O instituto

O instituto Stephen King
Stephen King

Resenhas - O Instituto

Francisco 09/08/2021

Pesquisas governamentais secretas, torturas, espionagem...
Tim Jamieson é um ex-membro da força policial de Sarasota, na Flórida que foi expulso da corporação por conduta imprudente evestá indo a Nova York como andarilho e carona. Ao chegar na pequena cidade de DuPray, na Carolina do Sul, consegue um emprego como vigia noturno com uma parca remuneração de US$ 100 semanais.

Em Minneapolis, Minnesota, Luke Ellis é um garoto de doze anos com inteligência acima da média que vive com seus pais no subúrbio da cidade e está decidindo sobre qual universidade cursar. Luke tem a habilidade de telecinesia (assim como Carrie e Charlie de "A Incendiária"), algo conhecido por seus próprios pais. Durante uma noite, um grupo de pessoas invade sua casa, assassina seus pais e o sequestra.

Luke acorda em um quarto em um centro de pesquisas conhecido como Instituto, um local isolado nas florestas do Maine onde são realizados experimentos com crianças dotadas de habilidades incomuns como telepatia e telecinesia. Nesse local, os testes experimentais não seguem uma ética científica: as crianças são alvos de torturas físicas e psicológicas.

No Instituto, Luke conhece muitas crianças com habilidades telepáticas e telecinéticas tais como Kalisha Benson, George Iles, Nicky Wilholm e Avery Dixon. Todos tornam-se muito amigos, de forma a consolarem-se entre si pela angústia de estarem encarcerados como "ratos de laboratório". Quando Luke escapa do Instituto com provas incriminadoras em um pen-drive, viaja clandestinamente em um trem e desce em DuPray, na Carolina do Sul, onde conhece Tim Jamieson que deverá lhe ajudar a expor as atividades realizadas pelo Instituto.

Essa leitura me lembra um outro livro do autor, de título "A Incendiária", publicado em 1980, em razão de possuir temáticas análogas: pesquisas invasivas realizadas em crianças dotadas de dons telepáticos e/ou telecinéticos por agências governamentais secretas. A história como um todo me agradou bastante, bem como vários momentos de clímax ao longo de todo o livro. Com certeza essa é uma obra que recomendo, porém ressalte-se que essa não é uma das melhores livros de Stephen King.

vulgo_leitora 28/03/2021

Luzes Stasi
Meu primeiro livro do King concluído com sucesso :)

Que história boa do caramba,pode meio que "assustar" pelo tamanho do livro que é um tamanho considerável,mas é rápido de ler,mas tem que dar uma pensada pq é uns papos de pessoas inteligentes kkkk O livro tem uma sincronicidade imensa e perfeita?

Ainda você pega um crush na Kalisha e no Nicky??

[Citação]
-Ter a mente destruída? Isso dói mais que tudo

Caio Dantas Cabral 15/04/2021

O King poderia ter sido mais ousado!
foi com essa proposta de crianças com superpoderes que o King me convenceu a ler sua obra, no entanto o livro falha no alcance do seu potencial.

o livro é bom, mas o finalizei pensando que o King poderia ter ido mais longe. pois eu já vi muitas histórias com essa temática com um desenvolvimento e entretenimento maior.

todos que leem conteúdo nessa temática, espera algo com cenas de ações, poderes descontrolados, objetos voando, várias comunicações telepáticas, NO ENTANTO, esses elementos são pouquíssimos utilizados.

o livro possui um final muuuuito bom, com ótimas explicações e revelações, no entanto acho que o número de páginas poderia ter sido menor pra chegar ao resultado final.

talvez eu tenha vindo com muita sede ao pote, mas essa é a minha opinião final.

Iris.Reis 01/04/2024

I M P E C Á V E L
Se tivesse mais 10 estrelas pra esse livro, eu daria!

Quando digo que King é mestre em construir relações, ele é MESTRE em construir relações e ponto.

O Instituto conta a história de Luke, um garoto de 12 anos, extremamente inteligente, que vai descobrir, muito cedo, o preço da inteligência

Luke, além de gênio, tem um dom de mecher as coisas, de vez em quando...

Por conta desse dom, Luke é sequestrado numa noite, e levado ao Instituto... Um lugar nada agradável para crianças...

