito maior do que aquilo que imaginava.

-x-

Surpreendida.
Foi assim que me senti ao finalizar esse livro.
Com uma escrita envolvente e personagens que cativam, a autora aborda temáticas como o relacionamento abusivo e questões políticas e sociais, de forma leve, descontraída e cheia de humor, mas que não diminui em nada os pontos de reflexões, as críticas e os ensinamentos que ela traz.

Gostei muito de acompanhar a evolução e o amadurecimento dos personagens, em especial o de Renata, que chegou como uma garota completamente fútil e se tornou alguém digno do meu respeito. Uma história que nos mostra como a amizade e o amor podem mudar vidas, que às vezes tudo do que precisamos é de alguém que nos olhe com um pouco mais de atenção, que foi o que aconteceu entre Renata e sua professora, sendo o marco zero para tudo o seu processo de mudança.

?Se não der certo, você tenta de novo. Ou tenta outra coisa. Se adapta. A vida é assim, Renata. Cheia de surpresas, deliciosas e amargas. Todos nós, em algum momento, temos que sair da nossa zona de conforto. É assustador, mas também libertador.?

O romance é daquele tipo clichê, mas com uma carga tão madura no final que fiquei admirada com as tomadas de decisões do casal - achei bem interessante a autora mostrar suas vidas após anos dos acontecimentos escolares.

Enfim, uma trama dotada de representatividade que além de ganhar meu coração, também me serviu de inspiração a querer sempre evoluir como ser humano.

Nota: 4

Entrelivros_efilho 25/09/2019

📖❝—𝑻𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒏ó𝒔, 𝒆𝒎 𝒂𝒍𝒈𝒖𝒎 𝒎𝒐𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐, 𝒕𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒔𝒂𝒊𝒓 𝒅𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒛𝒐𝒏𝒂 𝒅𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒐𝒓𝒕𝒐, 𝑹𝒆𝒏𝒂𝒕𝒂. É 𝒂𝒔𝒔𝒖𝒔𝒕𝒂𝒅𝒐𝒓, 𝒎𝒂𝒔 𝒕𝒂𝒎𝒃é𝒎 𝒍𝒊𝒃𝒆𝒓𝒕𝒂𝒅𝒐𝒓.❞
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Renata é a típica patricinha rica, popular, bonita faz o que dá na telha e tem zero limite, foi negligenciada pelos pais e criadas pelas babás, ao ser expulsa da escola por se envolver em um escândalo, seus pais a enviam para um colégio interno católico super rígido, na esperança que ela entre nos eixos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Jogada em uma rotina totalmente fora da sua realidade, Renata vai precisar lidar com o desprezo dos outros alunos e adaptar com a nova rotina de estudos e atividades, mas, como um imã que atrai confusão ela se vê em meio a um mistério que precisa ser investigado e entre dois garotos misteriosos, e nem imagina que ao rever seus conceitos vai descobrir que sair da zona de conforto é libertador.
--♡--
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Que escrita deliciosa, meu primeiro contato com a autora e já quero mais, mesmo narrado em terceira pessoa o que às vezes não curto, a escrita é leve, fluída, viciante e com um toque de humor delicioso, abordou com muita leveza temas atuais e importantes a serem discutidos como homofobia, relacionamento abusivo, política, corrupção, desigualdade social e desenvolveu um romance super fofo de acompanhar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todos os personagens são bem desenvolvidos e acrescentam na trama, foi inspirador ver Renata passar de uma garota mimada, arrogante e fútil para uma adolescente que sabe se colocar no lugar do outro e fazer o certo mesmo que isso cause mais problemas com os pais e, apesar de achar o final corrido e o desfecho não ter sido o que eu esperava, Ray criou uma história com personagens reais e que te prende desde a primeira página, os temas abordados nos leva a reflexões em vários momentos e finalizamos a leitura com o coração aquecido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Uma história de representatividade que nos inspira a mudar e a sermos melhor que ontem, nos ensina o poder do respeito e o valor da amizade, recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/B2z-7bWD2fY/