É lá onde o meu "clube dos otarios 2" é formado pela Kalisha, Nicky, Helen, Iris, George e Avery... Juntos eles vão descobrir os terrores desse lugar, mas também que permanecendo juntos, eles serão mais fortes...

É uma história impecável, você se apaixona pelo grupo na mesma intensidade que tem ódio dos vilões...

Menção honrosa para Tim e para Wendy, personagens secundários que abraçam a causa com unhas e dentes...

O amor nesse livro é descrito em uma forma sublime, ainda mais, pq não é repentino, é algo construído....

Incrível e sádico, como só o King sabe ser ??
Emilia.Reis 01/04/2024minha estante
adorei a resenha, esse livro traz tantos sentimentos, mas o amor através da amizade é o que mais me impactou

Vitoria.F 01/04/2024minha estante
Tbm adorei a resenha! A construção dos sentimentos sempre me pega... ??

Elton.Oliveira 01/04/2024minha estante
Parabéns pela resenha Iris ???

Fabio 02/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Iris!!!
O King dá uma aula na construção de personagens, neste livro!!!

Zé Silveira 03/04/2024minha estante
Muito bom?

Iris.Reis 03/04/2024minha estante
Obrigadaaa amigos!

Vocês me entendem tão bemmm ??????

Iris.Reis 03/04/2024minha estante
E Zé... meu top 1 ganhou um parceirinho ??

Zé Silveira 04/04/2024minha estante
Aspas fortes hein kkk

Iris.Reis 04/04/2024minha estante
Kkkkkkkk não menti né ?

Zé Silveira 04/04/2024minha estante
Não kkk

Mika 22/01/2022

Começando king com o pé direito
No começo do livro não entendi o pq daquelas informações, só depois da metade que eu vim entender, gostei muito como a história ia sendo narrada com capítulos curtos.

Queria Estar Lendo 13/11/2019

Resenha: O Instituto
O Instituto é um dos mais recentes títulos do autor Stephen King, conhecido por clássicos de terror e suspense. Aqui, ele apresenta uma história tensa, baseada no mistério e no científico, com um desenvolvimento de tirar o fôlego.

A trama segue Luke, um garoto de doze anos que é um prodígio na escola e parece ter um futuro brilhante em frente. Até que algo terrível acontece; ele é sequestrado e uma tragédia deixa sua família para trás. Quando desperta, está em um lugar estranho, rodeado por crianças assustadas e adultos bizarros. Ali, ele conhece Kalisha, que apresenta a situação: Luke está no Instituto, uma instituição que faz experimentos em crianças consideradas "paranormais".

O motivo? Ninguém sabe. Mas você permanece na Parte da Frente durante algumas semanas e então é levado para a Parte de Trás, onde uma coisa ainda mais tenebrosa acontece. Tudo o que Luke entende da sua atual situação é que ele não tem saída, pelo menos por enquanto - para sobreviver ao Instituto, ele precisa de manter são. Mas sanidade é a última coisa que vai encontrar entre as paredes daquele lugar.

"Não era como entrar na metade de um filme: era como entrar no meio da terceira temporada de uma série de televisão. E uma com um enredo complicado."

O Instituto reúne tudo que o King tem de melhor em suas histórias: tem terror, suspense, mistério e personagens extremamente reais. É uma história tensa do início ao fim, marcada pelo desconhecido e pelo terror que impera sobre ele. O fato de acompanharmos personagens tão indefesos quanto crianças torna tudo ainda mais desesperador, já que eles estão à mercê da crueldade dos adultos responsáveis por aquele lugar horrendo.

"Não estamos mais no Kansas nem na Ilha dos Prazeres, pensou Luke. É o País das Maravilhas. Alguém entrou no meu quarto no meio da noite e me jogou no buraco do coelho."

Raiva e medo é o que você mais vai sentir com o desenrolar dessa história. Acompanhar o Luke em sua jornada foi uma montanha-russa de momentos aflitos e de arrancar os cabelos, pontuados por capítulos rápidos e cheios de adrenalina, para então ficar num marasmo de tensão e desconhecimento que frustrava ao mesmo tempo em que instigava a seguir em frente na leitura.

Eu não lia 544 páginas tão rápido há muito tempo, e elas passaram com tanta velocidade que eu nem ao menos reparei no tempo avançando. King oferece essa ambientação macabra que é o Instituto, a falta de informações e as pequenas descobertas que chegam para as crianças, e nos faz parte daquela história. Você quer respostas, mas tem medo delas. Quer a liberdade, mas não sabe como consegui-la. Quer justiça e vingança, mas conhece o preço por elas.

Luke se mostrou um protagonista enérgico e altamente capaz. Por ser um prodígio, ele se destaca entre as outras crianças com suas falas elaboradas e conhecimento extenso, mas cria essa conexão com cada uma delas de maneira intensa e significativa. Sua amizade com Kalisha, Nicky, Avery, George e tantos outros é importante porque cada criança importa; seus papeis no Instituto e na narrativa são essenciais para que cada mínimo detalhe aconteça como deve acontecer.

"Ocorreu a ele de repente que era preciso ficar preso para entender de fato o que era liberdade."

Avery, em especial, me surpreendeu. O garotinho que mal chega aos dez anos é de um medo colossal a princípio - afinal de contas, é praticamente um bebê - e se aproxima de Luke em busca de ajuda, encontrando nele um pilar de confiança e de entendimento. Os dois formam uma aliança poderosa que vai além do instinto de sobrevivência ali.

Afinal de contas, essas crianças são paranormais. Elas carregam poderes que a humanidade desconhece, e que os experimentos querem entender - para quê? O desfecho surge como um tapa na cara, questionador e sádico. Inconsistente com toda a situação do Instituto e do que as crianças são forçadas a viver, mas consistente se você considerar até onde vai a crueldade humana.

Além das crianças e da ambientação nessa instalação, King também abre espaço para uma cidadezinha distante e uma conexão entre os cidadãos dela e os eventos finais do livro. Tim e a Órfã Annie, principalmente, me ajudaram a manter a sanidade nos momentos mais desesperadores, se mostrando compreensivos e presentes.

O Instituto é um livro perfeito para quem busca uma leitura intensa, cheia de energia e de adrenalina. Pode parecer um monstro gigante, mas te garanto que você não vai ver as páginas avançando; é o tipo de história em que você se conecta com todos os personagens e não quer mais largar até saber seu destino.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/11/resenha-o-instituto.html

Nernwie 20/07/2021

Minha primeira leitura do king
Eu AMEI, eu realmente amei. Travei no começo leitura e achei que não iria dar bom, mas meu deus!!! Se tornou um dos meus livros favoritos, e eu nunca imaginaria isso.

A história realmente é capaz de te prender, os personagens, a trama... é tudo tão bem desenvolvido. Eu li com gosto!!!

Dei 5 estrelas e favoritei sem nenhuma hesitação, eu sei que vou doar redundante: mas eu amei.

Realmente estou muito surpresa, eu sou uma Ratinha de romance, então quando vou ler outra coisa sempre começo com um pé atrás, porém esse livro com certeza abriu uma comporta em mim. Estou MUITO ansiosa para minhas próximas leituras do rei, só com esse livro já virei fã.

máh 11/06/2022

QUE LIVRO FOI ESSE????
Esse livro foi o meu primeiro de terror e eu estou em choque ainda. Arrancou sentimentos em mim que eu nem sabia que existiam;eu chorei,gritei,senti que meu coração ia sair pulando de tão rápido que batia; vivi cada momento tão intensamente que me fez questionar o que era real e o que não era. A resenha ficou bem tosca mas eu não sei o que dizer sinceramente apenas, LEIAM!
Bruno 11/06/2022minha estante
Oloko. Me interessei.. quero ler :)

Carol 25/04/2023

Começo essa resenha enaltecendo o King!! QUE LIVRO MEUS AMIGOS!! Fazia um tempo que eu não ficava tão imersa numa história igual fiquei com esse livro. O Instituto reúne tudo que o king tem de melhor: suspense, mistérios e o seu desenvolvimento de personagens. Ele aprofunda muito em cada um deles e me sinto imersa da cabeça aos pés naquele universo. E o fato de acompanharmos as crianças tão indefesas num ambiente tão tóxico, cruel e horrendo torna tudo mais desesperador para nós leitores.