Silvana 09/11/2019

Renata Vicenzo tinha a vida perfeita. Ela é muito bonita e tem o padrão de uma barbie: loira, magra e alta. E ainda por cima sua família tem dinheiro. Muito dinheiro. Por isso ela viveu a vida toda como sempre quis, criada por babás que sempre fizeram suas vontades e cercada por amigos que concordavam com tudo o que ela dizia. Até o dia em que ela se envolveu em um escândalo e seu namorado, o também perfeito Danilo, virou todo mundo contra ela. Ela foi convidada a se retirar do colégio que estudava, perdeu o namorado e seu séquito de amigas passaram a ignorar sua existência. E foi então que seus pais sempre ausentes, resolveram agir como pais de verdade e mesmo sob choros e lágrimas levaram Renata para um colégio interno católico.

O Internato Nossa Senhora da Misericórdia fica no interior de São Paulo e diferente do outro colégio, nesse o dinheiro de Renata não vai fazer muita diferença, já que por uma ou outra exceção, todo mundo lá é muito rico. E logo no primeiro dia Renata percebe que sua vida não vai ser nada fácil já que suas birras e seu nariz empinado só fazem com que ela ganhe horas e mais horas de detenção. Que por sinal é paga com trabalho serviçal, o que ela acha um absurdo seus pais terem concordado com tal coisa. Mas nem isso vai impedir Renata de odiar todo mundo, já que todos parecem sentir o mesmo por ela. Sua única alegria são as aulas de literatura. Mas então até isso lhe é tirado porque a professora cujas aulas ela amava, é substituída de uma maneira bem estranha.

Ela fica muito desconfiada e Guilherme, um bolsista por quem Renata sente uma atração secreta, que sabe que ela gosta da professora tanto quanto ele, pede que eles investiguem isso juntos. O problema é que para fazer justiça Renata vai precisar do apoio dos outros alunos, mas ninguém fala com ela. Então ela tem a ideia de entrar para o Conselho, um sociedade secreta dentro do internato. E para isso ela vai ter que se meter em muita confusão, já que eles exigem o cumprimento de algumas provas para a admissão. É assim que ela acaba conseguindo uma amiga, Lívia sua colega de quarto, que ajuda Renata em uma das provas. E com o passar do tempo Renata muda seu modo de pensar e agir. Mas será que seus novos amigos vão ficar do seu lado quando descobrirem o que ela fez em seu outro colégio?

Eu ainda não conhecia a escrita da autora, mas já tinha ficado muito interessada por causa dos tantos elogios que ela recebeu com o livro Os 12 signos de Valentina. Quando vi esse livro sendo lançado fiquei bastante curiosa com a premissa, principalmente pela protagonista ser a patricinha e não a nerd ou a garota que não chama a atenção de ninguém até ser notada pelo bad boy da escola. Esse e a capa que achei linda, amo capas em tons de rosa, foram os motivos que me levaram a leitura. E encontrei uma história muito bacana, com uma trajetória incrível da protagonista e um livro que com certeza vai fazer a diferença na vida de muitos que estão nessa fase da vida.

A escrita da autora é o ponto forte do livro. Eu me vi grudada na história desde o primeiro capítulo. E olha que não faço parte do publico alvo da história. E nem vi as mais de quatrocentas páginas passarem. A autora trouxe muitas lições valiosas no livro. Coisas que nossos pais ensinam por exemplo, mas que quando estamos nessa faixa de idade nos achamos os sabe-tudo e nem levamos em conta o que eles falam. Mas que por estarem em uma história fofa e apaixonante com certeza vai fazer alguma diferença. Além das lições, a autora também aborda assuntos atuais como a corrupção que rola solta nos nosso país. E tudo isso mesclado com um toque de humor que deixa tudo mais leve e agradável.

É muito interessante acompanhar a trajetória da Renata, que no começo é uma garota mimada que acha que o mundo gira em torno dela. Mas a autora soube escrever a Renata de uma forma que a gente se solidariza com ela e não cria nenhuma antipatia por seu comportamento. E é bonito de ver a mudança em sua vida. Seu amadurecimento foi visível e suas atitudes foram mudando e ela se tornou uma mulher completamente diferente da que começou o livro. Ela se esforçou muito para compensar o erro que ela cometeu. E gostei de ver como a autora mostrou todo o assunto. Não vou falar o que é porque só descobrimos o que Renata aprontou quase no fim do livro, mas gostei da forma como ela apresentou o problema.

E fora a Renata temos outros personagens incríveis no livro como a Lívia e o Guilherme. E preciso falar, temos representatividade nesse livro. Lívia é negra e lésbica. Isso em um colégio católico, então já imaginem o babado. Guilherme é um amor de pessoa e fica difícil não se apaixonar por ele. Agora tenho que falar que a autora acabou comigo no final. Fiquei muito decepcionada com o final que ela escolheu. Não vou dizer o porque para não soltar spoilers. Mas mesmo eu não gostando do final, eu não posso deixar de dar nota máxima para o livro, que achei muito ousado da parte da autora terminar como terminou. Porque com certeza a grande maioria que ler o livro vai desejar um final como eu desejei. Enfim, eu recomendo não só para a faixa etária indicada, mas para todas as idades.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/10/resenha-confidencias-de-uma-ex-popular.html

@virginiagraciela 10/11/2019

É bom mesmo...
Agora já posso dizer que tenho um livro nacional jovem contemporâneo favorito. Eu não dei bola, mesmo tendo uma amiga muito fã da autora, mas foi quando conheci a Ray "pessoalmente" que virei fã dela, principalmente por ser doida de pedra ( me identifico), foi que resolvi ler algum dos livros. Fiquei feliz que tenha sido esse, mesmo que digam que o outro é melhor.
Achei uma história muito boa de amadurecimento, e bem realista em mostrar que na adolescência nem tudo é definitivo e que não existe um final feliz certo , ela podia ter recaído no clichê, mas gostei que ela me surpreendeu a ir por um caminho fora do convencional. Já tinha gostado do livro, o final para mim foi a cereja do bolo.
Em um período tão conturbado que vivemos de inversão de valores, este livro é um ótimo refresco. Ele pontua valores e discussões importantes. Uma ótima leitura para os jovens, a Renata tem muito o que ensinar sobre amadurecimento.

Dani do Book Galaxy 10/11/2019

Uma leitura confortável e com uma mensagem bacana
[A fórmula da patricinha anti-heroína]
Em “Confidências de uma ex-popular”, a Ray traz uma fórmula que já vimos se repetir algumas vezes, principalmente em livros do gênero romance teen: a protagonista anti-heroína, que é introduzida na história como arrogante e intratável, mas vai se desenvolvendo ao longo do livro e mostrando seu lado frágil e humano.

Então, temos Renata Vincenzo, nossa patricinha de 17 anos, nascida na elite paulistana, milionária e acostumada com a vida fácil que todo o dinheiro do mundo podre comprar. Como era de se esperar, a atitude da Renata é detestável na maior parte do tempo.

Apesar de Renata ser construída embasada no clichê da patricinha rica e mimada, me incomodava um pouco aquela fórmula da garota que, na frente dos colegas, se “faz de burra” para ser cool, ao passo em que se esconde na biblioteca para ler livros, porque é uma intelectual em segredo.

Já está um pouco batido esse traço de personagem que se faz de durona na frente dos outros, mas secretamente ama livros, né? 😒 Acho que não tem problema nenhum em ser uma víbora arrasadora de corações e que gosta de Tolkien.