Raiva e ansiedade é o que você vai mais sentir com o desenrolar dessa história. Acompanhar o Luke em sua jornada foi uma montanha-russa de momentos aflitos e de arrancar os cabelos. Luke se mostrou um protagonista enérgico e altamente capaz e sua amizade com Kalisha, Avery, George e tantos outros é muito importante porque cada criança tem seus papéis no instituto e na narrativa.

Além das crianças e da ambientação do instituto, também temos uma cidadezinha distante e uma conexão entre os cidadãos dela e os eventos finais do livro.

Com muitas referências à alguns livros anteriores do King (It a coisa- por ter personagens principais crianças, Carrie a estranha- poderes de TC/TP, Outsider, Salem- Menção no livro sobre a cidade fantasma de Jerusalem?s Lot), é um livro perfeito para quem busca uma leitura intensa, cheia de energia e adrenalina. Com certeza está na minha lista dos melhores do mestre.
Núbia Cortinhas 29/04/2023minha estante
Arrasouuu! ????

Vynuee_ 12/01/2023

"Eu amei ter amigos"
Simplesmente fabuloso, lindo lindo. Livro que o King resolveu trazer os horrores cometidos pelos humanos ao invés de "monstros" e que conseguiu superar todas as minhas expectativas.

A conexão e força dessas crianças em meio a dor e exaustão foi bastante essencial. Livro completamente fluido e tudo se encaixa perfeitamente.

Favoritado com certeza e o melhor do King que eu li até agora, me trouxe muitas emoções em seu decorrer... Obviamente merece cinco estrelas.

katerpillar 17/09/2022

?? não havia palavras e talvez não houvesse necessidade delas (?). Às vezes, um abraço era telepatia?.

Já na sinopse traz que ?o instituto, dizem, é como a máfia: quando você entra, não consegue mais sair? e essa mesma lógica se aplica a esse livro: quando você começa, não consegue mais parar. Esse magnetismo permanece do início ao fim.

Adorei e só me deixou com mais vontade de conhecer mais livros do King. To apaixonada.

mari 13/10/2020

A forma em que Stephen King narra os eventos em seus livros é sempre de tirar o fôlego. Todo universo e personagens criados por ele são muito bem desenvolvidos, e foi exatamente isso o que houve em O Instituto.
Durante a leitura, esse talento para deixar-nos vidrados na história é presente o tempo todo? a curiosidade acerca do que acontecerá em seguida é gigantesca, a cada página lida sentimos esta vontade de continuar a leitura; o modo em que os personagens são introduzidos na história e todo o desenvolvimento deles durante os capítulos é muito bem escrito; virou um de meus preferidos do mestre do horror! Toda a narrativa e cada um dos personagens foram super bem colocados, as reviravoltas aconteciam sempre na devida hora, as situações descritas que deixam o leitor extremamente desconfortável (típico do King) aconteceram na medida certa... amei absolutamente tudo sobre este livro!

Alessandro.Aguilera 22/06/2020

Sensacional
Como resumir O Instituto? Ele me trouxe lembranças de It e Conta Comigo por ter em sua historia "crianças", me trouxe lembranças de A Zona Morta, Carrie, O Iluminado, Doutor Sonho e A Incendiária por ter poderes de telecinesia e telepatia. Uma história envolvente, personagens cativantes e muito bem descritos que só Stephen King consegue nos contar. As páginas vão virando sozinhas e nos deixando com muito sentimentos. Vale a pena ler. Dei 5 estrelas, mas não favoritei. Que bela obra, obrigado mestre...

Rafael.Rafael 09/02/2022

O Instituto
O lugar conhecido como o Instituto opera há mais de 60 anos, sequestrando crianças com poderes e fazendo testes nelas, ou quem sabe, tortura seria a palavra mais adequada.
Luke Ellis, um garoto gênio de 12 anos que está fazendo testes admicionais em duas faculdades, sendo uma delas o M.I.T, é o nosso protagonista.
E como nosso protagonista, claramente ele possui os tais poderes, no começo, Luke consegue mexer pequenas coisas com o seu poder, no máximo, conseguia fechar uma porta, dependendo da intensidade de suas emoções.
Mas será que ele seguirá da mesma forma após ser sequestrado pelo Instituto ?