Seria meu sonho ler um livro teen em que as “Poderosas” do colégio gostam de ler e arrasam nas aulas de literatura, enquanto não deixam de frequentar as festas e pegar os garotos populares? 💁🏻‍♀️

[Um cenário que permite infinita possibilidades]
O cenário onde acompanhamos Renata em “Confidências de uma ex-popular” é um internato religioso no interior de São Paulo. Um ambiente como este permite uma maior liberdade para o desenvolvimento da história, afinal, um colégio interno é perfeito para a autora trabalhar todas as personagens, suas interações e relacionamentos fora da sala de aula.

Inclusive, me recordo agora de várias fan fics que li durante a adolescência onde os autores encaixaram meus personagens preferidos em colégios internos também, que propicia um ambiente controlado onde eles podem interagir.

Ora essa, Harry Potter se passa em um colégio interno e é maravilhoso, não é mesmo?

[Altos e baixos das personagens]
Além de Renata, a autora nos apresenta um punhado de personagens que passamos a conhecer durante um semestre letivo no colégio Interno Nossa Senhora da Misericórdia: Lívia, Mirella, Guilherme, Gabriel, a professora Trenetim.

Apesar de ter criado bastante empatia por alguns personagens de “Confidências de uma ex-popular“, senti que outros mereciam um pouco mais de atenção durante a história. Era como estivessem servindo apenas de pano de fundo para os acontecimentos que circundavam a protagonista. Uma dessas personagens foi Mirella, que de repente passa a ter uma importância maior na história, mas não foi introduzida de forma a me fazer realmente me importar com ela.

Por outro lado, achei Guilherme um charme, e gostaria de saber mais sobre a vida de Gabriel e Lívia. Talvez tenha ficado muito para minha imaginação, mas isso nem sempre é negativo.

Gostei muito da professora Trenetim, que desempenha um papel importante como a única adulta que de fato é importante na trama e serve como figura de inspiração e sanidade, que inspira Renata e os outros adolescentes.

Ah! E uma estrelinha dourada ✨ para a Ray por não enfiar na história nenhuma antagonista feminina criada só para brigar por homem. Acho lamentável esse tipo de coisa, não apenas por degradar as personagens femininas, mas também porque situações assim sempre ficam extremamente forçadas – e me incomodam de verdade.

[A delícia do “e agora?”]
A história de Renata Vincenzo poderia se limitar à sua evolução como personagem fútil e arrogante para uma pessoa melhor, empática e madura. Porém, Ray não parou por aí, e nos ofereceu nessa história um mistério que circunda a demissão de uma professora.

Dou muitos pontos para a Ray por construir uma história leve, que toca em muitos pontos importantes e me deixou com uma vontade imensa de continuar lendo, sedenta para desvendar os mistérios. Eu sempre finalizava uma página imaginando o que iria acontecer nos próximos capítulos e como as coisas iriam se resolver.

Uma das coisas que mais gosto em livros (de qualquer gênero) é chegar em um ponto em que aparentemente não há volta – o clássico “E agora?”, uma situação extremamente difícil, cabeluda, daquelas que parece que não há esperança. Porque, no fundo, nós sabemos que aquela situação irá se resolver de alguma forma no livro, e eu fico extremamente curiosa para saber como.

Fico feliz em dizer que em “Confidências de uma ex-popular”, soltei o famigerado “E agora?!” uma dúzia de vezes. Minha curiosidade foi aguçada, e não foi pouco!

Cheguei ao fim de “Confidências de uma ex-popular” com o coração aquecido por aquele clichê confortável do “dinheiro não compra felicidade”, de que a vida não vale a pena se não houver amor, mesmo se for uma vida abastada e cheia de luxos.

Também me senti relaxada após uma leitura agradável, divertida e que me rendeu uma ótima distração. Só senti que o final se arrastou um pouco. Após o ápice, a finalização da história de Renata e seus amigos acabou levando mais tempo do que precisava.

Porém, uma das coisas que mais marcou neste livro foi uma das mensagens que apreendemos só no final. Quando somos jovens, costumamos pensar que o colegial foi “a melhor época de nossas vidas”, que as amizades e amores vão durar para sempre… Mal sabemos que aquilo é apenas o começo. A vida está literalmente começando.

site: https://bookgalaxy.com.br/confidencias-de-uma-ex-popular-ray-tavares-resenha/

Chris 27/11/2019

Ray não me decepcionou
Pode até parecer mais um clichê, aonde uma estudante rebelde, conhece um cara lindo e se apaixona... Ray Tavares mais uma vez nos presenteou com uma história gostosa e fluída, com uma escrita cativante ela descreve a evolução de Renata Vicenzo uma patricinha que cresceu cheia de luxo e privilegios. No seu último ano do ensino médio após aprontar varias e ser expulsa da escola, ela se vê contra vontade trancafiada em um internato no interior de São Paulo, lá ela resiste a fazer novas amizades e mudar o jeito que age. Mas ela vivera um mundo totalmente fora da sua realidade, com pessoas diferente do mundo que ela estava acostumada a viver, e foi nessa convivência que ela começa a repensar suas atitudes e se o modo que ela estava conduzindo a própria vida é o modo que ela realmente quer viver.. Renata passa por um grande amadurecimento com base na idade dela e enquanto ela ganha essa metamorfose nos leva a reflexões, o livro aborda temas como o homossexualismo e agressão contra mulher de um jeito leve porém com a seriedade merecida, tbm nos presenteia com um romance fofo entre Renata e Guilherme, mas se estiver procurando um conto de fadas,não é esse o caso pois o romance é muito mas parecido com a realidade e nos faz pensar em quantas escolhas difíceis a vida adulta nos obrigada a tomar ... em fim foi um livro delicioso como se espera de um livro "adolescente"e uma boa pedida pra quem ta afim de um livro leve e cheio de emoções ao mesmo tempo, super recomendo

maria 04/01/2022

Maturidade e sensibilidade
Ray nunca decepciona e isso é um fato.
Em ?Confidências de uma ex-popular? conhecemos a herdeira Renata, carinhosamente (ou não, as vezes) chamada de princesa e a acompanhamos numa jornada de crescimento, amadurecimento e autoconhecimento.
Nesse meio tempo, ela está num colégio interno católico e é lá que toda a magia acontece, em meio à trama do que está acontecendo na direção e com a professora Trenetim. É impossível parar de ler uma vez que se começa!!
Rê é uma adolescente que cometeu erros severos e esses são tratados com uma sensibilidade indescritível, assim como outros temas sensíveis presentes na trama.
A escrita é fluida e daquelas que prendem. Só elogios mesmo!
Nada menos que um 5 estrelas + favoritado

Isa 04/04/2022

Gostei do início e gostei do final, mas fiquei super entediada no meio da leitura. Não gostei desse enredo de ?caso trenentim? apesar de ter trazido várias lições e amadurecimentos para a personagem, eu achei meio chato, mas o que me fez terminar a leitura foi ver a evolução de Renata e os personagens.

Yas 30/11/2021

Para refletir
Bom, como em todos os seus escritos, a Ray Tavares consegue abordar assuntos relevantes de uma forma leve, mas que mesmo assim transmite a importante mensagem que deseja passar. Nós, mulheres, que nos vemos diante de escolhas que na maioria das vezes envolve a vida amorosa ou a vida profissional, somos muito bem representadas por Renata quando esta faz a escolha que não condiz com o que a sociedade no geral está acostumada. Leituras assim são de extrema importância e eu só tenho a agradecer a Ray e a Renata por terem mostrado que nós podemos ser felizes sozinhas e que podemos ser muito bem sucedidas no que escolhermos seguir. Dentro os pontos abordados pelo livro, esse foi o que mais me encantou e me fez refletir.